terça-feira, 13 de abril de 2010

97 MINUTOS

O ter escrito sobre o Shakespeare Globe fez-me recordar a peça de teatro que está indicada na imagem, vi-a em 1998, ficou gravada para sempre na minha memória. Estava a atravessar um período menos bom da minha vida e esta obra caiu-me no regaço como se de um ramo de flores se tratasse, num milagre como o de Santa Isabel. Saí de lá revigorada e com novas forças para suportar e minimizar as vicissitudes da minha vida.

“Este espectáculo é uma condensação de alta velocidade, género montanha-russa, das obras completas de William Shakespeare e não é recomendável a pessoas com insuficiências cardíacas, problemas de coluna, licenciaturas em Inglês, doenças de ouvidos e/ou pessoas com tendências para enjoar. A Companhia Teatral do Chiado (Reduzida) não se responsabiliza com o que possa acontecer a senhoras em fase terminal de gravidez.” Retirado do programa

Por esta pequena mostra já podem ver como a peça é divertida.

Fui ao espectáculo com uma amiga, não havia lugares marcados, entrou-se no Estúdio um pouco aos baldões , vimos vários lugares desocupados nas extremidades de algumas filas, “espertas” como somos, ocupámos dois na terceira ou quarta fila. Que contentes que ficámos por estarmos tão bem sentadas e localizadas …
Os actores em palco foram, da esquerda para a direita da imagem, o Manuel Mendes, o Simão Rubim e o João Carracedo. A peça é interactiva, o que desconhecíamos, de modo que o Simão, homem muito magro e muito alto, a dada altura vestido como está na imagem, representando Julieta, “caiu” bem esticadinho, sobre o colo da minha amiga e do meu, depois de simular que estava a vomitar sobre nós. Como lhe demos “troco”, durante toda a peça foi um fartote, fomos tal como outras “vítimas” os “ bobos da corte”, incautos que tal como nós duas, não se aperceberam que os lugares estavam estrategicamente deixados vagos, para que os actores se poderem “meter” com os respectivos ocupantes.
Uma moça foi “forçada” a ir até ao palco para representar o papel de Ofélia, coitada, estava aflitíssima mas não teve forças suficientes para recusar. Colocaram-lhe uma capa sobre os ombros e ensaiaram com ela a “deixa” que era dizer… Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Muito nos rimos!
Posteriormente quis arrastar os meus filhos comigo e voltar a ver a peça mas eles não alinharam (filhos ingratos!).

A todos vós, se a peça ainda andar por aí, não a percam… é engraçadíssima! Vale bem a pena estar com estes actores mais do que 97 minutos, porque a peça pode “arrastar-se” se o público aderir à brincadeira.

38 comentários:

  1. Olá
    Também assisti a essa peça e recordo-me que fiquei bem enroladinha no meu lugar tentando passar despercebida mas que foi giro foi.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente genial. Ainda hoje me rio quando me lembro de algumas cenas. Impagável!

    ResponderEliminar
  3. Querida Lilá(s) nada melhor do que nos rirmos, inclusivamente, das figuras que por vezes fazemos...eu fiz!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  4. Querido Carlos, acontece-me exactamente o mesmo...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  5. Ingrata eu? Não me lembro nada desse convite... Beijinhos em 97 minutos!

    ResponderEliminar
  6. Uma das peças mais divertidas a que já assisti, ri do princípio ao fim! Na verdade, até me ri logo que comecei a ler o seu post, só de me lembrar do que me diverti naquela noite!
    Acho que, de vez em quando, repõem a peça. Vale a pena rever.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa

    eu vi a peça, e estando devidamente avisada sentei-me mais para o meio da fila e da sala eheheh. Mas a peça é brilhante incluindo o final. Os seus filhos nem sabem o que perderam. Mas fui "apanhada" numa outra peça em que a nossa amiga produtora da peça nos sentou estratégicamente na 1ª fila. Fui "obrigada" a participar na peça o tempo todo tendo no final exigido o respectivo cachê eheheh

    Beijinhos
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  8. Querida Anita de vez em quando é reposta. Se gosta de dar umas boas gargalhadas vá mesmo ver.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  9. Querida Ana Rita eu é que estou entradota na idade mas tu é que estás sem memória...
    E não te lembras de eu ter abordado o João no Colombo, falar da peça, dar-lhe os parabéns e falar no "bem" que me tinha feito vê-los a representar? Querem ver que não!
    Beijinhos "sem embrulho" para ti taralhoca!

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresa até eu me tenho estado a rir sozinha, a postar, a ler os vossos comentários e a responder
    Era bem capaz de a tornar a ver...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria "safou-se" dessa mas não se livrou da outra. "Guardado está o bocado para quem o há-de comer", foi o seu caso:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  12. Maria Teresa,
    essa é A PEÇA que ando para ver há quase dois meses... Sempre que oiço falar dela fico logo em pulgas!!
    Está para breve :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Ah, isso lembro-me, mas não foi no Colombo, foi na Estrada de Benfica! Isso tenho a certeza! Toma! Estamos empatadas!

    ResponderEliminar
  14. Adoraria vê-la, mas duvido que ainda esteja em cena. vou ficar atenta, agora te digo, se, se ainda conseguir ver a peça, e tendo em conta que já se passaram doze anos, não me vou sentar nos lugares centrais, ai não vou mesmo, ehehe.

    Mais um belo post e uma bela viagem ás suas recordações.

    Um beijo, Ava.

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria Teresa,
    Não vi a peça mas gostaria de ver!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  16. Gosto imenso de teatro, mas já não vou à imenso tempo! É difícil encontrar gente que queira ir, por acaso a última peça que vi, foi Romeu e Julieta (comédia), quando anadava a tirar o meu curso de fotografia em 2008. Até tenho a postagem no meu blog, como uma foto ao lado da Julieta!
    Só li 3 peças de Shakespeare, Hamlet, Otelo e o Mercador de Veneza, gostei de todas.
    Gosto da forma como tu contas as tuas "memórias", muito jovial!
    Se quiseres podes ir ver a tal postagem do Romeu e Julieta aqui http://missixty2005.blogspot.com/2008/03/romeu-e-julieta.html

    beijinhos missixty

    ResponderEliminar
  17. Ahhh eu não aprecio muito teatro... deve ter algo a ver com a minha personalidade. Mas pareceu-me bem interessante.

    ResponderEliminar
  18. Cara Maria Teresa:

    Posso dizer que já tive o previlégio de assistir duas vezes à peça. É de facto brilhante, além de que nos faz tão bem que saímos revigorados.

    ResponderEliminar
  19. Eu faço uma pequena ideia. E logo eu que quando abro o risador não paro mais, isso ser bonito, ia. heheh

    beijos Maria Teresa.

    ResponderEliminar
  20. W. Shaskespeare dramaturgo mais visto em todos os tempos com seu clássico Romeu e Julieta .
    Gostaria de assistir os 97 minutos, nao me lembro de ter sido encenada aqui no Brasil.
    origada , fica a dica .
    abraços

    ResponderEliminar
  21. Olá!

    Não conhecia..mas vou procurar para ver se ainda anda por ai!!!

    obrigada pela sugestão!

    um beijinho:)

    ResponderEliminar
  22. Isso é o que se chama um espetáculo com lugares armadilhados!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  23. Querida Mariana quando tiver oportunidade, agarre-a com as duas mãos, vai ver que se vai divertir imenso...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  24. Querida Ana Rita, foi no Colombo! Foi no Colombo! Foi no Colombo! Eu disse, está dito!
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Ava penso que de vez em quando é reposta, precisa é de se estar com atençao, e creia que pela sua graça e até pela sua irreverência, fica-nos na memória e quando recordamos a peça até sorrimos sem nos apercebermos.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  26. Querida Flor para a ver teria que vir a Portugal. Costuma cá vir?
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida Susana a falta de companhia para se ir a determinados lugares é um óbice grande, que nem todos compreendem.
    Eu tenho várias amigas com quem normalmente vou (embora não sejam a companhia que preferia, elas não conhecem o meu blogue, por isso posso dizê-lo) mas também o faço só, habituei-me a isso e assim faço-o sem condicionamentos.
    Vou quando, como e onde sem andar em "combinações", que mudam constantemente.
    Obrigada pela dica, é claro que vou lá espreitar.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  28. Querida S* o teatro ainda não chamou por si. Há uma grande panóplia de ofertas de diferentes tipos de peças, tem muito para escolher e vai ver que começa a gostar.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  29. Querido Disse como deve ter notado eu também tive essa sensação...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  30. Querida Pitanga se um dia formos as duas a um espectáculo que dê para rir, daremos "um espectáculo dentro de outro espectáculo", eu consigo "borrar" a maquilhagem toda.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  31. Querida Lis as palavras por vezes enovelam-se, parece-me que aconteceu connosco.
    A peça a que me refiro neste post não é "Romeu e Julieta", é uma mistura de todas as peças escritas por Shakespeare, uma grande confusão.
    Por exemplo Hamlet, nesta peça, representam-no apenas em breves minutos, com a parte que todos conhecemos, uma caveira na mão e a declamar bem alto. SER OU NÃO SER! A "Julieta já envenenada", foge do palco e "vomita" para cima de um espectador e cai "morta" sobre ele.E assim vai decorrendo todo o espectáculo, por isso tem tanta graça.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  32. Querida Canhota, faça-o e vai ver que não fica "arrependida"...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  33. Querida Anira, é isso exactamente...:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  34. Deve ser um divertidissímo. Fiquei mesmo encantada. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Querida Olga, basta ler os comentários de quem viu a peça ...
    É mesmo muito divertida!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  36. Também vi essa peça, por volta da altura que referiste. A energia dos actores parecia infindável, especialmente a do Simão Rubim, que na altura devia estar apto a correr uma meia-maratona. A “interactividade” da peça era divertida e mesmo os “apanhados” devem hoje recordar esses momentos como valiosos. A peça ficou-me na memória por uns anos mas já a tinha esquecido. Agradeço por agora a teres recordado. Também gostei bastante dos “agradecimentos” que os actores fizeram no final, em que as personalidades da praça foram apresentadas como autênticos heróis ou vilões infames, mas do mundo real.

    ResponderEliminar
  37. Querido FD tenho na minha posse o programa, um manancial de graça e de imaginação, no fim estão registados os tais agradecimentos...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar