terça-feira, 24 de novembro de 2009

CALENDÁRIO DO ADVENTO


Ainda falta um mês para o Natal mas vou falar nele!
O Natal tornou-se mais um tempo de compras, de gastos excessivos, de decorações, de um certo paganismo, que não tem quase nada a ver com aquilo que penso. O Natal é o Dia da Família, é o dia em que se comemora o Nascimento de Jesus Cristo, um homem que existiu, e que é venerado por muitos como um Messias, devia ser aproveitado para o estreitamento dos laços familiares, pois a distância e diferentes condições de vida, separa mais vezes do que o desejado entes que se amam.
Ligado ao Natal temos o Advento que é para os cristãos um tempo de preparação e alegria, e que no calendário litúrgico corresponde às quatro semanas que antecedem o dia de Natal.
Sempre tive um calendário do Advento, quando pequena era desenhado pela minha avó materna, um caminho com numeração de 1 a 24 e ao fundo desse caminho uma cabana com as três figuras principais dum presépio, mais tarde o desenho era feito por mim. Sempre teve como finalidade desenhar-se uma flor em cada dia, desde que me portasse bem.
Já adolescente desisti “daquilo” que considerava ser uma infantilidade.
Quando fui mãe decidi retomar a tradição e os meus filhos têm calendários do Advento, preciosamente guardados, mas mais sofisticados do que os meus. O rapaz teve apenas um, usado anos a fio, nele está representada uma cozinha com crianças a ajudarem a fazer os doces de Natal, em todo ele estão escondidas várias janelinhas numeradas que se vão abrindo ao longo dos 24 dias, no 24º está sempre uma imagem do Presépio. A rapariga teve vários, porque arrancava as janelinhas, sei que o último é em tons de azul.
Quando o meu primeiro neto nasceu fiz-lhe um, todo em tecido. Neste momento não está “montado”, tem saquinhos, por isso publiquei a imagem do da minha neta, este pintado e decorado pela mãe.
Não dou prendas aos meus netos no dia de Natal, dou-lhes beijinhos embrulhados durante os 24 dias que dura o Advento, e eles sabem que sou eu que lhos dou. Todos os dias antes de se deitarem, desde que se portem bem ( uma situação muito difícil de definir) , abrem uma janelinha ou um saquinho, umas vezes o beijinho está lá, outras (quando não cabem no espaço) há um código, um jogo, que lhes permite chegar ao “beijinho” do dia.
Penso que há uma certa “batota” neste “abre sempre”, porque me consta que nem sempre se portam tão bem assim…
Com este subterfúgio de tentar dar um pouco de sentido à quadra natalícia o J. já tem uma colecção de 7 presépios que irá crescendo enquanto eu existir, a I. já tem 4 Meninos Jesus, porque na noite de Natal celebro o símbolo da Família, o Nascimento de uma criança.

Neste momento ando atarefada a “fazer” e a “criar”as prendinhas, tenho que deixar os calendários prontos até ao fim da semana, vou ausentar-me “cá dentro” e não estarei com os pequenotes nos primeiros dias do mês de Dezembro. Convosco estarei, a não ser que esta maquineta, onde gasto o meu indicador direito a teclar, se avarie.

20 comentários:

  1. lindo e ternurento...fizeste-me lembrar os natais passados em casa dos meus avós, acxho que aí tinha a verdadeira magia do Natal, hoje tento recuperar um pouco disso com a minha filha
    um beijo e que eles saibam reconhecer o valor dos teus beijinhos embrulhados

    ResponderEliminar
  2. Não está provado que Jesus tenha realmente existido.
    E caso tenha existido não há obviamente nenhuma prova que fosse aquilo as várias religiões cristãs dizem (e que aliás não é exactamente o mesmo).
    Naquela época diversos indivíduos disseram ser o Messias.
    Actualmente o Natal é uma mentira dita com propósitos comerciais. Recuando uns séculos descobre-se que é uma mentira dita com outros propósitos ainda pior - poder e domínio, por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. OHHHHHHHHHHHHHH MAria Teresa! Que gesto tão doce!! Faz lembrar aquele género de actividades que vemos as nossas personagens preferidas dos livros para crianças a fazer, mas que não sabemos que há quem faça na realidade! Que avô!!!

    Eu costumava ter daqueles com chocolates dentro da janelinha de cada dia... :D

    Muitos beijinhos, um por cada dia do Advento!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Maria Teresa;

    Agora fez-me ficar nostálgica!
    Que saudades dos natais passados de maneira diferente à uns anos atrás...!
    Era tudo diferente, com um sabor diferente. Ao contrário dos dias de hoje, que o natal se tornou num consumismo desmesurado e graças a isso, tem-se perdido toda a magia de ano para ano...

    Beijinho grande* e apoio-a nessa sua excelente ideia dos presentes!

    ResponderEliminar
  5. Que carinhosa esta ideia! e que importancia tem na vida de uma criança a presença dos avós... felizardos os teus netinhos
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Querida Vera tanta revolta, tanta amargura nas suas palavras.Tal como Buda e Maomé, Jesus nasceu, existiu como homem! Tornou-se um mito? Talvez! Sabia que há imensos livros escritos sobre o pós nascimento de Cristo, mas só 27 ficaram nos cânones. Foi o Messias? Os Judeus dizem que não, deve saber que há uma Bíblica Hebraica.
    Eu sou uma leiga nessa matéria mas tenho-me debruçado sobre o tema para tentar entender melhor o poder das religiões e a conduta do homem através dos séculos.
    Se se quiser informar mesmo a sério, "fale" com os Drs. Teófilo Ferreira e Dinis de Almeida, que têm dedicado toda a sua já longa vida, a pesquisar e estudar o tema. Dão conferências, o primeiro sabe aramaico ( como sabe era a língua falada na época do nascimento)o segundo gosta imenso de falar sobre os evangelhos, as epítolas e as apocalipses (repare que estão no plural).
    Se o Natal actual existe para alimentar o consumismo somos nós os culpados, porque somos aqueles que hoje compramos...
    Pessoalmente afirmo o Natal para mim simboliza o nascimento de uma criança, preta, branca, amarela, .... uma criança que simboliza o continuar da vida.
    Eu costumo comemorar o nascimento das crianças da família. Porque não dedicar o Natal à comemoração da família e do nascimento de uma criança?
    Obrigada por me ter visitado e por deixar o seu comentário.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Olha, como eu já não tenho calendário do Advento, tenho direito a umas prendinhas no dia de Natal, ou não? Se quiseres mando-te a lista! Beijinhos natalícios!

    ResponderEliminar
  8. O Natal tem perdido o seu encanto para mim, mas sobre isso falarei daqui a alguns dias, depois de regressar a Lisboa. Até lá, outras histórias para contar. Boa viagem!

    ResponderEliminar
  9. É uma forma maravilhosa de viver o Natal e passar tradições...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  10. Minha querida!

    Mais uma demonstração do imenso carinho que tem em si e que dá "aos outros"! "Os outros" não são a família. Os netos, os filhos, a família, os amigos são "os seus".
    "Os outros" somos nós, com quem partilha estes bocadinhos. Não me canso de a ler...

    *Um abraço com carinho

    ResponderEliminar
  11. Têns um mimo lá na minha casinha.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu...simplesmente adoro o Natal. Nada na vida que me dê mais prazer do que oferecer prendas aquelas pessoas que mais me dizem. Não vejo nada o Natal como consumista e comercial (cada um vê o Natal como quiser e faz dele o que quer)...coitadinho do espírito de Natal, se fosse só isso... Não gasto quase dinheiro nenhum...umas são feitas, outras bem pensadas, e baratíssimas, mas todas dadas com imenso carinho!! E dou imensas!!! Já dei mais... mesmo a vizinhos, sobrinhos que já nem são meus...etc... O advento é aquela preparação... de entrar no espírito da coisa :) acho uma ideia mesmo gira desses beijinhos :) A minha avó dava-me sempre um calendário com um chocolate por cada dia...não muito original, mas muito gostoso :) beijinhos!!! Na minha rua, já há iluminação e musiquinha de Natal :)))))))Faz lembrar, que apesar do tempo triste e chuvoso, e da crise... há sempre coisas boas (que felizmente se repetem todos os anos!!)

    ResponderEliminar
  13. no regresso às boas tradições, somos mais nós dentro de todos nós.

    ResponderEliminar
  14. Não sendo crente, vejo o Natal como uma oportunidade para estar com a família, reforçando laços ou celebrando, se for o caso.

    As manifestações que tens com os teus netos, independentemente de algumas serem de cariz religioso, transmitem-lhes sinais de um deus maior, o amor, tal como te foi transmitido.

    (por aqui trato todos por "tu", espero que não te importes...)

    ResponderEliminar
  15. Cara Avó e colega,

    Achei giríssima a história que conta com o calendário do advento. Eu tenho um calendário desses e nem sabia o seu nome.
    Todos os dias têm bolsos e eu coloco lá dentro o que tenha tamanho para tal.

    Acontece que os netos não passam comigo a maior parte dos Natais e não posso fazer o mesmo que a Mair Teresa, mas deixe que lhe diga que a ideia é genial e muito didáctica, na minha opinião.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria Teresa!
    Que grande ideia essa das prendinhas (beijinhos) deixadas no calendário do advento! Uma forma carinhosa de transmitir o espírito do Natal...os seus netos são abençoados por terem uma avó assim:)

    P.S.- Obrigada pelos Parabéns e pela presença que tanto aprecio no meu blogue!
    Um beijinho com amizade.

    ResponderEliminar
  17. Gosto de ti Maria Teresa, gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  18. Cara Teresa, por razões familiares nunca gostei do Natal. sempre foi uma época envolta em tristeza e ainda hoje é uma quadra que mexe muito comigo pela negativa.

    ResponderEliminar
  19. Queridos
    OLHOS DOURADOS, A INVISÍVEL, ADEK, LILÁ(S), CARLOS B. OLIVEIRA, ANIRA THE CAT, ARISCA, FD, EVA, A MAGIA DA NOITE, TITE e CHARLOTTE , muito obrigada pelo vosso testemunho, todos nós de um modo ou outro vamos festejar o Natal e independentemente da opinião de cada um, estaremos nesta quadra muito mais “atentos” aos que nos querem bem, aos que habitam os nossos pensamentos e a quem desejamos o melhor.

    Não estou a responder individualmente, como é costume, porque me falta o tempo, estive a acabar a Mimi, amanhã apresentou-a para quem a quiser conhecer, digo-vos já que é um pouco saída da casca…

    Não há regra sem excepção, já respondi individualmente à VERA porque se proporcionou e vou responder a mais quatro pessoas são elas:
    Querida Ana Rita, que eu saiba ainda tens o calendário do Advento ou deitaste-o fora? Não acredito! Dá um exemplo aos teus filhos, conta-lhe a história dele e a do carvão. Minha querida, contenta-te com isso… ou talvez não, daqui até ao Natal vamos ver como te portas.
    Querido Ergela muito obrigada lá irei com muito gosto e obrigada, não prometo que seja já hoje.
    Querida Anuska compreendo o que sente e estaria possivelmente a pensar do mesmo modo se não fossem os meus netos ( os meus filhos vão-me desculpar porque “sabem”) e se não fosse a força que me anima que me permite continuar a AMAR A VIDA.
    Querida Calendas, caramba! Nunca tinha recebido uma declaração dessas tão veemente e tão pública:):):):)
    Para todos carradas de BEIJINHOS EMBRULHADOS!

    ResponderEliminar