segunda-feira, 8 de março de 2010

UMA ROSA

Há pouco tempo, foi notícia dos jornais por um motivo, deixou-nos…
Hoje Dia Internacional da Mulher, lembrei-me dela e da última crónica (ou uma das últimas) que escreveu e que na altura me tocou muito.

MAZELAS
"Aos 77 anos, como é natural, aparecem-nos todas as mazelas. Insignificâncias: uma dor aqui, uma dor ali, nas costas, nas pernas, na cabeça, uma pequena coisa na pele, na unha, no olho. Não ligo nenhuma. Porque a minha pior mazela é não acreditar que tenho 77 anos.
Eu bem me farto de dizer aos quatro ventos a minha idade para ver se interiorizo esse facto, mas, por dentro, estou na casa dos trinta, vá lá quarenta, e não passo daí.
Setenta e sete? Que loucura!
Tenho sempre tanta coisa para fazer, para acabar, para ler, para escrever, tanto lugar para visitar, tanto museu para ver e depois as mazelas – ai! -, mas vou porque tenho trinta anos e, evidentemente, tenho que ir.
Não tenho a noção de ser uma senhora velha. Digo Estava lá uma velhota, ou Imaginem que uma velha… Estou a falar de pessoas provavelmente mais novas do que eu, mas não me enxergo. Até quando irá durar esta idade subjectiva que não me deixa envelhecer tranquilamente?
Só quando me oferecem o braço (já caí na rua e parti a perna, mas nem assim…), quando me sentam no lugar de honra à mesa, quando me dão o assento da direita no automóvel, quando não me dirigem galanteios (que estranho!), acordo para a realidade: ai, é verdade, tenho 77 anos, que maçada…
Ultimamente, tive (ou tenho, ainda não percebi) cancro de mama. Como acho que Deus não me deu esta doença só para me chatear, abri uma campanha de sensibilização (televisão incluída), para que as mulheres façam mamografias. Transformei a porcaria da doença numa coisa positiva. Passei os trâmites habituais: operação, radioterapia, etc. Tudo pacífico. Ainda por cima, o médico disse-me que era pouco provável que o cancro me matasse, porque, na minha idade, as células já não são o que eram…Ai, sim?
Tenho 77 anos, que alegria!... "
Rosa Lobato Faria
´
É esta a "rosa" que ofereço, no dia de hoje, aos homens e às mulheres que já adquiriram o direito de considerarem este cantinho como vosso.

24 comentários:

  1. há pessoas que são um exemplo de vida...obrigada por esta rosa!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por esta Rosa tão viva!
    Abraço.
    E hoje, por ser o Dia que é, também um beijinho desembrulhado.

    ResponderEliminar
  3. Aceito e retribuo a Rosa!

    Bjs dos Alpes...

    ResponderEliminar
  4. Uma preciosa Rosa, escrita por uma Rosa, sem dúvida!

    Agradecida pela oferta de uma mulher que advinho e sinto uma Pérola de Cor Rosa... Maria Teresa

    Beijo de DIA DA MULHER

    ResponderEliminar
  5. Lindissima homenagem!!!

    Pura e delicada!!

    beijos

    boa semana!!

    Parabéns para nós Mulheres!!!

    ResponderEliminar
  6. Uma grande mulher a enaltecer outra grande mulher, quanta beleza.
    Abraço grande e com muito carinho
    Com admiração
    Sairaf

    ResponderEliminar
  7. :)

    Não podia ter escolhido melhor!

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Essa é mais bela crônica para um dia dedicado a Mulher. Nascer mulher é fácil fazer disso uma alegria de viver
    e um exemplo de mulher inteira , que nao se curva a idade cronológica, viver intensamente é que é a grande conquista. Achei lindo.
    Parabéns pela excelente escolha e pela data .
    beijinhos embrulhadinhos com papel de presente rs

    ResponderEliminar
  9. Li várias vezes. Arrepiei-me.
    Uma rosa para si também, querida Maria Teresa, pelas rosas que todos os dias nos oferece aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Todos os dias me olho demoradamente ao espelho. Coisa de 5 a 10 minutos, o tempo de me barbear. E não noto diferença nenhuma de dia para dia (a não ser que na véspera me tenha cortado).
    Como esta treta já demora há longos anos, tenho de concluir que estou na mesma.
    Mas eu sei e tu sabes que de premissas erradas não se pode tirar uma conclusão certa. Logo o espelho engana-me.
    Já tive uma conversa com ele, mas cheguei à conclusão que não adianta substitui-lo.
    Cá vou, cá vamos...

    ResponderEliminar
  11. flores (rosas e não só) para uma flor do...Flores.

    Tudo de bom


    :)

    ResponderEliminar
  12. E que bela Rosa!! Adorei o texto. Ainda não cheguei a essa idade, embora as mazelas já se comecem a manifestar... eu também penso que ainda tenho trinta, que piada! :) Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Um bela homenagem a uma bela Rosa. Fazendo minhas as palavras da FlorAlpina... agradeço e retribuo o seu gesto.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. Dizem que os anos nos pesam,eles ñ nos pesam.
    O q nos pesa é a falta de vontade de viver...A alma é jovem só envelhece quando a condenam por feridas q são causadas com o tempo.
    Eu amo a velhice em todos os seus aspectos,pois valorizo cada experiência vivida e q me servem de lição todos os dias.
    Um beijo grande.
    Vc é aquela fofa da foto?
    A vovó do bumbum roxo?
    Lindona.
    beijos.

    ResponderEliminar
  15. Que texto tão giro. É preciso ser de facto um grande comunicador para conseguir passar tanto humor e bem estar em frases tão simples! Delicioso!
    Muito obrigada pela partihla!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito do texto.
    Era uma grande Mulher esta Rosa :)

    Beijo*
    Feliz dia da Mulher.
    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  17. Um texto como este só poderia ter sido escrito por uma ROSA mas também só poderia ter sido publicado num blog por outra "ROSA"!

    Espero que tenha tido um excelente dia da mulher! de facto não são os anos que contam mas sim a forma como nos sentimos por dentro!

    Muito obrigada e um beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  18. Ah e "Mazelas"? que não as tÊm!!!

    Eu com 45 já ando com algumas eheheh!

    jinhos!

    ResponderEliminar
  19. Eu às vezes também penso que ainda tenho trinta!!! O que foi? Cinco anos fazem muita diferença! Agora fora de brincadeiras, adorei este texto escrito por uma grande Mulher. Beijinhos floreados!

    ResponderEliminar
  20. Pensar sempre positivo e pedir a Deus ou à Natureza, ao que fizer mais sentido para cada um de nós que nos dê força para carregar o fardo, nunca para que este nos seja retirado. Transformou o seu "problema" numa solução para chamar a atenção de muitas mulheres. Feliz todos os dias não só o de ontém. Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga,
    Amei o texto. Engraçado, também me sindo assim, 35 mais ou menos, rsrsrs. A diferença é que não sei dizer com essa simplicidade, com essa fluidez tão tocante... Obrigada por partilhar com a gente essa rosa tão bela.
    Bjks

    ResponderEliminar
  22. Que bonito texto, Maria Teresa...
    Obrigado pela partilha.
    Bem ao seu estilo, realmente era uma rosa, uma rosa belíssima.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. A TODOS QUE POR ESTE "POST" PASSARAM O MEU OBRIGADA E UM "LEQUE" ENORME DE BEIJINHOS EMBRULHADOS!

    ResponderEliminar
  24. Minha amada mãezinha tb tem 77 anos e está linda e maravilhosa.
    Mais alegre e animada do que eu com os meus 56 aninhos.
    Com seus cabelos brancos, sempre elegante...e sempre elogiada por todos que a cercam.
    Parabens para a minha mãe !
    e
    Parabens para você tb pela bela idade !

    ResponderEliminar