quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RESTOS DE LÃ

A leitura da poesia que transcrevo deu-me a motivação para este post

NOVELOS DE LÃ
Parada ali aquela senhora parece sonhar,
Seus pés cercados de novelos de lãs coloridas,
Sequer tocam o chão, pois seu corpo flutua,
Sua mente absorta,
Habilita as mãos que constroem mundos.

A canção que cantarola, nina a alma combalida dos anos,
Enquanto seus olhos não perdem o ponto.
Isso mesmo, ponto a ponto.
Tricoteia, respira e subtilmente vê seu sonho virar realidade;
A cada passo veloz; pequenos gestos de pontos e nós.

Pára, pensa, ressona, boceja e volta ao compasso do amor,
Os fios se cruzam e a alma cala os destinos contidos no olhar.
Mesas postas nos desertos da existência,
Terra sem fim de um espírito que adeja,
Enquanto as mãos cansadas trançam desejos.

As horas passam,
Os olhos pesam à sombra vespertina,
E o passado é fardo que a pele transporta,
A espinha sente o frio dos dias frios de velhas angústias
Enquanto as linhas felpudas de cores vívidas do tempo tecem a tela da vida.

Há tarefas que sou capaz de fazer em simultâneo, ou melhor, faço mesmo em simultâneo, entre elas está o tricotar e o crochetar. Faço-as vendo um filme, um qualquer outro programa, ou ouvindo música, as minhas mãos não podem estar inertes. Ultimamente peço às amigas e pessoas conhecidas restinhos de lãs, eu também os tenho e compro-os, por vezes, em saldo (novelos que estão meios enrolados ou enovelados), e com esses bocadinhos, vou construindo mantas, muito fáceis de executar, são feitas com simples pontos baixos, e que ficam com o aspecto que podem observar na figura. Qualquer um/uma de vós é capaz de as fazer. Depois de prontas encaminho-as para quem necessita mesmo delas.
E no Inverno há tanta gente que precisa muito, mesmo muito, delas!
Não brinco propriamente à “caridadezinha”, a sua execução distraí-me, ocupa-me o tempo e faz-me pensar em com só feliz por não ser eu, nem os que amo, a recebê-las.

Não deitem fora os restinhos de lã…Façam como eu, ou ofereçam-nos a uma Instituição que proteja os sem abrigo ou qualquer outra similar… O Ambiente agradece e há GENTE que também o faz.

34 comentários:

  1. Acho que nunca te vi a ver televisão sem estares a tricotar! E eu nunca aprendi contigo... só ponto cruz! Essas mantas ficam o máximo e, se é por uma boa causa, melhor ainda! Mas fazes umas em xadrez ainda mais lindas!!! A da nossa princesa está quase pronta ou não? Beijinhos enovelados!

    ResponderEliminar
  2. Querido Marquês na sei se a acção é assim tão bonita, não quero louros onde talvez não os mereça muito, ao longo da minha vida, fui oferecendo imensos e diversificados "artigos", os meus beijinhos embrulhados, às minhas amigas e à família evidentemente. Hoje ainda o faço, há que aproveitar esta minha habilidade... Mas, há sempre restinhos de diferentes materiais que se podem aproveitar e é isso que eu faço e que me dá muito prazer...É muito "saboroso" sentir que se dá um bocadinho do nosso tempo de vida, o tempo que se leva a fazer a "obra", aos outros.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Rita, a da princesa está em bom tamanho...mas tem que ser feita com maior concentração, é mais elaborada. Só sabes fazer ponto cruz, na perfeição posso afirmá-lo, porque nunca quiseste aprender mais nada, sempre houve uma panóplia de opções de "técnicas" ligadas aos lavores femininos, à tua disposição. Eu não sei pintar como tu...!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. eu não tenho jeitinho nenhum para isso! a minha mãe bem que me tentou ensinar, mas sem sucesso!

    ResponderEliminar
  5. Querida Lia é claro que tem jeito, o enquadramento social actual é que é diferente do meu tempo de jovem, uma menina tinha que aprender de tudo, preparava-se para ser "dona de casa"...É evidente que umas tinham mais jeito para umas coisas do que outras. Eu tive a felicidade de ter uma avó que era perita na cozinha, uma mãe que adorava costurar, uma tia-avó que bordava como ninguém e um pai muitíssimo habilidoso em trabalhos de carpintaria, electricidade, etc. ( um engenhocas como era chamado pelos netos) e que acreditava na emancipação da mulher... De todos "bebi" um pouco, sou um produto desses genes e dessa educação...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. Achei a manta muito bonita e mais bonita ainda a tua acção!
    Também deves gostar da postagem que tenho no meu espaço em defesa dos direitos dos animais!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A que está na imagem tem uma combinação de cores magnifica...
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Querida Missixty obrigada pela tua visita. Sou uma defensora da Natureza, creio nela!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  9. Querida Olhos Dourados espero que a imite ou a transmita a outros...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  10. Querido Pinguim, acreditas que saem sempre agradáveis à vista. Essa é uma das muitas que tenho feito "a direito"...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  11. Ai a pobre da minha mãe desistiu cedo de mim. Tentou ensinar-me a coser à máquina e esgotei-lhe num ápice com o stock de agulhas. Tentou ensinar-me a bordar e nunca fui mais que uma valente aldrabona. Tentou ensinar-me a tricotar e até hoje só sei fazer um ponto e sempre a direito. Eu pela minha vez, tentei ensiná-la a cozinhar e ela até hoje ainda não aprendeu, lol. Uma família muito prendada... deve ser culpa do pai que não se ajeita com nada dessas lides de carpintaria e afins. Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Maria Teresa,

    Que lindas que são as mantas assim tecidas de amor e com amor por ti e quem te alimenta o tear com que as vais tecendo.

    Nunca as mãos te doam nem os olhos se cansem.

    Beijossssss

    ResponderEliminar
  13. Há quem seja polivalente e multifacetado. Dizem que evita a doença de Alzeheimer e activa os meurónios...

    Há que ginasticar tudo... até a lã.

    ResponderEliminar
  14. Querida Calendas mas tens outros dotes que não revelas...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querida Tite não sou hiperactiva, muito longe disso, mas que me dá prazer fazer estas coisas não tenho dúvidas nenhumas e que consigo gerir muito bem o meu tempo também não.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querido Rouxinol admito que sou multifacetada e que faço coisas muito díspares e gosto de ser assim, tem sido o que me tem dados forças para ultrapassar situações com as quais nunca sonhei...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querida Lu.a ainda bem que gostou toca a imitá-la ou então motivar quem conhece para fazer o mesmo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Um dia quero mesmo aprender a fazer isso! Ficam tão giras as mantinhas..

    beijo*

    ResponderEliminar
  19. gostei. aliás gosto de passar por aqui.

    ResponderEliminar
  20. Querida Menina é fácil, muito fácil mesmo, eu posso ensinar-lhe através do blogue.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querido Des-encantos obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre! Será benvindo!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Que querida..Se é coisa que admiro, são as pessoas que têm bom coração...Principalmente nestas alturas em que muitas pessoas não têm possibilidades de ter um Natal como desejariam...E proporcionar algo para os alegrar, nem que seja "uma pequena manta"...isso é do melhor...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Querida Lua todas as pessoas podem fazer o mesmo, foi esse o principal objectivo deste post, alertar para isso, se quisermos de um modo ou de outro e TODO O ANO, podemos ajudar um poucochinho que seja os que muito precisam...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  24. Aí está uma óptima aplicação para algo que parecia já não servir para nada! E se o resultado ajuda quem precisa, ainda melhor...

    ResponderEliminar
  25. Minha querida,
    mantas que enganam o frio, mas certamente aquecem o coração!

    Um beijinho muito grande para si

    ResponderEliminar
  26. Querida Anira a ideia é essa, reutilizar e tornar o mais útil possível...
    Beijinho embrulhado para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida Arisca estamos numa quadra em que nos lembramos mais dos outros.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. :) Essa é das tais coisas que já nem me lembro de fazer...tricotar... e já foi tempos de fazer várias camisolas para mim própria em lã e algodão... realmente, posso não ser da mesma geração da maria teresa, mas nessas coisas, anda lá perto... bordar, fazer tricot ou crochet, eram simplesmente parte do crescimento natural de uma menina... lembro-me que relaxava realmente às vezes, outras criava mais ansiedade, rrss... Essas mantas têm um aspecto mesmo fofinho e que boa ideia de as oferecer a essas instituições...boa ideia mesmo! Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  29. eu adorava quando a minha avó me fazia camisolas de lã, eram especiais...:-)

    ResponderEliminar
  30. Querida Eva, ainda bem que apareceu a confessar que também aprendeu a fazer os chamados "lavores femininos" já me estava a sentir uma "ave rara" e a pensar se não estaria a dar ideia de uma "exibicionista" . Aprendi, gostei e tenho ulgum jeitinho, logo junto o útil ao agradável...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Querida Chapéu e eu adorava continuar a fazê-las, mas os meus filhos actualmente, só gostam de comprar coisas já feitas, não têm paciência para esperar...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar