domingo, 31 de janeiro de 2010

(IN)SANIDADE

Ontem regressei, como quase todos sabem, de uma excelente semana passada no sul do nosso país, cheguei calma, cheia de genica, de planos, de necessidade de me movimentar... Esplendorosa como se pode ver pela foto em anexo (tirada no início do Verão de 2008). Tinha umas tarefas, não muito subtilmente, atribuídas pela minha filha, como podem comprovar nos comentários da “Doçura ou Diabrura XVIII”. Aliás quando li tantas recomendações, lembrei-me da minha Amiga Tela, que num dos seus posts, referiu um episódio muito engraçado, no qual descrevia, uma situação mais ou menos assim; depois de ter recomendado ao marido: “faz isto, mais aquilo, não te esqueças de aquele outro…tens que pensar em”… , quando ela atarefada, se preparava para sair porta fora, ele serenamente perguntou-lhe: “mais alguma coisa Madame?”.
A “ideia” está cá, embora as palavras exactas não estejam, estou certa querida Tela?

Cheguei por volta da hora do almoço, depois de ver os meus “queridos” e entregar à piolhita uma encomenda que ela me tinha feito, uns ténis da Kitty, cor-de-rosa a brilharem, “pirosos", "super pirosos", mas que a deixaram com um sorriso de orelha a orelha.Levei a tarde a arrumar roupas e a iniciar a tarefa de organizar a festa de anos do meu J.. Já tenho o protótipo do convite, está para aprovação da “madame”, da minha “patroa”.

Finalmente sentei-me para teclar, e entre as múltiplas coisas que fiz com o teclado, incluí a consulta ao meu correio. Entre os diferentes e-mails, abri um enviado por um querido Amigo, intitulado “Sinfonia em Negro”, aqui ... deu-se uma reviravolta no meu interior, fiquei sonhadora, nostálgica até, com uma vontade louca de dançar, mas não de uma dança solitária, uma dança acompanhada, num local onde outros pares também deslizassem…
Fiquei desperta! Fiquei a sonhar acordada! E como não me costumo deitar sem ter sono, fiquei a pé (sentada no sofá da sala) até quase às 3 horas da manhã. Aproveitei para ouvir música e para ler um pouco mais.
Não sei o que interagiu com o meu subconsciente, o que sei foi que tive pesadelos e deles lembro-me de algumas partes. Sonhei que a parede sobre a minha cama era toda forrada a azulejos brancos, tapados por um pano azul muito claro, e que um dos azulejos estava a soltar-se, preocupada retirei-o, mas encontrei por baixo um saco plástico que continha peças de vestuário de bebé, o meu filho que entretanto apareceu, não faço ideia de onde, disse-me que eram roupas dele e deviam ter sido ali colocadas pelo pai. Escavando mais a parede vi que era um “depósito” de vários objectos, rapidamente passei a estar acompanhada por um psicólogo (também não sei como) que aparecia muito na televisão, não sei se ainda aparece, íamos num comboio, que me disse que por 40 contos me explicava o porquê desses objectos estarem escondidos. Fiquei muito zangada insurgi-me contra (???)… não me lembro de mais nada.

Quando acordei e não há muito tempo, veio-me à memória que faz hoje três anos que fiquei viúva.

Alguém me pode ajudar a interpretar o meu sonho sem ter que pagar 40 contos, até porque já não uso contos, uso euros…

48 comentários:

  1. Vou dizer-te que voltaste outra vez com o ar de Rainha.
    Quanto ao resto...não digo nada, nem me proponho fazer nenhuma interpretação. Afinal tu até sabes melhor do que ninguém fazer a leitura disso tudo.
    Eu gosto mais de levar as coisas a brincar, mas não brinco com certas coisas.
    Aproveita o sol deste domingo, ainda que não estejas já no sul.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Querido Carapau apenas MUITO OBRIGADA!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Teresa;
    Em relação à interpretação do sonho, queria ajuda-la, mas não vejo como... ;)
    ( A foto: DIVIVAL! Adorei!) ;)
    Beijinho grande e bom domingo*

    ResponderEliminar
  4. Querida Invisível estou a ver que tenho que contratar o tal psicólogo...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. A madame aprova os convites, agora falta o resto... :)
    Quanto à interpretação do sonho... quanto é que pagas? Um almoço no Goucha? Então aqui vai: sonhar com a cor azul (pano azul na parede) é sempre bom porque "a mesma indica harmonia, paz, felicidade e grandes realizações amorosas". Quanto ao mano ter aparecido de "modo geral é um sonho que indica mudanças nos seus planos, porém devem ser esperados no sentido de que tudo vai melhorar. Sucesso em concursos e concorrências." Queres mais? Consulta em www.significadodesonhos.com! Deves-me um almoço!
    Quanto à "partida" do pai, se não te importas gostaria de partilhar com os teus seguidores um texto de Stº Agostinho:
    "Se me amas não chores!
    Se conhecesses o mistério imenso do Céu onde agora vivo, este horizonte sem fim, esta luz que tudo reveste e penetra, não chorarias, se me amas!
    Estou absorvido no encanto de Deus, na sua infindável beleza. Permanece em mim o teu amor, uma enorme ternura que nem tu consegues imaginar.
    Vivo numa alegria puríssima. Nas angústias do tempo pensa nesta casa onde um dia estaremos reunidos para além da morte, matando a sede na fonte inesgotável da alegria e do amor infinito.
    Não chores se verdadeiramente me amas."
    Desculpa pai, mas cada vez que leio este pequeno texto (que trouxe do teu funeral e anda na minha carteira) não consigo evitar as lágrimas... Mas amo-te... Verdadeiramente!
    Mãe, desculpa o testamento! Beijinhos sonhadores!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida AMO-TE!
    Almoço no Goucha prometido (como se não fosse sempre eu a pagá-los, ora toma lá, por me fazeres chorar), tenho saudades dele e do Rui, principalmente dos abraços do Rui, tão genuínos, tão calorosos...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. A hipótese mais provável, é que alguém andará a desenterrar roupa (suja ?) do seu filho... é assim que funciona o nosso inconsciente ...é a ideia que ainda estão coisas por desenterrar do passado... claro que esta é uma mera hipótese...:) Uma vez que já não exerço, se quiser, posso recomendar um colega mais baratinho... rrrsssss
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querida Eva, é uma hipótese quase certa... vou nessa. Obrigada, quem sabe se não vou precisar e muito brevemente!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Maria Teresa, acho que não deve levar o sonho muito a serio...
    Deve ser o seu subconsciente, a querer pregar-lhe
    alguma partida, habituou-se ao sol, ás férias, e agora queria mais,e quer obriga-la a pensar em arranjar maneira de mais uma semana de "fuga".
    Quanto ao preço do especialista ser em "contos",
    ele deve ter lido já por certo o seu blog, e conta com "contos" que a Maria Teresa tão bem nos conta! Encanta-nos com seus "contos".
    ...
    Bonita a imagem que a foto nos mostra! Parabéns!
    ...
    Bjs dos Alpes...

    ResponderEliminar
  10. Querida Flor, é mesmo uma flor delicada no modo como me aconselha...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Não sou expert em sonhos... mas digo-lhe que esta linda!

    ResponderEliminar
  12. Querida S* qualquer dia estou mais narcisista que Narciso...obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Bem-vinda, Alteza, às terras da plebe!
    Essa do sonho levou-me a uma grande viagem. Fui a Avalon procurar o grão-druida, o mago Merlin, a ver se ele me dava uma explicação. Encostado ao carvalho, assim ficou, quedo e mudo!
    Regressei no meu corcel, alasão de muitos caminhares. Cruzei-me com uma égua céltica, branca e alada que, sabendo, sabe-e lá como, da minha inquietação, me disse para não me meter em sonhos alheios, pois os sonhos são habitados por prestidigitadores que nos confundem.
    Cá para mim, Cavaleiro de Vossa Majestade, desprovido de outra mercê, que não essa, é meu dever confessar-lhe a impotência para desvendar tal sonhar.
    Se triste de tal inabilidade fico, satisfeito me reafirmo por vê-la de volta.
    Abraço
    --
    PS - Narcisita!? Até dizer chega!
    :))

    ResponderEliminar
  14. Minha querida,
    Vim deixar-lhe um beijinho e um abraço caloroso.
    Só porque sim.

    ResponderEliminar
  15. Querido Sir Carlos como gostava de ter a sensibilidade e a facilidade com que salta nas "brumas" das memórias de histórias de sonhos, do nosso imaginário, que alimentam a nossa mente e aquecem o nosso coração
    Tentou buscar a solução e isso já me encanta, desvenda o seu zelo e empenho no cumprir do dever para o qual foi armado (salvo seja).
    Não fique triste porque não foi inábil, fez-me rir...
    Beijinhos embrulhados para si!

    PS- Vou fazer um inquérito sobre o facto de me acharem ou não narcisista, entretanto aproveito para contar a história de Narciso.

    ResponderEliminar
  16. Querida Arisca só esse "porque sim" me dá uma sensação enorme de bem estar, de saber que há GENTE, do outro lado deste écran, por vezes, demasiado opaco.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Bolas, que até eu chorei....

    Beijinhos para as duas,


    Sofia Jorge

    ResponderEliminar
  18. Querida Sofia aqui,por vezes, eu e a Ana deixamos escapar as nossas emoções...
    Beijinhos embrulhados para si e para os "pintaínhos"!

    ResponderEliminar
  19. Querida Maria Teresa,

    Será que é preciso mesmo arranjar interpretação para tudo ? ...porque não deixar o sonho no reino dos "sonhos"...e tudo não passará de meras coincidências...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Querido Céptico esse é o caminho mais fácil e é o que geralmente costumo seguir ...Mas quando os procuro compreender há sempre algo que os motiva...Em problemas que estão a decorrer na minha vida grande parte deste sonho encaixa de uma forma simbólica.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida, Maria teresa!

    Vemos a bela fotografia e depois narra-nos um sonho um pouco a rondar o pesadelo! Eu esqueço com facilidade os pesadelos e a Teresa, penso, que deve fazer o mesmo!

    Agora, aquela do seu querido amigo ter-lhe enviado um e-mail "sinfonia em negro" certamente que o fez com todo o carinho, digo eu!

    Um beijo,

    Renato

    ResponderEliminar
  22. Querido Renato eu também os esqueço mas este ficou-me na mente, talvez por ter-me deitado muito tarde.
    É claro que o meu querido amigo me enviou a "Sinfonia em Negro" com todo o carinho, não tenho dúvida alguma. Penso até que foi muito bom ter-ma enviado fez-me sonhar acordada...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Li três vezes o sonho, mas não me ocorre nenhuma ideia brilhante. Interpretar sonhos não é o meu forte. Talvez o dia que é, uma data que não esquecerá tenha a sua importância também.~

    Podia ter deixado o azulejo como estava, não podia? Só estava solto. Mas ficar na dúvida, não ir ao fundo das questões, não é da sua natureza. Daí retirar o azulejo. As coisas guardadas, poderão representar recordações que ficam para sempre guardadas na memória, embora por vezes procuremos não pensar nelas. Recordações como o nascimento de um filho, esse momento partilhado a dois.

    Vou continuar a dedicar-me à minha profissão!;)

    Deixo um beijinho grande para si :)

    ResponderEliminar
  24. Querida Teresa!

    O melhor mesmo é fazer um delete completo a esse sonho!

    Bom mesmo, é como diz "sonhar acordada" porque sonhamos aquilo que queremos ...e isto porque é o sonho que comanda a vida!

    Sweet Dreams!

    um beijinho "sonhador"

    ResponderEliminar
  25. Oi, Maria Tereza!
    Vim aqui e saí super encantada com a esta página!
    Muito obrigada pelo carinho deixado lá na Oficina das Idéias, do meu amigo Victor.
    Quando puder, passe lá no acantora.blogspot.com, e se concordar, logo que me for possível terei o imenso prazer em adicionar esta sua página maravilhosa.

    Beijos com carinho e gratidão.

    Amor e luz sempre


    Gwen

    Namastê!

    ResponderEliminar
  26. O sonho não sei...mas a foto está de sonhar...

    ResponderEliminar
  27. Eu não sei interpretar sonhos mas sei que há uns livros muito bons que nos podem auxiliar nessa tarefa...

    ResponderEliminar
  28. Olá Maria!
    Devo dizer que esse psicólogo é uma bocado careiro...mas se calhar é porque é famoso...:)!
    Ah adorei a foto, estás toda bonita e elegante:)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  29. Decididamente não entendo nada de sonhos... Por isso não arrisco.

    PS: Gostei da foto! E as miúdas adoram mesmo a Hello Kitty... quanto mais rosa, melhor!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  30. Querida Nirvana tentou interpretar o meu sonho e parece ter jeito, deu umas "dicas" que podem estar correctas...
    Obrigada por ter "colaborado".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Querida Canhota sonhar acordada... é tão bom, dá-nos esperança e alimenta a alegria de viver.
    Abaixo os pesadelos!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  32. Querida Gwendolyn obrigada pela visita.
    O Vicktor é um homem encantador e muito sensível, "conheço-o" há muito pouco tempo, mas parece-me que o conheço desde sempre, ele é "transparente" o que raramente acontece na blogosfera.
    Volte sempre!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. Querida Lia, o sonho foi um pesadelo, acordei cansada ...
    Obrigada por "alimentar" o meu ego
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Querida Chapéu e na Internet também há programas.
    Eu quando penso nos meus sonhos, muitas vezes quando acordo registo-os, eles têm sempre qualquer coisa ligada com acontecimentos reais mas vistos de uma forma simbólica e até metafórica.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Querido JP safa! Careiro é alcunha!
    Muito obrigada pelo galanteio, vinda de um jovem como tu é bom sinal, estás a treinar-te para tornares uma jovem mais feliz (as mocinhas de agora, podem não parecer mas gostam de ouvir galanteios)
    Bom estudo!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  36. Querida Anira quanto mais rosa e mais brilhante...E logo a Kitty que existe há tanto tempo!...Mas algum publicitário soube fazê-la renascer e ela tornou-se uma "galinha de ovos de ouro"
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  37. cheia de charme na imagem
    seria o sonho a válvula de escape dos sentimentos?
    um beijo doce

    ResponderEliminar
  38. Querida Uminuto o meu sonho foi um pesadelo... acordei diferente do habitual, cansada e triste.
    A pergunta que vos fiz foi de retórica, deu frutos todos pensaram um poucochinho nos seus "sonhos", principalmente nos que se têm acordados...Os meus sonhos são normalmente isso mesmo, uma válvula de escape (há sempre analogias, embora deturpadas das coisas boas e das más que a vida nos dá)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Ora aqui estou eu para receber os meus beijinhos embrulhados;) Devagar devagarinho vou ficando deliciado e tentar perceber como é possivel alguém chegar de férias (retemperadoras) e "levar" logo com um pesadelo de um sonho, que nem 200 eur(??) chegarão para uma possivel tradução.
    Vou procurar, algures nas prateleiras do meu escritório, um livro que talvez (eu disse talvez) explique, ou melhor, traduza esse "pesadelo".

    No entanto, quero avisar desde já, que nem sempre resulta...pois também eu tenho sonhos "marados" que me colocam a andar de bicicleta num deserto :):):)

    Enfim...Boa semana!

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  40. Primeiramente parabéns pelo blog, é de ótima qualidade! E por este motivo venho fazer o seguinte convite:

    O Blog “Palavras que falam por mim” foi criado para você que adora exprimir seus sentimentos em palavras, sejam elas suas ou não. E que, além disso, adora compartilhar-las. Então, quer expressar seus sentimentos, gostos, opiniões (e etc) e através deles divulgar seu blog?
    Para participar basta enviar as “Palavras Que Falam” por você (e até mesmo a imagem que deseja ser postada. É opcional.) juntamente com o link do teu blog para: palavrasquefalampormim@gmail.com, e estarei publicando e divulgando teu blog.

    Já tive outros blogs nos quais deixei durante muito tempo as palavras falarem por mim, mas agora gostaria de ter o prazer de lê-los e com isso fazer com que mais e mais pessoas os leiam.

    No dia 1º de Março estarei colocando em votação os Blogs que mais participarem. O ganhador terá um Menu no blog durante 30 dias para divulgação do mesmo.
    Vale resaltar que os blogs já estarão sendo divulgados durante as postagens.

    Sugestões serão bem vindas.

    Aguardo suas palavras!

    Forte abraço!

    Ҝค ღ

    ResponderEliminar
  41. Maria Teresa
    Entrei assim na tua casa, sem pedir licença porque estes "beijos embrulhados" me perseguem por todo o lado. Eu explico: quando visito amigos comuns e faço o meu comentário dou de caras sempre com aquela boca escarlate. É impensável não ligar ( não, não mudei de club...) Espreitei alguns dos teus comentários e achei que tinhas aquele humor que eu tanto aprecio e pratico. Vai daí, dei um pulinho ao (in)sanidades e descobri que éramos as duas jovens (porque não?) já sem os nossos companheiros mas folgazonas e amantes da vida...
    Charmosa no Verão do Algarve e á procura de um vidente de sonhos baratinho...
    Tenho um livro "Grande Dicionário do Significado de Sonhos" que utilizei ainda há pouco para explicar a um amigo virtual a significação de um sonho que ele teve...
    Se a moda pegar, talvez a Palhota faça mais sucesso se eu colocar lá um letreiro "Aqui, advinha-se tudo"... Preço a combinar!!!
    Beijocas e fica bem, fresca , repousada.
    Graça (Zambeziana)

    ResponderEliminar
  42. Querido Aflores e vai levá-los, daqui não sai ninguém sem eles mesmo que me tratem "mal" (o que não é o caso).
    Se encontrar uma tradução do meu pesadelo espero que ma transmita, mas ´não conte com os 40 contos, sonhei em contos.
    Andar de bicicleta no deserto ainda não me aconteceu...:):):)Pode ser que sonhe hoje...
    Tenho um sonho recorrente (parece-me que nunca o contei a ninguém) sonho que não acabei o curso e que tenho que devolver ao estado tudo o que ganhei no meu mister de professora...
    E esta hein! Já não chegam os impostos que pago...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  43. Querida Palavras sinto-me honrada com as suas palavras e o seu convite.
    Vou certamente aceitá-lo mas tenho que saber primeiro como fazer exactamente.
    Muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  44. Querida Graça benvinda!
    A boca que identifica o meu blogue,não é a minha , se já viste "porções" de mim, até podia ser, é parecida ( lá estou eu a cair para o narcisismo), já quis mudar e pôr a real mas a minha filha "impediu-me" (tinha que me ajudar).
    Negócio é negócio, e nos tempos que correm talvez a ideia não seja totalmente descabida!:):):)
    Hoje estou fresquíssima...Se não levarmos a vida a brincar um pouco, somos "cinzentonas"! Coisa horroroooooooooooosa!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  45. Querida Maria Teresa

    A tua imagem que já conheço de outros caminhos da Internet é de uma beleza cativante. Muitos parabéns.

    Quanto ao sonho... acho que foste percorrendo camadas do teu consciente adormecido e mesmo do subconsciente onde as memórias e as preocupações vão ficando guardadas...

    Mas é interessante esse sonho em tonalidades cor de mar...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  46. Por muito respeito que tenha por quem siga quase religiosamente a interpretação dos sonhos, nessa questão, sou muito pragmático: sonhos são sonhos, e por muito que os tentemos perceber eles são sempre de alguma forma inexplicáveis.
    Neles misturamos pessoas que conhecemos com outras que nunca vimos, pomos em contacto gente que nunca se poderiam ter conhecido, acontecem-nos as coisa mais absurdas que é possível, eu sei lá...
    Eu sonho muito; e como acordo variadas vezes durante a noite, geralmente tenho mais que um sonho por noite. Pois só me recordo dos sonhos no imediato, após acordar, depois esqueço totalmente e mesmo que tente não os consigo recordar.
    Daí, a pouca importância que lhes dou...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  47. Querido Vicktor aceito que possa ser isso, parte do consciente que se mistura com o inconsciente com memórias que tenho guardadas... na verdade há memórias que lá se podem encontrar, um dia ainda publico o modo como o interpreto, quando me "conhecerem" melhor...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  48. Querido Pinguim tal como já respondi a uma comentadora, a minha questão sobre a interpretação do meu sonho foi um exercício de retórica. Não sou de ligar muito a isso, no entanto, já tenho anotado quando acordo, alguns sonhos e não tenho dúvidas que eles têm sempre alguma relação, por vezes até bem nítida, com acontercimentos ou preocupações reais...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar