O post de ontem trouxe-me à memória a Grécia e ao pensar neste país, onde já fui três vezes mas que continua a ter muito para se descobrir, sonhei acordada com as Ilhas de Paxi e Antipaxi que poucos conhecem. Na rota dos viajantes estão mais as ilhas de Santorini, Mykonos, Cefalónia, Creta, Corfu,…
Nas minhas viagens dos últimos anos, tenho descoberto lugares maravilhosos, longe das rotas turísticas de massas, que pela sua riqueza histórica e pelo seu património paisagístico, me deixam extasiada e a sonhar… Isto aconteceu com Paxi e com Antipaxi!
Visitei-as no Verão de 2006. Das ilhas Jónicas (Eptanissos em grego, por serem 7), um grupo de pequenas ilhas e ilhéus rochosos, Paxi é a bebé. De barco dei uma volta completa em torno desta ilha e entrei em três lindíssimas grutas, a que estão associadas lendas que lhes dão o nome, lendas e nomes que se varreram da minha memória. É uma ilha em que abundam as oliveiras, e com uma história intimamente ligada à da ilha de Corfu . Quem vai a Paxi tem que ir a Antipaxi e eu não fugi à regra, visitei-a. Aqui a cultura das vinhas é uma constante. No local onde desembarquei, uma praia com águas límpidas e de cor azul/verde, muitas mulheres mergulhavam quais sereias sedutoras, senti-me transportada para um espaço que nada tinha a ver com os locais habitados do nosso planeta. Não levava fato de banho, e muito menos o meu fato de sereia, fiquei-me calma e tranquilamente sentada numa tasquinha, cujo tecto era a vegetação existente, um ambiente muito agradável, as palavras faladas eram sussurradas involuntariamente, havia que preservar o silêncio do local. De onde estava observava o mar, ao longe barquinhos vogavam com uma lentidão tal, que pareciam que estavam parados. O tempo deixou de existir e o paraíso desceu à terra…
Nota: A 1ª foto é da capital de Paxi, o Porto de Gaios, a 2ª a entrada de uma das grutas e a última a praia de Antipaxi
Nota: A 1ª foto é da capital de Paxi, o Porto de Gaios, a 2ª a entrada de uma das grutas e a última a praia de Antipaxi
*******
Adenda: O JP , deixou no seu comentário o seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=yz-ijWly3Q0 desafiando-me a vê-lo, valeu a pena a dica... Aproveitem-na!
Boas recordações, obrigada por as repartir.
ResponderEliminarBjs
Ficamos assim a saber que a menina é uma "grega" pelo coração.
ResponderEliminarQuando o turismo de massas estava a iniciar-se e a Grécia era "pior que Portugal" (só quem não viajou nos transportes públicos em Atenas nessa altura é que não sabe o que perdeu(?) com quarenta e tantos graus à sombra...) andei por aquelas bandas e fui protagonista de algums boas histórias que só não conto, porque hoje, desfasadas no tempo e na realidade, não iam ter piada. Guardo-as para mim. Claro também andei por alguma ilhas. Lembro-me especialmente de Mikonos onde usei um meio de transporte verdadeiramente "do outro mundo". Hoje não tinha pachorra para voltar lá, quando a Grécia já não é "aquilo".
(Também é um país muito parecido com Portugal: muita história, um rico passado e um presente nada risonho).
"Ourando" ao sol já ou ainda não?
Querida Lilá(s) não tem que agradecer, faço-o por gosto e com espereança de que gostem...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querido Carapau, não ficaste a saber nada, sou (ou era, já não sei!)uma irlandesa...
ResponderEliminarAndei por Atenas mas de carro e não era eu a conduzir, era um grego, que se "via grego" no meio do trânsito.
Fui a Mykonos em Setembro passado, muito turista, muito movimento, muita loja (onde me perdi:):):)é um lugar limpo e bonito ...
"Ourando" nada e não sei se vou chegar a "ourar"...a situação mudou um pouco, para melhor, mas mantém-se, a motivação enfraqueceu.
Beijinhos embrulhados para ti!
Não conheço Grécia,mas era um país que adorava conhecer...ao ler estas memórias fiquei ainda com mais vontade !!
ResponderEliminarbj
Querida Shakti é muito bonita sim! As ilhas mais conhecidas que citei também o são, mas estão muito viradas para o turismo.
ResponderEliminarQuando lá for, espero que vá, faça-o fora dos meses turísticos, é tudo mais barato e os "nativos" estão mais abertos a receberem-nos.
Beijinhos embrulhados para si!
Conheço a Grécia turística ( as ilhas de que fala incluídas, claro).
ResponderEliminarConfesso que não é um país que me seduza por aí além...
Querido Carlos é natural, tenho a certeza que já viajou muito mais do que eu, por isso tem muito mais elementos para comparação.
ResponderEliminarEu adorei a Antipaxi pelos motivos que apontei, uma ilha ainda por explorar, pouco povoada, um excelente clima, um mar lindo e calmo,...Há lugares de que gostei mais mas por motivos diferentes.
Beijinhos embrulhados para si!
Fiquei ainda com mais vontade de conhecer esse belo país :)
ResponderEliminarBjokas ****
Não conhecia e adorei o que vi e o que relatou!
ResponderEliminarConcordo consigo que existem locais mais maravilhosos por descobrir e conhecer do que aqueles que normalmente veem nos roteiros de viagens...
Os menos conhecidos é que maravilhosos de visitar, os mais sossegados o deixarem-nos ver com paz tudo o que nos rodeia!
obrigada!
jinhos:)
Acho que passa pelo imaginário de quase toda a gente uma viagem à Grécia. Eu, se tudo correr bem, vou este ano, em Junho :)). E pelo que vi aqui vou-lhe ganhar o gosto!
ResponderEliminarBeijinhos
Querida C*inderela quando for, procure planear com cuidado a sua viagem, tal como noutros locais do mundo, na Grécia também há sítios que não agradam...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida Canhota é como diz. Acontece isso no nosso país, temos
ResponderEliminarlocais maravilhosos mas pouco apreciados por alguns de nós...
Beijinhos embrulhados para si!
Querida Nirvana se gosta de História vai encontrar um país, que foi berço de uma civilização que mostrou um rumo ao ocidente. Um país em que em todos os cantinhos "sentimos" os que por lá passaram.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Olá Maria!
ResponderEliminarLi o teu post e não sei se conhecesses, mas de qualquer maneira desafio-te a veres esta música,http://www.youtube.com/watch?v=yz-ijWly3Q0
Este senhor fez um álbum inteiro inspirado nas ilhas gregas em especial na ilha de Kastellorizo.
Beijo!
Querido JP não conhecia.
ResponderEliminarAgradeço-te, já vi e ouvi, gostei imenso e já acrescentei uma adenda ao post.
Beijinhos embrulhados para ti!
Grecia é um sitio em que vou fazer questão de ir quando for mais velha :) e ao ler seu post ainda me deu mais vontade :)
ResponderEliminarBeijinhos queridos *
Querida Joanne viajar alarga-nos os horizontes, ficamos mais abertas às diferenças...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
ADORAVA ir à Grécia...:-) é uma sortuda!
ResponderEliminarDesejo-lhe as melhoras para a sua constipação!:-)
Teresa, tem um mimo no meu blog.
ResponderEliminarBeijo.
Vim buscar um beijo embrulhado e deixar outro...
ResponderEliminarBoa semana.
Graça
Já estive duas vezes na Grécia (meio em trabalho) e não gostei, se calhar não estava com a companhia certa :)
ResponderEliminarQuerida Chapéu eu reconheço a minha sorte e estou grata por tal.
ResponderEliminarSe gostava de ir, continue a gostar, um dia chegará em que pode ir...
Obrigada mas a malvada estragou-me a semana, não me deixou partir e ainda não partiu.
Beijinhos embrulhados para si!
Querida Graça e fez muito bem! Pode levar os que quiser, eles são infintos.
ResponderEliminarAqui vão mais uns beijinhos embrulhados para si!
Querido LBJ quando estamos com a companhia certa tudo nos parece "bonito", o motivo porque não gostou da Grécia deve ser outro.
ResponderEliminarAliás eu não disse, ou não quis dizer, que toda a Grécia é bonita... tive a sorte ver uma parte histórico/cultural fabulosa e outra paisagística ainda melhor.
Não sei por onde andou, nem o que viu, é possível que se eu tivesse andado por esses mesmos lugares também não gostasse deles.
Beijinhos embrulhados para si!
Querido Ergela vou ver ...Obrigada!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Claro que quero ir à Grécia! Mas hoje estive lá, senti-me a entrar nas grutas a ver tudo através dos seus olhos. Lindo texto a falar de duas ilhas que são de certeza um sonho.
ResponderEliminarQuerida Olga é difícil ir a estas duas ilhas, não têm aeroporto, tem mesmo que se ir de barco.
ResponderEliminarUm sítio excelente para se ir de lua-de-mel (várias vezes, de preferência com o mesmo marido)
Beijinhos embrulhados para si!
Fico contente que tenhas gostado:))
ResponderEliminarBeijo!
Também eu já fui três vezes à Grécia, país que me seduzia imenso, principalmente pelo que representa na História da humanidade.
ResponderEliminarNa primeira vez quase apenas vi Salónica e Atenas; curiosamente a primeira, surpreendeu-me pela positiva e Atenas o contrário.
Tirando a Acrópole, onde tive a rara felicidade de assistir a um espectáculo com Nureyev, no próprio anfiteatro, pouco interesse vi em Atenas, cidade gigante, toda muito igual e imensamente poluída.
Nas outras vezes conheci as ilhas "clássicas" - Mykonos e Santorini (linda de morrer) e também Paros.
Gostei muito das ilhas ao contrário do continente: a Grécia é mar!
E os gregos são incriveis, não gostei mesmo nada deles...
Gostaria de conhecer outras ilhas, como Creta e porque não estas de que falas?
Beijinhos.