domingo, 1 de novembro de 2009

PÃO POR DEUS

Dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos
Na aldeia, onde actualmente estou quase sempre a viver, entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, ainda há a tradição, neste dia, de se pedir o “pão-por-Deus” de porta em porta. As crianças com saquinhos de pano aos retalhos, pintados ou de tecidos coloridos, juntam-se em grupos e dizem: “Pão por Deus, pão por Deus, saco cheio, vamos com Deus!”. Este pedido é feito apenas da parte da manhã, a partir do meio-dia já não temos mais visitantes.
Estes ano as crianças que vieram à minha porta foram poucas, embora eu tivesse um vasto abastecimento, não fosse faltar “material”. Há uma razão, a população desta aldeia está a ficar muito envelhecida de tal modo que, a escola do 1º Ciclo teve que fechar por falta de alunos, tanto mais que num redor de menos de dois quilómetros há mais três escolas.
Ainda não há muitos anos dava-lhes: broas, maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, … Actualmente o que elas pretendem que se lhes dê são guloseimas.
Os meus netos não fugiram à tradição como se pode ver pela fotografia.
Li algures que esta tradição, principalmente realizada nos arredores de Lisboa, é uma remota lembrança do terramoto de 1 de Novembro de 1755, que ao destruir esta cidade privou grande parte da sua população de todos os bens essenciais, as pessoas para sobreviverem, tiveram que andar a pedir "pão-por-Deus" nas localidades vizinhas que não tinham sofrido danos.

16 comentários:

  1. Acho que vão ficar cheios de dores de barriga... Tanta guloseima deveria durar pelo menos um mês, duvide que dure uma semana... E eu é que tive de pedir por eles! Mas acho que a tradição está a morrer aos poucos, o que é pena... Em parte porque, como disseste, há poucas crianças na aldeia... Essa do terramoto não sabia, estamos sempre a aprender! Beijinhos doces!!!

    ResponderEliminar
  2. Cuidado com as cáries!
    Os estomatologistas de Sintra devem adorar essa tradição!

    ResponderEliminar
  3. Acho sempre interessante saber de onde vêm essas tradições. Faz todo o sentido que seja assim como disse. Por cá no Minho, não há nada disso. Mas depois como em vários outros domínios, adultera-se e o resultado é ter sido convertido numa espécie de "trick or treat" do haloween americano, com guloseimas até dizer chega( ou até doer a barriga!)Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As tradições vão sempre se perdendo mas é sempre bom haver ainda crianças que aderem e ver o sorriso quando recebem as guloseimas. É uma idade tão bonita, quando ainda ficamos muito felizes com tão pouco, com uma simples guloseima.

    ResponderEliminar
  5. Aqui na Beira Interior, onde me encontro, casualmente nesta data, mas onde vivi toda a minha infância e parte da juventude, nunca se festejou dessa forma o dia de Todos os Santos.
    A única participação da miudagem em datas, era no domingo de Pascoa, após o padre sair da casa que visitva, a criançad esperava que os donos da casa lhes lançassem umas moedas, aos gritos de "tudo junto...tudo junto!".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Caríssima amiga:

    As tradições, as tradições... algumas são dignas de serem perpetuadas, outras nem por isso...

    Mas goatei muito deste saboroso naco de prosa tão apetecível como as famosas queijadas de Sintra. Terra sempre tão simpática onde passei algum tempo quando andava na Base Aérea número um (Granja do Marquês) a tirar o curso de piloto (Chipmunk- P2/69). Um beijinho de avô para avó.

    ResponderEliminar
  7. Linda essa e outras tradições, pena que a maioria se vão perdendo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Meus queridos Ana, Jorge, Eva, C*inderela, Opinião própria, Pinguim, Rouxinol de Bernardim e Lilá(s), as tradições já não são o que eram, é pena porque fazem parte do nosso património popular, logo nós que vivemos num país europeu, tão velhinho...
    Vão permitir-me dar as boas vindas ao Rouxinal possuidor de um estatuto idêntico ao meu..
    Bem-hajam pela vossa colaboração e... então hoje (ontem) não podia mesmo de deixar de ser, um saco enoooooooooooooooorme de beijinhos embrulhados.

    ResponderEliminar
  9. No Reino da Petulância és mesmo petulante.

    ResponderEliminar
  10. Este ano vieram cá a casa... Foi muito bom. Enchi os baldinhos da criançada de chocolates... E quem ficou com o coração adocicado fui eu...

    ResponderEliminar
  11. Querido Disse, és mesmo, não é?
    Os olhinhos deles ficam tão brilhantes...Quem não gosta de um docinho?
    Um saquinho de beijinhos embrulhados para si1

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa

    Uma tradição bonita que envolve a solidariedade entre os vizinhos que cada vez mais se vai perdendo.

    Lembro-me bem de andar de porta em porta na minha aldeia de então, hoje uma das maiores cidades de Portugal onde a tradição já não terá lugar.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Querido Vicktor, as tradições seculares que não envolvem violência, vão-se perdendo.... O Homem está perdendo valores.
    Beijinho embrulhado para ti!

    ResponderEliminar
  14. Ai que saudades! Morei muitos anos na zona do Carregado e lembro-me de desejar a vinda desse dia. Eram anos onde os dentes não estavam ainda tão estragados e não tínhamos tudo o que queriamos.
    Beijinhos embrulhados para si tb.

    ResponderEliminar