quinta-feira, 15 de abril de 2010

INTERIORES

Como sente uma MULHER no inverno da vida?
Não faço ideia da generalidade, sei como me sentia, sei como me sinto!
Relembro o modo como “via o interior" das senhoras com a idade que tenho hoje e o que pensava delas… Era diametralmente oposto ao que penso, ao que sinto agora.
Como compreendo a minha mãe! Mesmo depois de entrada nos oitenta ainda tinha noites de amor… As dúvidas que me expunha, em relação a assuntos de teor sexual, que ouvia em programas de televisão, e eu, que sou toda expedita em falar com à-vontade sobre sexo, ficava completamente “entupida” e enrolava a conversa.
Ao espelho, por vezes, tento ver-me para além da pele, para além deste invólucro que me cobre e me limita e penso: os meus afectos, os meus impulsos, os meus desejos, a minha inquietude, a minha serenidade, a minha irreverência, a minha retracção, a minha alegria, a minha tristeza, a minha ousadia, a minha timidez, os meus medos, a minha ingenuidade, a minha curiosidade, a minha indiferença… continuam a existir mas com uma força, uma intensidade diferente. Essa dinâmica foi nuns casos atenuada, noutros aumentada e ainda noutros ficou exactamente igual.
Passei a ser mais cuidadosa na observação do que me rodeia, a ser mais exigente naquilo que quero, a ser mais ousada na concretização dos meus sonhos…
Deixei de me preocupar com o que os outros possam pensar de mim, passei a ser mais crítica em certas formas de ver o mundo…
Exponho-me com muito mais facilidade.
“Amoleci” em face aos doentes, aos famintos, aos humilhados, aos carentes de afecto,…
Continuo a sofrer de uma certa ingenuidade que me impede, muitas vezes, de ver a mentira, o disfarce, o fazer de conta, …
Sinto de um modo diferente, talvez mais afastada, mas mais consciente, com determinados acontecimentos que ocorrem na sociedade actual.
Sonho com o amor, o amor romântico, terno, … e eterno. Continuo a sentir em mim uma capacidade infinita de amar, amar a Natureza e tudo o que dela faz parte, em particular os meus netos, os meus filhos, a minha família, os meus amigos e um Homem. Um homem que me complete, que seja meu cúmplice, meu amigo, meu namorado, … meu eterno amante! Homem sem rosto, sem corpo, mas presente nos meus sonhos cor-de-rosa, como nos da minha adolescência…

Pergunto-me, será que o HOMEM com o envelhecimento continua:
A pensar do mesmo modo?
E a amar?
E a agir?
E a sonhar?
E a desejar?
E a aceitar as alegrias e as tristezas?
(…)
Não faço a mínima ideia, só um HOMEM saberá responder…

52 comentários:

  1. Não sou Homem, não posso responder.

    Apenas digo, excelente extrapolar de ideias...Aguardemos respostas.

    Bjs Planetários. eheheh

    ResponderEliminar
  2. Querida Marlene...aguardemos!
    Beijinhos"sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  3. Cá estou eu a expôr-me e a respondr. Pessoalmente, não sinto nem ajo de frma muito diversa da sua. Claro que continuo a amar, a sonhar, a agir, mas não aceito muito bem as tristezas e procuro, insistentemente, o lado bom das coisas.
    Tenho é muito menos paciência e sou muito mais intolerante para aquilo que me desagrada, nomeadamente a nível de comportamentos dos outros. Pronto, já está!

    ResponderEliminar
  4. Sentimentos muito pessoais e íntimos, embora comuns a muitos de nós. As perguntas poderão mudar mediante o caminho que já se percorreu, mas as respostas serão sempre um enigma, tal como o caminho que ainda falta percorrer.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Querido Carlos, temos uma diferença eu tornei-me mais paciente e mas ao mesmo tempo mais inquieta (pode parecer mas não são contraditórias).
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  6. Não creio que tudo isso se processe da mesma maneira, mas de forma cada vez mais madura. O que ainda torna as coisas melhores!

    Se eu, com os meus 23 anos, penso em coisas que fiz ou disse aos 20, e exclamo mentalmente para mim "Ana, como eras imatura!!!" e sinto que evoluo de mês para mês, ano para ano, imagino de década para década:D


    E deve ser lindo partilhar toda esta vivência de auto conhecimento com alguém:D

    Beijinho, Maria Teresa!*

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria Tereza, adorei tuas colocações, também estou nessa fase. E sabe o que penso? Todas as fases da vida tem seu lado bom e ruim e a velhice não poderia ser diferente. E isso acontece tanto para nós mulheres como para nossos companheiros homens. Há tempos atrás, li um livro escrito por um grande filosofo e educador que registrou as sensações de sua velhice até morrer,(aos 93 anos).(ele também tinha essa curiosidade quando era jovem!) O relato dele é incrível e mostra para nós um pouquinho do universo masculino que, infelizmente os homens ainda não conseguem expor. E saiba, ressalvadas as diferenças naturais, as angústias e felicidades deles não diferem das nossas. Somos todos viajantes nesse planeta. Beijo grande amiga.

    ResponderEliminar
  8. Acredito que a forma de encarar as diversas fases da vida, depende de pessoa para pessoa. Mas achei lindo o facto de sonhar, hoje em dia os sonhos parecem não terem importância, ser algo sem sentido e coisa de garotos. Mas no fundo é o grande impulsionador da vida. Não pare nunca de sonhar como uma adolescente e quanto ás suas perguntas tenho a certeza que um dia encontrará a resposta. Tal o como o escritor brasileiro Luiz Gasparetto, afirmou num dos seus trabalhos, "Nada ficará sem resposta..."

    Um beijinho, Ava

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria!
    Sou novo ainda para dizer o que quer que seja sobre isso,mas para mim,subjectividades à parte o homem e a mulher envelhecem da mesma maneira,ou pelo menos deveriam.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Querida Helga eu penso que são "as respostas" às "perguntas" é que irão mudar o caminho a percorrer, mas o que se pretende está lá...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Adek a maturidade muda o modo como vamos encarando e "fazendo"a vida, para melhor e também para pior, mas no nosso âmago o embrião da nossa maneira de ser como humanos, mantêm-se.
    Não sei se consegui transmitir o que sinto:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Marli palavras sábias ditadas pelo conhecimento, pela maturidade e pela vivência. Obrigada!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa, fiquei com o coração a palpitar e a desejar que encontro no novo amigo, um novo amor, um novo amante... nunca é tarde para voltar a sentir tudo o que sentia quando era nova, acho isso de uma maldade para com os sentimentos e desejos mais profundos. Se as pessoas não tivessem medo, correriam atrás daquilo que as completa.
    Fico aqui a torcer por si.
    Com grande admiração por tão grandes palavras.
    Com carinho carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  14. Querida Ava "todos iguais, todos diferentes.
    Os sonhos servem para nós lutarmos para os realizar, que "pobres" seríamos se não tivessemos sonhos...eles estão interligados com a esperança.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  15. Querido JP, também acredito que na maioria dos casos isso acontece.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Sairaf que palavras tão bonitas e que eu sei que são ditas com toda a sinceridade, vêm de dentro se si...
    Muito obrigada minha querida!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  17. Tenho vindo a perceber, que o amor não morre com a idade e que as pessoas contínuam apaixonadas e a adorar sentir o coração a palpitar. Acontece que eu quando tinha 15 anos achava que a minha mãe com a minha idade era velha, hoje eu acho que sou nova e já penso que a minha mãe é nova, mas não acho que seja nova para se apaixonar, tenho medo disso, a minha mãe não sabe escolher os homens e acaba sempre por sofrer e perder tudo (casa, dinheiro) o que tem e ter de começar a vida de novo, agora acho que ela já não se pode dar ao luxo de começar tudo de novo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Querida Olga não pense assim, a sua mãe tenha a idade que tiver tem algo dentro dela que pode estar adormecido, mas está sempre pronto a acordar para um renovar.
    Tenho uma amiga que há pouco tempo me confidenciou, a sogra anda apaixonadíssima, tinha conheceu um senhor, tem um "namorado" e ambos parecem adolescentes. A sogra tem exactamente 80 anos e o namorado 82!
    Há quem ache ridículo esta situação, eu talvez há uns anos também a achasse, hoje considero-a natural, um exemplo para os jovens, um continuar a viver em pleno, com uma das muitas coisas a que todos temos direito, talvez a principal, o direito ao AMOR.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  19. Bom dia!!!
    Vim conhecer seu cantinho, posso entrar?
    Sonhos são os combustíveis de nossa alma.
    Continemos a amar e ser felizes a cada novo dia que nasce, lindo e belo para nós eternamente em qualquer idade.
    Tenha um lindo dia recheado de paz e amor.
    Bj

    ResponderEliminar
  20. Maria Teresa,

    Gostei dessa viagem em volta de ti...


    BeijOOO
    AL

    ResponderEliminar
  21. Querida Lady faça favor... a porta não está totalmente escancarada porque há uns marotos duns ratos que, por vezes, querem entrar e causam estragos difíceis de reparar.
    "Sonhos são os combustíveis da nossa alma" gosto muito desta frase e vou acrescentar: não os podemos deixar morrer, nem sequer adormecerem.
    É exactamente como diz... em qualquer idade.

    Obrigada pela visita, espero novamente vê-la.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  22. Querido AL foi mesmo uma viagem, que hesitei em expor...
    Mas a tua "exposição" como homem, fica apenas na belíssima poesia que escreves?
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  23. O amor e a felicidade não tem limite de idade, o coração ainda poderá palpitar por alguém especial:) Espero que encontre logo as respostas à suas perguntas.

    Bjkas ****

    ResponderEliminar
  24. Querida C*inderela muito obrigada, vindas de uma jovem senhora, as suas palavras tocam-me, fico com esperança que a sua geração comece a ver as pessoas no inverno da vida, como seres que continuam a querer "namorar".
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Maria Teresa,

    Acho sinceramente que não é uma questão de género nem idade...

    Talvez seja sim...uma questão de percurso de vida..como se saboreou cada Primavera.. .e como se superou cada Inverno, que a todos nós se depararam... No fundo, como estamos preparados para partilhar!

    Mas acredito na giria popular..."a cada tacho...uma tampa"

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  26. Teresa,
    Gostei tanto do seu post...mas, pelas respostas já se vê que há algumas diferenças!
    Nós, mulheres ficámos todas animadas e com a esperança que ELES falassem!
    Até agora só "temos" dois heróis...,
    Parece-me que nós envelhecemos sempre curiosas e muito abertas para aprender.
    Eles? Talvez os mais novos venham a ser diferentes....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Querido Touro, um homem corajoso...
    Concordo com o que diz, mas vou acrescentar à sua citação: muitas vezes, os tachos e as respectivas tampas têm dificuldade em se encontrarem... estão desarrumados.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  28. Querida Papoila o seu comentário fez-me rir... penso que tem razão!
    Agora já há mais um!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  29. Eu acho que o coração e o amor que ele tem para dar nunca envelhecem.

    ResponderEliminar
  30. Se é a opinião de um Homem que tu precisas então...

    passo!

    Fui!!!

    Ah quero dizer que gostei desta tua introspecção. Está lá tudo o que uma pessoa da nossa idade sente e se questiona, só que eu tenho o meu Homem ao meu lado.

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  31. Querida S* que bom uma pessoa da sua geração pensar assim...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  32. Querida Tite eu também queria a tua, o que acabaste por fazer e que vem ao encontro do que eu sinto e penso...
    Trata bem o teu Homem "rapariga" eles são um bem precioso:):):)
    Que bom poderes dizer isso...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  33. Eu acho que os homens sentem o mesmo que nós, só que não demonstram.
    O amor existe em todas as idades. Como a minha irmã Olga já disse, a minha mãe já esteve apaixonada e estava de olhos fechados, deixou-se enganar, nós temos muito medo é das escolhas dela, não do amor na idade dela. Na idade dela já é mais difícil começar de novo, não no sentido do amor, mas sim de arranjar casa e recuperar financeiramente.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  34. Posso assegurar-te e com conhecimento de causa, que tenho tido um envelhecer, nesses aspectos, perfeitamente normal e tenho tido um acompanhamento excepcional de uma pessoa que me ama e a qual amo muito e tenho quase o dobro da sua idade.
    É curioso que a "nossa canção" se chama, e bem a propósito - "You Raise me Up"!!!

    ResponderEliminar
  35. Querida Maria Teresa, que sei eu de maturidade?!? Sei que há não tantoo tempo assim, achava que uma pessoa com 30 anos era velha, agora que já estou quase lá, já tenho uma ideia diferente... o que me leva a querer que a idade é mais, algo que os outros vêm em nós. Acho que homens e mulheres só se sentem velhos se assim quiserem mas também acho que, por norma, os homens se adaptam "pior" aos "novos" tempos e por isso acabam por se sentirem desenquadrados mais depressa... será?
    Beijinhos marcianos

    ResponderEliminar
  36. Querida Patty na nossa idade (estou a referir-me à vossa mãe) há o perigo de se fazerem más escolhas e sermos "vigarizadas"...conheço alguns casos. Estou de "olho aberto" porque já fui tentada...
    mas não caí na ratoeira, tive sorte!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  37. Querido Pinguim és um sortudo mas mereces.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  38. Querida Mariana "a idade é mais algo que os outros vêm em nós" é isso... embora haja quem se "entregue à idade, o que é péssimo.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  39. Eu acho que só o corpo é que vai mudando, o nosso espírito fica sempre igual, quanto muito amadurece, aprende algumas coisas, esquece outras, finge que não quer saber outras.
    Depois, olhamos para o espelho e, assim de repente, nem percebemos que somos nós. E pensamos: Como é que eu sou esta que aqui vejo, com estas rugas, esta boca vincada, seja o que for, se por dentro me sinto a mesma? Por isso, tantas pessoas se deixam cair na tentação dos botox e das operações estéticas. É preciso aceitar que mudamos. Eu confesso: tive mais dificuldade em aceitar a passagem dos 40 anos do que dos 50. E agora sinto-me muito em paz comigo própria.
    Acho que os homens devem sentir de forma idêntica, olhar para o espelho e procurar aquele jovem que não tinha barriga, mas tinha cabelo. Porque, lá dentro, continuam capazes das maiores loucuras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  40. Querida Teresa eu não tenho dificuldade nenhuma em aceitar a minha idade, devo dizer-lhe que a Natureza tem sido muito benéfica comigo, tenho muito poucas cãs, tenho poucas rugas, não uso prótese dentária, leio sem óculos, :):):) pareço ter menos idade do que a que na realidade tenho..., tenho é pena que a minha idade seja um entrave para voltar a ter um homem a quem amar...
    Em todos os outros campos da vida considero-me uma mulher realizada.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  41. Oi, Maria Teresa!

    Gostei muito da tua reflexão!

    Acho que sempre é tempo para amar e se apaixonar; mas, após algumas desilusões, ando um pouco cética e "recolhida".

    Embora viva bem sózinha, acho que sempre serei romântica como a amiga também o é!

    Um beijinho,

    neli

    ResponderEliminar
  42. Maria Teresa,
    Gosto desta sua maneira de se (d)escrever!
    Que bom é senti-la assim!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  43. Querida Neli eu também já tive uma grande desilusão, fiquei muito magoada mas felizmente não cheguei a "vias de facto" , um dia conto mas ainda não me sinto "preparada" para isso, ainda dói um pouco...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  44. Querida Flor, sei que às vezes me exponho um pouco mais do que devia, mas na realidade acabo por não me importar...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  45. Chego atrasado mas não quero que penses que fujo ao repto. :-)
    Não me parece que as diferenças sejam muito grandes entre homens maduros e as mulheres maduras. Não lhes vai na maneira de ser o exporem-se tanto a nivel pessoal e vá-se lá saber a razão. Agora os sonhos, as fantasias, os desejos acho que são os mesmos. Repara por exemplo na quantidade de homens divorciados e viúvos que vivem sózinhos. Muitos poucos, comparados com as mulheres nas mesmas situações. Isto prova que muito depressa procuram companhia.
    Falei dos homens em geral e não de mim em particular porque não passo dum simples Carapau, que também sonha, deseja e fantasia mas "a su manera".
    Mais uma vez fizeste um daqueles posts mais para ler e apreciar do que para comentar. Mas como lançaste o desafio, alinhavei meia dúzia de palavras.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  46. Querido Carapau tu és lá homem para fugires ao que quer que seja, eu até tenho "medo" de te lançar desafios:):):)
    penso que disseste o que havia a dizer...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  47. por acaso tenho imensa curiosidade em saber como pensam as pessoas mais velhas, nas suas relações com os outros e na sua perspectiva de si própria e este post foi bastante esclarecedor e interessante, obrigada. :-)

    ResponderEliminar
  48. Olá MAria Teresa,

    Eu cá acho que o comportamento vem da nosa forma de estar e não do sexo.
    A minha Avó faleceu em 2008 com 92 anos e tinha uma forma de estar na vida, muitas vezes mais 'jovem' e positiva que a minha Mãe.

    Cada caso é um caso e a diferença é que torna isto divertido...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  49. Querida Reflexos muito obrigada por ter deixado a sua opinião.
    Na realidade não somos todos iguais.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  50. Maria Teresa,
    Embora tarde - será que há tarde? Não é verdade que mais vale tarde que nunca? - já que de alguma forma faz um apelo aos homens para responderem às questões que coloca, queria dizer-lhe que nunca é tarde para descobrir novas respostas, nem para fazer novas perguntas. Nºão vejo nehuma razão para haver diferenças entre homens e mulheres nesse processo, apesar da minha idade não ser talvez suficiente para emitir opiniões suportadas pela experiência...
    E Inverno? Outono, talvez...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Querido Tio aqui nunca é tarde, estamos num local intemporal...
    Pessoalmente também acredito que as nossas emoções básicas se mantêm para toda a vida, com maior ou menor intensidade, com maior ou menor predominância, igualmente em ambos os sexos.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  52. Querida Marli dás um testemunho bem explícito do que pensas sobre o assunto. Já senti que os homens, nem todos felizmente, têm mais dificuldade em falar nas suas emoções do que a maioria das mulheres. A causa estará nos genes?:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar