terça-feira, 9 de março de 2010

ARREDONDAMENTO

No fim-de-semana passado fui dar um passeio por Sintra e arredores, ainda convidei a minha neta para uma “saída de mulheres”, mas ela impôs-me uma condição, que o irmão também fosse. Como não sou avó de imposições, até porque os dois juntos estão “incontroláveis”, não foi… Quem deve ter ficado com alguma pena foi a Ana, podia descansar um pouquinho mas, não se pode ter tudo.
Nessas minhas deambulações lembrei-me que os tinteiros para a impressora estavam num nível bastante baixo, vai daí… e fui até ao Cascaishoping.
Comprei os ditos na Fnac e entrei no Continente onde adquiri meia dúzia de produtos. Quando me preparava para pagar pergunta-me a “caixeira”: arredondo a sua conta? Porquê? Para quê? Indago eu.
Para contribuir para a recuperação dos estragos na Madeira.
Fiquei expectante, não sabia da campanha que o Continente estava a promover e disse: Não!
E continuarei a dizer não! Prezo por ser uma pessoa solidária mas achei que uma campanha deste género, em que não ficava com nenhum comprovativo do que iria dar, presta-se a desvios…e a poder-se duvidar da boa-fé de quem promove acções deste tipo.
Interrogo-me: porque é que o “Continente” não oferece uma percentagem dos lucros que tem todos os dias? Ou será que oferece? Tem que “pedir” aos clientes? Como controla esses arredondamentos?...
Até pode ser que esteja tudo muito bem controlado, muito bem estudado. Eu senti-me revoltada, pelo modo como estão a “forçar” as pessoas a colaborarem. Não me digam que só dá quem quer! Acredito que muita gente, ao ser abordada desta forma, tem um certo pudor em dizer Não!!!
Gostava de saber a vossa opinião…

67 comentários:

  1. No meu caso ficava atrapalhada, mas não dava. No que toca a campanhas solidárias, todas elas tem um quê de duvidoso, essa então.
    Abraços grandes... vou ter ainda mais cuidado quando for ao continente
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  2. Olá "Mãezinha"!
    Concordo absolutamente contigo,eu sei lá se o meu dinheirinho vai realmente ajudar quem precisa!!Vêm com esses arredondamentos possivelmente para ganharem mais uns cobres,nestas coisas sou muito desconfiado!!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, mas não concordo contigo. Um dia a desgraça pode bater-nos à porta e uns meros cêntimos não nos fazem diferença. No outro dia fui ao Modelo e disse para arredondar. Não acredito que uma entidade como esta ponha o dinheiro ao bolso... Temos de ser solidários com quem precisa. Se duvidas desta, há sempre outras campanhas... O Montepio, por exemplo, tem uma conta; os Correios estão a aceitar cobertores, lençóis, enlatados... Beijinhos arredondados e solidários!

    ResponderEliminar
  4. Querida Sairaf obrigada pela sua opinião.
    Isto não quer dizer que não sejamos solidários.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Querido JP, até pode ser que não sejam "desonestos"... mas o que me confundiu foi a forma de "eles" fazerem "solidariedade"...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana Rita, ainda bem que não concordas comigo, seria monótono dizeres que sim a tudo o que eu faço, mas esqueceste-te de um pequeníssimo pormenor, aqui a tua mamã, como sabes, é "sócia" da AMI e eles fizeram uma campanha para angariação de fundos com a mesma finalidade, comprendes.... e passam um recibo a comprovarem a quantia que receberam. DAAAAAAAH!!!!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Pois eu concordo com a Maria Teresa, desconfio sempre deste tipo de "ajuda". O pai de um colega meu trabalha num lar para crianças que recebe este tipo de apoios. Qual não é o meu espanto quando ele comenta no serviço que o pai tinha trazido para casa iogurtes, brinquedos, arroz, massas, etc.
    A família dele não é propriamente carenciada, mas o que eu retive aqui é que provávelmente, isto acontece com outras campanhas.
    Beijinhos

    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Hoje vou estar mais ou menos de acordo contigo. Para mim o facto de não haver recibo não me aquece nem arrefece. E nem ponho em dúvida a seriedade da campanha. Mas não gosto é "do princípio" que preside à mesma. Daí que toma lá o meu bacalhau, asssim já nem precisas de o ir comprar ao Con'tenente como diz o patrão lá da Madeira.
    Aproveito para falar noutro "grande madeirense" o sr. Joe Berardo.
    Pois esse foi um bocado mais longe: oferece para as vítimas, suas "queridas conterrâneas", uma percentagem sobre as vendas dos seus vinhos!!!!!!
    Não há vendas, não há ajuda!
    Efes da pê no mundo há tantos...
    Bjo.

    ResponderEliminar
  9. No que toca a donativos, tornei-me um pouco céptica, a partir do momento que tenho conhecimento que os alimentos apodrecem nos armazéns sem chegar sequer ao seu destino. Desde que existem pessoas que se fazem passar pelo que não são para pedir esmola, desde que se submetem intencionalmente crianças ao frio e à chuva e muitas vezes ao sol escaldante, para nos sensibilizar para uma realidade enganosa. Desde que se assaltam carros nos semáforos em nome de uma esmola. Desculpem a frontalidade, eu sei que em muitas destas situações paga o justo pelo pecador, mas infelizmente conheço casos que são verdadeiras fraudes.

    No caso da Madeira, não há embuste. Aquelas pessoas precisam claramente de ajuda, tal como todos nós não estamos livres de vir a precisar um dia. Em relação à forma como se angariam fundos um pouco por todo o lado, creio que não é o facto de ter um recibo na mão, que me garante que o meu donativo chegou ao seu destino.

    De qualquer das formas, se a Maria Teresa agiu de acordo com a sua consciência, agiu com certeza bem.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Querida Sofia eu sei que isso acontece e infelizmente vai continuar a acontecer.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querido Carapau o caso do recibo tem muita importância, é um processo de se poder controlar os donativos em dinheiro que entram numa instituição. Dá hipóteses de se verificar se ele não foi parar ao bolso de outrém
    (continua a pode existir fraude mas mais restrita)
    O Joe sabe muito... e o "Continente" também...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa;

    É engraçado, quando estava a lê-la, lembrei-me de uma conversa "igualzinha" que o marido teve comigo, na sexta-feira. Foi ao Modelo fazer umas compras e fizeram-lhe a mesma pergunta. Ele disse que não. Chegou a casa "indignado" e expôs a situação como a Maria Teresa fez.
    Eu acho que é um aproveitamento da parte de certos (grandes empresários) para obterem lucros, sem ser necessariamente para ajudar quem precisa.
    Eu não arredondo. Só arredondo se me for explicado o porquê e onde veja que realmente vai ser usado.

    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  13. Ola :)
    É verdade eu concordo plenamente consigo, embora seja da Madeira mas uma coisa não tem nada haver com a outra. As vezes as pessoas ate são estupidas no modo com que nos perguntam as coisas, e depois uma pessoa não sabe se realmente fez o correcto ou não... enfim.

    beijos queridos :)

    ResponderEliminar
  14. Já escrevi um post parecido com este sobre a "Missão Sorriso"...É que pedem sempre aos mesmos!:S E ainda não ouvi falar de uma missão qualquer em que simplesmente eles dão algo, sem pedir aos clientes.*

    ResponderEliminar
  15. Por acaso, se fosse comigo, julgo que ficava surpresa na altura e acabava por dizer que sim... mas ficava a pensar posteriormente se calhar... apesar de concordar em princípio com a campanha e não ter razões para dividar da seriedade da Sonae e que as receitas revertam mesmo para as vítimas, não concordo com a forma. Eu nem preciso do recibo para nada, pois se tratam de quantias irrisórias... mas é a forma como se parte do pressuposto que assim, ninguém terá "coragem" de dizer que não. Na realidade... não é o mesmo que pedir voluntariamente o dinheiro numa conta e as pessoas são de certo modo coagidas a fazê-lo. Depois, sabemos que mesmo se depositado em contas, ou dado a instituições seguras, nem todo lá chega de qualquer forma... por isso não é por aí... conheço outras campanhas de vendas de bonecos em que as pessoas pagam um preço, a pensar que o dinheiro vai para os destinatários, mas afinal, é apenas 15%, ou coisa e tal... mas isso ninguém nos diz! Provavelmente, é o que acontece aqui... digo eu... :) Beijinhos solidários!

    ResponderEliminar
  16. Querida Helga o que está em questão neste meu post é o modo como está a ser feita esta "campanha" via Continente e afins.
    É claro que as PESSOAS afectadas pelo "desastre" (previsto, há provas disso) da Madeira, precisam da solidariedade de todos, infelizmente... veja por favor a resposta que dei à minha filha a Ana Rita, isso não contesto.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Invísivel e o facto de dizer NÃO, não a impede de ser solidária e ajudar quem precisa mas por outras vias, não é verdade?
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Querida Joanne como deve ter pensado eu estou solidária convosco e fiz o que pude para ajudar os MADEIRENSES mas por outras vias.
    Mas campanhas assim não!No fundo é "não me compras nada não ajudas" mas... que é isto?
    Beijinhos embrulhados para si

    ResponderEliminar
  19. Maria Teresa, por favor não me interprete mal. Nunca em hipótese alguma duvidei ou pus em causa o seu carácter solidário. Apenas manifestei a minha indignação pela forma como ás vezes agimos de boa fé e os resultados são desastrosos, no que diz respeito aos fins dos donativos. O recibo é apenas uma forma de nos tranquilizar, mais nada. Peço desculpa, se feri susceptibilidades, não era a minha intenção de forma alguma.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  20. Querida Adek, acredita que quando escrevi este post me lembrei de si e como reconheço que na altura, não percebi a dimensão da sua indignação? Hoje redimo-me disso, tinha toda a razão!
    beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Eva a questão do recibo é secundária, é apenas um travão para os "desvios" que existem (e vão continuar a existir)em muitos donativos em dinheiro, que se fazem a determinadas instituições, que por muito conceituadas que sejam, são dirigidas por humanos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querida Helga por favor, não tem que pedir desculpas e eu não fiquei nada "ferida", ferida porquê? Por ter escrito o que pensava? É exactamente isso que eu quero, que os que me comentam digam aquilo que pensam... Quis que percebesse que o "convite" que me fizeram para ser soldidária me irritou mais do que chocou.
    O facto de estar a colocar este assunto em post, significa que me perturbou...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. tb n dei... pq acho exactamente o mesmo!

    ResponderEliminar
  24. Querida Lia estamos em sintonia.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Eu também diria não!
    Gosto das coisas mais "claras", não é que estas sejam "escuras" mas digamos que estão num tom acinzentado...
    Não tem nada a ver com este contexto, mas, também digo não e não dou nada, quando vou de férias a Portugal e depois de me ver "grega" para arranjar um parque, e ouvir um repetido "destorce" "destorce", saio do carro e vejo já alguem de mão estendida...
    e depois por medo alguem diz:_dá-lhe alguma coisa senão riscam-te o carro!
    Eu não sou de meias palavras e digo em voz alta:_ se tiver algum risco quando aqui chegar encontro-te em qualquer lugar para te "pagar"!entendidos?
    (tenho tido sorte rsrsrs)
    ...
    Bjs dos Alpes...

    ResponderEliminar
  26. Minha querida Maria Teresa,

    Eu considero-me uma pessoa solidária!
    Mas gosto muito de dár assim ao vivo,ás pessoas que realmente precisam,ajudar com o que tenho e com o que posso,não me importo de ficar sem comer para dár a quem necessita.Mas nestes casos assim ,tambem eu não contribuo.Aliás eu não dou dinheiro para estas e outras causas pois infelizmente existe sempre muita gente a aproveitar-se SEMPRE destas desgraças todas que acontecem.
    E na realidade os que mais necessitam nunca vêem nada ou quando vêem é tão tarde que nem isso os ajuda a reerguer.
    No caso da Madeira...fiz o que achei mais justo;fui aos correios e adquiri aquelas cx e enchi com roupas da minha filhota que já não lhe serviam e algumas minhas que me desfiz e enviei gratuitamente para que(convenço-me)possam chegar a quem realmente necessita,aqueles que ficaram sem nada.
    Penso que me entende minha querida,eu apoio voce inteiramente e acho que fez muito bem.

    Bjinho cheio de luar

    ResponderEliminar
  27. Maria Teresa, esta é mais uma das muitas campanhas de solidariedade que a Modelo Continente Hipermercados realiza! Não tem como duvidar o destino dado ao volume de dinheiro apurado por arredondamento! O valor fica registado no talão de cada cliente por cada transação efectuada e é devidamente contabilizado! Eu diria que Alberto João Jardim tem um "porquinho mealheiro" em cada check-out da Modelo Continente Hipermercados!
    Boa Semana!
    Um Abraço
    VS

    ResponderEliminar
  28. Querida Flor essa dos arrumadores é outra coisa na realidade, mas é algo que também me "confunde"...
    Obrigada por ter deixado o seu parecer.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Querida Moonlight ajudou de um modo com o qual concordo, ninguém a interpelou, agiu de acordo como que podia e com a sua consciência.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querido Vítor é respeitável que tenham a contabilidade organizada, nem eu poderia duvidar disso. Mas tenho algumas questões a pôr, a quem entregam a quantia apurada, ofertada não por eles, mas pelos portugueses que são clientes do Continente e afins? Ao AJJ? A uma Comissão legalmente constituída para verificar a aplicação dessas verbas?....
    Embora o meu "problema" não seja exactamente esse. O meu "problema" é o modo de "sacar" esse donativo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. A palavra certa no momento exacto!
    Estou completamente de acordo com o seu NÂO!
    Agir assim não significa deixarmos de ser solidários, pelo contrário, é uma manifestação de que nos preocupamos com o encaminhamento das ajudas que, solidariamente, damos a quem delas necessita.
    Sem querer pôr em causa a intenção de quem as promove, este tipo de campanhas suscita-me sempre reservas. Digamos que lhes sou refractário.
    No caso concreto:
    - se o programa informático que tratar os "arredondamentos" padecer do mesmo mal que o serviço pós-venda da Worten (empresa do grupo), então é mesmo de ficar de pé atrás e dizer NÃO,NÃO e NÃO!
    - mais dia menos dia irá deparar-se-nos "A campanha do Continente a favor da Madeira rendeu...". Publicidade gratuita (paga por nós), servindo-se, despudoradamente,do sofrimento alheio.
    Para a Madeira contribuí com donativos que entreguei à AMI, ONG de que sou "sócio" e em que confio plenamente, sabemos sempre (porque publicamente revelados)o que é recebido e como vai ser utilizado.
    Isto, para além do tal recibo que nos é passado. Entendo o tal recibo como uma atitude transparente e de carácter.
    Estendi o gesto solidário à Cruz Vermelha Portuguesa.
    Quanto a J. Berardo, pois, exactamente...
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Maria Teresa!

    Discordo completamente com a Senhora e com todos que dizem o mesmo!

    Eu também fui no sábado passado ao Continente e arredondei a conta para que esses trocos fossem e vão para reabilitação da Madeira!Aliás vem no próprio talão a quantia que oferecemos!

    Quero ver se um dia acontece (o diabo seja surdo e mudo) um desastre em Lisboa, Porto e arredores e nos toque a todos nós, para poder ver até que ponto as pessoas pensem "melhor" no termo solidariedade!

    Um beijinho solidário,

    Renato

    ResponderEliminar
  33. Acho que há que diferenciar as coisas. Uma coisa é querer ou não ajudar. Outra é o como. Em relação a ajudar, claro que sim. E ajudei. Havia campanhas em bancos, directamente para a Cáritas. Bastava ir ao multibanco.
    O que eu acho que se passa aqui não é o facto de o Continente ou o Modelo estarem muito preocupados com a Madeira. Posso estar redondamente enganada, mas parece-me mais uma manobra de publicidade camuflada.

    ResponderEliminar
  34. Querido Carlos obrigada pelo seu excelente e completo testemunho.
    Seguiu o meu raciocínio e tal como eu não deixou de ser solidário.
    Bem-haja!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Querido Renato ser solidário é uma coisa, o modo como se pratica, ou como querem que se pratique essa solidariedade, é outra...
    O facto de se dizer Não ao Continente, não significa que não se é solidário...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Querida Nirvana também é um ponto a considerar, nisso que diz. Uma forma de ter publicidade gratuita...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Olá Maria Teresa,
    Julgo que vem no talão a quantia que se dá, mas também me parece abusiva esta atitude. É sempre a mania de apelar a sentimentos de solidariedade que todos temos para causas cuja gestão é pouco ou nada transparente! Tenho imensa pena dos Madeirenses, mas também não arredondo...O OE já "arredonda" muito para lá! E o AJJ não disse que não era preciso dramatizar?
    bjs

    ResponderEliminar
  38. Querido Tio se vinha ou não eu não sabia, mas também não tinha feito diferença, o Renato diz que sim no seu comentário e eu acredito. Tal como diz o modo de o fazer é abusivo e foi isso que senti.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Olha Teresa eu acho isso uma grandessíssima falta de respeito. Um dia após ao acontecimento da Madeira, apareceu em letras gordas na televisão e suponho que nos jornal que o Belmiro de Azevedo tinha oferecido 1 milhão de euros para ajudar. Dias depois começa essa campanha no Modelo e Continente e talvez em mais alguma firma que ele possua, não sei. Agora pergunto, quem ofereceu o quê à Madeira? Quem ofereceu o tal milhão? Nós, ou ele? Publicidade já ele fez e gratuita, e agora vai buscar o milhão aos clientes. Pode até ter dado o milhão e dar também o que recebeu dos clientes (que irá ser mais), não digo que não e não tenho provas de que não o tencione fazer, mas a filosofia do pedido, que é quase parecido a extorsão, parece-me errada. Como dizes, há muita gente que não tem coragem de dizer que não. Eu própria já dei uma vez, mas depois pensei melhor e continuo a achar q não é a forma correcta.

    ResponderEliminar
  40. Maria Teresa,
    Tal como a si penso que o que não se aceita é a forma...sim a forma como lhe pediram para ser solidária.. "arredondo a conta??" tipo "és bom ou mau?".
    Sem mais nem porquês!
    Eu não deixo que me tratem assim.. nã... nã

    Abraço

    ResponderEliminar
  41. Maria Teresa, confesso que também duvido um bocado destas acções de solidariedade, e agora que penso nisso acho que fui uma das apanhadas. Porque pensei em ajudar, apesar de nunca me terem pedido ajuda desta forma quando houve "desgraças" noutros locais, achei na altura que a intenção era boa. Sinceramente agora não acho tão boa assim, acho que da próxima vez vou colaborar doutra forma. Gostei desta chamada de atenção. beijinhos.

    ResponderEliminar
  42. Querida Calendas colocaste muito bem o teu ponto de vista.
    Agradeço a tua colaboração e mais uma vez aproveito para dizer a quem nos lê, que isto não tem nada a ver com o ser-se ou não solidária. Aliás tenho quase a certeza que todos os que têm estado a comentar, de um modo ou de outro contribuiram para ajudar os madeirenseses.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  43. Querida Magy cada vez me convenço mais que este processo de angariação de fundos está errado.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  44. Querida Olga, não podemos deixar de ser solidários mas temos que o fazer de um modo o mais seguro possível,por exemplo junto de instituições que prestam contas do que fazem ao dinheiro...e feito de um modo que parta da nossa vontade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  45. Eu ajudo sempre que posso, mas como tu não gosto deste tipo de ajuda, nunca sei se o donativo chega ao destino.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  46. Madura a sua atitude,gostei demais e concordo plenamente.
    beijos amiga.

    ResponderEliminar
  47. Maria Teresa, que o dinheiro chega lá, chega! Disso não tenho dúvidas! Se é bem ou mal utilizado ou se é desviado para outros fins,isso eu já não sei! Minha querida Maria Teresa as suas dúvidas são muitas! Mas, o que aconteceu na Madeira foi muito real e indubitável!... Esperemos nós que 1755 não se repita... que o diabo seja surdo...!

    Bjs
    VS

    ResponderEliminar
  48. Eu gosto de ajudar, mas sempre fui muito céptica nesse tipo de campanhas... desde que vi 2 irmãs (vulgo freiras) que levavam para casa produtos que eram doados para outras situações...
    Pois é muito fácil fazer solidariedade e causar boa impressão com o dinheiro dos outros! Essa campanha teria muito mais sentido se a própria Sonae doasse uma percentagem dos lucros, mas sem andar a cravar ninguém...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  49. Olá Maria Teresa
    naturalmente também não arredondo e pelas razões já aqui descritas. Sou solidária por natureza e não gsoto de me sentir obrigada a nada, além disso com tantas falcatruas que por aí andam participo cada vez menos em acções de solidariedade, incluindo pedidos através da net, a não ser que conheça pessoalmente os envolvidos. E se assim não for costumo contactar as entidades cujo nome é envolvido para saber da veracidade dessas acções. Infelizmente na maioria dos casos são falsas! No fim acaba a pagar o justo pelo pecador!

    Beijinhos
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  50. PS: tenho uns miminhos para si no meu estaminé (distribuidos no domingo)! E claro, uma das flores de ontem era para si, sem dúvida...

    Bjokas!

    ResponderEliminar
  51. Maria Teresa!

    Isso que diz é a sua opinião pessoal, que respeito, mas não concordo!

    Quem sofre na pele com os desastres naturais e não só, pede muita coisa, nomeadamente ajuda!

    E porque é que o Continente faz esta campanha "com outros fins", como é opinião de alguns comentadores e da Maria Teresa, e as outras instituições que aqui foram apontadas são um "exemplo a "seguir"? É estranho???

    Atenção que eu não sou accionista da Sonae e do Continente, pelo que não estou a defender este ou aquele!

    E a solidariedade, muitas das vezes, é aplicada a "torto e a direito" como se dar uns miseros centimos para uma causa nobre, seja um acto de solidariedade! Quanto muito será para alguns que mal têm para comer!

    E por falar em Instituições, ainda há relativamente pouco tempo, uma dessas ONG tinha um armazém cheio de bens alimentares, que deixou longo tempo fechado, acabando os alimentos por se deteriorarem!

    Isto para dizer que dar a Instituições que são supostas serem de ajuda aos necessitados, nem sempre funciona bem! Por isso não podemos criticar o Continente que não é uma empresa vocacionada para a ajuda aos necessitados, mas muito meritória a sua campanha!

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  52. Querida Pérola muito obrigada pelo teu comentário, eu fiz o que a minha consciência me ditou...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  53. Querida Patty muito obrigada por teres deixado a tua opinião.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  54. Querido Vítor acredito que saiba que o dinheiro vai chegar à Madeira mas, tal como o Vítor não sei quem o vai receber e, para ser franca, neste momento nem me preocupo com isso.
    O que eu não entendo é o que é que o terramoto de 1755 tem a ver com o modo como a Sonae está a angariar fundos que é o tema deste meu post.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  55. Querida Anira há campanhas e campanhas, mas isso não nos pode deixar de ser solidários... mas solidários com quem e como quisermos ser.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  56. Querida Maria infelizmente as vigarices pululam no nosso país. A solidariedade tem que ser encarada com serenidade e com confiança mas, infelizmente, a nossa confiança está cada vez mais abalada, isto não quer dizer que se deixe de ser solidária.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  57. Querido Renato não percebo a sua "exaltação" a defender algo que nem sequer foi posto em discussão. O seu conceito de solidariedade é muito diferente do meu, isso é bom! Não somos iguais...Eu não concordo nem discordo de si, o que não concordo é o modo como a Sonae está a angariar fundos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  58. Maria Teresa!

    Mas concorda com os métodos da RTP, TVI e SIC, por exemplo, que são idênticos aos da Sonae?


    Renato

    ResponderEliminar
  59. Querido Renato vai ser uma surpresa para si! Eu não vejo nenhum dos nossos canais e quando digo não vejo, significa que não vejo mesmo nada, nadinha...
    Por isso não sei se concordo ou não com eles, mas é provável que não se fôr tipo via telefone.. .
    Beijinhos embrulhados para si (e já vão três)!

    ResponderEliminar
  60. Já no Natal, quando a Worten lançou idêntica campanha me insurgi contra essa prática que , em minha opinião, apenas visa explorar a credibilidade dos portugueses. É uma vergonha

    ResponderEliminar
  61. Querido Carlos B.O. dessa não sabia eu... aprender até morrer!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  62. Oi ,maria teresa
    Também nao aceito esse tipo de Campanha,existe outros meios mais claros.E infelismente a culpa das nossas desconfianças é por conta dos desvarios que vemos todos os dias nos noticiários.
    Claro que todos querem ajudar, mas nao aos bolsos de espertinhos e quem duvida??
    Fizestes bem, doar só pra fazer bonito, nem pensar! doação tem que ser séria , pra gente que diz a que veio, que explica e nao deixa dúvidas.
    Valeu seu texto, nao sou daí , nem vou ao Coninental rsrs mas aqui quando tem disso , passo a largo .
    beijinhos

    ResponderEliminar
  63. Querida Lis claro que só se deve doar quando se sabe bem como tudo se vai processas e mesmo assim... as dúvidas podem sempre existir...
    beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  64. Não dei, nem dou.
    O Belmiro que dê, em vez de assim arranjar uma forma cínica de publicitar a sua empresa...

    ResponderEliminar
  65. Querido Pinguim tu ao menos és parco e directo...:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  66. é mesmo verdade! eu gosto de contribuir e faço-o sempre que posso mas quando nos perguntam tão de caras "quer arredondar para ajudar as pessoas", é difícil ter coragem de dizer não e não sentir remorsos!

    ResponderEliminar
  67. Olá, eu frequento o Continente ou o Modelo com alguma regularidade, e já contribui, na verdade fica registado no talão, pelo que temos comprovativo, e de qualquer forma, seja para onde quer que se dê, nunca temos a certeza se chega realmente a quem precisa, mas como sou muito positiva, acho que alguma coisa sempre há-de chegar à Madeira, espero eu... Mas claro que só o fiz da primeira vez, agora digo sempre que não, e fico bem comigo própria, é mesmo uma questão de opinião, e nós é que sabemos o que nos apetece fazer, não é?
    Gostei do teu cantinho, bjos doces

    ResponderEliminar