domingo, 2 de maio de 2010

MAMAN

Foi em Ottawa (Ontario) no Canadá, que me coloquei por baixo desta estranha mas irresistível e fantástica escultura, à qual Louise Bourgeois sua criadora chamou Maman. É de dimensões apreciáveis como podem comprovar, comparando-a comigo. Reparem como o abdómen se encontra repleto de ovos!

No dia em que em Portugal se comemora o dia da Mãe, lembrei-me desta obra de arte tão bela no que de tão feio tem um aracnídeo, este parece ter descido por um fio suspenso da sua teia entrançada no céu. Não resisti em partilhá-la convosco.

Através de declarações feitas por Louise, fiquei a saber que todas as suas obras de arte escultórica tiveram como inspiração a sua infância. A Maman não fugiu à regra, é uma imagem emblemática da própria mãe, Joséphine, que restaurava tapeçarias, numa empresa familiar de restauração. As enormes e delgadas patas arqueadas da aranha, terminando em ponta, assemelham-se às agulhas de coser, o corpo em espiral faz lembrar as bobines de linha e a dupla hélice de fio genético relembra o laço entre gerações. O abdómen da Maman retém, à semelhança de uma gaiola, vinte ovos em mármore branco que exprimem o papel protector e nutritivo duma mãe.


Louise afirmou numa entrevista: “(…) A minha mãe era a minha melhor amiga… responsável, inteligente, calma, apaixonada, racional, delicada, subtil, indispensável, transparente e útil como uma aranha”

A Maman tem a bonita altura de 9,27 metros e pesa apenas 6 toneladas… Foi “criada” em 1999 mas o seu “acabamento” apenas se deu em 2003, sendo adquirida pelo Museu de Belas Artes no ano seguinte.
Foram precisos cerca de uma dúzia de especialistas em colocação de objectos de grande porte e duas gruas para instalarem esta elegante criatura de aspecto gótico…
Nas patas vêem-se as marcas da soldadura, como se fossem cicatrizes, o corpo está ligeiramente descentrado, faz lembrar um ser meio animal, meio máquina.
Toda esta sua aparência, uma característica excêntrica que lembra de certo modo Mad Max, atrai os espectadores que se deslocam, tal como eu o fiz, para o espaço delimitado por esta aranha. No fundo fui atraída por ela física e psiquicamente.

Não o podemos negar, é um MÃE!

41 comentários:

  1. Meu Deus, que coisa fantástica, que significado, e que talento da criadora. Obrigada por compartilhar. Bjss

    ResponderEliminar
  2. Em Bilbao, junto ao museu Guggenheim, há uma escultura igualzinha. Não sei se pertence à mesma autora ou se é inspirada. Na verdade nunca tinha percebido o sentido de haver uma escultura de uma aranha gigante, mas agora que li o seu texto entendi :) Mas eu, ao contrário da Maria Teresa, não fui nada atraída por ela, nada mesmo! Acho-a uma obra de arte muito bonita, mas sendo uma aranha não me aproximo...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Oi maria teresa
    Interessante obra de arte.Bonita.
    Nós no Brasil comemoramos no segundo domingo de maio,, no proximo ,é um dia pra se reunir e paparicar a mamae , quem a tem .No meu caso sou paparicada e nao tenho mãe , perdi-a bem cedo.
    bom domingo de mae pra voce.
    abraços

    ResponderEliminar
  4. Já tinha conhecimento desta obra de arte. Mas agora que através do seu maravilhoso post, conheço um pouso mais da sua história e origem, já não me parece tão assustadora, e sim de uma beleza especial e carinhosa.
    Obrigado Maria Teresa pela belo momento e pela maravilhosa viagem, que o seu post me proporcionou.

    Um excelente dia da mãe para si, com muitos miminhos e muito carinho dos filhotes. Um beijo carinhoso, Ava.

    ResponderEliminar
  5. Como te atreves? Sabes que sofro de aracnofobia... tenha lá o significado que tiver, é asqueroso! Nada bonito mesmo! Mas como "quem feio ama, bonito lhe parece"... Nem de propósito, espreguiçei-me agora mesmo e vi uma aranha do tecto... SOCORRO! Já a exterminei com uma vassoura! Seja como for, FELIZ DIA DA MÃE! Beijinhos MAMAN (és um pouco mais bonita que a Maman!)

    ResponderEliminar
  6. Gosto sempre de conhecer coisas novas e esta ainda não conhecia; e vem a propósito no dia de hoje.
    E também a propósito...és uma Senhora (jovem Senhora, diga-se), encantadora e de uma simpatia extrema.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Quando vi a foto consigo "lá dentro" o que pensei foi que as patas da aranha simbolizavam os "mil" braços que todas as mães têm para proteger e encaminhar os filhos! Tive a sensação de protecção. O nome, para mim faz todo o sentido...
    Feliz dia da mãe.
    xx

    ResponderEliminar
  8. Querida Marli eu é que agradeço ter vindo até este cantinho e deixado a sua opinião.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Maria Teresa
    Imponente escultura de um bichinho com o qual não simpatizo.
    Mas como no caso presente se trata de uma MÃE fica um pouco melhor...rsrsrs
    Pode ser defeito nosso, mas cá em casa continuamos a considerar como tal o dia 8 de Dezembro...
    Ou antes, O DIA DA MÃE, ou até, O DIA DA MULHER acontece todos os dias.
    Se não é, deveria ser!
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderEliminar
  10. Querida D*, Louise antes desta Maman, ela fez seis moldes em bronze e um em aço. Os de bronze foram adquiridos e encontram-se expostos nos seguintes locais: Museu de Belas Artes de Havana (em Cuba), Ermida de São Petersburgo (Rússia), Tate Modern de Londres (Inglaterra), Samsung Museu de Arte de Seul (Coreia do Sul), Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha)e Museu Mori Art de Tóquio (Japão)

    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Lis na Aústria também comemoram o Dia da Mãe no 2º domingo de Maio. Gostei de saber que no Brasil também é assim.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Ava muito obrigada! Para si vão os meus desejos de que tenha passado este domingo com muita alegria, amor, carinho e felicidade.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  13. Querida Ana Rita quero lá saber da tua fobia, sou uma mãe desnaturada ih!ih!ih!ih!... preguei-te um susto...adorei!!!!
    Do que já não gostei foi que declarasses publicamente, que eu sou UM POUCO mais bonita do que uma aranha. Deserdo-te!
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  14. Querido Pinguim, numa troca de galhardetes, também posso afirmar que és um homem encantador e divertido. Adorei estar convosco e vou fazer um post sobre isso.
    Espero que a peça de teatro (da qual não posso dizer o nome :):):))tenha sido um sucesso.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  15. Ficamos todos a saber tudo sobre a Maman e sobre todas as outras "Mamans" espalhadas pelo mundo.
    A isto é que se chama "serviço público" e sem sobrecarregar o erário público. Pela minha parte o meu obrigado por não me teres sobrecarregado os impostos.
    :-)
    Um bom resto de dia da Mãe.

    ResponderEliminar
  16. Querida Papoila, feliz Dia da Mãe para si também. "Sentiu" a Maman sem a ter visto no real, que bom! Revela bastante sensibilidade...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  17. Querido Gaspar não é defeito vosso, para mim também perdeu muito de significado com a mudança de data.
    Somos mães e mulheres todos os dias é certo, mas a sociedade mudou e nós não conseguimos vencê-la nesta datas "instituidas".
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  18. Querido Carapau o que eu faço para te ajudar a poupar na bolsa...Isto é ser uma grande amiga! Não calculas o trabalhão que me deu, andar a vasculhar nas notas que tinha tirado, quando estive ao pé desta Maman.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  19. Linda homenagem da artista à sua Mãe mas também tua pela lembrança que tivéste em a associares à comemoração do Dia da Mãe.

    Um bem-haja por acrescentares conhecimento à Mulher culta que eu gosto de pensar que sou.

    Beijosssss

    ResponderEliminar
  20. Querida Tite estamos sempre a aprender, não é verdade?
    São a estas pequenas/grandes "coisas" que eu dou muita importância nas minhas viagens.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  21. Querida Maria Teresa

    Embora não sendo uma "amante" de aracnideos, gostei da escultura e da sua simbologia.
    Obrigada por mais uma vez contribuir para o meu enriquecimento cultural .:):):)
    Um Feliz dia da Mãe para si e... já agora, tenho-lhe a dizer que descobri que durante anos os professores de matemática me enganaram nas contas. Afinal 2+2 não são 4. São 3.
    Duvida?
    Olhe à sua volta, duas mães e duas filhas( A minha querida amiga, a Ana Rita e a "cavaleira" = 3 ) .
    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  22. Querida Fátima, o mestre aprende com o aluno, um bom mestre está sempre a aprender, chegou a vez do aluno "brilhar":):):)
    Obrigada!
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  23. Olá Maria Teresa,
    Feliz resto de "noite" do dia da mãe para si!
    Aqui é no proximo domingo o dia da mãe.
    Bonita escultura, e como sempre bem explicada a história e os desenvolvimentos!
    Fantástico!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  24. Querida Flor muito obrigada, pelo que vou sabendo no Brasil e na Aústria também se comemora o Dia da Mãe, no segundo domingo de Maio.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  25. É interessante, há aranhas idênticas, até em dimensão, junto ao Museu Guggenheim de Bilbau e no Guggenheim de Nova Iorque. Provavelmente, obras da mesma escultora.
    Boa lembrança.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Querida Teresa na resposta ao comentário que fiz à D*, informei-a dos locais onde se encontram esculturas idênticas desta escultora... a de Nova Iorque desconheço-a.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  27. Não conhecia a escultura, mas acho-a horrenda como escultura e nao me punha por baixo. mas a inspiração da autora é que dita as regras da confecção por isso aceito-a,tal como é.nem conhecia a descrição e ao olhar só para a escultura arrepia, amas depois de conhecer a historia acho-a um mimo.

    ResponderEliminar
  28. Apesar de ficar toda arrepiada quando vejo e sinto bichinhos destes...adorei o texto e não conhecia de todo!

    obrigada!

    Parabêns mamã!

    jinhos:)

    ResponderEliminar
  29. Desconhecia por completo...é de facto desconcertante, mas bela pela sua imponência...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Boa noite amada.
    Vim te deixar o meu beijo de boa noite.

    ResponderEliminar
  31. Querida Avogi sabes tão bem como eu, ou melhor ainda que há obras de arte que "actuam" de modo diferente sobre quem as aprecia...Se tu a visses ao "natural", lhe pudesses tocar, talvez sentisses de modo diferente, quem sabe?:):):)
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  32. Querido Touro de uma coisa tenho quase a certeza, quem a vê, não se esquecesse dela... enquanto escrevo estas palavras recordo a "Guernica", apreciesse ou não o quadro, ele fica-nos na memória.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  33. Querida Canhota é como disse ao Touro, impressiona-nos e não nos deixa esquecê-la... eu vi-a e toquei-lhe há uns tempos, relembrei-a no Dia da Mãe...isto significa que ela me "disse" muito.
    Uma aranha é uma trabalhadora incessante, é útil, é discreta...qualidades que uma mão possui como muito bem tem frisado a sua criadora.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  34. Querida Pérola muito obrigada, a noite por acaso até nem foi muito boa...acontece, raramente, mas acontece.
    Beijinhos "sem embrulho" para ti!

    ResponderEliminar
  35. a escultura é um bocadinho assustadora...:-)

    ResponderEliminar
  36. Querida Chapéu ao natural atraí-nos, é irresistível...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  37. Eu tenho pavor de aranhas, mas pavor mesmo mas esta até a acho gira, é uma bela escultura.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  38. Querida Patty, possivelmente se a visse ao natural, "gostava" dela...
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  39. Confesso, detesto aranhas. Ainda estou para saber porque uso umas nas orelhas compradas na Biju Brigitte. Fantástico este trabalho.

    ResponderEliminar
  40. Querida Olga com as suas palavras fez-me lembrar uma aranha de "estimação" que tive... mais uma história para contar.
    Beijinhos "sem embrulho" para si!

    ResponderEliminar
  41. Ora, vim cá espreitar. Não resisti. Muito belo, realmente!
    :-)

    ResponderEliminar