terça-feira, 2 de março de 2010

O CONVÍVIO

No sábado fui almoçar com um grupo de blogueiras, só mulheres, homem não entrou! Porquê? Porque as senhoras presentes têm mãos de fadas e fazem “pequenas/grandes” maravilhas com elas, são AQUELAS que se dedicam ao ARTESANATO. Os homens artesãos não têm(??) blogues, talvez nem troquem ideias…
Pois fui! Estive com cerca de 30 artesãs, que se entregam ao bonito e útil prazer de conceberem e construíram com diferentes materiais: tecido, papel, areia, barro, madeira, biscuit, porcelana, lãs, linhas, … peças únicas e trabalhadas com muito AMOR.
Conheci fisicamente senhoras encantadoras, que me receberam com muita ternura, que tiveram paciência para aturar uma decana como eu.
O convívio que decorreu durante o almoço foi muito agradável, houve troca de prendas, conversou-se muito, “trocaram-se” ideias e deram-se testemunhos de vidas, para além de termos alimentado o corpo com uma comida bem confeccionada.
O que estava eu lá a fazer? Fui convidada pela organizadora, excelente na organização, com magia nas mãos das quais saem peças lindas e que é madrinha de blogue da Ana Rita. Somos “comadres”!

Aproveito esta “escrita” para mostrar a prenda que me foi ofertada pela Sandra Caetano da Montra Colorida. Reparem nos pormenores da pintura deste afasta-espíritos!





Eu como não sou artesã, limito-me a fazer uns “beijinhos embrulhados”, ofereci o turbante que podem observar na figura ( um dos mais de uma dezena que já fiz para presentear amigas). Foi parar a boas mãos, também boa cabeça,... à minha "comadre"!
À anteriormente citada e organizadora deste convívio, a Maria Tavares dos Fios de Alfazema, dona de uma loja que vende materiais diversos para a confecção destas obras únicas, situada na Rua Bernardim Ribeiro nº21, e organiza workshops, envio blosfericamente, um enorme bem-haja! A todas as outras senhoras presentes, entre as quais a Sandra Caetano, que pintou com amor a minha prenda, um enorme OBRIGADA!

Nota: Amigas que por aqui passam, este turbante ( a que o “peixe”, que por aí anda chama barrete), põe-nos lindas, principalmente quando saímos do duche e temos o cabelo molhado. Se não trouxermos mais nada a “compor-nos”, ainda realça mais a nossa beleza e mais não ensino…

37 comentários:

  1. Adorei o almoço! Foi muito gratificante conhecer pessoalmente as minhas amigas virtuais! Parecia que já nos conhecíamos há muito tempo!!! E a verdade é que "falamos" todos os dias! Quanto à prenda que recebeste, foste uma sortuda, a Sandra pinta lindamente! A touca é muito útil! Quero uma para mim! A Maria já está a pensar num almoço volante! Beijinhos virtuais!

    ResponderEliminar
  2. Estes encontros são deliciosos. Também fui a um jantar desses em Viseu e as meninas deixaram seus "Manéis" em casa e nas conversas saiu de tudo que se possa imaginar. Foi uma noite e tanto. Mas não havia prendas tão lindas.

    beijos doces

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Rita, pareciam crianças na sua primeira festa, sem a presença dos pais, o que não foi exactamente o teu caso!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Querida Pitanga para mim foi uma nova experiência, um mundo diferente abriu-se aos meus olhos.
    Houve quem, com uma só boneca (a valer por três) contasse a história do Capuchinho Vermelho.
    Boneca "construída" com uma enorme criatividade.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Realmente, em virtude da minha falta de jeito para as actividades artesanais, nunca poderia ter estado nesse almoço, Teresa. Mas gostei do que li e vi.

    ResponderEliminar
  6. Querido Carlos foi algo de diferente que fiz e fiquei feliz por o ter feito. Há muita gente fantástica fora do círculo onde me "movimento", já o sabia e cada vez o comprovo mais.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Muito subtil aquela alusão ao "peixe". Para que conste fica aqui declarado que de vezes em quando me enfiam o barrete. Agora tu enfia-los às outras pessoas. Ainda por cima feitos por ti. Culpa total!
    Gostei muito foi daquela tua sugestão de usar (e subentende-se aparecer) só de barrete enfiado!

    ResponderEliminar
  8. Querido Carapau, consegues sempre dar a volta ao texto e "nada" (é do treino!) te escapa...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  9. Deve ter sido divertido... já vi fotos no blogue da Ana Rita.:) Também tenho um turbante do género desse! Dão muito jeito para quem tem o cabelo comprido, fica logo, meio seco!Para quem não seca o cabelo, como eu... são uma preciosa ajuda!!! Pensando nos barretes todos que já enfiei...não me importava mesmo nada que fossem todos, como esses mimosos feitos por si! :)Mas o que eu gostei mesmo, foram das vendas nos olhinhos em tom marítimo, rrrsssss,olhe que assim, ainda fica a ver navios... ou será que anda algum peixe na costa? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida Eva, peixe na costa? Nãoooooooo, andam todos fora do alcance da minha vista. A ver navios? Isso sim! Vejo muitos mas ao longe, muito ao longe, a partirem para outras paragens:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Então estás a frequentar o club da luluzinha? deve ser uma farra boa , todas falando ao mesmo tempo ou nao? rsrs
    Nao sou muito entusiasmada com reuinoes de mulheres ..mas taí uma que gostaria! talvez porque exista um oceano nao permitindo rrsrs
    meus abraços

    PS -gostei da touca, dá um ar charmoso
    e entendo também tuo o mais ... mteresa rsrs
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de artesanato, principalmente o barro e a cortiça, claro! Não fosse eu uma alentejana do Alentejo. Um belo convívio, sim senhora! Ainda há quem aproveite bem o seu tempo e preserve a amizade. Continue assim. Beijinhos :)

    PS: Gostei da referência à toalhinha no cabelo. É realmente um adorno muito, mas muito feminino :)

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa!

    Quer então dizer que foi um convivio entre mulheres iluminadas, umas com muita arte de mãos e algumas com arte de neurónios!

    E aquela sujestão que a Maria Teresa fez, o de sair do banho de turbante (só turbante?), deve dar realmente um quadro digno de se ver!

    Só lamento não ter sido contemplado com uma prenda, porque não fui convidade para o evento! (Pois é, era só para o sexo feminino)!

    Um beijinho prendado!

    Renato

    ResponderEliminar
  14. Querida Lis, clube da luluzinha? Não entendi!Homens não estavam presentes, porque a organizadora do evento, não conhece nenhum artesão bloguista, tão simples como isto...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Querida Helga vi trabalhos muito bonitos...E na realidade as pessoas não se conheciam mas correu tudo muito bem.
    O pormenor do turbante é a minha costela de docente a dar uma dica às jovens (e menos jovens)que passam por aqui.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  16. Querido Renato homens não estavam por culpa deles. Onde estão os artesãos blogueiros?
    As aparências iludem...o quadro pode ser digno de se fugir:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. A blogosfera assim, a tomar chá, tem um toque de classe que se recomenda!

    Pena que tenha sido só o gineceu!

    ResponderEliminar
  18. Maria Teresa,
    Qualquer pretexto é bom para juntar pessoas interessantes...

    Quanto ao turbante não digo nada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Querido Rouxinol o gineceu não renega o androceu, pelo contrário...o androceu é que está muito afastado destas "lides" consideradas domésticas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Querido Tio, não diz nada, mas "conhecendo-o" um bocadinho, sei mais ou menos o que pensou...
    Uma ideia de miminho para oferecer a "alguém" com a condição sugerida...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. OK Maria Teresa

    já percebi que fiz tudo ao contrário :) mas quando a usei a sério já a coloquei certinha eheheh
    Quanto à "falta" de homens no almoço, as inscrições estavam abertas a todos os artesãos e eu não perguntei o género a ninguém :)

    Beijocas
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  22. Querida Maria até teve graça...::):):)
    Penso que todos já viram que os homens não apareceram porque não quiseram ( no caso de existirem, bloguistas e artesãos)
    Mais uma vez parabéns pela impecável organização!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    O Almoço foi super divertido e deu para nos conhecermos um pouquinho!!
    Fico muito contente que tenha gostado da prendinha pois foi feita com muito carinho!!!

    Bjs embrulhados
    Sandra

    ResponderEliminar
  24. Querida Sandra, seja bem-vinda ao nosso cantinho!Volte sempre que lhe apetecer, será bem recebida!
    E claro que gostei da prendinha que me "tocou"... ao princípio fiquei um bocadinho "baralhada" porque estava muito longe do que estava a acontecer.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Ainda bem que te divertiste!
    O único dom que eu tenho é para o desenho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida Maria Teresa,
    Excelente a desembrulhar pensamentos...
    E deixe-me tratá-la assim, pelo menos de vez em quando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Querido Tio pode tratar-me como mais gostar, aqui todos somos "amigos" e os amigos, seja qual for o tratamento adoptado, respeitam-se.
    Eu "permito-me" tratar todos por queridas/os para não haver excepções...
    Aguardo a próxima vez:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Todos os convívios entre bloguistas, seja a que pretexto for, têm sempre muito interesse: conhecem-se pessoas, trocam-se ideias, enfim - partilha-se a Vida.

    ResponderEliminar
  29. Fantástico, no fim de semana, já vou espreitar esses dois blogues e vou pedir à minha mãe para me fazer um turbante parecido com o seu porque tenho a mania de andar pela casa com uma toalha enrolada na cabeça e achei muito elegante esta ideia. Continue a ensinar-nos que estamos aqui para aprender, eu pelo menos adoro. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Querido Pinguim fiquei com essa sensação.É natural que, só as pessoas mais extrovertidas é que se aventuram neste tipo de convívio, eu indo "fugi" ao tipo de "comemorações" que costumo fazer mas posso afirmar : não me vim embora por estar farta. Não devia lá estar ninguém que não pudesse ser minha filha ou minha neta...
    Anos vividos dão posto!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  31. Querida Olga se quiser o modelo explicado, eu faço uns moldes e envio-lhos por mail (contacte-me por esta via)
    Veja esses blogues sim, têm coisas bonitas, das quais podemos tirar ideias...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  32. Querida Teresa!

    deve ter sido um almoço deveras simpático e especialmente interessante, pois eu quando conheço alguém que tem imenso jeito para fazer algo pessoal e artesanalmente fico deveras impressionada,isto porque eu não tenho jeito para fazer seja o que for! Não minto, tenho imenso jeito para cozinhar, segundo dizem!!!!

    o Turbante de facto dá um outro ar quando saímos do banho, sem dúvia nenhuma!

    beijinhos embrulhadinhos!

    ResponderEliminar
  33. Querida Canhota tem jeito certamente para fazer muita coisa, não foi talvez "treinada" para isso... Ser boa cozinheira já é um "feito" bem grande.
    Não precisamos de ser "bonitas" no sentido que a sociedade actual dá ao termo, precisamos de nos sentir bonitas ... pode crer que este tipo de turbante/toalha nos dá "segurança".
    Beijinhos embrulhados para si

    ResponderEliminar
  34. Oi Maria Teresa
    Falei clube da lulzinha porque existe uma revistinha infantil onde tinha clube que homem nao entrava, entende? mas eu entendi que tem assuntos da reuniao eram de blogueiras artesãs que nao interessaria muito aos homens.
    Quis só brincar, ok?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Querida Lis, de vez em quando sou lerda... Sei perfeitamente quem é a Lulu, mas coitadinha dela, estava muito longe do meu ângulo de visão.:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Adorei o nosso "cumbibio" só tive pena de não ter tido mais tempo para conhecer todas.
    Uma beijoka e até uma próxima!

    ResponderEliminar
  37. Maria Teresa,
    eu, como Olga, gostaria de saber como fazer o turbante. Eu também poderia ser agraciada com seu molde e suas explicações?

    ResponderEliminar