segunda-feira, 19 de abril de 2010

A CAVALEIRA

Já passou por aqui a camelória, hoje é a vez da cavaleira, uma muito especial, a minha neta.
Há um ano, com 4 anos recentemente feitos, na Festa da Amizade do agregado de aldeias de que fazemos parte, viu-se perante este imponente cavalo. Nunca tinha estado tão perto de um e muito menos de um tão grande… Convidada a montá-lo, não hesitou… foi uma digna descendente da camelória. Esta foto não mostra bem o garbo com que andou a passo e a trote.
O cavalo pertencia à GNR e eu bem fiz umas certas insinuações junto do tratador mas não tive sorte nenhuma, não consegui que me deixasse montá-lo (ao cavalo).
Garanto-vos que é uma “proeza” que ainda hei-de realizar…
Esta criatura pequena é deliciosamente exuberante e meiguinha, só que de vez em quando ainda faz umas birrinhas. Tem um vocabulário riquíssimo e aplica-o correctamente, no entanto, ainda há palavras que não pronuncia bem. São exemplos: fotografia, frigorífico, … mas até tem um certo encanto quando as diz.
Há bem pouco tempo quando estive a prestar serviço de babá, ela escarranchou-se no meu colo com a carinha encostada ao meu peito e quando o fez, de imediato se afastou e disse uma frase que não entendi bem, mas em que entrava a palavra “cheiro”. De imediato reagi e perguntei: a vovó está a cheirar mal? Resposta dela: não! Cheiras a vovó Têtê!
Como fiquei feliz com esta frase, saber que o meu cheiro perdura no olfacto dos meus netos é uma das coisas que desejo ardentemente…

29 comentários:

  1. Que coisa mais amorosa!!!:D Tanto a foto, como o comentário...e a menina fofinha que deve ser a neta da nossa Maria Teresa:D*

    ResponderEliminar
  2. Querida Adek e é mesmo amorosa, muito feminina, muito viva...por ela e pelo irmão sorrio para a vida mesmo quando encontro um pedregulho no meu caminho.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  3. Tem de encher um frasquinho com o seu cheiro...

    MaryTeresa Nº5 :)))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querido Touro e porque não? Talvez arrecadasse umas boas massas...
    Eu sou muito infiel aos perfumes, devo ter (penso que todos temos) um cheiro só meu, pelo menos de pessoa bem lavada:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  5. Querido Touro e porque não? Talvez arrecadasse umas boas massas...
    Eu sou muito infiel aos perfumes, devo ter (penso que todos temos) um cheiro só meu, pelo menos de pessoa bem lavada:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  6. ParabÊns vovó Tété!

    "Quem sai aos seus..." tal como diz o velho ditado, tendo uma avó como a Teresa qualquer neta(o) quererá ser como ela!

    Se existe alguém quem guardo belíssimas recordações é da minha avó materna, entre muitas, muitas mesmo existe uma que ainda por vezes sinto e vejo: o toque das suas mãos e o lindo corpo branquinho que ela tinha!

    Será disparate ou não...mas ainda hoje falo com ela e muitas vezes olho para o céu para uma estrela muito especial e sinto que é ela a olhar por mim e pela minha família!

    Ah! estou desejosa de ler qualquer dia a noticia da sua proeza..que será o dia em que montou a cavalo!!!

    um beijinho muito grande de quem fica sempre muito sensibilizada de ler o que escreve!

    obrigada Teresa!

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ler e concordo plenamente com a sugestão do Céptico!

    Bem adequado!!! um excelente "perfume"

    jinhos:)

    ResponderEliminar
  8. Querida Canhota bonitas palavras as suas. A minha avó materna ainda vive no meu coração e já faleceu há 40 anos, lembro-me e falo muito nela. Foi uma Mulher fantástica!
    Há sempre "estrelinhas" que velam por nós.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  9. Querida Canhota com dois apoiantes (ena tantos!)vou pensar a sério no assunto.Como o meu filho faz investigação, vou ver se ele descobre um processo para retirar o meu cheiro da pele :):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  10. A miúda é aventureira como a avó! Quando a vi em cima do cavalo ia-me dando um treco! Será que é este ano que consegues dar a volta ao GNR? LOL :) Beijinhos cavaleiros!

    ResponderEliminar
  11. Querida Ana Rita mas não te deu treco nenhum e a tua filha ficou muito feliz. Este ano vou "atacar" o GNR doutra maneira, pode ser que ele me deixe montar...Caso contrário vê se descobres um picadeiro aqui perto onde eu possa fazer a experiência.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro cheirar as pessoas que me são mesmo especiais, têm um cheiro inconfundível, tão acolhedor e reconfortante, e admiro-me como a tua neta já tem os cheiros definidos, pelo menos o teu...isso é muito bom!É um sentido lindo o olfacto:))

    Beijo!

    ResponderEliminar
  13. maria teresa
    gostoso nã? neta é tudo de bom que acontece nas nossas vidas!
    parabéns !
    deixo beijinhos pra cavaleira também
    bom dia porque aí já é bem madrugada
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria Teresa,
    Que ternura esta imagem e este texto!

    Também tenho saudades do cheirinho das minhas vóvós...apesar de já terem partido guardo algures na memória os seus cheiros, e com muito gosto as lembro.

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  15. Querido JP o olfacto é um dos sentidos a que não damos muito valor mas, quando o conciencializamos ele pode "unir-nos" para sempre a pessoas, a lugares,a situações...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Lis os beijinhos são muito bem recebidos e serão entregues, muito obrigada!
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Flor eu também sou alguém que dá alguma importância aos cheiros e que os retém na memória.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  18. Cara maria Teresa
    Parabéns mais uma vez.
    Pela coragem da netinha.
    Pela força que a senhora tem e que transmite aos outros.
    Desculpe-me as ausências, mas eu e as 24 horas do dia andamos de candeias às avessas...
    rsrsrs
    bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia querida!
    Cheirar quem amamos é muito bom.
    Cheiro é tudo de bom.
    Tenha um dia especial.
    Beijos ternos

    ResponderEliminar
  20. Que ternura, essa tua neta, mesmo fofinha!
    Quanto a montares a cavalo, humm, acredita que mete muito medo, quando se está lá em cima! Parece que o chão está muito longe e o simples oscilar do cavalo, faz-nos temer uma queda! Mas se é esse o teu desejo, força! Depois não digas que não te avisei! :))) Andar de dromedário também foi uma experiencia horrível, sem falar no cheiro! :)))
    beijinhos missixty

    ResponderEliminar
  21. Querido Gaspar não tem nada que se desculpar, com essas desculpas eu fico "meia sem jeito" , este cantinho é um mero post, vem até cá quando puder vir, o que aliás muito lhe agradeço.
    A minha neta realmente é uma "força da natureza" até nas birras que ainda faz...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  22. Querida Lady se é bom cheirar...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  23. Querida Susana quem montou um camelo, todo desconjuntado, monta um elegante cavalo:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida Maria Teresa

    Sem dúvida um acto de coragem da tua netinha.

    De burrito ainda andei... mesmo assim um dia as cangalhas viraram-se e catrapumba!!!!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Querido Vicktor ela é corajosa e não desiste quando fracassa, promete...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  26. Cavalos nunca montei (em boa verdade sendo Carapau seria mais dado a montar cavalas...), mas montei, e em pêlo (agora até já nem leva acento), a velha mula do meu avô. Agarrava-me às crinas e aí iamos os dois - eu e a mula.
    Um "conselho": monta um cavalicoque manso senão lá fracturas um braço...
    :-)

    ResponderEliminar
  27. Querido Carapau és o segundo comentador que teme pela minha integridade física. Estou até com medo de fazer a "experiência"...
    Caramba! Estou entradota nos anos mas ainda estou boa para montar um cavalo...
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  28. Eu nunca montei a cavalo, mas a minha sobrinha (11 anos) tem uma verdadeira paixão por cavalos e já montou algumas vezes. A sua neta tem porte de quem sabe montar, e se o fez sem dificuldade deve-se à ligação que ela sente com os animais. Acho encantador a fase em que eles têm dificuldade em pronunciar algumas palavras. Muito querida a vossa relação!

    ResponderEliminar
  29. Querida Olga é impossível reproduzir por palavras o que sentimos pelos netos, quando chegar a sua vez verá....
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar