domingo, 24 de janeiro de 2010

FUGA

Dá-me um prazer imenso fazer isto, “fugir “ sozinha dentro do nosso país, porque para fora já não me atrevo.
Com ou sem antecedência, marco um hotel ou um apartamento, de preferência este último e, ala que aí vou eu, ou melhor, aqui venho… Desta vez o apartamento já estava reservado desde a altura do grande Acontecimento, voltei ao lugar do “crime”. O meu filho acompanhou-me e está cá durante este fim-de-semana.
Estou a começar a pensar no Turismo Rural… Deve ser mais aconchegante, mais familiar…enfim, logo se vê…
Alinhavando estas palavras na varanda, de um sexto andar, quase sobre o mar, ao levantar os olhos vejo-o e a um barco a entrar na marina.
A serenidade que se abate sobre mim faz-me acreditar que estou noutro espaço, num mundo paralelo. O silêncio é quase total, oiço o desfazer das ondas e o sussurrar do vento embora não o sinta, os pardalinhos que em Novembro me visitavam não apareceram ainda.
Durante esta semana deambularei pela praia, lerei, visitarei duas amigas, uma que mora aqui em Albufeira, outra em Almancil e procurarei meditar, deixar o meu espírito espraiar-se pelas veredas da mente. Deverei tomar decisões, uma já está tomada e combinada com a minha “cria”, iremos visitar a cidade do Porto, num fim-de-semana um pouco mais prolongado, ficaremos alojados no “Tiara”. Esta “cria” precisa de espairecer, o divórcio está-lhe a dar muitas “dores de cabeça” e a mim também, por arrastamento… Ele ficou encarregue de tratar de tudo, tem que se tentar ver se é possível assistirmos a um espectáculo.
Voltando à semana que aqui pretendo passar não vos vou esquecer, tenho até uma vaga impressão que estou a ficar “viciada”e isso de vícios já não me agrada muito.
Ontem quando cheguei verifiquei que me faltava um cabo no carregador do PC, enquanto não consegui comprar outro, não descansei, comecei a pensar na semana sem computador e isso deixou-me mais agitada do que deveria…
Sei que sou uma pessoa privilegiada por poder fazer estas “fugas”, nem todos, mesmo que queiram muito o podem fazer. Não se esqueçam no entanto, que já não sou jovem e que tive que fazer opções para poder chegar à idade da reforma e me sentir livre em muitos sentidos…
Estou grata à Vida por me permitir tal!
********
A imagem foi retirada do livro "por uma pitada de sal" de Miguel Barbosa , é uma fotografia do quadro com o nome "A fuga", pintado pelo mesmo, em acrílico sobre papel.
Miguel Barbosa nascido a 23 de Novembro de 1925, é pintor, poeta, romancista, dramaturgo e paleontólogo. Academicamente é ou deveria ser "economista".

22 comentários:

  1. Querida Maria Teresa

    Fantástica "fuga" para as terras do sul nesta época de acalmia do turismo para melhor usufruires do encantamento do mar.

    Boa estadia e produtiva meditação.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Maria Teresa,
    aproveite para mimar a sua "cria" que muito deve precisar. Desejo que tudo termine o mais rápido possível pois sei o quanto doloroso é passar por isso.
    Aproveitem para passear à beira mar que os próximos dias vão estar fantásticos.
    Desejo do fundo do meu coração tudo de bom.
    Com carinho e muita admiração.
    Abraços grandes e de muito conforto.
    Sairaf

    Confesso que o facto de estar tão perto e tão longe de mim, me deu imensa vontade de conhece-la pessoalmente... mas quem sabe, noutra altura e num outro momento!!!
    A forma como "lambe" as suas crias é sem sombra de duvida enternecedora.

    ResponderEliminar
  3. Todos precisamos por vezes desses momentos de "fuga", para descansar, reflectir... Espero que sejam proveitosos, para si e para a sua "cria".

    Bjokas!

    ResponderEliminar
  4. Essa coisa do vício, tem que se lhe diga... já "falamos" sobre isso, não vai agora querer que eu tenha de iniciar um grupo de bloguistas anónimos, pois não? rrsss Que bom Maria Teresa, poder usufruír dessas fugas... Assim como a cria, que pelo que diz, parece estar a precisar...Eu sou daquelas que gostaria, mas....Bastou falar no barco, que fiquei roída de inveja :)(in a very innocent way!!) Espaireçam os dois e aproveitem !Um beijinho com cheirinho a maresia, e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Sabe bem estas 'fugas'!! :) Aproveite bem! ;) Uma beijinho grande minha querida

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! como me agrada essa ideia de "fuga"...pelo que vejo é um privilégio e muito bem aproveitado.
    Boa fuga então.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Fugiste de mim não foi? :) Aproveita ao máximo! Ainda bem que o mano (ele não gosta nada que o trate assim!) já se foi embora, começava a ter ciúmes desses mimos... E que história é essa do Porto? Isto de ter três cães e um deles ainda por cima epiléptico, é uma chatice... Fazia-me já de convidada! Beijinhos fugidos!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria Teresa!

    Confesso que, também, gostaria de estar agora a passar uns dias no Algarve, para gozar um pouco e acalmar os neurónios, mas não só!

    Mas a Teresa está sózinha e não tem medo que lhe apareça o "papão"? Cuidado com a solidão!

    Faça muito bom proveito e descanse muito porque é uma Mulher que merece!

    Um beijinho,

    Renato

    ResponderEliminar
  9. Que esta missão de apoio que lhe está confiada...corra da melhor forma possivel. Aproveite e continue a inspirar-nos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito de fazer essas fugas. Sem marcação prévia, saindo sem destino e ancorando onde me apetece. São para mim as melhores, mas por vezes planeio-as com alguma antecedência.
    Boa semana e boa estadia aí pelo Algarve. Ainda por cima, anuncia-se uma semana de sol!

    ResponderEliminar
  11. Fizeste tu muito bem; é destas coisas boas que as pessoas mais jovens precisavam de apreciar mais...
    Eu tenho um fim de semana a gozar até Maio, num dos 3 hotéis Tivoli algarvios: ainda não decidi quando nem qual: Lagos, Portimão ou Carvoeiro...

    ResponderEliminar
  12. Minha querida,
    tenho andado afastada dos comentários, mas continuo a acompanhá-la ;)
    Sobre esta "fuga", eu chamar-lhe-ia "reencontro": consigo e com quem tanto precisa de si neste momento. Aproveite bem estes bocadinhos.
    E tem toda a razão: é preciso fazer escolhas, estabelecer prioridades, para depois colhermos e saborearmos os frutos!

    *Um beijinho com muito afecto e bom descanso!

    ResponderEliminar
  13. Que bom poder sair por uns dias! Aproveite para descansar, lá para a minha terra.

    ResponderEliminar
  14. Olá "fugitiva"!
    Quando cliquei no "Acontecimento" e fui conduzido (pelo velho Peugeot?) até ao post que trata da doença do "bicho", reparei que aquele foi o 1º post em que deixei um comentário. Anotada esta curiosidade, resta-me desejar-te uma boa semana a carregar baterias (não tens ar de quem as tenhas descarregado, mas de qualquer modo é um mudar de ares)e desde já te desejo boa estadia quando fores até ao Porto. Claro que não poderás deixar de comer umas tripas (tu chamar-lhe-ias dobrada), porque senão é como ir a Roma e não ver o Papa (maneira de dizer, porque já lá fui, ele não estava e não notei diferença). E não esqueças de meter o nariz no casco velho da cidade e apreciar algumas personagens que ainda por lá há. Sobretudo ouvi-las. Para mim é o melhor espectáculo que se pode apreciar no Porto.
    Bjo. e até à volta.

    ResponderEliminar
  15. o espaço e o tempo são coisas que quando podemos devemos tentar contornar, fugir para dentro de nós é parar o tempo, mudar de "casa" e revisitar a alma.

    ResponderEliminar
  16. Querido Vicktor e sinto-me tão bem aqui…
    Uma semana não dá para “morrer” de saudades dos meus amores, por isso gozo-a em pleno…
    Tenho imensa pena de não ter atracção nenhuma pela máquina fotográfica ou pela de filmar, tenho visto pormenores lindos…
    Beijinhos embrulhados!


    Querida Sairaf, a minha cria veio comigo para cá, mas foi-se embora ontem ao fim da tarde, na carreira que passa aqui, em Vilamoura às 19.15horas, neste momento já estou só.
    Hoje já fiz o meu passeio à beira-mar, a praia está cheia de canas dispersas…
    Se me quiser conhecer pessoalmente não há problema algum…
    Contacte-me via mail e podemos combinar um lanche ou um jantar, eu convido-a.
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querido JP sortudo és tu, que ainda és um jovem, estás a tempo de pensares no teu futuro, de modo a poderes usufruir ainda mais do que aquilo que eu hoje posso usufruir.:)))
    Há opções a fazerem-se e não podemos querer logo tudo quando somos jovens, temos que ir “construindo”.
    Obrigada, vou aproveitar bem, sou uma amante da VIDA.:)))
    Beijinhos embrulhados para ti!


    Querida Anira concordo inteiramente consigo, tenho pena que nem todos possam fazer o mesmo que eu. Sabe tão bem! Parece que todos os males do mundo se perderam bem lá para trás….
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querida Eva, começa a ser uma “dependência”, já comecei a auto disciplinar-me, vamos lá ver se consegue escapar de ter que ajudar a formar uma equipa para uma entreajuda aos bloguistas anónimos patologicamente dependentes (BAPD).
    O meu quarentão já se foi embora, durante a semana não pode cá estar…Estou só mas sinto-me maravilhosamente, sou um poço de contrastes, adoro conversar, “discutir”… estar com pessoas, mas também gosto muito de estar só…
    Beijinhos embrulhados para si!
    Socorro! Estou com algumas dificuldades em 2 posts seus, vim sem a bengala (o dicionário)


    Querida Buxexinhas se sabem bem…! Muito obrigada e uma semana melhor que a minha para si!
    Beijinhos embrulhados


    Querida Lilá(s) sinto que sou uma sortuda em poder fazer isto, estas fugas são “absurdamente” deliciosas…
    Obrigada pelos seus votos, que a sua semana também seja excelente.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Ana Rita, que menina ciumenta, parece que não me tem pertinho de si todos os dias.
    O mano está a precisar do seu colinho também…Pergunte-lhe sobre a história do Porto, ele conta-lhe tudo ou então aguarde o meu regresso…
    (estou a tratar-te assim por causa da ciumeira…)
    Estás convidada, não fui eu que te ofereci os cães…
    Beijinhos embrulhados para ti!


    Querido Renato e o Algarve aguarda por si, o que os algarvios querem é ter cá gente, porque nesta altura do ano, não está cá praticamente ninguém. Se estivesse eu não estaria cá, sou uma pessoa gregária mas detesto multidões.
    Ter medo de “papões”? Creia que os “papões” é que me devem temer… Eu não sinto solidão…Estou só por opção!
    Obrigada pelos votos!
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querido Céptico por vezes duvido que apenas o meu apoio seja suficiente, procuro fazer o melhor que sei.
    Obrigada pelo seu!
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querido Carlos sei que compreende bem estas minhas “fugas”,
    é pena que o mundo não permita outras, eu sou ousada mas muito cuidadosa, não arrisco em aventuras que à partida sei que envolvem muitos riscos…
    A minha família já me acha “amalucada” o que seria se arriscasse partir para determinados lugares, internavam-me certamente …
    O tempo está excelente!
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querido Pinguim aqui em Vilamoura também já há um Tivoli, o antigo Marinotel, eu estou no Ampalius (agora pertence ao Grupo Galé), frequento-o e há bastantes anos, têm apartamentos, eu estou num mesmo em frente ao mar, quase sobre a praia.
    Aproveita, não percas a oportunidade.
    Beijinhos embrulhados para ti!



    Querida Arisca de vez em quando é preciso esse afastamento, para não passar a obrigatório, o que seria isso sim um erro.
    As suas palavras fizeram-me bem, compreendeu perfeitamente a minha mensagem.
    Obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!


    Querido Tio a sua terra está com um óptimo tempo… excelente para as minhas finalidades, gozar o ar livre e nele poder ler meditar, caminhar, …
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Querido Carapau quando for ao Porto contrato um arauto para que todos saibam e me enviem dicas.
    És mesmo danadinho a falares-me de tripas quando estou a pensar em ir almoçar uma saladinha... estou a precisar de perder mais uns quilinhos...
    A propósito de Papa (isto misturado com comida é um pouco esquisito) estou a contar visitá-lo em fins de Abril.
    O meu rapaz vai delinear um roteiro... ele já viajou muito e tem imenso jeito para "descobrir" as coisas mais interessantes ou não fosse ele um investigador...
    Pensei que tinhas cumprido a "ameaça" e que tinhas fugido a 7 pés...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  19. Querido Druida como delatam a realidade as suas palavras.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Nada como uma "fuga" de quando em vez para "lavar" a alma... novos ares, novas ideias.
    As perspectivas mudam, vê-se o copo meio cheio... força!

    Um abraço, daqueles apertados

    ResponderEliminar
  21. Querida Magy muito obrigada pelas suas palavras de apoio.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar