segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UIOFOBIA

Cronos devorando um dos seus filhos Goya (1746-1828)
O pintor realçou a natureza não civilizada do Titã, que se regala com a sua refeição canabalística contra o fundo negro do Caos


Num dos vários blogues onde meto o meu nariz de traça grega, como diz alguém que me conhece, encontrei esta palavra UIOFOBIA e mais, o seu significado : “medo desproporcional e persistente dos próprios filhos”. Imediatamente o meu pensamento voou até junto do Titã Cronos.
Cronos nasceu da ligação amorosa entre Geia e Urano, era ardiloso e mau, desprezava tanto o próprio pai que o destronou. Da sua união com a irmã Reia nasceram vários filhos os quais Cronos temia, sua mãe tinha-o avisado, qualquer coisa como “quem com ferro mata, com ferro morre”, dizendo-lhe que um dia um dos filhos far-lhe-ia o mesmo que ele tinha feito ao pai.
Aterrorizado com tal ideia, decidiu pura e simplesmente, comê-los à nascença. Mãe que é mãe não aceita uma situação destas, assim Reia com a ajuda dos sogros/pais engendrou um plano. Quando chegou a hora do parto do seu sexto filho, atravessou o mar e dirigiu-se à ilha de Creta, velozmente como uma égua à solta numa pradaria e de noite, foi até uma caverna em Licto onde deu à luz Zeus, deixou-a aos cuidados de Geia ( a deusa duplamente avó) e de algumas ninfas. Para que o marido não desconfiasse, Reia apressou-se a voltar para junto dele e presenteou-o com uma pedra embrulhada em panos, de imediato Cronos engoliu-a. Mais tarde, bastante mais tarde, uma das mulheres de Zeus, colocou um emético no vinho de Cronos e este vomitou-a. Dizem os historiadores que ainda hoje a podemos ver depositada em Delfos.
Zeus à semelhança dos humanos cresceu , tornando-se um jovem forte e belo, e pela boca das ninfas tomou conhecimento da crueldade do pai.
Zeus não foi melhor que ele mas isso já é outra história…

Dizemos que os humanos são cruéis e que não sabem viver em irmandade, e estes deuses, o que são, ou melhor, o que eram?

19 comentários:

  1. Os deuses eram uns "ganda" malucos! Beijinhos canibais!

    ResponderEliminar
  2. Querida Ana Rita, eles até talvez nem fossem muito culpados, quem os inventou foram os homens (seriam?).
    Nunca mais me dás um beijo, livra!

    ResponderEliminar
  3. Para responder à sua pergunta, pura e simplesmente... representações dos homens... uns e outros iguais entre si. Não é muito encorajador em relação ao futuro da humanidade, pois não? Beijinhos(nada tem a temer, pois como não sou da família não represento perigo canibal imediato :))

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de relembrar esta história. Por acaso lembro-me perfeitamente da mensagem com que fiquei dos Deuses gregos e romanos das aulas de História: eram estranhos, tinham hábitos manhosos e capazes de uma crueldade que me fez impressão! Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Querida Eva, eu sei que são, mas deixo em aberto para quem queira acreditar que não...
    O que é terrífico é os homens de há milhares de anos terem criado histórias com tanta crueldade.
    QUERO acreditar que há-de chegar um dia em que os homens serão "humanos"...
    Beijinhos embrulhados para si! ( até estou arrepiada por ter uma canibal tão próxima de mim, ao que chega uma mãe:):):))

    ResponderEliminar
  6. Querida Adek, sempre presente, é mesmo impressionante a crueldade, mas simultaneamente fascinante, caso contrário, grandes homens das Artes, como Goya, não utilizavam a Mitologia nas suas obras.
    Aqui vai mais um beijinho embrulhado para si!

    ResponderEliminar
  7. Reino da Petulância, és o Rei ou o Deus de lá?
    Alguma coisa és certamente, caso contrário ele não existia, de onde se conclui que és petulante. Sendo assim eu não posso ser a tua Deusa...Torna-te um pouco mais humilde e sensato que depois logo se vê...

    ResponderEliminar
  8. Tem um miminho no meu blogue...espreite!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Não sei se o meu comentário passou ou não.
    Espero que sim.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  10. Vejo que não passou.
    Cá vai ele.
    Cara Maria Teresa, muito obrigado pela amável visita.
    Desta vez não vou comentar esta postagem, não me sinto à altura de o fazer.
    Beijinho
    G.J.

    ResponderEliminar
  11. Querida Charlotte vou lá sim e desde já obrigada.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querido Gaspar o facto de me vir visitar já é bom.Obrigada1
    Beijinho embrulhado

    ResponderEliminar
  13. O cristianismo veio trazer uma novidade que inverteu o que a realidade clássica nos deu a conhecer. Nesses tempos os deuses é que eram criados à imagem e semelhança dos humanos... digo eu, que nunca pensei muito acerca disto.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Querida S*, o que nos vale é o meio termo, nem Deus nem Diabo.
    Beijinho embrulhado para si!

    ResponderEliminar
  15. Queridi Disse, penso que a frase "e Deus criou o Homem à sua semelhança" é metafórica. Também não vou entrar por esse assunto, porque não sei o suficiente para poder falar com segurança.
    Beijinho embrulhado para si!

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito destas histórias sobre mitologia; mas realmente aquilo devia ser "lindo"; casavam com irmãs, matavam filhos e pais, eram canibais, eu sei lá mais quê, e ainda eram adorados...
    Bolas!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Querido Pinguim, a Mitologia Grega atrai-me e por isso de vez em quando sai um post sobre ela. Mas é terrível que já na antiguidade o homem criou deuses à sua semelhença e, na maior parte deles, "colocou-lhes" todos os seus piores defeitos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar