quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A BIRRA

A propósito de ter referido que o meu perfeccionismo era um defeito e de o Amorfo ter “tocado” nesse ponto, veio-me à memória um episódio que ,visto a uma enorme distância temporal, me faz rir.
Numa época da minha vida, em que ainda “habitava” a casa dos vinte , com poucos anos de casada, eu e o João Paulo decidimos passar 15 dias de férias em Torremolinos. Usámos como meio de transporte o nosso carro, programámos a viagem, marcámos apartamento, e decidimos que íamos parar e pernoitar em Sevilha.
Esta bonita cidade nunca tinha sido visitada por nenhum de nós, por isso assim que chegámos ao Hotel Residencia Venecia, fomos fazer o que qualquer um de vós faria, dar um passeio a pé pela cidade. Entre os possíveis locais visitados "repousámos" no lindíssimo e idílico Parque Maria Luísa e foi aqui que, mais uma vez, a minha mania da perfeição foi posta à prova.
Estávamos em pleno mês de Agosto, fazia imenso calor, eu tinha sede mas decidi que como não sabia “hablar” espanhol não era capaz de comprar uma garrafa de água, e se o tentasse ia fazer uma triste figura (pensava, já não penso assim), num quiosque que estava bem perto. Pedi ao João que o fizesse por mim, ele que me conhecia bem e sabia que não era, nem sou, pessoa para pedir que me façam aquilo que eu sei fazer, não entendeu o motivo da minha recusa, em ser eu a ir buscar a água, verdade seja dita que eu também não lhe expliquei o porquê. Ele só dizia: “mas porque não vais lá tu?” E eu retorquia: “vai tu, por favor!” ...
Não vos sei descrever por palavras a birra que fiz, amuei, quase chorei, enfim… só não me atirei para o chão e esperneei porque isso já seria um pouco exagerado numa mulher da minha idade.
Com todo este aparato e preocupado com o meu estado de agitação, o João acabou por ir comprar a garrafa de água mas, quando soube o motivo da minha recusa, “rebolou-se” a rir. É evidente que durante todas as férias, rimos muitas vezes os dois sem sequer falarmos no assunto, bastava olharmos um para o outro e, lá dávamos uma gargalhada.

A foto em anexo que tem estado adormecida junto das minhas boas recordações, prova a estada no Hotel e por isso, posso dizer que este episódio se passou no dia 19 de Agosto de 1972 e que pagámos por dois dias, com serviço de garagem incluído, 1190 pesetas.

Moral da história, a mania de se ser perfeita em tudo o que se faz, pode trazer graves dissabores e acaba por ser um defeito, pode até impedir-nos de viver em pleno a nossa VIDA.
Melhorei imenso!!!!! Não podem calcular quanto! Mesmo assim continuo a procurar ser bastante perfeitinha em tudo o que faço.

16 comentários:

  1. eu também n sei falar quase nada de espanhol mas não me atrapalho nada... "pieço tudo em portuguiês"

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Teresa
    Já me ri bastante com o seu relato, que engraçado.
    esta moral da históris, é muito verdadeira
    Beijocas
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Ahahah! Os maridos gostam de nos fazer esses favorzinhos,não? Principalmente se formos mesmo do género independente, que poucas vezes precisa de algo...beijinho!*

    ResponderEliminar
  4. Ahah eu também sou um bocadinho assim, mas quer dizer, eu tento, mas depois quando eles se começam a armar em ai nao percebo português passo logo a bola à pessoa que me estiver a acompanhar. E olha que 1972...foi 13 anos antes de eu nascer eheh beijo

    ResponderEliminar
  5. É complicado ser-se perfeccionista, e eu que o diga! Mas eu cá prefiro ser assim do que o contrário. Ah eu quando vou a Espanha misturo o português com o espanhol e eles que me entendam! heheh

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  6. Ah, fizeste birra e amuaste? Afinal tenho a quem sair!!! Eh, eh, eh! Besos!

    ResponderEliminar
  7. Mais um momemto delicioso: 1º- Agosto em Sevilha é dose (a 1ª vez que lá fomos, talvez por essa data, tb/ foi em Agosto e lembro-me de suspirar por um mergulho na Costa) 2º, Viajar antes 1974 era outra dose...(conversa para outro tema), por último, quando não sabemos dizer ou não nos querem compreender...aponta-se para o artigo pretendido! Apontar é feio, ensinaram-nos, mas, por vezes, não há outra saída :-)

    ResponderEliminar
  8. Em últimaanálise, a perfeição não existe, pois não?

    ResponderEliminar
  9. Olá MARIA TERESA
    Quanto a mim, o perfeccionismo é uma virtude e não está ao alcance de qualquer um.
    Sobre a pergunta que formulou, são efectivamente Gaivotas com algumas Garças à mistura.
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderEliminar
  10. Nem sempre o perfeccionismo é um defeito, mas concordo que pode ser, por vezes, impedimento de ser-se feliz...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Se tivessem ido a Itália podiam ter comprado uma outra "birra" (cerveja em italiano)...

    ResponderEliminar
  12. Eu cá não me importo de improvisar a lingua! hehe

    ResponderEliminar
  13. tudo na exacta medida é perfeito, no excesso torna-se defeito.

    ResponderEliminar
  14. Meus queridos

    LIA
    ANA
    ADEK
    ANUSKA
    D*
    ANA RITA
    TELA
    SPECTRUM
    GASPAR
    EVA
    OPINIÃO PRÓPRIA
    OLHOS DOURADOS
    e
    MAGIA DA NOITE

    A falta de tempo impede-me de responder individualmente como é meu hábito, no entanto devo dizer que a vossa presença aqui e os vossos comentários são um bálsamo indispensável no meu dia a dia. Todas as vossas opiniões são importantes e enriquecem o meu post.

    BEM-HAJAM!
    Para todos vós lanço "carradas" de beijinhos embrulhados ... "toca" a apanhá-los!

    ResponderEliminar
  15. Se fosse eu, ia comprar a garrafa de água, nem que fosse a falar em Português ou a fazer gestos(o senhor havia de compreender!)
    Sim...porque ninguém é perfeito e eu também não sei falar espanhol;)

    Beijinhos, Maria Teresa.

    ResponderEliminar
  16. Querida Charlotte e fazia muito bem! Eu é que com a minha "tara" e com "vergonha" de fazer má figura por achar que era "imperfeição" minha, não saber falar espanhol, não o fiz.
    Hoje viajo por todo o mundo e falo uma miscelânea de linguarejar que só ouvido, a verdade é que sou entendida...
    No quiosque estava uma mulher...
    Beijinhos para si minha querida!

    ResponderEliminar