domingo, 21 de março de 2010

CORRIDA A PÉ...ONTEM E HOJE!

Brevíssimo apontamento do modo como a vê uma leiga neste assunto.

A história da corrida inicia-se com a história da humanidade, quando o homem primitivo para a sua própria sobrevivência praticava as suas actividades naturais. As pinturas rupestres mostram-nos que os homens das cavernas, naturalmente, durante as caçadas, corriam, saltavam, lançavam os seus instrumentos de caça ou de pesca, ou seja, praticavam uma série de movimentos que se podem considerar como precursores das diferentes provas de uma competição de atletismo.
A corrida como um dos membros da tríade (corrida, lançamento e salto) e como forma de competição, teve a sua origem na Grécia, com carácter de religiosidade, que a pouco e pouco foi perdendo e acabando por ter um carácter apenas desportivo. O romano Juvenal sintetizou na frase que todos conhecemos:“ mens sana in corpore sano”, a filosofia deste e doutros desportos.
A forma de expressão atlética mais pura, desenvolvida pelo homem, é na realidade a corrida. É uma modalidade do atletismo que exige uma boa forma física a quem a pratica.

Para mim, leiga nesta matéria, e não muito apreciadora, a prova da maratona é a rainha das corridas, vejo-a na lenda que relata como a Antiga Grécia a viu: o soldado grego Filípedes, para anunciar que os helenos tinham vencido uma batalha contra os persas, percorreu a distância que separa a planície da Maratona até à cidade de Atenas, num esforço hercúleo, digno de grandes homens, correu, correu até à exaustão, até à morte…

Na actualidade é uma prova em que ao atleta é exigida uma grande resistência física e psíquica, uma grande paixão e entrega, porque só assim, poderá encontrar forças para percorrer os 42 quilómetros e 195 metros exigidos para a terminar.
Mas há estratégias e técnicas que permitem ao atleta superar algumas dificuldades, o que a torna mais fácil e mais aberta aos competidores.

Aos praticantes e aos amantes da corrida a pé, deixo o desafio de relatarem o que sentem quando correm ou o que "vêem" quando assistem a uma prova destas.

*******
Nota: Escrevi este texto, a pedido e por gentileza, para ser publicado num blogue dedicado a esta modalidade... Até à data, o "gerente" do blogue nunca o publicou, nem o "devolveu"...

34 comentários:

  1. Agora, só de pensar nisso, rio-me; mas, quando era mais novo sempre tive o sonho de "correr" uma maratona...
    Quando se é jovem, todas as loucuras são passíveis de ser sonhadas; agora é óptimo recordar esses sonhos...e também as loucuras!

    ResponderEliminar
  2. Querido Pinguim, vai-se sempre a tempo de realizar um sonho,se não fores a correr vais a andar e até podes descansar pelo caminho. Pensa nisso! Eu tambem alinho! Ora deixa cá ver 10km/dia, em 4 dias bem medidos, safávamo-nos... :):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  3. Só ver s Maratona, já me cansa. Gostei da sugestão que aqui lançou e espero que alguém a aproveite, porque pode dar matéria muito interessante.

    ResponderEliminar
  4. Ah... a loucura saudável da juventude.

    ResponderEliminar
  5. Corrida a pé...
    Eu ultimamente faço só a "meia maratona" que termina á porta do frigorifico...é com cada "correria"
    depois de levantar o "peso-pesado" (que sou eu lol)...
    Mas gosto de correr/andar a pé sim, tecnicamente não percebo nada...
    Bjs dos Alpes...

    ResponderEliminar
  6. Querido Carlos também espero que alguém aproveite a ideia. Até historicamente haveria tanto para desvendar...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Querida S* não é só a juventude que corre, há autênticos viciados...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Querida Flor é assim tão pesada???
    Deve ser um pouco rolicinha como eu. Ao menos ninguém nos confunde com um cabide.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Claro que deve haver técnicas! Penso que a mais importante seja a respiração! Há quem deixe o último folego, para o fim da corrida e dê uma espécie de sprint nos últimos metros.
    Quando andava no ciclo era a melhor da minha turma a correr, mas em distancias curtas! Ganhava sempre e com uma boa margem!Se fossem grandes distancias, já ficava pelo caminho, não tinha muita resistencia! Mas era bastante rápida, principalmente no arranque, nas distancias curtas. Isso dava-me logo vantagem na partida, desmoralizando as adversárias!
    Esse do tal blog é mal educado, pelo menos podia ter dito alguma coisa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já houve tempo em que gostava de correr, cheguei até a ganhar umas medalhazitas... actualmente gosto apenas de ver, prefiro caminhar. Mas continua a impressionar-me o poder de resistência necessário para correr a Maratona...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Querida Susana, foi coisa que nunca gostei de fazer, andar sim, ainda hoje tenho uma excelente passada.
    Mal-educado é apelido, atendendo ao modo como as coisas se passaram...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Anira a maratona é uma corrida com muito "que se lhe diga"
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Quando era miúda mas bem míuda, ganhei algumas corridas e veja lá que até fui convidada pelo Prof. Moniz Pereira para ir correr para o Sporting!!! o que recusei claro!!!

    Hoje possivelmente teria sido uma segunda "rosa mota" quiça!!!

    Depois corria muito para apanhar o autocarro para ir para o Liceu, porque andava sempre atrasada!!!

    Hoje corro porque por vezes os dias são "curtos"...

    A vida é por vezes uma correria que até cansa....uf!

    jinhos:)

    ResponderEliminar
  14. Querida Canhota, resumindo: a sua vida é uma corrida permanente. Ufa! Até eu fiquei cansada!:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Adorei a sua postagem.
    Eu desconhecia uma série de fatos,estou aprendendo rs.
    Eu ñ sou chegada muito em corrida,gosto mais de caminhar rs.
    Uma linda noite amiga e uma exelente semana.
    beijokas.

    ResponderEliminar
  16. Querida Pérola, já somos duas1 E a caminhar vamos longe...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Não sei porquê acho que nunca consegui correr... Falta-me sempre o fôlego e tenho sempre dor de burro (neste caso burra!!!) quando foge... Beijinhos a correr!

    ResponderEliminar
  18. É engraçado ter escrito este post, eu sou aficionada da corrida, faço uma hora de jogging pelo menos 3 vezes por semana, é o meu grande vicio e simplesmente já não saberia viver sem ele.
    Se estou uma semana sem correr fico cheia de stress e insónias!
    O dia pode ter corrido muito mal, mas depois de uma horita a correr (de preferencia, para mim, ao fim da tarde), já vemos a coisa com outros olhos... :)

    ResponderEliminar
  19. Querida Ana Rita penso que em ti o "mal" pode ser reparado se aprenderes a controlar a respiração, penso que ela deve fazer de um modo ritmado.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  20. Querida Lu*a um testemunho a favor dos efeitos benéficos da corrida, que bom! Já pensava que todos os meus comentadores "torciam" o nariz a esta modalidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Maria Teresa

    Contudo...

    ...um excelente texto que fizeste muito bem retirar da "gaveta" e connosco partilhar...

    Além do mais este teu alerta: a blogosfera é sempre um espelho da sociedade em que vivemos...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Sempre tive por hábito correr na promenade nos Domingos a noite.
    E tambem adoro dar longas caminhadas :)
    Adorei a postagem :D
    Fique bem querida*
    Beijos.
    Tenha uma optima semana.

    ResponderEliminar
  23. Querido Vicktor o texto não está excepcional, tenho a noção disso, até porque como digo, não sou apreciadora desta modalidade, fi-lo com todo o carinho. Há pouco respeito pelo trabalho dos outros...e é pena!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida Joanne mais uma amante da corrida, que bom!
    Aqui vão ficar registadas duas linhas de opinião, os que gostam e os que são indiferentes,...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Como alguém disse aqui, só de ver a Maratona fico cansada, mas não dispenso uma boa caminhada a pé, com calma e tranquilidade. Mas era bem capaz de alinhar numa prova assim pelo desportivismo e pelo convívio, se tivesse, claro, alguém que alinhasse comigo, pois embora estivesse no meio de muita gente, ter alguém conhecido por perto quando as minhas canelas perdessem as forças, dava sempre jeito.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  26. Querida Helga, principalmente se fosse alguém que a amparasse carinhosamente...:):):)
    beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Creio que já "corri" várias maratonas. É certo que nenhuma teve os clássicos 42,195 km, mas algumas foram mais puxadas ainda. A vida está cheia de maratonas, suponho que já ganhei algumas e até hoje nunca desisti.
    Já assisti a muitas (na TV) e lembro-me duma que "corri" por volta das 3 horas da manhã(hora de Lisboa) sentado no maple
    em frente à televisão.Foi no dia 12/8/84 nos jogos Olimpicos de Los Angeles e foi ganha pelo Carlos Lopes (1ª medalha de ouro de Portugal).
    Houve outra célebre (a que não assisti por motivos óbvios)e foi corrida em 14/7/1912 em Estocolmo, também em Jogos Olímpicos, e nela morreu o maratonista português-que era um dos favoritos- Francisco Lázaro.
    A propósito recomendo-te um bom livro, a saber: "O cemitério de pianos" de José Luis Peixoto. Quando o leres perceberás porque está aqui metido nesta maratona, que foi o meu comentário.

    ResponderEliminar
  28. Querido Carapau, resumindo e concluindo: és um maratonista de sofá.
    Assisti à maratona em que o Carlos Lopes ganhou a medalha de ouro, do mesmo modo que tu e aqui no Refúgio. A propósito não gosto do Carlos Lopes, pronto... disse-o em público, cheguei a sonhar com isso, que horror..! Tenho uma justificação mas essa agora não digo.
    Nunca li o livro mas sei que é baseado na vida do Lázaro, uma dica a aproveitar. O autor vem citado nos "1001 Livros para Ler Antes de Morrer" mas com a obra "Uma Casa na Escuridão".
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  29. bom texto, gostei!

    gostava de ser uma corredora nata mas infelizmente não sou grande desportista...:-)

    ResponderEliminar
  30. Querida Chapéu pode ser que um dia venha a ser, nata já não acredito que seja, mas uma boa desportista porque não?
    Brijinhos embrulhados par si!

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito. Estava a ler e pensei mas esta senhora é mesmo culta, tanto fala do amor, como locais a visitar, história e simplesmente da vida. Pois acho que ainda bem que não foi publicado em outro blogue porque assim tivemos nós o prazer de ler esta linda crónica. Parabéns Maria Teresa.

    ResponderEliminar
  32. Querida Olga muito obrigada pelas suas gentis palavras. Sou uma eterna aluna e acredite aprendo muito com todos vós.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. É o que estou a fazer hoje... uma verdadeira maratona pelos blogues, rrssss Cumprimentos ao dono do referido blogue... perdeu uma boa oportunidade de publicar este texto!! beijinhos corridos

    ResponderEliminar
  34. Querida Eva ele deve andar por aqui a "espreitar" espero que tenha aprendido a lição...
    Bons resultados na maratona.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar