quarta-feira, 6 de abril de 2011

SOLILÓQUIO

-Ó minha parva, tens um tempinho para me escutares?

- Não me venhas aborrecer, está bem?

- Fazes-me rir! Andas para aí a dar a impressão que estás de rastos e eu é que te aborreço?

-Alteza, dar-lhe-ia muito trabalho se explicasse onde quer chegar, porque eu não estou a perceber nada, mesmo nada!

-Fica atenta! Escuta-me bem! Não gosto do que ultimamente andas a escrever, percebeste?

- Não gostas? Essa é boa! Todos os que leram têm gostado, é certo que não mostrei tudo…

- Acorda querida, acorda! Eu vivo em simbiose contigo e não gosto! Quero-te de volta … recua no caminho que andas a trilhar, podes recordar mas não alimentes essas recordações, toma-as como uma lição aprendida, nem todas as pessoas são transparentes, há maldade no mundo, não te deixes envolver por ela! Caramba já tens idade, mais do que suficiente, para saberes isso! Volta a ser alegre, sem “choradinhos”, nunca ouviste dizer: “os cães ladram mas a caravana passa?" Regista as situações divertidas pelas quais costumas passar, escreve sobre tudo o que dá cor à tua vida! Olha em frente, vês aquela luzinha além?


-Não estou a ver luzinha nenhuma! Ou melhor estou a ver várias luzes acesas e isso não pode ser, estamos a atravessar uma crise, vou apagá-las, há que poupar.


-Alô! Volta à terra! Não desvies a conversa, não costumas fazer isso, normalmente enfrentas bem uma admoestação. Sabes muito bem do que estou a falar!


- Chata! Não me “batas” mais! Vamos ficar por aqui, sim? Vou tomar nota e pensar…pensar um bocadinho e talvez te venha a dar razão…mas não prometo que siga os teus conselhos! Se fosses verdadeiramente minha amiga, tinhas-me alertado para determinados perigos, antes de terem acontecido e já não precisavas de estar com sermões…


-Só faltava dizeres-me isso…tu passas a vida a impedir que eu chegue à tua racionalidade, transformaste-te numa bomba emotiva, prestes a explodir!


- Sabes que mais? As explosões controladas são muitíssimo benéficas, elas enviam para o espaço os fantasmas que nos visitam sem serem convidados.


-Estou um bocadinho de acordo contigo, gosto das diabruras que costumas fazer, mas não estou a gostar muito dessa que está entranhada na louca da tua cabeça!


-“Quem não se sente, não é filha de boa gente”….


-Calma rapariga! É preciso muita calma! Porque é que não começas umas limpezas de Primavera e entre elas limpas o cérebro


-Vou ponderar … gosto da ideia das limpezas, …organizar…renovar…arrumar …tirar as teias de aranha do sótão… És uma “idiota”, sabias?

27 comentários:

  1. UAUUUUU!

    Vou ali "limpar" umas aranhas, que afinal tambem tenho no sotão!
    Já volto!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  2. Limpezas na nossa cabecinha... fundamentais de tempos em tempos!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria Teresa, que venha essa renovação e/ou revolução... nunca é tarde ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Quem dá conselhos destes... é amiga concerteza. :)Quando fizer as limpezas de Primavera,arrume as ideias, a razão de ser do blogue... com quem o partilha... a razão do prazer que sente... seleccione o que quer ou não partilhar... (a gente tenta... mas acaba sempre partilhando mais do que quer :)). Muitos leitores nem se aperceberão das projecções contidas... analisando apas o texto :) Se o blogue é espaço de partilha, é também de balanços, reavaliações, mudanças, insights, retribuições, amizade, tudo isso... esta sua amiga também costuma dar bons conselhos , eis o de hoje : Escreva sempre o que lhe apetecer e se não agradar à outra, escreva no livro de reclamações como fez agora e ficam "quites" :)) E abraçe a Primavera e "todas" as limpezas . Bolas, isto parece um testamento de comentário, rrrsssss Beijinhos primaveris limpinhos!! :))

    ResponderEliminar
  5. maria teresa,
    Óptima esta forma de catarse!
    Com a chegada da Primavera, uma boa "limpeza geral" é meio caminho andado para afastar fantasmas.
    Perigos?!
    Os perigos fazem parte da vida, o segredo está em saber evitá-los.
    Difícil?
    Sem dúvida, mas super importante!
    E tu sabes lidar com eles, ou é impressão minha?
    Beijinho SEM embrulho

    ResponderEliminar
  6. Todos os temos; e quanto são necessários para arrumar as ideias...

    ResponderEliminar
  7. Querida Flor isso mesmo e se precisar de ajuda talvez lha possa dar:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  8. Querida S* é exactamente como diz...pode não acreditar mas consigo e com pessoas da sua geração, tenho aprendido muito (toda a vida, não só agora...)!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Querida Manuela estou cheia de "munições"...esperem-me:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  10. Querida Eva tenho um "raio" de um feitio...partilho mais do que devia e depois pimba dou um trambolhão... o que me vale é tenho as vacinas contra o tétano e a raiva em dia:):):)
    Em sempre "escrevi" sempre tive prazer nisso...por isso vou continuar a escrever o que bem quero e me apetece...se publico ou não isso se verá:):):) Depende muito do meu estado de espírito...
    Os seus conselhos são sempre bons Eva, há outros(as) amigos(as) que também são maravilhosos(as), tenho plena consciência disso.
    Este cantinho tem que voltar a ser um espaço que me dê prazer habitar:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Terezoca outra amiga que sabe muito bem o que deve dizer na altura exacta, acertas no centro do alvo.
    As "limpezas" esperam ansiosamente por mim:):):)
    Perigosa é a energia nuclear (agora saiu-me esta,já não a retiro)e os homens "brincam" com ela.
    Obrigada querida por "acreditares" em mim e na minha capacidade de luta!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  12. Querido Pinguim sabes? As minhas andam um bocadinho desorganizadas:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  13. Não "abuses" do detergente nessas limpezas!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Querido A.L. isso é que eu não prometo...:):):)
    Sou quase uma "arma mortífera" no manejo dos detergentes, o aspirador e o pano de pó(penso que já não se usa muito)rsrsrsrsrs
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Há uns anos atrás este teu post chamava-se auto crítica e esteve muito na moda.
    Falar com "esse tipo" que reflecte a nossa imagem é um bom princípio e eu também faço isso.
    Só que em geral não publico e portanto não me arrependo.
    Já uma vez "falei" aqui contigo sobre certos posts teus e portanto não vou bater mais nessa tecla.
    Espero, no entanto, que continues a escrever e a publicar. E a "visitar-me" já agora. :)
    Bjo.

    ResponderEliminar
  16. Esta postagem, ilustrando o texto, está incrível. Fiquei impressionada!

    ResponderEliminar
  17. Maria teresa, eu gosto muito do que escreve!
    E de parva é que a amiga não tem nada!
    rsrsrs
    bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  18. Essa de ver uma luz lá ao fundo é perigoso, especialmente se estiveres dentro de um túnel!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Teresa
    Tb faço muitas destas conversas comigo mesma. E olhe que pode ser em qualquer lugar... isto já deve ser senilidade da minha parte...lololol
    Vou na rua e qualquer coisa pode ser o mote para eu "desatar" a falar comigo... Fico alheada de todos e devo parecer sonâmbula ou outra coisa qualquer (louca???) que já têm passado por mim e olham com ar estranho...eh eh eh.
    Mas considero que sejam favoráveis ao nosso crescimento enquanto pessoas, estes "diálogos" ou solilóquios. Um dia destes tb me aventurei num, no meu blogue...
    Mais um pedacinho que nos permite conhcermo-nos a nós e aos outros.
    E tenho a certeza, pelo que leio neste blogue, que a Maria Teresa vai limpar as teias todas que existirem na sua vida e mesmo que elas retornem, voltará a renovar..
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Querido Carapau tens sido um excelente amigo, sempre me deste a tua opinião sincera, sempre aceitei os "reparos", crê que te estou grata mas há alturas da minha vida que não contro bem as minhas emoções, sou FOGO! Foge antes que fiques grelhado:):):).
    Já te visitei e escrevi um chorrilho de disparate! Gostei imenso do modo como "enrolaste" as palavras e os "acontecimentos". Haja gente bem disposta, a falar de coisas sérias:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  21. Querida Paloma há "muito" por detrás desta imagem e das minhas palavras...Ambas se completam!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querido Gaspar sei que é meu amigo e que me considera sua amiga e sou-o, não o conheço ainda, nem à sua mulher, mas há-de chegar esse dia, e então sentir-me-ei honrada por estar convosco.
    Às vezes sou parva sim! Confio muito em quem não o merece, nunca mais aprendo mas..."há males que vêm por bem!"
    Estou a limpar o meu "sótão" e isso vai fazer com que eu fique "renovada" rsrsrsrsrs
    Beijinhos embrulhadoa para si!

    ResponderEliminar
  23. Querido Rafeiro rsrsrsrsrs Quando li o teu post sobre os "comboios" ou a falta deles, lembrei-me desta luzinha e pensei nessa situação:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida CF falo imensas vezes em voz alta quando estou sozinha e até me auto-nomeio "Margarida" e por um motivo, o meu pai também o fazia, sabendo que o estava a fazer, dizendo: "Margarida tiveste azar!" (ou outra frase semelhante).
    Eu digo coisas semelhantes: "Margarida porventura sabes o que andas a fazer?"
    Chego a rir-me das parvoíces que penso!Creio que isto é saudável, pelo menos não sou "cinzentona".
    Já limpei tantas vezes as teias de aranha...sou perita nisso...mas as actuais juntaram-se a outras forças negativas, uniram-se num só foco e eu fiquei no centro dessa "animação":):):)
    Melhores dias viram, tenho a certeza!:):):)
    Mas tenho que rever prioridades, isso sim! É urgente!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. maria teresa,

    Pensas que tenho alguma dúvida relativamente à tua força?
    Acredita que não!

    Beijinho SEM embrulho

    ResponderEliminar
  26. Voltei até seu espaço. Gosto da forma que escreve, por isso estarei sempre por cá. Vou ser seu seguidor, seja meu também em:

    transpondo-barreiras.blogspot.com
    congulolundo.blogspot.com
    minhalmaempoemas.blogspot.com
    queriaserselvagem.blogspot.com


    Um grande abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  27. Cuidado MARITERE com esssas limpezas, ainda limpas o que nao deves e... pumf foice ó despois queres e não tens.
    eu cá nã limpo a cabeça nã tenho tempo nem para coçar quanto mais limpar
    kis :=)

    ResponderEliminar