sexta-feira, 19 de março de 2010

CEREJAS

Cerejas? Quem não gosta de as saborear? Bem vermelhinhas, carnudas, brilhantes, sumarentas, a desfazerem-se na boca…

Tinha eu cerca de 19 anos (estive hoje a conferir telefonicamente com o meu irmão) e ele uns treze, quando o meu pai, como era habitual fazer de vez em quando, trouxe um caixote cheio de cerejas, compradas não sei onde.
Eram lindas! Eram tentadoras! Algumas ainda traziam o pezinho e folhas agarradas, davam para se “fazerem” brincos.
Estavam à disposição de cada um de nós e foram-se comendo. Um dia, estava eu e o Zé numa “orgia “ cerejal, quando ele se lembrou de abrir uma. Para nosso espanto a linda cereja tinha umas lagartinhas brancas, pequeninas, pareciam linhas e mexiam-se, contorciam-se. Foram alertadas as senhoras da casa, neste caso a nossa mãe e a nossa avó. Que horror! Que nojo! Tudo já para o lixo!
Eu e o caçulinha decidimos: não vão nada para o lixo! Nós abrimo-las, tiramos as lagartinhas e comemo-las! Os nossos argumentos devem ter sido tão poderosos que as nossas ancestrais anuíram.
Mas abri-las uma a uma e retirar lagartinha a lagartinha, dava muito trabalho...
Nova decisão tomada, depois de em sotto voz termos discutido: se até àquele dia tínhamos comido as cerejas com lagartas e não nos tinha feito mal, porquê parar de as comer?
Foi dito! Foi decidido! Foi feito!
A partir dessa data, tanto eu como o meu irmão comemos cerejas mas nunca mais verificámos o seu interior.

Para quê???

59 comentários:

  1. Ora! Sabiam bem, e não faziam mal! Também me aconteceu a mim, preferia nem pensar se tinham bicharocos ou não... O importante era comê-las!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que não era capaz de as comer depois de saber que tinham lagartas! Uma vez, estava eu no Cenjor a comer bolachas e também encontrei lagartinhas... O engraçado é que, no preciso momento em que descobri, o prof. Carlos Madeira tirou-me o pacote e pôs-se a comer... Eu comecei-me a rir e ele sem perceber porquê... BAH que nojo! Beijinhos sem cerejas!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amiga.
    Isso já me aconteceu, mas com os bichinhos de goiaba.Nem eles me impediram de saborear a fruta.
    Estou viva até hoje rsrsrsrs.
    Adoro acompanhar as suas histórias.
    beijokas.

    ResponderEliminar
  4. Aqui acontece isso com a goiaba. Todo mundo sabe que existe o bicho de goiaba e todo mundo come goiaba. hehehe

    boa noite, Maria Teresa, que a esta hora dormes.

    ResponderEliminar
  5. Quase sempre as frutas sem agrotóxico tem lagartinhas , mas se souber nao tenho coragem de encarar rsrs
    lembro das goiabas brancas que apanhava no pé quando visitava uma tia que morava no interior, gosto muito ,posso ter comido pra caramba porque elas se confundem com as sememtes . Acho que nao fazem mal algum porque se alimentam da fruta ficam com o gosto delas, eca!! estou prolongando esse papo meio intragável hem? rssrs
    beijinho e uma sexta feira alegre e de sol pra voce.

    ResponderEliminar
  6. aiiii...assim de repente fiquei com medo de comer cerejas...

    ResponderEliminar
  7. Adoro cerejas!!!
    ... mas se lhes vejo as ditas lagartas não sou capaz de engolir nem mais uma...
    Maria Teresa, você é de coragem sem dúvida!!!

    Um beijo e um braçado de cerejas que agora apetecia tanto....

    ResponderEliminar
  8. LOL
    Isso é que mulher, eu adoro cerejas, mas com bicho? nah, não sou capaz.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  9. Olhos que não vêem....ihihih:))

    Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Maria Teresa
    Agradeço-te a visita e os comentários
    Referente ao dia do Pai informo que tenho um casalinho maravilhoso.
    Nestes dias nós lembramos os nossos pais e esquecemos os descendentes.
    Sei que ela logo me vai ligar e ele deve estar a aparecer por aí.
    Ontem partiu-se o escape do carro e eu preciso da ajuda dele para resolver o assunto.
    Gostei muito do texto. Fantástico como as nossas decisões por vezes são tão contrárias ao bom senso. Felizmente que nada aconteceu de mais grave.
    Ainda esperava que as fossem abrindo e colocando numa bacia com agua para que as lagartas se afogassem.
    Todos os anos tenho os pêssegos cheios desses bichos e já não vendem os produtos que os matavam.

    ResponderEliminar
  11. A mim aconteceu-me com os figos. A partir do momento que vi a primeira lagartinha, já não os consigo comer sem os abrir e inspeccionar. mas deixar de os comer, isso não! Adoro figos... e cerejas também!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  12. Ahaha! MUito bom! E cheias de proteína:P (eu acho que também preferia não saber se tinham lagartas ou não...Porque depois de ver um caixote assim não iria conseguir resistir a tal visão:P Mas não tinham um sabor meio alterado?:P)

    Bom fim-de-semana, Maria Teresa!*

    ResponderEliminar
  13. às vezes não saber é não ver, apenas saborear o que temos para degustar.

    ResponderEliminar
  14. Querida Anira exactamente! O que os olhos não vêem, neste caso, a boca não sente!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Querida Ana talvez já as tenhas comido, não as viste nem sentiste, e noutros frutos também…
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Pérola ainda bem que me compreendes…
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Querida Pitanga, pelos vistos não foi uma coisa do “outro mundo” aquilo que fiz com o meu irmão.:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Querida Lis, engraçado como todas as minhas comentadoras brasileiras, me falaram na goiaba, fruto que nunca comi mas do qual adoro o doce, a goiabada…
    As lagartinhas na fruta só provam o que diz, não foram tratadas com produtos tóxicos.
    O Sol hoje decidiu fazer “cara feia”, durante a noite choveu… vamos ver como será o dim-de-semana!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querida Lia :):):) consegui pôr uma adulta com medo de comer cerejas, que bom!Sobram mais para mim :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Querida Magy não abra as cerejas que não vê as lagartinhas. Por outro lado, nem sonha o que come sem ver!
    Com esta última tirada ponho-a a pão e água e mesmo assim eu não me fiava muito nestes dois alimentos:):):) Estou a brincar consigo, coma as cerejas e não pense neste meu post, tanto mais que este incidente ocorreu há 50 anos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Patty , não tem nada de mais… Come-se coisas muito piores sem sabermos. Quantas vezes já comeu cerejas? Pode garantir que nenhuma tinha lagartinhas? E maçãs? E peros? :):):)
    Beijinhos embrulhados para si (sem lagartinhas)!

    ResponderEliminar
  22. Jogar fora a proteína? Nem pensar. Fizeram muito bem, o que não mata engorda. Lindo texto a lembrar uma atitude tão simples dum pai para com os filhos que nunca mais foi esquecida. Adoro cerejas também. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Querido JP :):):) Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!! As coisas que se comem por aí, nos Mac´s e afins!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querido Direitinho não tens que agradecer, foi o ler-te a queixares-te que de Inglês népia, que me levou a querer ver quem eras. Eu queixo-me do mesmo e ninguém me liga. Tive anos de Francês, de Inglês só 3, com uma professora que tapava a boca quando falava e, que passava as aulas, a escrever no quadro, para copiarmos, a conjugação dos verbos no quadro. Segui um ramo científico, logo fiquei a ver o Inglês muito ao longe.
    Já passaram quase 50 anos e acreditas que nunca mais abri uma cereja mas como-as às carradas? Preferi ser canibal do que ver as pobres coitadas a afogarem-se… que horror!:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Helga só a pensar no trabalho que dá catar as lagartinhas, fico cansada! Ufa!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Oi, gostei daqui, adoreis seu post, a cereja e tudo mais, muito obrigada por seu carinho em meu blog, e a confiança depositada nele, já sou seguidora incondicional.
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  27. Querida Adek depois de uma quase médica me falar nas proteínas das lagartinhas, penso que o que eu devo fazer é comer as lagartinhas e deixar de lado as cerejas, sempre ajuda a dieta :):):)
    Penso que o sabor não se altera, elas eram tão fininhas, não dei por nada e o meu irmão também não disse nada. De qualquer modo devo continuar a comê-las, nunca mais abri nenhuma cereja e já lá vão 50 anos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Querido Magia e é tão bom degustar-se sem se ver… Embora eu, prefira ver!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Querida Olga, depois do que tenho lido aqui até penso: será que a boa pele que ainda tenho (em relação à idade) se deve ao facto de comer lagartinhas?
    Se for, vou registar a patente! :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querida Hana fiquei contente por ter gostado! Agradeço as suas amáveis palavras, eu também a irei visitando.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Querida Maria Teresa

    Realmente criadas com as próprias cerejas que mal tinha??

    Talvez um pouco mais de proteinas do que é esperado num fruto!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Querido Vicktor talvez seja por isso que eu estou "sã que nem um pero".
    Beijinhos embrulhados pasra ti!

    ResponderEliminar
  33. Boa Tarde M.Teresa!

    Como diz o ditado "O que não mata engorda"!

    Não sou grande apreciador de cerejas, mas não me preocupo em saber se têm ou não algo lá dentro!

    As cerejas do "Mon Cherri" também algo dentro e ninguém diz que não quer!

    Um beijo sem bichos!

    Renato

    ResponderEliminar
  34. MARIA TERESA
    Eu adoro cerejas, mas também não verifico se tem lagartas...rsrsrsrsrs~
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderEliminar
  35. Querido Renato, o mal é esse "engorda"...
    Falar em "Mon Chéri" quando eu ando a fazer uma "cura de chocolatodependência"? Põe-me em polvorosa.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Querido Gaspar aconselho-o a que não o faça... :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Se até os bichinhos as queriam, é sinal que eram bem boas!!

    ResponderEliminar
  38. Querida Calendas como me compreendes!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  39. Minha querida Maria Teresa,

    Pois te digo que por causa disso eu sempre abro as cerejas antes de as comer para verificar se elas tem bicho ou naõ!!!
    Mas posso te dizer que assim que comecei a ler seu post me lembrei o que eu fazia com as cerejas quando elas apareciam lá por casa,assim com as folhinhas e os pezinhos....fazia brincos com elas e minha mãe se deliciava a tirar fotografias.
    Foi muito bom recordar,obrigada Maria Teresa por ter tido o poder de me fazer recordar esses tempos.

    Bjinho cheio de luar

    Ah......já agora..."não mata ....engorda!!!!"Já diz o velho ditado!!!!

    ResponderEliminar
  40. Gostei de suas cerejas,
    Adoro as cerejeiras em flor.
    Se puder post uma foto.
    Obrigado pelo seu testo.

    ResponderEliminar
  41. Huum... eu gosto de cerejas mas agora fiquei receosa. Quer dizer eu não sou muito "mariquinhas" em relação a essas coisas, mas lagartinhas brancas? Não sei não! Acho que tenho de passar a abri-las antes de comer...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  42. Li o post, dei uma vista de olhos pelos comentários e concluo que estou com a maioria. Nem penso em investigar. Com bicho ou sem bicho são sempre cerejas. Umas mais ricas em proteína que outras, venham de lá elas, bem encarnadinhas. Nhac, nhac, nhac.
    Conversa ente mãe e filho, que estava há minutos a devorar cerejas.
    - João tem cuidado, não engulas os caroços!
    - Mãe, as cerejas têm caroços?

    As palavras são como as cerejas. Será por causa dos bichos?
    Bjo. e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  43. Querida Moonlight mas que grande trabalheira, já viste os dias que perdes da tua vida a abrir cerejas? Safa!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  44. Querido Jordas, gostava de ter uma foto de cerejeiras em flor? É isso que me pede?
    Obrigada pela sua visita, espero que volte quando puder, será bem recebido.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  45. Querida D* não faça isso, pense no tempo que vai perder... e então terá que abrir os figos, as maçãs,... e até as laranjas. Já viu a trabalheira que é, andar a "catar" as frutas todas:):):)
    Beijinhos embrulhados para a "pintora"!

    ResponderEliminar
  46. Querido Carapau estamos em maioria, venham as lagartinhas, as minhocas e outros afins...
    Esse João, se fosse uma Joana muito magrinha, mesmo muito muito, podia pensar que estava grávida...
    (o cúmulo da magreza...)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  47. Ora, aqui a gente tem muito disso na goiaba, mas deixar de comer, ah, isso não! hehe
    beijo grande

    ResponderEliminar
  48. Querida Marli já vi que aí no Brasil são como eu não ligam às lagartinhas.
    Beijinhos embrulhados para você!

    ResponderEliminar
  49. Glup!!!
    Mas é bem verdade,o que os olhos não vêem,o coração não sente, neste caso a boca! :)))

    Quanto ao suor, ajuda a dar o ar mais Wild! Por acaso também me mete muita impressão a transpiração, tanto minha, como a dos outros....mas é apenas uma fotografia!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Querida Susana é isso mesmo, a boca não sente...
    Beijinhos embrulhados para si!


    PS- O seu trabalho como fotógrafa, pelas mostras que tenho visto, está entre os melhores. Espero que não tenha considerado a minha crítica como negativa, pelo contrário o suor está tão bem concebido que me "desagrada"...

    ResponderEliminar
  51. Olá Maria Teresa
    Adorei esta história das cerejas. Às vezes, quando alguma coisa nos sabe muito bem, é melhor não espiolhar muito o que vai lá por dentro! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  52. Querida Teresa este "incidente" assemelha-se em alguns aspectos à
    vida. Preocupamo-nos com "lagartinhas" que não fazem mal a ninguém e não "vimos" os "lagartões" que pululam por aí.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  53. Só uma palavra, pois tenho abusado delas: adorei!

    ResponderEliminar
  54. Querido Pinguim :):):) Adoraste as lagartinhas?:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  55. Pois como também sei que essas coisas vermelhinhas e sumarents por vezes vêm com recheio nem me atrevo a abri-las. Como-as e pronto. Mas tenho cá para mim que quanto maior for o recheio mais saborosas são!

    ResponderEliminar
  56. LOOL, desde que saiba bem o melhor é nem saber o que contêm :P

    Bjokas ***

    ResponderEliminar
  57. Confesso que sou apaixonada por cerejas. Tambem ja me aconteceu uma cena igual mas foi com ameixas, mas não fui capaz de as comer com bichinho xD.
    Mas as vezes é bem melhor nem abrir assim ficamos sempre pensando que la dentro esta tudo ok. hehe

    Beijos queridos pra vocé*

    ResponderEliminar
  58. rrrsss... Ora bem! A minha mãe, também come as cerejas às dentadas... como se isso, ajudasse a identificar as ditas, :) eu adooooooro cerejas, e vão sempre inteirinhas... comia agora uma mão cheia(ou duas..., rrsss)Que saudades já tinha dos seus textos querida Maria teresa... volta e meia venho à biblioteca e tento pôr tudo em dia, mas já vão em 734 post para ler, rrssssss beijinhos primaveris

    ResponderEliminar
  59. Apenas procurava na internet saber
    Quanto tempo levam os bichos a criar
    Quando os vi mexer já farto de comer
    E não havia nenhum antes de as lavar

    ResponderEliminar