terça-feira, 26 de abril de 2011

A DOUTRINA DO CHOQUE





Nota: Este vídeo é um dos vários que existem sobre o tema, qualquer comparação com a actualidade NÃO É mera coincidência.

16 comentários:

  1. Meu deus, que horror... deve ser mesmo uma tormenta perder a capacidade de sentir, com qualquer um dos 5 sentidos.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Tive uma hora e meia disponível, e vi o conjunto da totalidade dos 6 vídeos. Podia prolongar o comentário, mas fico-me pelo essencial... É mesmo importante manter a memória colectiva da história!! Uma coisa é certa, maria teresa, nunca como nesta crise, as pessoas estiveram tão informadas, e tão conscientes desta realidade... e cada vez mais , da necessidade de sermos nós todos a criar resistência a esta doutrina de choques, e exigir mudanças! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por mera coincidência vi duas vezes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sujeitar as pessoas a niveis de morbilidade que ultrapassem a mediania da resistência emocional é sempre preocupante e suscept+ivel de levantar preocupações.
    Quem deverá levar por diante programas destes sem ultrapassar a ética e o respeito pela vida humana.
    Quem deverá monotorizar estes testes?
    A grande polémica sobre os cuidados paliativos é um exemplo que foge com muita facilidade à tolerância e indignidade de todos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Maria Teresa
    video chocante...lol
    Mas sem piada nenhuma!!! essas "terapias" ainda se faziam (e não sei se não se farão...) não há muito tempo!!! alguns cientistas "conseguiram" (não sei como) provar alguns dos seus beneficios... pena que estes estudos não mostrem o outro lado da questão...
    Os antigos Trapiches... um horror! Tive ocasião de estagiar num e digo-lhe que me marcou tanto que nunca trabalharia na área da patologia mental...embora adore ler sobre isso, como já disse.
    Agora, no que diz respeito à saúde mental, isso já é outro ramo da mesma árvore....
    bjs

    ResponderEliminar
  6. olá MARI TERE
    eu li um livro "filhos do mal" qu retratava essa problemática. fiquei arrepiada com o conteudo. curiosamente já tinha visto esse video aqui na blogo.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  7. [ Assim você me assusta rs rs rs ]
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Tenho vindo regularmente para ler os outros comentários, mas é sempre difícil as pessoas terem tempo para ver vídeos mais compridos aqui na blogosfera e provavelmente, como se vê pelo comentários, ficaram a um terço do vídeo, nem chegando à revolução Chilena, , muito menos à europa, sem perceberem a ideia geral da ideia. O problema disto tudo sabe maria teresa, é que nós estamos consciente disto tudo...temos informação qb, lemos, até pensamos e concluimos, mas achamo-nos impotentes para travar esta imposição das leis do mercado deregulamentado e (tal como os sujeitos a quem administram os choques eléctricos), ficamos passivos,como que anestesiados, principalmente, com as dificuldades da nosso própria vidinha do dia a dia... e não nos organizamos contra estes grandes grupos financeiros que controlam as nossas vidas, contra os governos que os deixam sair impunes... e temos de ser nós, pelos nossos filhos, pelos nossos netos, a exigir mudanças. Ultimamente ando a pensar muito nisso.É que não chega criticar ou votar num ou noutro... é preciso intervir mais e ter objectivos claros. Já me estou a alongar muito, rrrssss este comentário vale aí uns 5!! :))) beijinhos participativos!

    ResponderEliminar
  9. Fazem.me uma imensa confusão estes assuntos, devo confessar.
    Mas estou ciente que há inúmeros assuntos que permanecem secretos, promovidos pelos americanos, que não olham a meios para alcançarem os seus fins.
    Tenho medo!!!

    ResponderEliminar
  10. Vi tudo de fio a pavio, comentários incluidos.
    Não é fácil fazer um comentário ligeiro sobre assuntos que são sérios.
    Fico-me por esta conclusão: nada é totalmente branco nem totalmente preto. Os tons de cinzento preenchem grande parte da história. E tal como este video aponta num sentido , outros apontarão em sentido contrário. E todos merecem ser meditados, mas tendo sempre presente que são sempre feitos de acordo com as interpretações (e interesses) dos respectivos autores.
    Portanto, não fiquei chocado, nem "embarquei" na conversa toda.
    Bjo.

    ResponderEliminar
  11. Estou de volta te seguindo!!
    =D

    Bom final de semana!!
    =)

    ResponderEliminar
  12. Um Feliz e Ternurento Dia da Mãe.
    Beijinhos
    Licas

    ResponderEliminar
  13. Mau...começo a ficar preocupado.

    Beijinhos...com ou sem choque :)

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  14. Pois...
    cá vamos cantando e rindo enquanto os Papões nos deixarem.

    Beijosssssss

    ResponderEliminar
  15. PARA TODOS OS QUE VIRAM ESTA POSTAGEM:
    1-Este vídeo faz parte de uma série de 6
    2-Falhei no meu objectivo, que era motivar-vos para a visualização de todos.
    3-O que impressionou mais quem viu o vídeo foram “os choques eléctricos”, “tratamento” que, ainda nos anos 90, se utilizava em psiquiatria no Hospital de Santa Maria (na actualidade não sei). Só que este bocadinho do vídeo era a parte menos relevante…
    4-Remeto-vos para os comentários da Eva e do Carapau, aconselhando-vos a fazerem um pequenino esforço para ver os 6 vídeos. É possível fazer-se uma analogia entre factos históricos passados e a realidade de hoje.
    5-Os vídeos referem-se à DOUTRINA DO CHOQUE, não aos tratamentos por choque (embora uma inclua os outros)

    PARA TODOS O MEU BEM-HAJAM E OS MEUS BEIJINHOS EMBRULHADOS!

    ResponderEliminar