terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AVAREZA

“Que é a avareza? Viver sempre na pobreza pelo receio da pobreza” São Bernardo

Não penso que seja avara! Avaro. Forreta. Unhas-de-fome. Mão-de-finado. Sovina. Mão-de-vaca. Mesquinho. Miserável. Somítico. Pão duro. Todos estes qualitativos não se coadunam com o meu modo de encarar a vida

“Sou feliz vivendo assim,
Sem dinheiro pra gastar,
Preocupar-se é tão ruim
Que pode até desandar!

Desandando o tirocínio,
Desestrutura a postura,
Perde-se todo domínio
Próprios duma criatura!

Pelo menos um pecado
Não levarei, com certeza,
Um dos piores! Coitado

De quem se foi a pureza,
Posto que foi dilacerado
Pelas garras da avareza!”

José Rosendo

O que mais se pode aproximar deste pecado é o prazer que sinto em saborear chocolates e que me leva a ter a atitude que passo a relatar.
Gosto muito de oferecer “beijinhos embrulhados” principalmente sob a forma de peças feitas por mim, elas levam pedacinhos do meu tempo, pedacinhos da minha vida.
Há uma coisa que não partilho, os chocolates que compro PARA MIM ou que me são OFERECIDOS. Não fiquem muito admirados, podem ficar apenas um bocadinho, eu explico!
Desde muito garota que o faço, quando recebo ou compro um chocolate não o devoro… ou guardo-o inteiro mas sei que está ali ou guardo-o e vou-o comendo aos bocadinhos, é talvez qualquer coisa que se pode comparar aos viciados que dizem não o ser por tabaco, sabem que têm à mão cigarros se necessitarem deles e perdem totalmente a cabeça quando vão em busca de um e não encontram nada…
Pessoalmente fico histérica quando isso me acontece, quando pensando que tenho ali o meu rico chocolatinho, chego ao sítio e puf!, não está lá, levou sumiço… Em contrapartida o meu lado generoso, sim, sou bastante generosa, dá-me bastante prazer no partilhar, dou os chocolates que me pedirem mas,… por favor, não comam o MEU.
Actualmente, esta situação não acontece com frequência, era muito vulgar quando ainda vivia com os meus pais e o meu irmão que comia os dele e” roubava-me” os meus.
Com a saída dos filhos de casa e a morte do marido isto já quase praticamente não acontece.
Tenho sempre chocolates e outros doces em casa para os meus netos, o que de vez em quando faz com que a Ana Rita me repreenda (como se eu me ralasse muito com isso) mas que, de vez em quando, também os devora, para depois me acusar de eu a fazer pecar. Eu? Quem é que tem que ter força de vontade para não os comer?

E agora qual de vós tem o dinheirinho, as patacas, os tostõezinhos debaixo do colchão ou fechados a sete chaves num cofre? Qual de vós é um Tio Patinhas ou um Mister Scrooge?

41 comentários:

  1. Não sou nada avarenta, no sentido de querer tudo para mim, e não partilhar o que é meu. Mas sou uma pessoa economizada. Também, tenho de ser...Há muitas coisas que classifico como supérfluas em que me custaria mesmo muito gastar dinheiro excessivo... como roupa e assim... mesmo se o tivesse!beijinhos avarentos!

    ResponderEliminar
  2. "É meu, é meu e só meu!" Quem comeu os teus Ferrero Rocher? Nem os chegaste a provar, por isso não os consideraste como teus! E o J. já pediu mais! E como tu não és avarenta... Eh, eh, eh! Beijinhos avarentos!

    ResponderEliminar
  3. Querido Marco obrigada mas o mérito não é meu não fui a autora como lá indico.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Dinheiro serve para ser - bem - gasto.

    Adorei!

    ResponderEliminar
  5. Querida Eva nem nunca pensei o contrário...
    Penso até que é de pensar muito nos outros e muito pouco em si.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana Rita sem comentários, ou melhor... avó abre excepções. Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Querida Vanessa sou da sua opinião, não devemos ser escravos do dinheiro, o dinheiro é que deve ser nosso escravo, quando há...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao dinheiro...não podemos viver sem ele e essa é a verdade. Não o guardo no cofre nem em qualquer outro lugar, pois é pouco e ás vezes não chega. E como costumo dizer: " É para gastar, não para guardar".

    Quanto aos chocolates...aqui a conversa é outra.
    Existe uma "guerra" pegada cá em casa :):) TODOS gostam dos ditos cujos, até mesmo a mais nova que é alérgica ao chocolate :(

    Todos gostam dos "SEUS" chocolates, e quando acabam fazem uma pequena viagem ao esconderijo dos outros:o)
    Os esquemas são muito bem elaborados...pode mesmo acontecer a caixinha estar lá, toda direitinha (com fita e tudo) e por dentro só encontrar os papeis :):):)

    Enfim, pormenores que quase dão um filme com um detective de renome.

    Beijinhos (embrulhados ou não)

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  9. Querido Aflores vi a "cena" porque em minha casa passavam-se umas semelhantes... São esses "esquemas" que nos dão mel à vida, porque no fundo, até gostamos que aconteçam.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  10. Querida Olhos, quem não gosta? "O que é doce, nunca amargou!"
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Se o Tio Patinhas guardasse os chocolates, como faz, aposto que o zezinho, luisinho e o outro sobrinho que me escapa o nome também lá iriam pela surra =)

    A avareza é pecado de que não sofro. Considero-me, pelo contrário, bem generosa. Mas venham outros mais a ver se me safo ahah.

    beijo!

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa

    Realmente de avaro nada tenho... mas os chocolates? hummmmm adoro, mas partilho...hehehe

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Querida Marta, o Huguinho! Mesmo sem chocolates eles vão fazendo das suas...
    Do próximo safa-se certamente, é o que me custa mais "confessar", embora todos os meus amigos reais o conheçam.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  14. Querido Vicktor, hummmm eu agora comi-a um, mas estou sem "munições"... Tenho que ir às compras mas não aos saldos.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Mais um "pecado"...mais um excelente post.

    Mas afinal, o que são os 7 pecados mortais, para além da exarcebação dos nossos egoismos ?

    Tenho de admitir que já fui mais ávaro do que sou hoje...o medo de não ter dinheiro, comandava-me um pouco...prejudicando talvez quem me rodeava. Mas se extrapolarmos o conceito para outro tipo de bens...materiais ou não...quem terá coragem de atirar a 1ª pedra ?

    Creio que a prática de tais "pecados" de forma esporádica, não significa que seja esse o nosso modo de vida....uma árvore não faz a floresta!

    Nota: Gostaria de sublinhar a adesão do seu ultimo post "Luxuria", o que revela o nosso fascinio pela irracionalidade. Curioso verificar que não é um "feudo" exclusivamente masculino, alegrando-me pela observação da libertação das mulheres em relação às suas fantasias e anseios. Dirigo-me agora à minha geração...rsrs...que por educação ou questões culturais...renegaram muitos dos seus desejos...o que vos poderei dizer, é que a vantagem da maturidade, reside no facto de percebermos que somos nós que julgamos os nossos actos...e pensem que nesta vida, não poderemos deixar coisas por fazer....mesmo que mal feitas! O relógio....esse não pára!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. No que deu a avareza! Na avareza de chocolates...
    (tenho aqui atrás de mim guardados uma série deles, não os como, guardo-os avaramente, porque se abro o raio da portinhola vou-me a eles e passo-os ao estreito, todos, e depois fico mal disposto e lixado comigo mesmo).
    Mas vamos à avarezazinha mas da verdadeira, do carcanhol.
    Não ligo nada ao cacau, mas sei que sem ele estou "feito". Esta relação aberta com o pilim vem de longe. Era eu um rapazola e o meu pai perguntava-me às vezes se eu tinha dinheiro e eu dizia sempre que sim (nunca lhe pedi dinheiro. Quando se esgotava o pecúlio pedia à minha mãe. Tinha os meus fornecedores "especiais", um avô e umas tias que me forneciam o que podiam e que eu geria). Portanto dizia sempre ao meu pai que não precisava, obrigado. E ele respondia invariavelmente: "não quero que andes sem dinheiro no bolso. Olha que a um homem sem dinheiro até os cães mijam nas pernas". E assim me tenho guiado pela vida fora. Desde que tenha algum para os cães não me mijarem nas pernas, já me chega. E até hoje...
    Concluindo: de avarento não tenho nada. E de palavreado ainda sou menos avarento, repara só na quantidade de palavras que deixo nos meus comentários.
    Portanto se precisares de palavras serve-te à vontade, de chocolates também podes levar alguns desde que peças com bons modos :-) agora daquilo com que se compram os melões só mesmo se tiveres uma matilha a correr atrás de ti.
    Bjo.(assim só com 3 letras para ser avarento em alguma coisa...)

    ResponderEliminar
  17. Querido Carapau, segura-me que estou com uma vontade louca de ir comprar chocolates…
    Já disse noutro comentário, eu sirvo-me do dinheiro que “sobra” da compra dos bens essenciais (cada vez sobra menos) para poder ter algumas coisas de que gosto, para a minha comodidade, o meu bem-estar e não só, para o bem-estar daqueles que amo, não o aferrolho, mas só o uso quando o tenho, por vezes tenho que economizar para poder atingir um determinado fim.
    Tenho a certeza que de avara não tenho nada… (excepto nos meus chocolatinhos e até nisso estou a ser mais aberta, é possível resistir a: “vovó posso comer este bombom?”dito numa voz melada e com cabecinha inclinada para um lado?)
    Já houve um cão que me mijou numa perna, tenho que contar essa história, seria por eu ter poucas massas na altura? Nunca tinha pensado nisso…
    Agradeço mas parece que não estou precisando de palavras, por bem ou por mal, tenho também muitas para usar e para dar… Já de chocolates o melhor é ficar calada…
    Na virtualidade eu não sou avarenta nos beijos, já na minha vida real não sei, não. Não ando por aí a dar beijos a torto e a direito :) :):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Deste pecado eu não sofro lol. Para mim, o é para ser gasto e quando o poupo é com vista a gasta-lo, eheheh.
    E também não poupo nos chocolates :P

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  19. Querida C*inderela chegou e afirmou! Muito bem! Sabe bem o que quer e o que faz. :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. maria teresa...

    ...é com mtuita satisfação que leio este texto, deveras elucidadtico da "tua pessoa neste particular. - ainda estou com o sorriso nos lábios -

    Bem, que não pecou" ( com o chocolate) que atire a primeira pedra."lol" Gostei muito...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Cara MARIA TERESA
    Vejo aqui um conjunto de definições para um sentimento muito feio, a AVAREZA.
    Se algumas eu já conhecia, confesso que MÃO DE FINADO ou MÃO DE VACA, nunca tinha ouvido...rsrsrs
    Obrigado, já aprendi qualquer coisa.
    Mas a palavra que melhor define esse tipo de comportamentos é sem dúvida, MESQUINHO.
    Parabéns pelo tema
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  22. Querido PJ obrigada pelas tuas simpáticas palavras.
    Tens um texto lindíssimo no teu blogue.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. Querido Gaspar eu também não conhecia algumas. Os blogues também destas "coisas" ensinam-nos muito e obrigam-nos a "crescer" o que na minha idade é anacrónico.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Querida Pólo Norte se é esbanjadora não é pecadora, pelo menos deste pecado :):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Hum, tema doce...espere, um pouco por favor, já prossigo o comentário, estou á procura de uma pedaçinho de toblerone, que acabou de cair aqui, algueres na minha "abada"...(regaço)
    bj. (doce)

    ResponderEliminar
  26. o dinheiro não traz felicidade, mas ajuda... É tudo uma questão de dar às coisas o seu devido valor!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  27. Querida Flor o chocolate é uma tentação e os seus poemas são lindos!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. A avareza, no meu entender das coisas, é dos piores pecados que se podem cometer. A verdade é que directamente ela pode interferir com terceiros. Enquanto que os outros pecados, à excepção da ira, acabam por ser atitudes egoístas e podem não ser susceptíveis de perturbar ou prejudicar ninguém, a avareza, sobretudo nos dias que correm, é de facto capaz de ter consequências atrozes.

    ResponderEliminar
  29. Querida Anira não é avara, "safou-se" do pecado...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querido Disse tem razão! E voltamos ao início deste post "Viver na pobreza, com medo da pobreza" e arrastar com eles os familiares...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Olá Teresa!

    Avara não sou, antes pelo contrário confesso que não só adoro comprar para mim como também adoro comprar para oferecer, é um prazer tremendo, pena, pena é não o poder fazer com muito mais frequência.

    Chocolates!!!! Loucura total é nas lojas que vendem aqueles "quadradrinhos", aquelas "bolinhas" de várias qualidades de chocolates, sejam de cacau, brancos, leite, negros, com sabores, com recheio,sem recheio....vou parar por aqui...ai sim me considero um "nadico" de nada de avara.

    De vez em quando também tenho sensação de: que horror não tenho cigarros e agora????

    Um beijinho muito doce!

    ResponderEliminar
  32. Querida Canhota nunca ouvi falar tanto em chocolates, a tentação tem sido muita, mas tenho-me portado muito bem, por muita vontade que tive, não saí à rua para os comprar.
    Quanto aos cigarros, felizmente que a mim não me dizem nada.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. Querida Maria Teresa!

    É realmente um tema cheio de "doçura"! Mas embora goste de chocolate, falar sobre dinheiro dá "pano para mangas"!

    O dinheiro não tem existência real senão quando se traduz em satisfações de qualquer ordem para quem o possui! Esteja ele onde estiver!

    Mas certamente que já "apreciaram" as ridiculas taxas de juros que o bancos oferecem ao nosso dinheiro? E que dizer às aplicações, sujeitas a ir parar à carteira de um "Madoff" da nossa ou de outra praça? Por isso hoje é dificil dizer onde aforrar!

    O melhor será fazer com que ele (dinheiro) sacie os nossos desejos e obrigações, para que não nos tornemos seres com dinheiro mas insaciáveis!

    Usar e gastar é o que está a dar!

    Um beijinho,

    Renato

    ResponderEliminar
  34. Querido Renato concordo com o que escreve...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Cada vez me aproximo mais da ideia de que a riqueza está no conhecimento.

    ResponderEliminar
  36. Querido Fd e que bom que seria se fosse assim.
    Mas é uma utopia, somos HUMANOS...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Tu que me lês, deves pensar que eu sou um santo, pois nos pecados que referes, tirando a preguiça (pecado menor), a luxúria (que já vivi, mas não vivo) e a gula (que eu disse não ter e tu provaste que existe em mim), eu não tenho pecados, eheheheh.
    Este da avareza, então, não me afecta nada, antes pelo contrário, gostava de ter alguma (na justa medida); mas não, sou um "mãos rotas" e tipo "Chapa ganha...chapa gasta"; claro que como qualquer ser minimamente inteligente orçamento o meu deve/haver, mas corre sempre tudo tão mal...
    O que vale é que ser rico não faz as pessoas serem felizes, mas dá uma ajudinha.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Querido Pinguim tu estás a provocar-me para eu dizer que és um grande "pecador"? :):):) Pois fica desde já sabendo, não digo, não digo ( e faço como a minha neta, estou bater com o pézinho no chão- o meu pé é pequeno)!
    "Conheço-te daqui" e tenho a certeza que és uma excelente pessoa, um santo não és, e para que é que se queria um santo? De pau carunchoso, como dizia alguém que eu já não sei quem era!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar