quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ELE E ELA

Quadro de autor desconhecido (Mª Júlia R. 67)
- Aiiiiiiiiiiiiiiiiii!
- Que tens querida para suspirares assim?
- Saudades! Muitas saudades!
- Saudades de quê garota? Vá lá! Sou todo ouvidos! Conta …
- Lembraste quando estávamos encostados à parede de um atelier com os nossos irmãos e que tememos pela nossas vidas?
- Se me lembro, eu vi o homem que disse: ”estes são para refazer, não têm valor artístico, são pintados a óleo mas, sobre madeira.”
- E eu ouvi uma voz feminina perguntar: posso ver? E sem esperar resposta desencostou-nos da parede. Mas este é lindo! Disse a voz. E uma voz de homem disse: Se gosta, é seu! Pode levá-lo, …menos lixo!
-Eu vi-a, tinha um brilhozinho no olhar e perguntou ao marido, um jovem de barbas, que se mantinha um pouco à parte: gostas querido? Este sorriu e não disse nada.
- Senti-me transportada e depois só me lembro de estar numa sala a colocarem algo em nosso redor.
- Foi a moldura que ainda hoje nos embeleza, …foi há tanto tempo. E depois vi-a pendurar-nos neste local onde ainda hoje estamos.
- Ah!Ah!Ah!Ah!Ah! As conversas que ouvimos, até coro ao lembrar-me de algumas…
- Mentirosa! Nunca te vi corar, a Ela sim… Tu és tão atrevida… Lembras-te daquela vez em que as crianças não estavam em casa…
- Pára com isso! A conversa ainda não acabou… Não queiras mudar de assunto. O que queres sei eu mas, temos tempo, muito tempo…
-Para amar todo o tempo é sempre pouco!
-Pois! Pois! Por isso hoje estamos quase sempre sós! E para Ela esse tempo acabou, quando cá dorme está sempre sozinha.
- Nem sempre está só, recordaste daquele dia em que um rapazinho gritou: “mana, vem cá! Aqui no quarto da avó estão dois a fazer sexy!” E uma garotinha, eu vi-a bem, cópia de outra que vi e tu ouviste no passado, quando se atirava para o meio dos pais e dizia: “a mãe é minha!”entrou pelo quarto dentro e ficou estática, de boca aberta a olhar para nós. Crianças…!
-Não é exactamente a esse “só”que me referia, mas enfim...essa é mesmo de homem, não entendem…
É desse tempo, do tempo de que estavamos a falar de que tenho saudades, do tempo em que nesta casa se ouviam risos, risadinhas, sussurros, raspanetes, música, …
- Amor, mas nós temo-nos um ao outro, estamos aqui e aqui vamos permanecer, dia após dia, até alguém nos retirar desta parede, deste quarto e nos levar para outro local ao sabor da sua vontade. Pode até acontecer que o garoto ou a garota que tão admirados ficam quando nos observam, um deles nos queira a vigiar o seu leito de adulto.
-Que bom seria, voltarmos a ver e a ouvir o AMOR. Tens razão querido, isso é um sonho… Tenho vontade de te beijar

36 comentários:

  1. Hupsss...
    (Vou começar a tapar os quadros do quarto)...
    Nunca se sabe...
    ...
    Parabéns Maria Teresa! Mais um belissimo texto!
    Bjs, dos Alpes.

    ResponderEliminar
  2. Querida Flor não faça isso... É bom que "alguém" seja testemunha muda de tanta "vida"...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  3. Cara Maria Teresa!

    Mais um belo texto que nos deu a conhecer e logo com uma tela cheia de sensualidade!

    Mas, como sabe, por vezes as paredes têm ouvidos e dizem tudo o que lá se passa! A questão é simpática, a causa inspira interesse e desperta forçosamente a atençao dos que pensam e falam! NMas nunca confiar!

    Um beijo,

    Renato

    ResponderEliminar
  4. Querido Renato não fico temerosa estes dois são-me eternamente fiéis...
    Se há outros que falam, deixemo-los falar isso pouco me preocupa... nunca me preocupou, muito menos agora, em que há muito atingi a "maioridade".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. Ai ...agora até já as figuras da tela suspiram para lhe arranjar um novo companheiro, rrrssss. Está muito gira a conversa e a ideia engraçada, como eu gosto! Pode ser que logo logo até lhe apeteça vendar os amantes( do quadro, rrss!), não vá aparecerem como personagens de alguma história de outro blogue, e dar com a língua nos dentes :)))Gostei ! E paciência !! beijinhos inspirados

    ResponderEliminar
  6. Bem, parece que tenho de ter uma conversinha com esse quadro para saber o que viu e ouviu na minha ausência!!! Achas que o consigo subornar? :) Beijo sexy!

    ResponderEliminar
  7. Querida Eva podem dar com a "língua nos dentes" à-vontade, eu até gostava que dessem mas o que realmente queria era ter o proveito daquilo que dissessem... :)))
    Estes dois amantes da tela são-me eternamente fiéis, como já referi num comentário anterior, caso contrário corto....-os às fatias e coloco-os a arder na lareira Lol
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Querida Ana Rita, deste-me uma ideia, quem os vai interrogar sou eu... será que numa das minhas muitas ausências eles assistiram a algo que eu não sei?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho no meu quarto três quadros: duas reproduções de Picasso (uma do período rosa e outra do período azul), e ainda uma serigrafia de Césariny.
    Se eles falassem, o que diriam? Muita coisa e muito variada, ao longo de muitos anos, mas quase sempre de coisas muito belas; agora nestes últimos anos por vezes oiço-os murmurar "que monotonia" e fico muito feliz...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Conjugação perfeita entre o texto e a tela. Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Querido Pinguim monótono não acredito que seja... mono* sim e belo também...:)))
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  12. Querido Berdades obrigada pelo seu elogio. Fico "inchada!".
    Beijinhos embrulhados para si e para a Madeira (terra de nascimento do meu marido) que, envergonhadamente, confesso não conhecer!

    ResponderEliminar
  13. Desculpem eu também meter a minha colherada na conversa. Eu sou a Moldura que vos guarnece há anos, se não fosse eu vocês estavam encarquilhados de todo. Estive a ouvir-vos mas vocês não sabem da missa, a metade. Para já aí a Jovem Senhora está de costas, nunca viu nada. O Jovem Cavalheiro também só vê por um olho e está tão fisgado na parceira, que também pouco terá visto. É certo que ouviram. Conversas, choros, gemidos, risos, barulhos que não conseguiam distinguir. Mas isso tudo também eu ouvi e além disso eu sim vi tudo. E de diversos lados, já que sou uma Moldura rectangular, portanto aprecio as coisas de vários ângulos. E nem imaginam o que eu vi. E ainda vejo agora, mas… mas sou uma Moldura com classe, discreta, não vou revelar nada. Agora a Senhora que está ali em baixo deitada, nunca me ligou nada. Só tem olhos e conversas para vocês dois. A sorte Dela é eu ser como sou. Senão um dia destes metia tudo no You Tub, ia ser o bom e o bonito. Mas também vos digo uma coisa. Parece-me boa praça e foi de bom gosto pôr-nos aqui ao pé Dela. Ah! Um pormenor com interesse. De vez em quando é verdade que me limpa o pó. Por isso deixo-lhe aqui um beijo de agradecimento. Que querem? Sou assim, aprecio estes pequenos gestos.

    ResponderEliminar
  14. Moldura, moldura... continua a botar faladura, mesmo que seja apenas entre ti e eles, eu estou de atalaia, de rectangular passas a circular e circulas em grande velocidade... e se te atreves a abrir a boca nem que seja para mostrares um pedacinho de pau com caruncho, eu nunca mais te limpo o pó, limpo-te o sebo.
    Mas vá lá, como sou um coração mole e no teu jeito meio desajeitado, vejo que gostas de mim e até me agradeces, aceito o beijo e envio-te um beijinho embrulhado.

    ResponderEliminar
  15. Hummm... Estou a pensar na menina que tenho no quarto pendurado... Mas ela também está de costas... Desconfio que não veja nada e... Ainda bem pois sou muito envergonhada!
    Adorei o texto!...

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  16. Querida Libelinha mesmo de costas ouvem tudo, tudinho, até o mais baixo sussuro...até "ouvem" os beijos!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Maria Teresa

    Que magnífica ideia para a elaboração de um texto cheio de "entendidos" e de "sub-entendidos"...

    Quem não tem um quadro no quarto? E que memórias não guardará?

    Recordo-me agora de um casal amigo bem mais jovem que durante algum tempo tiveram no quarto um quadro com a "Ceia do Senhor"... gosto duvidoso mas uma oferta da família a tanto obrigou...

    Agora entendo a razão de ter sido retirado logo que a ocasião surgiu... ufff deveria ser um falatório... santo falatório, mas falatório da mesma.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Querido Vicktor o que já me ri com a minha filha, ela estava aqui quando abri o teu comentário.
    Eu também tenho uma Ceia, com mais de cem anos, quadro que veio de casa da minha avó mas tenho-a na sala de jantar do meu Refúgio ... também deve ter histórias engraçadas para contar mas de outro teor.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  19. Então o meu pau já está com caruncho?
    Estou pior do que pensava.

    ResponderEliminar
  20. Querida Moldura ainda não percebeste que estás velha? E o caruncho que já te atacou já está controlado, tens sido tratada com muito desvelo... Andas a ver e a aprender muita coisa com esses dois, tenho que passar a vigiar-vos mais assiduamente e com mais cuidado.
    Beijinho embrulhado para ti! E, aviso-te, boca de siri!

    ResponderEliminar
  21. Maria Teresa:

    Um belo prosopoema dialogante!

    As personagens de um quadro a óleo também podem ter sentimentos!!!

    ResponderEliminar
  22. Querido Rouxinol claro que podem e também podem ser um pouco "indiscretas"...:)))
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Adorei este post, Maria Teresa. Além de ser excelente, ainda teve o mérito de me alertar para o facto de ter cá em casa uns quadros que devem ser responsáveis por umas voze e uns gemidos que ouço durante a noite. E eu a pensar que eram os vizinhos do 8ºD!
    Bom fds

    ResponderEliminar
  24. Querido Carlos estou contentíssima pelos seus vizinhos, coitados a serem acusados injusta e infelizmente (para eles).
    Acautele-se! Os seus quadros podem revelar coisas um pouco privadas, já vi que todos os quadros gostam de "cuscar"
    Pelo sim , pelo não, depois destas revelações, já amordacei os meus e não só os que estão no quarto, todos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querido Céptico vou colar o seu comentário que foi parar ao post anterior.

    TouroCeptico disse...
    Afinal, não se pode aplicar a máxima "nem às paredes confesso..." .... Malditos Quadros ! :))

    Belo texto....grande sensibilidade..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querido Touro Céptico penso que se deve mesmo aplicar, o que as paredes não saberão... Nem quero pensar!Até corei!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida Maria Teresa
    Os meus parabéns para ti
    Digo-te com franquesa
    Adorei este texto aqui!

    Adorei! Mas, muito sinceramente
    Acho que este teu texto em "brasa"
    Vai pôr muita gente
    A olhar para os quadros que têm em casa

    Por acaso tenho um pendurado
    Na parede do meu quarto de cama
    Mas ele ja vai ser mudado
    Antes que faça algum drama!

    É que se ele desata a falar
    Com a sua sabedoria
    Tem coisas para contar
    Que até o diabo se arrepia! hahahaa

    Beijos em teu coraçao
    AnjoAzul

    ResponderEliminar
  28. Querido Anjo Azul,

    "Ele e ela" sem saberem
    Estão a ser muito falados
    Com todos a perceberem
    Os seus sussurros soltados!

    Obrigada pelos teus versos que enriquecem as "paredes" deste meu cantinho.
    Beijinhos Embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  29. Excelentes textos...Descobri "por acaso num acaso" o seu «cantinho»...Ainda não tive oportunidade de o explorar, apenas o desfolhei...Coloquei o link do seu blogue no meu "modesto planeta", para posteriormente o explorar calmamente.

    Desde já convido-a a passar pelo meu Blogue: planetam-meuplaneta.blogspot.com

    Até um dia destes, Planeta M

    ResponderEliminar
  30. Querida Marlene, obrigada por deixar o seu convite, quando a si, quando quiser pode entrar, não precisa de bater ( em mim pode, quando não lhe agradar o que aqui deixo registado).
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Oh... Já não vale a pena tentar esconder o que os quadros viram e sabem. :)

    ResponderEliminar
  32. Os segredos que guardam muitos quadros (e paredes!) =)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  33. Querida S* é um caminho que se pode seguir, não nos importarmos com o que dizem...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Querida Menina nem sempre serão segredos, são a nossa intimidade e a da nossa família.:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Oh querida Maria Teresa;
    Adorei este texto... (mais um que apreciei e devorei. Algo que sinto ao ler certos livros bons livros...)
    Beijinho grande e abraço apertado*
    Desejo-lhe um excelente fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  36. Querida Invisível obrigada pelas suas gentis palavras.
    Um excelente fim-de-semana para si e para o pimpolho.
    Beijinhos embrulhados para ambos

    ResponderEliminar