domingo, 10 de abril de 2011

O AMOR

Em relação ao post anterior, em que falei do meu amor por um homem (semelhante ao que tenho por outro homem e por duas mulheres) , na sequência de alguns dos comentários, apeteceu-me divagar sobre o modo como é que esse sentimento a que chamamos AMOR, LOVE, AMOUR, AMORE, LIEBE, FÖRÄLSKELSE, … me influencia, me faz reagir. O que sinto quando me apoio nesta palavra varia imenso, depende do ente a quem o dedico, da fase da vida em que se encontra e eu me encontro e vem, normalmente, acompanhado de outros afectos, de outros “modos” simultâneos de sentir, mas sempre com um ou outro a predominar.O que já senti? O que ainda sinto? O que espero continuar a sentir?


Amor-paixão/Amor-obsessão/Amor-ódio/Amor-protecção/Amor-admiração/Amor-sofrimento/Amor-revolta/Amor-abnegação/ Amor-felicidade/…


Amei tanto a minha avó materna que desejei a sua morte…estava quase na hora de embarcar no navio da grande viagem da sua vida, o sofrimento que se adivinhava e avizinhava seria atroz. Partiu antes de ele chegar e eu senti uma paz imensa invadir-me…Fiquei feliz nesse momento de dor.

Amei com paixão o pai dos meus filhos, aquele que foi meu namorado, meu marido, meu amante, meu amigo, meu confidente, …Mas também sofri e me revoltei! Recordo-o com saudade mas de um modo diferente do “recordar” da minha avó.

Amei o meu pai com admiração e orgulho, a minha mãe com protecção e ternura, mostrei-o nos testemunhos que já deixei por aqui.

Permiti que o amor-obsessão entrasse na minha vida, odeio-me só de pensar nisso!

Algumas formas de amar penso conseguir bani-las, não quero voltar a encontrá-las no que resta da minha vida. Mas…é impensável que enquanto a lucidez (será?) que ainda coabita comigo existir eu deixe de AMAR.

Acredito que não são quatro os elementos que regem as nossas vidas, para mim são cinco: TERRA, FOGO, AR, ÁGUA e AMOR!

Hoje sinto-me TERRA!



Nota: Não falei no amor que sinto pelas pessoas com quem ainda estou corporeamente, não fui capaz…faltaram-me as palavras e o meu testemunho ficou empobrecido!

30 comentários:

  1. O amor tem várias formas. Também acho que vem associado a vários outros sentimentos consoante quem amamos, e a altura. Julgo já ter sentido se não todas, quase todas as combinações possíveis referidas:)Talvez o testemunho tenha ficado empobrecido por terem faltado as palavras no que toca ao amor maternal...mas por vezes, é precisamente aquilo de que não se fala, que mais se partilha... :)Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Querida Eva foi por causa desse, do amor maternal, que eu iniciei esta "escrita", depois derivei, não encontrei palavras para falar dele distanciada...:):):)Iria desvendar-me demasiado e não me apeteceu!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  3. MARIA TERESA, entendo você. Há mesmo diversas formas de amor. Gostamos das pessoas de um jeito diferente. Mas, o amor paixão,absoluto,pleno, que dá um novo sentido a nossa vida, este sempre faz falta.

    ResponderEliminar
  4. Maria Teresa, anda a escavar fundo (na minha forma de encarar o Amor)

    Penso que nós mulheres devemos ter muito em comum nos sentires do Amor.
    No entanto, eu não sou capaz de verbalizar o Amor.
    E acredito que trasbordo tanto quanto dele necessito.
    Isto não é fácil de gerir, já viu?

    Um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Maria Teresa... O Amor tem uma dimensão gigantesca... tão intenso... que por isso mesmo as palavras não conseguem transmitir... :) Todos esses 'amores' vão passando por nós... O importante é senti-lo, em todas as suas formas...;) Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria Teresa, apesar das diferentes formas de amor, todas cabem no seu coração e isso é que conta. Também sofre de amor-nostalgia? Eu por vezes sinto-o...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Maria Teresa
    Quem tem um grande coração sente o Amor de diversas formas
    É capaz de Amar várias vezes, sempre com o mesmo fervor
    E é correspondida pelos que a rodeiam com a mesma intensidade de Amor

    bjs e continue amando

    ResponderEliminar
  8. O amor, esse sentimento q tem várias formas, mas q está na vida de todos, mesmo naqueles q dzem não amar, é incondicional.

    mil beijos!

    ResponderEliminar
  9. Amar também significa saber dizer Adeus...

    ResponderEliminar
  10. Querida Paloma e esse tive-o por isso, quando a vida me corre menos bem, falo comigo e digo: não te podes queixar és uma mulher "inteira"...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  11. Querida Magy não é mesmo nada fácil...se o fosse não haveria tantas formas de o colocar no "canto", na poesia, na música, na escrita,...eu "encontro-o" em pequenos nadas da vida...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Buxexinhas sem dúvida que o importante é saber dá-lo e recebê-lo (isto é mais fácil de escrever do que acontecer:):):))
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Querida Manuela então não sinto! Com o envelhecimento isso acontece com mais frequência:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  14. Querida CF nem "sonha" como as suas palavras acertaram em algo de muito íntimo, muito pessoal...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Querida Mariz vou discordar um pouquinho de si, há pessoas que não conseguem amar mesmo, estão em minoria, felizmente, mas existem...
    Seja bem-vinda! Obrigada por ter deixado um sinal da sua passagem.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  16. Querida S* exactamente...deixar "partir" é para mim, sem sombra de dúvida uma prova de amor!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Eu não sei definir amor e, por vezes, torna-se-me mesmo difícil distingui-lo da paixão. Por isso tendo a concordar com Camões: o fogo que arde sem se ver, ador que se não sente...

    ResponderEliminar
  18. Querido Carlos eu também não sei definir...alguém saberá?
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Amor não é para explicar é para sentir, embora todos nós gostemos de ouvir é principalmente nas acções que o que precebemos e lhe damos valor. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Gostei destas divagações sobre um tema delicado e cujo enfoque permite aprofundar o grau de maturidade e lucidez de um ser humano.

    Amor às pessoas, às terras, às gentes, aos animais, às plantas, aos livros, aos filmes, aos rios, aos mares, enfim: AMOR!

    Gosto de pessoas que sabem e têm o condão de não restringirem a afetividade a um único foco.
    Aí se mede a maturidade, a capacidade de dádiva, a abrangència...

    ResponderEliminar
  21. O MEC e o Camões disseram sensivelmente a mesma coisa sobre o amor, mas de maneira diferente. O que o MEC disse eu não reproduzo aqui ainda que apareça nos escaparates das livrarias. O Camões disse que o "Amor é fogo que arde sem se ver..."
    Ora é muito chato (no mínimo) um tipo estar todo satisfeito da vida e de repente desfazer-se em cinza, pouque está todo ardidinho por dentro. É que já nem os bombeiros o podem salvar.
    Para compensar estes dois maduros também há aquela alentejana da Florbela que vai pelo "amar, amar perdidamente..."
    E eu vou ficar por aqui senão fico a a(r)mar em comentarista e nunca mais acabo.
    Uma pergunta para rematar: Terra, hoje, porquê?
    (Foi mais um post daqueles de que tu gostas e que sabes tão bem escrever).
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Querida Olga o que escrevi é "nada" comparado com a dimensão daquilo que se pode dizer sobre o AMOR...Amar é sentir! Claro que é! Descrever o porquê de amar determinada pessoa, às vezes, até é divertido!
    Experimente pensar na pergunta )a fazer a si mesma): porque amo o meu homem? Tenho quase a certeza que buscando em si a resposta, vai-se rir, vai-se emocionar,vai ter vontade de partilhar com ele,...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querido Rouxinol é tão bom procurar respostas mesmo que nunca as encontremos...
    O seu comentário deu maior amplitude ao meu texto, o que me agradou bastante...estou de acordo consigo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Querido Carapau um escritor moderno, um poeta lírico e uma neurótica ... prefiro o primeiro, o amor é na actualidade como ele afirma...há muitos porquês, ses, mas, também,...nas "ligações humanas", muta vulgaridade no uso da palavra...
    Quanto ao arder sem se ver, gostava de ver quem é que estava a ser mentiroso e não ardia:):):)
    Carapau pensa...porque era ontem e sou hoje TERRA? Há dias que sou FOGO!!!! Se não conseguires atingir eu dou-te uma explicação ( em que vou meter a Química, a Física e a Geologia)e não cobro nada:):):)
    Muito obrigada por colocares uma estrelinha no meu ego:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    Nota: eu sabia que o chicharro não tinha valor real (ainda por cima tirei-lhe um "r")

    ResponderEliminar
  25. amor "amor é fogo que arde sem se ver ..."
    e enquanto assim for...
    kis :=)

    ResponderEliminar
  26. Cara amiga
    Este seu escrito prova o que já sabemos. Que no coração das pessoas cabem várias e diferentes formas de AMOR.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  27. Querida Avogi, chegaste e disseste :):):)
    Gosto de ti, fazes-me sentir bem disposta!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Querido Gaspar formas de amor e de amar...
    No seu caso encontro um AMOR IMENSO concretizado na sua Arte!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. O amor é tão complexo como belo!
    Desdobra-se e ramifica-se em mil e uma formas. com um mesmo denominador comum: afecto.
    Por vezes até temos dificuldade de o diferenciar da amizade, nalguns casos muito pontuais.
    Outras vezes vem disfarçado de paixão, a que eu não chamo amor, pois tem que se passar pelo deslumbramento, até a realidade do amor nos possuir, liberta de "vendas nos olhos".
    Mas, acima de tudo, há que não ter medo de amar!!!

    ResponderEliminar
  30. Querido Pinguim "remataste" muito bem..."há que não ter medo de amar"!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar