No entanto esse campo para se manter bonito tem que ser cuidado, muito cuidado, porque entre os seus caules nascem ervas daninhas e outras plantas portadoras de espinhos. Cuidadosamente eu vou-as retirando, algumas tornam-se úteis, alimentam e tornam mais fortes os meus girassóis.
Com o nascimento deste meu blogue, pé ante pé, tal como o João Pestana, surgiram os ladrões de girassóis. Difíceis de apanhar os malandros, actuam na calada da noite, quando eu amorosa e languidamente me aconchego nos braços de Morfeu.
Não entendo porque são tão atraídos pelas minhas flores, não precisam de as roubar, de as espezinhar, de as desfolhar, peçam-mas que eu ofereço-as mas com a condição de continuarem a ser bem cuidadas.
As plantas daninhas e as portadoras de espinhos nem sempre são fáceis de retirar e há alturas do ano em que elas proliferam e proliferaram a uma velocidade tal que eu só as consigo vencer com a ajuda dos que me rodeiam.
Tal fenómeno acontece com demasiada incidência no mês de Dezembro. Eu luto mas elas estão cá e alteram o “meu estar” na vida, alteram o meu sorriso e a minha boa disposição… Neste mês, ao longo de diferentes anos, Tânatos visitou três amigos no Dia da Consoada e no dia 28 um filho por nascer, noutro dia 28 de um outro ano, Vulcano quis conhecer-me, e visitou a minha casa … só Asclépio foi benevolente ajudou-me, amparou-me, guiou-me e não permitiu que Tânatos ousasse tocar-me.
Dezembro é o mês em que gostaria de fugir, passar o Natal numa casa solarenga de turismo rural, sem ninguém conhecido, acolhida no seio de uma família com calor humano, alimentar o espírito com histórias não ouvidas, observar pessoas unidas pelo espírito natalício e ser uma delas, ainda que tudo isto tivesse uma certa encenação por parte dos anfitriões, brincaria ao fazer de conta. A felicidade aqui não teria cabimento, ou teria? Só experimentando! Porque não o faço? Porque tenho uma família que amo e que me ama, porque tenho um círculo de amizades que me abre os braços para me receber. Se eu “desaparecesse” nesta época a minha filha (principalmente ela) “morreria” de desgosto …e eu, possivelmente, também me arrependeria! Talvez a solução seja levar a família mais chegada comigo…
Sinto que sou tonta em reviver tudo isto durante grande parte do mês de Dezembro, mas vem-me ao consciente, por muito que não queira. Talvez seja o equilibrar dos pratos da balança que é a vida, pois a quadra natalícia foi uma das épocas que mais alegria me dava num passado que ficou bastante para trás.
Por isso confesso: a vossa presença neste meu espaço, principalmente durante esta quadra, foi um bálsamo para a minha alma, minimizou e muito, toda a dor causada pelo ferimento destes espinhos.Ri-me convosco, distraí-me a ler os vossos blogues e os vossos comentários. Por mim e para vós, relembrei com prazer cenas caricatas da minha vida e voltei a rir-me perdidamente enquanto as escrevia. Não sabem quanto vos estou grata!
AMO-VOS!
PS: Aos que danificam ou querem danificar as minhas flores, apareçam! Não sejam cobardes, mostrem a cara, eu ofereço-as e até posso indicar-vos o caminho para chegarem até elas, sem necessidade de se ferirem, de me ferir e de as danificar… A maldade, o embuste e a maledicência, não são gratuitas, mais tarde ou mais cedo chega a conta para ser cobrada.
Feliz Ano Novo minha querida Maria Teresa!!
ResponderEliminarQue nasçam mais girassóis para renovar os destruídos!!!
Com muito carinho e ternura
Admiro cada palavra sua
Abraço
Sairaf
Querida Sairaf tenho esperança que sim , mas ao menos que não se danifiquem os que ainda estão viçosos.
ResponderEliminarMuito obrigada pelas suas palavras tão carinhosas, são miminhos preciosos.
Um beijinho embrulhado para si!
Esta mulher é tramada! (tramada quer dizer com boa urdidura, resistente e por aí fora).Para ela não há feriados, nem dias de Ano Novo, nem descanso. Hoje, ainda toda a gente dormia, já aqui andava a semear um campo de girassóis e já andava de caçadeira em punho a rondá-lo, pronta a disparar contra os ladrões (percebi bem?).
ResponderEliminarPelo sim pelo não, levantei bem alto um pano branco ao chegar aqui, não fosse levar uma chumbada. Mas o campo está lindo, os girassois bem tratados, o Van Gogh se por aqui passasse tinha-os pintado. Arriscava-se a levar um tiro, é certo, mas como também era meio amalucado, acabariam por se entender.
E eu, se não quiser ficar aqui o resto da tarde (o sítio é acolhedor, o campo bonito e a estalajadeira simpática-espingardas à parte) vou ter de acabar este comentário, se é que lhe posso chamar assim.
Hoje é o 1º dia do ano, a despedida vai de beijoca.
(Fiquei em pulgas para ver quando chega o 7º) :-)
um bom ano para ti!
ResponderEliminarQuerida Maria Teresa, também adoro Girassóis! E quando pensar "fugir" no Natal para uma casa de TR, avise-me, que serei sua vizinha :-)
ResponderEliminarMiminho lá na "salada-russa", nem de propósito: são Tulipas, espero que aprecie... são de coração! UM GRANDE BEIJO DESEMBRULHADO
Oh!!!!
ResponderEliminarComo eu gostei deste post!
Há certas coisas, por muito pessoais que sejam, que necessitam ser transmitidas.
Sabes que é muito bonito o teu campo de girassóis?
E que é um gosto passear por ele?
Beijinhos.
Bom ano novo! :D
ResponderEliminarObrigada!
Minha querida,
ResponderEliminarUma vez mais, sinto a ternura que a Maria Teresa coloca naquilo que escreve! É tão bom lê-la!!
Às vezes quero comentar, mas não sei o que dizer. Hoje é um desses dias. Porque há momentos em que as palavras dizem tão pouco... Hoje deixo-lhe um abraço. Um abraço com muito carinho.
Só porque sim.
Que 2010 seja um ano esplêncido para si :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Olá, Querida Maria Teresa!
ResponderEliminarNão sabia que tinha um campo de girassóis e que a pessoa que cuidava do mesmo, era a Maria Teresa!
Pois eu também adoro dirassóis, talvez pela busca "incessante" pelo Rei Sol! Se pudesse andava sempre a correr atrás do Sol, porque me fornece muita vitamina K!
Aproveito para lembrar aos ladrões de girassóis, que batam à porta da Maria Teresa para presenciarem uma linda flôr!
Um bom ano e qualquer dia irei apreciar os girassóis!
Um beijo,
Renato
Querido Carapau comecei bem o 1ºdia do ano, fiquei todo o dia "num doce fazer nada". Ri-me imenso com o teu comentário e comecei a ficar preocupada com o 7º pecado, o que vale é que faltam ainda dois pelo meio... mas que grande imbróglio em que me meti!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Querida Olhos Dourados para ti também!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados!
Querida Tela os meus girassóis são lindos, pena é que os cobicem...e quem o faz, tem toda a hipótese de também os cultivar, basta saber apreciar a vida. Aceito o miminho, claro que sim, sei que é dado com ternura e amizade.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Faço minhas as palavras do pinguim, gosto imenso de passear neste campo de girassóis(já tenho acentos de volta!!!!!!!! ) e apanhar estes mimos então... maria teresa, que posso eu acrescentar? Ainda bem que tropeçei neste blogue que tanto prazer me dá.E pronto, o mês de dezembro já passou, pronto!! Agora é só deixar entrar o sol :) Mas não pense que fica deste modo ilibada de continuar com os posts dos pecados, rrrssssss beijinhos
ResponderEliminarQuerido Pinguim a tua sensibilidade é de admirar.
ResponderEliminarObrigada pelas tuas lindas palavras que sei serem sinceras.
Beijinhos embrulhados para ti!
Querida PR¨não tem que agradecer.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida Arisca muito obrigada pelas palavras com que me presenteia, são elas e a de outros comentadores, que me incentivam a continuar com o blogue.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida D* falta pouco para atingir a maioridade, que grande dia vai ser...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querido Renato conseguiu baralhar-me! Acredita mesmo que eu tenho um campo de girassóis? E a vitamina a que se quer referir não será a D?
ResponderEliminarTodos vós são girassóis no meu campo! Por isso não precisa de o visitar, faz parte dele.
Beijinhos embrulhados para si!
Querida Eva muito obrigada! E não é que hoje me sinto renovada? Isto é psíquico, estou psicótica, preciso de um psiquiatra...
ResponderEliminarO seu computador deixou de preguiçar,ainda bem, provavelmente ameaçou-o com qualquer sanção.
Os pecados não estão esquecidos, aliás confesso-lhe que dois já estão escritos, com o frio e a chuva, faço como o caracol meto-me na casca, fico com mais tempo para estar ao computador. A luxúria é que me está a preocupar(??!!):):):)
Beijinhos embrulhados para si!
Teresa... com que então girassóis... como a minha mãe! :)
ResponderEliminarBem sei que esta época pode ser complicada, mas acredite que se não tivesse um jardim tão luminoso NINGUÉM iria aparecer para o "roubar"!
Já tenho um blog há quase quatro anos e garanto-lhe que aparecem pessoas muitos más, MAS também conhecemos pessoas EXTRAORDINÁRIAS, como a Teresa e tantas outras que já conheço!
Beijinhos meus... tão carinhosos como se dados por uma filha!
Gosto muito de girassois, tal como eles também apetecia me ir atrás do sol -:P
ResponderEliminarUm bom ano*
Querida Lebasiana obrigada pelas suas palavras tão aconchegantes, tão agradáveis,...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida C*inderela, nem sempre querer é poder, mas neste caso é. Sei que consegue "construir" a sua vida à volta de "coisas" boas, pondo as más de lado.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Hoje estás naqueles dias... Já estamos em Janeiro por isso bola para a frente que atrás vem gente! E deixa-me que te diga: o teu campo tem muito mais girassóis do que ervas daninhas! De vez enquando lá aparece uma mas sempre soubeste, e muito bem, arrancá-las pela raiz. Beijinhos (P.S: estás a precisar de ir aos saldo! Eh, eh, eh!).
ResponderEliminarolá, eu também adoro girassóis, são lindos, não são?! :)
ResponderEliminarum blogue, às vezes consegue trazer-nos muitas coisas boas, e ainda bem!
um bom ano para ti, com tudo de bom!!! (posso tratar-te por tu?)
kiss
Querida Ana Rita parece que não me viste hoje, já não estou naquele "mês", por isso já chutei a bola.
ResponderEliminarVamos aos saldos mas quem paga?
Beijinho embrulhado para ti!
Querida Pinkk se são bonitos! Este blogue tem-me permitido fazer escrever mais do que era costume e isso para mim é uma catarse.
ResponderEliminarClaro que me podes tratar por tu, eu passo a vida a dizer que o vou fazer mas depois, o hábito surge e eu esqueço-me.
Beijinhos embrulhados para ti e um desembrulhado para o pimpolho!
Querida Maria Teresa!
ResponderEliminarEu também gosto, de vez em quando, "embrulhar" alguma coisa, nem que seja "dar a volta ao texto"! Ou só a Maria teresa é que tem direito aos embrulhos (beijinhos)?
Continuação de boas crónicas, para nos rirmos um pouco, ok!
Beijo,
Renato
Querido Renato claro que não, tem todo o direito de embrulhar ou desembrulhar o que quiser. Não o conheço ainda, logo fico sem saber até que ponto há ironia ou não...
ResponderEliminarA pouco e pouco vou aprendendo. Continuemos então a rir... para além de fazer bem à alma, evita as rugas.
Beijinhos embrulhados para si!
Um ramo de girassóis assim bonito não pode ser destruído com facilidade. :)
ResponderEliminarQuerida S* às vezes as tentativas de destruição são poderosas mas eu sou muito teimosa...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
O girassol é a minha flor preferida :).
ResponderEliminarNão ando por aqui há muito tempo, mas tenho-me deliciado neste campo.
Em relação às ervas daninhas, estou em crer que, quando em minoria, elas se danificam mais a elas do que às outras. Duvido que consigam danificar este campo de girassóis. Tenhoa certeza que este girassol terá a capacidade de continuar a procurar o sol, em vez de olhar para baixo.
As lembranças, eu acho que nos acompanham para onde quer que vamos. A serem más, que estejamos rodeados daqueles que as tornam suportáveis e trazem o sol para as nossas vidas.
Um beijinho
Querida Nirvana, este campo tem tido visitantes fantásticos, pessoas excepcionais e divertidas que tudo fazem para levarem a vida a sorrir.
ResponderEliminarAs suas palavras revelam alguém que está bem consigo própria e que está bem com quem a rodeia, é tão bom encontrar pessoas assim, saber que existem pessoas assim.
Obrigada pelas suas palavras...
Beijinhos embrulhados para si!
Querida Maria Teresa
ResponderEliminarJá estamos em Janeiro de 2010... vamos sempre caminhando no tempo "sem medo"... é bom fazê-lo na companhia de quem bem nos quer...
A caminho da Primavera, com o Verão logo ali... a energia poderosa que emana dos girassóis te irá acompanhar e a todos nós.
Grato pelo 2009!!! Viva o ano de 2010!!
Beijinhos.
Querido Vicktor que continuemos esse caminho, também o desejo.
ResponderEliminarObrigada pela tua companhia! E cá vamos todos viver 2010 "lutando" pela harmonia entre as "gentes"...
Beijinhos embrulhados para ti!
Querida Maria Teresa;
ResponderEliminarDesejo-lhe um excelente ano em todos os aspectos possíveis e imaginários! :=)
Beijinho* e abraço (muitoooo) apertado!
Querida Invisível vou certamente ter um Ano Super Agradável com tantas pessoas e tão gentis a torcerem pelo meu bem estar.
ResponderEliminarPara si já sabe: em frente, a felicidade está logo ali! Não a está a ver? Claro que sim!
Beijinhos embrulhados para si!
Olá
ResponderEliminarGostei muito das coisas que escreves, são deliciosas...
Feliz Ano Novo
Beijinho
Lua Reis
Querida Lua muito obrigada pelas tuas gentis palavras.
ResponderEliminarUm Excelente Ano de 2010 para ti!
Beijnihos embrulhados
Olá Teresa!
ResponderEliminarAntes de mais votos de um excelente Ano 2010, que este traga tudo o que desejar.
Fico muitissimo contente por ter um campo de girassóis, pois são lindos !!! e agradeço-lhe este post não só pela forma como o escreve (como já nos habitou) mas também pelo facto de me fazer lembrar quando era pequena, adorava correr por entre os campos de girassóis que existiam ao pé da casa dos meus avós, velhos tempos! que saudades!
Ervas daninhas.....bah nada com elas....fora....pois os amigos aqui estão para as fazer desaparecer!
Eu como nasci no mês de Dezembro tenho um sentimento muito especial pelo mesmo, e em especial pelo Inverno especialmente dos dias com muito frio mas com muito, muito sol dado atingirem uma luminosidade especial, de encanto que nos faz sorrir e querermos talvez ser um pouco como os girrasóis que é terem a particulariedade única de girarem em busca do sol e assim afastarem-se um pouco da "sombra" o que lhes dá aquela cor maravilhosa e aquele "sorriso" fantástico!
Coincidência ou não mas um dos meus pintores preferidos é van Gogh (apesar de não entender nada de pintura)e claro não podieria deixar de dizer que um dos muitos quadros preferidos é o dos Girassóis, que felizmente já tive o pervilégio de o ver ao vivo!
Um beijinho da cor dos girassóis!
Querida Canhota estou no mesmo barco, também não "percebo" nada de pintura mas "sinto", há quadros que me atraem e outros não, não os consigo "interpretar", acontece o mesmo com a poesia.
ResponderEliminarQuanto aos girassóis eu tenho um quadro a óleo, na minha casa de Lisboa, a represntá-los, pintado por Domingos Saraiva. Aqui no meu Refúgio tenho outro, mas esse é uma composição em tela louca, por découpage e areado feito e ofertado pela Ana Rita.
Identifico-me verdadeiramente com eles.
Sei que posso contar convosco, pois todos vós estão aqui porque querem e isso é muito importante para mim. Obrigada pela sua presença.
Beijinhos em brulhados para si!
O prazer é todo meu! :-)
ResponderEliminarQuerida Chapéu muito obrigada!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!