segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UM CHAPÉU

Este não é O chapéu do ”acordo” que fiz com a Invisível este, é um dos meus chapéus de Verão e tem uma história.
Como avó que me prezo de ser, não quero que os meus netos fiquem apenas com a ideia de que sou uma pessoa repressiva, que até sou, não permito o não cumprimento de certas regras básicas. Sou ( ou penso ser uma avó atenta) que não gosta de passar a vida a ralhar e procuro nas brincadeiras e nos passeios que faço com eles, vestir-me de um modo que os fascine e sentirem que sou, por vezes, um pouco exótica…
Faço algo semelhante no jardim, por onde tenho espalhados pequenos duendes, fadinhas, trols, moinhos de vento, … e em alguma decoração da casa, sei que eles ficam fascinados com as descobertas que vão fazendo.
Numa tarde de Verão há uns quatro anos, coloquei este chapéu na cabeça (uso-o poucas vezes na aldeia) com os olhos à mostra, não fechados e tapados como vêem na fotografia e encetei uma caminhada pela aldeia com o meu neto. Já não me lembro o que levava vestido mas devo ter usado uma das minhas longas túnicas. Quando saía ao fechar a cancela, verifiquei que a minha vizinha do lado direito, estava no jardim e que me observava com um ar perfeitamente estarrecido. Cumprimentei-a e para a sossegar, na aldeia ainda hoje, ao fim de 33 anos, sou alguém envolta num certo mistério, expliquei-lhe que queria que os meus netos guardassem de mim a ideia de uma pessoa divertida e um pouco avessa a convenções. Ela ouviu-me atentamente e eu com o J. iniciámos o nosso passeio, fomos até uma fonte natural “perdida” no mato e mostrei-lhe os antigos tanques que se em encontravam e encontram em péssimo estado de conservação. Fingimo-nos “exploradores” e divertimo-nos com várias “descobertas”.
Quando regressei, ao entrar em casa, alguém me chamou, era a tal vizinha que sorridente me disse: “D. Teresa, a N. (a filha um pouco mais velha que o meu neto) perguntou-me se eu a tinha visto e sem esperar a minha resposta disse-me : a avó do J. ia tão LINDA!”

Tenho ou não razão para pensar como penso ?

35 comentários:

  1. Inteira razão, Alteza!
    Inteira razão, Alteza vaidosa :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Dear Sir Carlos nota-se assim tanto, que sou um poucochinho "vaidosa"...'
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  3. Aiiiiii querida Maria Teresa,
    o seu sorriso é sem duvida lindíssimo, hoje quando vinha no carro até cada pensei, a Maria Teresa é uma avó e mãe muito à frente no seu tempo.
    É elegantíssima sem sombra de duvida.
    Admiro-a pelas palavras e pelas recordações que dá aos seus netos.
    Com carinho desta eterna sonhadora de afagos
    Abraços aconchegados
    Sairaf

    ResponderEliminar
  4. Toda a razão, querida Maria Teresa :)
    Acho que na vida temos duas opções: viver como se isso fosse um fardo que temos de carregar. Levantar, trabalhar, cuidar dos filhos, comer, dormir, quase, tipo, como uns autómatos. Ou tentar fazer com que cada dia seja diferente, tentar fazer as coisas de maneira diferente e dar-lhe um significado. Viver a vida como uma dádiva. Eu prefiro a segunda. Acho que a Maria Teresa também.

    Tal como o chapéu que tem. Tire-lhe a flor, e haverá milhares iguais. Assim? Assim é único. Não é o que todos queremos ser?

    Beijinhos

    Eu adoro chapéus! ;). Tenho alguns que s+o usei uma ou duas vezes. Um desperdício. Tenho de os reciclar.

    ResponderEliminar
  5. E esse nem é dos mais exóticos! E a qualquer lado que vás nunca passas despercebida! E as crianças nunca mentem!!!

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria Teresa;

    Mas que bem! (e tem lábios pintados de vermelhos e tudo...) Sua giraça! Parece realmente, Sua Alteza Real! ;)
    Adorei, pois claro, o texto! Mas ainda estou cheia de curiosidade, em relação ao dito cujo do nosso "acordo" (provocação!) ;)
    Beijinho grande* Sua charmosa!
    (A-D-O-R-E-I o seu sorriso* ) ;)

    ResponderEliminar
  7. É esse o espirito!!

    (Fiquei curioso quais os sapatos que usou...?)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muito bem! Assim será sempre uma "Avó memorável"... alguém que deixa a sua marca, bem pessoal!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Era assim que muitas pessoas deveriam pensar!!

    bj

    ResponderEliminar
  10. deve ser fantastico ter uma avó assim...

    ResponderEliminar
  11. Eu também gosto muito de ver uma senhora de chapéu.
    Parabéns Maria Teresa
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  12. E não é que ia mesmo? :))
    Espero que este post seja o primeiro de uma nova colecção dedicada aos seus chapéus, :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tenho um carinho imenso pela figura da "avó".
    A minha foi mãe, foi amiga, foi tudo. E ainda é - e fico uma lamechas total a ler estas coisas - porque a verdade é que tenho muitas...mesmo muitas saudades dela.

    ResponderEliminar
  14. E assim é que é ... uma avó muito moderna e divertida :)

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  15. E tinha razão a crianca, a senhora está lindissima!
    Parabéns!
    Bjs dos Alpes.
    Ah, e boa semana de "fuga".

    ResponderEliminar
  16. Querida, elegantíssima, certeza :)
    E quanta alegria traz esse sorriso !
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  17. Tem toda a razão, Maria Teresa, toda!!!
    Não é só a cabecita cheia de saberes é também a graça do nosso lado coquete... assim entendo eu, que sou uma ruiva pintada, que é o ser mulher.

    E sabe, que mais...
    ...a minha disponibilidade é menor que a que gostaria de ter para vir até aqui (o trabalhito...) mas vou tentar ser mais presente
    ... gosto de si!

    PS - Adorei o chapéu...pela flor...

    ResponderEliminar
  18. MEUS QUERIDOS A FINALIDADE DESTE POST NÃO FOI MOSTRAR-VOS O MEU SORRISO, FOI MOSTRAR-VOS COMO ACTUO EM CERTAS FASES DA EDUCAÇÃO E DA IMAGEM QUE VOU DANDO AOS MEUS NETOS, NÃO UMA IMAGEM DE UMA AVÓ CHEIA DE MAZELAS E AZEDA COM A VIDA, MAS DA PESSOA QUE SOU. PENSO QUE NADA MELHOR PARA ISSO DO QUE LHES LEGAR A MINHA FACETA DE MULHER INDEPENDENTE, ALEGRE, OPTIMISTA, PROVOCADORA, MALICIOSA…ISTO SEM DEIXAR DE OS REPREENDER QUANDO NECESSÁRIO, PORQUE NÃO SOU PESSOA QUE PERMITA FUGAS A REGRAS ESTABELECIDAS. JÁ OS PUS DE CASTIGO, JÁ FUI ALCUNHADA DE CONFISCADORA DE COMPUTADORES (fingi que não ouvi), DE “JÁ NÃO SOU TUA AMIGA”( esta é a pequenota que me diz),…

    O RASGADO SORRISO DEVESSE AO GOZO QUE NOS DEU (a mim e à Ana, a feitura desta foto), A MINHA FOTÓGRAFA PRIVADA É MUITO EXIGENTE MAS DIVERTE-SE IMENSO COM AS LOUCURAS E OS DISPARATES DA MÃE.

    PARA TODOS UM GRANDE, UM ENORME OBRIGAAAAAADA!
    E PARA TODOS TAMBÉM, COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, OU ENTÃO ESTE CANTINHO NÃO ERA O QUE É… CARRADAS DE BEIJNIHOS EMBRULHADOS! ESPECIALMENTE PARA SI! SIM PARA SI!

    ResponderEliminar
  19. Mas porque será que a Eva me "rouba" sempre os comentários...
    Eu ia precisamente a sugerir uma "galeria" com os teus chapéus...
    E no fim votávamos no mais bonito, no mais original, no mais...
    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  20. Querido Pinguim a ideia aproveita-se! Vou juntá-los em dois grupos: capéus de Outono/Inverno e chapéus de Primavera/Verão. Em dois posts ficam a conhecer os meus acessórios de cabeça e pode ser que algum estilista os queira aproveitar ou quiça contratar-me...:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  21. Que giro!!!!
    Além de ficares verdadeiramente linda, acho que é uma boa memória para os teus netos recordarem-te assim.
    Eu também faço coisas para os marcar, mas não deixo de ser vaidosa. De tal modo que a minha Sofia, sempre ela, a minha Top Model, porque gosto de andar de saltos bem altos, sempre que olha para mim diz-me:
    - Ó Vó, tu és vaidosa?
    - Claro querida, a Avó é tão vaidosa quanto tu.
    Ela adora mudar de roupa a toda a hora e todo o momento para passar modelos e eu... faço-lhe companhia.

    Jokas

    ResponderEliminar
  22. Esqueci-me de dizer uma coisa. Quando vi a foto com aquele chapéu espectacular, disse assim para os meus (poucos) botões. O que é que a Rainha-Mãe está aqui a fazer? (Claro que era a Rainha Mãe (paz à sua alma) de quando ela era um "ganda borracho" e isto sem segundo sentido, conhecida que era a sua fama e proveito de meter uns copos no bucho...).
    Maneira simpática de eu dizer que tens um porte de Rainha :-) (ou ainda nunca te disse isto?)
    Beijo as suas mãos Alteza!

    (O seu a seu dono. Este comentário foi posto num sítio errado e já me valeu uma recriminação pública, feita pela autora e dona do blog. Como não sou súbdito para ouvir tudo de cabeça baixa e bico calado - ainda que peça desculpa pelo lapso - colei-o agora aqui, no sítio certo. Sua Alteza se quiser, tira-o lá da outra banda, que isso é serviço vedado aos súbditos).

    ResponderEliminar
  23. Olá, Maria Teresa!

    Quando vi esta fotografia, veio à minha memória a figura (por sinal excelente) da Rainha-Mãe de Inglaterra quando ela tinha 60 anos de idade!

    Pelos vistos a Teresa tem uma colecção de chapéus, de fazer inveja a uma qualquer Rainha, dessas que Reinam pelo Europa, nomeadamente Inglaterra e Escandinávia!

    Um beijinho,

    Renato

    ResponderEliminar
  24. Toda a razão, tudinha...e o que eu gostava de dar uma voltinha nesse lindo chapéu!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Querido Carapau V.Exª manda e eu obedeço, gosto de manter os súbditos contentes para voltarem a votar em mim nas próximas eleições (será que os súbditos não votam?)Essa do porte nunca me tinhas dito mas podes continuar a dizer que eu não me importo.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  26. Querido Renato já o Carapau disse o mesmo, aliás já mo disseram antes quando o uso, ela usava um tipo de chapéu muito semelhante a este no que diz respeito à presença de flores.
    Confesso que tenho uma grande colecção de chapéus, um dia destes exponho-os a público.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida Lilá(s) quando quiser diga, posso emprestá-lo para que possa dar umas voltinhas com ele :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Querida Tite é exactamente isso, eles têm que nos relembrar nas nossas diferentes "facetas", principalmente nas que provocam alegria e até dão um pouco de felicidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Maria Teresa,
    O chapéu é muito giro, mas a sua elegância sobressai mais! Parabéns! Suponho que deve ser a avó que toda a gente gostava de ter!!!
    E que importante é que os miúdos possam ter por perto avôs e avós, divertidos que lhes transmitam essa alegria e doce rigor que os pais às vezes não conseguem. Faz muito bem não ser permissiva, se me permite o comentário. É preciso dar-lhe balizas...

    ResponderEliminar
  30. Querido Tio eu não sou a "educadora" dos meus netos, eles felizmente têm pais que se encarregam disso, mas há regras estabelecidas por mim e que eles conhecem, que têm que ser cumpridas quando estão debaixo das minhas "asas", eles sabem bem até onde podem ir...
    Há muitas avós como eu, felizmente!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Ó eu aqui!!!

    Por muito que isso não agrade às minhas noras, é assim que eu sou.
    Nunca desrespeitei os Avós dos meus filhos nem eles me respeitaram a mim na educação das crianças.

    Agora eu não me meto na educação que eles dão às suas crianças mas, cá em casa mando eu eles obedecem direitinho.

    Beijos já desembrulhados para não dar trabalho

    ResponderEliminar
  32. Querida Tite tem que ser mesmo assim...
    Não somos marionetas, nem armazéns de crianças, somos pessoas com muito amor para dar, e dar amor
    é também saber dizer NÃO.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  33. Olá Maria teresa,
    Ainda volto a meter a colherada, mas apenas para dizer que não sendo os educadores dos sobrinhos (ou netos, imagino), temos papéis na sua educação e diferentes dos pais, naturalmente. Detestaria ter uma sogra/sogro que quisesse ser mãe/pai dos meus filhos, mas adoraria ter uma sogra/sogro que quisesse ser avó/avo deles, com a paciência e a especial relação de cumplicidade que une essas duas gerações. E quanto aos tios, quem é que não gosta de ter um? Cúmplice, parceiro, colega, irmão mais velho, amigo sim. Complacente, passivo, laxista não...Suponho que pensamos do memo modo :-) ...

    ResponderEliminar
  34. Querido Tio é exactamente isso que eu penso!
    Tenho escrito algumas coisas sobre educação e o modo como se pode ser um excelente educador sem se ser laxista mas aqui não é o lugar certo para as publicar. Num desses artigos de opinião em que relatava a minha "ligação" com os alunos como professora e como educadora (embora esta vertente deva ser prioritáriamente dos pais) fui muito "maltratada" porque ao falar nessa tal cumplicidade e empatia que se pode estabelecer sem haver desrespeito mútuo, fui acusada de ser uma das "fomentadoras" do caos em que hoje se encontra o ensino....:):):)
    Este é um assunto que me empolga muito, durante longa parte da minha vida dediquei-me ao estudo das Ciências do Comportamento.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Querida Maria Teresa,
    Fantástico! Acho que no fundo eu já sabia...
    Quem a acusou dever ser polícia, uma autoridade na matéria! E também me confundem os pais que querem que os professores eduquem os filhos como se não fossem eles os pais!
    Adorei a sua resposta. Ainda hoje pensei que bom ter-se decidido a entrar na blogosfera!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar