sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O SEDUTOR

Ontem estive na esplanada de Santa Eulália a almoçar, como me esqueci do livro que ando a ler comprei a revista Sábado que, pelos vistos sai à 5ªfeira, e cuja capa tem como chamariz, uma reportagem especial cujo título é MULHERES QUE PAGAM PARA TER SEXO. Li a reportagem e senti um certo incómodo devo confessar, nunca pensei, nem penso, em sexo sem amor… mas quem sou eu para julgar.
A minha mente funciona sequencialmente, de imediato pensei no que escrevi, ou tentei escrever, sobre acompanhantes de luxo e daí saltei para os sedutores.
Então apeteceu-me escrever este post para dizer o que penso sobre O Sedutor, mas há sedutoras, citando apenas duas lendárias, Mata Hari e Sherazade e passar rapidamente por dois também lendários sedutores Casanova e D. Juan. Ambos ficaram gravados na memória do tempo e, intemporais como são, deram origem a muitas históricas, a filmes, a peças de teatro,… foi-se criando uma auréola mítica em torno deles e hoje, a verdade está misturada com a mentira, como de um só corpo se tratasse.
Casanova e D. Juan, o primeiro nascido em Itália, mais propriamente em Veneza, e o segundo, supostamente existente, teria nascido em Espanha no século XVII.
Em que diferem? Casanova é dominado pela paixão, quer possuir o corpo das mulheres, não lhes quer roubar a alma, protege-as depois de as deixar. D.Juan é demoníaco, tem mais prazer em ver o sofrimento por amor de uma mulher, do que prazer carnal, tem como “arma” a promessa de casamento que nunca cumpre, ele não se compromete com nenhuma, mas exige que a mulher se comprometa com ele.

*Afinal que faz, o que diz, o que pretende um sedutor da actualidade?
Pelo que li os sedutores, têm um modo de lidar com as mulheres que as atrai.
Um Don Juan ( sinónimo de sedutor) da actualidade é atraente, bonito, irresístível, muito sensual, mas “cruel”. No fim da sua vida, pode citar um número imenso de mulheres que conquistou mas é incapaz de viver um amor profundo e estável.
No fundo é um homem preverso perante o sexo e despreza as mulheres, não ama verdadeiramente nenhuma mas é compelido a arranjar parceiras sexuais sucessivas.

*O que leva estes homens a terem este tipo de comportamento?
Dizem os entendidos na matéria, que há algumas razões comuns:
-Uma criança criada e educada sem amor não vai saber amar porque o desejo de amar é inato mas a capacidade de amar é aprendida.
- O sedutor não gosta de si próprio e tem medo de ser rejeitado
-A maioria dos sedutores sentem no estado latente uma certa tendência para a homossexualidade e têm medo, cada mulher conquistada é para eles uma prova de heterossexualidade
-No fundo deseja uma relação estável mas não consegue e atibui o fracasso à parceira e a todo o sexo feminino
-Nesta falha sente um forte desejo de vingança e a melhor, é forçar a mulher a uma completa submissão no campo sexual.
-Ele não ama, ele quer apenas conquistar .

*Como se pode saber que um homem é um sedutor?
1-É inteligente, compreende as mulheres, esforça-se por desenvolver qualidades que pensa que o tornam irresistível .
2-É rápido a perceber os pontos fracos de uma mulher e explora esse ponto .
3-Faz com que a mulher se sinta única e o ser mais importante do mundo.
4-Aperfeiçoa técnicas físicas para o acto sexual .
5-Veste-se bem, parece ser romântico e senhor de si, mas na realidade é egoísta e perversamente calculista .

Dificilmente um sedutor se casa, por isso à medida que vai envelhecendo e perdendo a potência sexual, deixa de ter tanta capacidade de atracção. Não tem amigos, os homens desprezam-no, não tem amigas porque despreza as mulheres.
Não há regra sem excepção há sedutores, providos de uma certa honestidade, que conseguem escapar ao seu destino de ser , “um não amado” e “um solitário”.

Há muito a dizer sobre este assunto! Encontrei imenso material para me apoiar, uma vez que sou leiga nesta matéria, não os cito porque foram muitos, e eu não os copiei, retirei a ideia.
***********
Quem quer “falar” sobre SEDUTORAS?
***********
ACRESCENTO (PUBLICADO ÀS 16.20h) O SEDUTOR A QUE ME REFIRO NO TEXTO É O COMPULSIVO. AQUELE QUE FAZ DISSO O SEU DIA A DIA.
Contra a sedução "normal" não tenho nada contra, o jogo de sedução é maravilhoso

27 comentários:

  1. Isto dava pano para várias mangas!!!! :))))
    Confesso que, embora no geral concorde com o conteúdo... quero apenas lembrar-lhe de um texto e um vídeo no meu blogue, sobre estereótipos...penso que há muitos sedutores... e muito ou pouco de sedutor em cada homem... ou em cada mulher... sinceramente, penso que cada uma terá as suas razões, nem todas(se calhar, nem a maioria) de origem na infância...A sedução é em si, uma "arte" de conquista, e estas é que podem ser numerosas. As causas para coleccionar homens, podem ser muitas, mas o real objectivo final, é o mesmo, e talvez sempre conseguido, ou seja, ficar só... podia prolongar isto, mas fico por aqui :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também li isso na Sábado... Bom post ;)

    ResponderEliminar
  3. afinal deveríamos chamar-lhes sedutores ou enganadores?! Acho que sedução é bem melhor que aquilo que aqui descreve, não será uma arte, não de enganar, mas de apreciar os detalhes do prazer?! não, sei, também não concebo muito bem o sexo sem amor, talvez por isso não entenda a sedução sem paixão.

    ResponderEliminar
  4. Olá Querida Maria Teresa!!
    Depois de ler este post já vi que tenho de comprar a revista, pois é segunda vez que leio sobre o assunto, já um colega de trabalho me tinha enviado um pequeno excerto sobre o tema, agora fiquei curiosa.
    E não seu se será burrice minha, ou então é o meu instinto de menina mulher desconfiada que assim que li esse post ..."1-É inteligente, compreende as mulheres, esforça-se por desenvolver qualidades que pensa que o tornam irresistível .
    2-É rápido a perceber os pontos fracos de uma mulher e explora esse ponto .
    3-Faz com que a mulher se sinta única e o ser mais importante do mundo...." revi o menino dos olhos. Se antes estava muito desconfiada agora ainda estou MUITO mais.

    abraço grande
    bom fim-de-semana.
    com carinho
    sairaf

    ResponderEliminar
  5. Eles andam por aí...

    Selo para si no meu blog!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que a conquista é inerente ao género animal. Alguns animais vestem-se de cores chamativas, outros coreagrafam danças bem elaboradas e por aí. O Homem, mais inteligente e com mais artifícios ao dispor elabora outras maneiras, ou as mesmas (às vezes), para conquistar. Nada contra.

    ResponderEliminar
  7. Vim, via Oficina das Ideias, li meio cruzado uns quatro, cinco dos últimos posts e ... aqui, há qualquer coisa de uma boa conversa, de "casa", de uma troca sã.

    Gosto assim, sabe, Teresa?

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei de ler =) Acho que se vê muitos homens do género por aí..talvez não tão extremistas, mas mais um meio termo..Cada um escolhe a vida que quer ter, falta saber se conseguem ser realmente felizes assim..

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Teresa passa lá pelo meu sítio. Tenho umas fotos para veres. Beijocas desembrulhadas.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post de hoje, fartei-me de rir, muito bem feito este retrato...deixo beijinhos embrulhados pois hoje está frio.

    ResponderEliminar
  11. Há um mimo no meu blog para ti.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa;
    Confesso que não tinha tanto conhecimento acerca dos sedutores!(O texto parece uma tese acerca dos mesmos!!) :))

    Beijinho grande* e desejo-lhe um excelente fim-de-semana com muita paz. :)

    ResponderEliminar
  13. Acho que o teu post é um fiel retrato do Zézé Camarinha! Dizem que é o Don Juan português! Agora, queixa-se de ser assediado por uma senhora de setenta e tal anos! Bem feito, virou-se o feitiço contra o feitiçeiro! Beijinhos sedutores (com máscara, estou mesmo com gripe!)

    ResponderEliminar
  14. Minha querida Maria Teresa,
    Deixe-me tratá-la assim, não pela natureza do tema sedutor (...) mas porque acho que revela nesta sua catalogação um instinto protector a que, como homem, me sinto na obrigação de corresponder.
    Dito isto o tema dava para um fato, um sobretudo e vários pares de calças, coletes e casacos, de acordo com a terminologia da Eva.
    Vi essa revista ontem num escaparate, no Estoril, e lembrei-me do seu post sobre o tema dos acompanhantes de luxo, por isso teve graça esta coincidência. Fico-me apenas por um pequeno pedido, dada a extensão deste prólogo. Não pense tão mal dos homens nesse jogo da sedução. Não serei um sedutor, mas não posso concordar com essa questão de explorar os pontos fracos. Dá ideia de chantagem, de coisa má. Acho que temos obrigação de identificar os pontos fortes, gostos, preferências e, por exclusão de partes, esses ditos pontos fracos, mas não para nos aproveitarmos deles. Isso não é sedução, desculpe.
    E vou escrever sobre o tema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. A TODOS OS COMENTADORES E A QUEM LEU este post, há uma canção, muito conhecida, cantada por Francisco José, já falecido, que diz “(…) olhos verdes são traição, olhos castanhos leais (…)” ora não sei se todos os possuidores de olhos verdes são “traidores”ou se por acaso até nenhum é.
    O que escrevi foi um exercício académico. Penso conhecer dois homens que se podem encaixar na descrição SEDUTORES COMPULSIVOS ( aqui a falha foi minha, devia ter escrito a palavra compulsivo no título). Estes sedutores não são, ou podem não ser, acompanhantes de luxo, são Dom Juan…
    Para mim, para que uma ligação amorosa faça sentido, seja ela de que tipo for, ambos os parceiros, têm que estar em paridade, tem que haver cumplicidade, tem que haver conhecimento físico e psíquico um do outro, neste conhecimento têm que aparecer as qualidades e os defeitos, as fraquezas e as forças.
    O sedutor patológico gosta de dominar com humilhação a “vítima”, sente-se superior e acaba por ser, “manobra” até com crueldade, as fragilidades da pessoa que quer seduzir.
    O Zézé Camarinha não me parece ser um sedutor deste tipo, é um gabarola e pelo que já tenho lido não “molesta” as mulheres, “oferece” sexo, …
    Sou uma completa leiga sobre este assunto e confesso que, apesar da idade ainda sou um pouco ingénua em relação a certas “cantatas”, porque romântica como sou, considero a sedução uma arte que dá imenso prazer, que pode ser o início de uma linda vida a dois…
    Se o alvo de um sedutor deste tipo for alguém psiquicamente forte, ele não consegue os seus intentos e a tentativa de sedução não passa de um jogo, sem consequências de maior… puro divertimento.
    Nota final: Vou continuar a tratar por queridos toda a gente, um pouco de ternura não faz mal a ninguém e por tu, evito assim ficar “baralhada” e pedir que me tratem em pé de igualdade. Combinado?
    E sim sou uma “sedutora” mas uma “sedutora por bem”, se é que isto existe…

    A todos MUITO OBRIGADA!
    E milhões de beijinhos embrulhados!

    ResponderEliminar
  16. Gostei do exercício, mas não sei se me encaixo no perfil... E eu a pensa que era sedutor! (rsrsrs)

    ResponderEliminar
  17. Ai querida Teresa, os teus comentários davam belos posts, lol. Reitero o "gosto de ti" de alguns dias atrás.

    ResponderEliminar
  18. Querido Carlos mal de si e de quem o ama se não fosse sedutor, claro que é, mas é um sedutor "normal" ( não me pergunte o significado de normalidade que eu não sei)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querida Calenda e eu reitero o agradecimento, parece que nos vamos dar bem... e os outros que pensem no que quiserem...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  20. Olá Teresa!

    Obrigada por ter ido ao meu simples blog!
    Li a reportagem e adorei o seu post sobre a sedução.
    Seduzir ou ser seduzida quem não gosta? todos nós!

    Concordo plenamente com a Teresa quando diz "Contra a sedução "normal" não tenho nada contra, o jogo de sedução é maravilhoso" mas a desilusão é enorme quando chegamos a conclusão que afinal o "jogo" que entramos de sedução, que tantas alegrias nos faziam sentir, que nos tinham despertado novamente para o amor, que nos tinham despertado algo que a muito tempo estava "escondido", não era mais do que igual para outras tantas e concluímos que afinal somos mais uma....penso como escreveu:
    "-Ele não ama, ele quer apenas conquistar "

    E quando a sedução termina com uma frase deste tipo "....já rapei todo o tacho" julgo que não necessito de fazer mais coments...

    Um beijinho muito mas muito embrulhadinho!

    P.s - Talvez seja da hora, hoje estou um pouco "desiludida" com tudo! Mas continuo a achar que a Sedução é fantástica!

    ResponderEliminar
  21. Querida Canhota não sabe como e quanto a compreendo...mas tal como a canhota, continuo a acreditar na sedução, talvez porque já tivesse conhecido as duas faces da mesma moeda...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Só se dedica à sedução quem tem falta de alguém "real"...

    ResponderEliminar
  23. Querida Chapéu e não será de quem tem medo de alguém real?
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Maria Teresa,
    A sua resposta dava um outro post...Eu adoro esse jogo de sedução, apesar de não ter pretensão de conquistar qualquer título nessa área. Também gosto de ser seduzido!

    Permita-me (se achar que estou a ser abusador, não publique...) duas notas sobre o tema, dados os comentários anteriores:

    O prazer não está na conquista, ma sim no percurso até esse eventual desiderato...

    E podemos sempre fazer esse jogo, a sério, com pessoas reais, que temos ao nosso lado, no dia a dia. E até todos os dias...

    E mais não digo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querido Tio, mais uma útil achega para este tema. Concordo consigo, no meu tempo de jovem não lhe chamava sedução usava mais o termo namoro.
    Vou tentar fazer uma pesquisa para conhecer o que pensam as seduzidas iludidas... se chegar a alguma conclusão de interesse publico.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querida Maria Teresa,
    Obrigado pela sua resposta. Fico com curiosidade em relação à sua pesquisa. Se chegar a alguma conclusão de interesse público, como diz, não deixe de publicar!
    Beijinhos e bom feriado! Ainda é o dia da mãe...

    ResponderEliminar