terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A MAMÃ PÔS UM OVO!

Dia 1 de Fevereiro de 2002, eu e a minha filha parámos em frente a um escaparate com literatura para a infância e ela detectou um livro com este título “ A MAMÃ PÔS UM OVO!”. A Ana Rita estava gravidíssima, a criança nasceu no dia seguinte, olhei para ela e devo ter dito qualquer coisa como: “És uma galinha!”.

A partir daqui foi algo de inesquecível, pegámos na obra em questão e toca a folheá-la, um horror de idiotice pegada de tal modo que depois de o J. nascer fui comprá-lo e ofereci-lho a com a seguinte dedicatória:

"Para o J. M. quando for “grande”= adulto da vovó Maria Teresa.
Tendo este livro um título tão estúpido, as mulheres não são aves, não põem ovos, as mulheres parem os filhos, “dão à luz” os seus bebés, porque é que te o ofereço, correndo o risco de me acharem “meia” (vá lá!) chanfrada? Porque…
Era uma vez, na secção infantil da Fnac, no Colombo em Lisboa, uma jovem senhora (a tua mamã), com uma barriga muito grande (eras tu que estavas lá dentro), que se encontrava acompanhada por outra senhora, “menos” jovem ( a tua avó Maria Teresa, isto é eu).
Era uma vez é assim que começam todas as histórias, mas esta não é uma história qualquer, é a história de um MOMENTO MÁGICO.
A tua mamã descobriu este livro e chamou a atenção da tua avó (eu). Ambas curiosas, até dizer basta, como o título do livro não lhes agradou, folhearam-no e acharam-no completamente idiota mas, simultaneamente, bastante engraçado, tão engraçado que ambas riram até às lágrimas. Quem passava olhava-as de soslaio e pensava: “Coitadas devem estar completamente maradas! A gravidez de uma subiu à cabeça da outra!”
Eu opinei que esta obra devia ser um Kama Sutra Infantil ( quando fores adulto saberás o que é o Kama Sutra) e quanto mais comentávamos o livro mais ríamos.
Foi um momento tão bonito, estávamos ambas tão felizes e descontraídas, e é tão raro na vida terem-se momentos destes, em que nos sentimos tão felizes sem sabermos bem porquê. Talvez tenhamos voltado ambas, em uníssono, às nossas respectivas infâncias.
Não sei se consegui transmitir a emoção sentida, se tu terás sensibilidade para leres nas entrelinhas mas, como gosto de arriscar, apostando no “interior” daqueles que amo, deixo aqui o testemunho desse momento único.
Mas a história não acabou aqui, quando chegámos a casa, por acaso à minha, tentámos contar aos nossos maridos (teu pai e teu avô) o que se tinha passado. Não consegui avaliar se eles entenderam o que ambas queríamos transmitir ou se não o conseguimos fazer.
Devo dizer-te que a palavra que nos deu mais gozo comentar foi “ajusta-se”. Percebes porquê?
Quando entenderes o que eu acabei de escrever, talvez eu ainda exista fisicamente e então ambos, tu e eu (e porque não a tua mãe?) possamos rir das “parvoeiras” aqui citadas e comentar “ A MAMÃ PÔS UM OVO!” com uma felicidade idêntica à sentida por mim e pela tua mãe no dia anterior ao teu nascimento.
Com AMOR ETERNO

Maria Teresa"

De seguida apresento três mostras das muitas que o livro tem


O que acharam destes pequenos extratos da obra citada?
Gostaria de "ouvir" a vossa opinião...

36 comentários:

  1. Estas "posições como as mamãs e os papás se ajustam" puseram-me a rir...
    Parece assim como que um Kama Sutra para crianças....

    ResponderEliminar
  2. Tens de começar a pagar pelas ideias que te dou para postares!!!! (Em tempo de crise há que fazer pela vida!).
    Ainda hoje choro a rir com esse livro! Tem estado na estante do quarto e ele ainda não o descobriu! UFA! Ainda bem! Agora que o levaste para fazeres o post, esconde-o antes que ele o veja! Ainda ontem viu a resvista Focus da semana passada que tem na capa um casal nuzinhos e juntinhos, vira-se para a irmã: "olha estão a fazer SEXY"!!! Gostava de saber onde aprendem estas coisas... LOL. Sempre é melhor ver as ilustrações do livro e de como um casal de ajusta!!! Daqui a bocado faço xixi nas cuecas! Beijinhos (ajustados não que parece mal!!!)

    ResponderEliminar
  3. :o)só o teu carinho e a forma como partilhas um momento que jamais esquecerás, merece o meu grande aplauso.

    Tudo de bom.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Querido Pinguim e voltei ao mesmo, quando vim ver os comentários a minha filha estava ao meu lado e o livro também, voltámos a "perder-nos" em gargalhadas bem sonoras.
    Comecei bem o dia...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Querida Ana Rita, já não te digo mais nada...
    Fiquei cansada de me rir outra vez contigo! Já vi que tenho que ser eu a educar sexualmente os meus netos, mas não com este livro que os poria confusos, tenho que trazer outros de Lisboa...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Querido Aflores, muito obrigada por tão simpáticas palavras. Tu também partilhas com quem te lê momentos de muita ternura
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Querida Olhos Dourados, o livro não é só para a frente, ou para trás, depende do ponto de vista, induz as criaturas pequenas ( costumo chamar-lhes criaturos)em erros que são demasiado caricatos...
    Beijinhos ambrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Gostei especialmente dos balões e de ser tudo ao ar livre... pela amostra, acho que também passaria todo o livro a rir! Isso é suposto ser para que idade?

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria Teresa

    fiquei sem palavras ao ver as imagens do livro!!! A sério não me sai qualquer comentário! Eu... a sério........não comento!!!
    E como dizia um garoto que eu conheço depois de lhe explicarem como se faziam os bebés " E quanto tempo é que eu tenho que ter lá a pilinha para fazer um bebé?"

    ResponderEliminar
  10. Muito arejado esse livro! e essa das "mamãs e papás se ajustam" é o máximo! risota por aqui...
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Querida Anira, o livro deve ter sido elaborado para crianças muito pequenas porque por volta dos 4 anos. elas já distinguem as diferenças morfológicas externas de ambos os sexos.
    As mostras que publiquei são as crianças a ensinar os pais... que no início da "história" dizem barbaridades do género:"Os bebés raparigas são feitos de açúcar e de especiarias e também de muitas coisas deliciosas"
    O livro é estranhíssimo e acaba por fazer rir um adulto, pessoalmente acho a abordagem totalmente errada, os pais fazemm papel de tontos e as crianças conhecem diferentes "posições"...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria, o livro é divertidíssimo para nós, mas para crianças tem uma abordagem estranha...
    Leia por favor a resposta que dei à Anira.
    Tenho que a visitar no seu lugar de "sonho".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Querida Lilá(s) e são as crianças que dizem isso...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  14. A minha filha mais nova um dia resolveu querer um irmão. Perguntei-lhe a razão, já que tinha 2. Ela disse-me que não tinha nenhum mais novo. É legítimo, pensei eu, e desenrolei razões para lhe mostrar que não queria ter mais filhos. Ao final de cerca de 5 minutos de aturada explicação, ela cala-me e pergunta: - pois, já vi que tu e o papá não fazem a sandes. A sandes?, perguntei eu. Que sandes? Responde-me ela que tinha visto no Super Pai (série da época) um casal a fazer a sandes. Como a imagem é difícil, lol, explico: homem por cima ou por baixo - metade da sanduiche; a outra metade - o respectivo par. É isto que dá não comprar o maravilhoso livro às criancinhas! Chamam-lhe sandes qdo podiam chamar-lhe "quando os pais se ajustam".

    ResponderEliminar
  15. Querida Calendas, o teu comentário enriqueceu o meu post :):):)
    Penso que todos temos uma história sobre este assunto, que acaba por nos enternecer com a ingenuidade das crianças... A Maria Tavares também deu um testemunho bastante engraçado...
    Ainda bem que não estás em "descanso" completo, porque assim vieste até "aqui"
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Qual descanso, Teresa. O descanso vem depois do Natal. Até dia 23 tenho milhares de coisas que se definem por 9 reuniões, 1 secretariado, notas ainda por dar e testes em fins de correcção!! Dia 27 o merecido descanso da guerreira, Picos de Europa, com o maridinho a ver se finalmente fazemos uma sandes que se aproveite. Para entragar a sandes, vai o embrulho dos filhotes. (Tadinhos, não estorvam nada).

    ResponderEliminar
  17. Querida Calendas, já passei por isso... e sei como é! Se fosse avó do embrulho oferecia-me para ficar com ele, asim ficavas com mais disponibilidade para fazeres muitas sandes e como no "ajusta-se", com balões, de skate, a fazer o pino...Com o frio que está agora apetecia-me uma sandes bem quentinha, mas não tenho fogão que a aqueça...Tenho levado o dia a rir!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Mas afinal o que vem a ser isto por aqui? Ajustamentos, sandes, embrulhos, por baixo, por cima , pelo meio?
    Não me digam que nas vossas respeitáveis famílias já não se, já não se, já não se, já não se, (isto encravou tenho de seguir em frente)...há muito tempo?
    Vou fazer uma sande mista que esta conversa deu-me fome...

    ResponderEliminar
  19. Querido Carapau, na família julgo que vai tudo bem, comigo, comigo, comigo,... isto também encravou...
    A sandes mista é com quê? Não leva fiambre de peru, pois não?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  20. E foi assim que Deus, todo Poderoso e Omnipotente «se ajustou» com a Mãe Natureza para criar estas coisas lindas...

    É JUSTO!

    ResponderEliminar
  21. Querido Rouxinol esse "ajustamento" tal como diz produziu belos "ovos". Tem poesia o seu comentário!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querida Chapéu de linda cor, obrigada pelas suas palavras.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. regressar à infância é conhecer o caminho já percorrido, nele aprendemos tudo o que sabemos, e os que nos seguem aprenderão também, seja com livros como este seja impelidos pela própria natureza humana.

    ResponderEliminar
  24. Querida/o Magia como sempre um "toque" diferente, obrigada...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Maria Teresa,
    Não quero parecer uma "bambe-botas". :=) Com isto quero dizer-lhe, que a leio sempre com grande satisfação. Ultimamente tenho andado mais ocupada, com a minha última criação. Por isso não posso comentar tantas vezes os textos como gostaria. Mas é sempre muito agradável, vir aqui ao seu cantinho, onde sinto que destila Amor. Acho fantástica essa troca entre a Teresa e a sua filha.
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  26. Querida Invisível, não tem nada, mesmo nada, que se justificar...tenho uma amiga desde o tempo de faculdade que não vejo há dois anos e ambas temos casa em Lisboa, os nossos tempos não se "ajustam"... mas estamos lá, cá... estamos "juntas", e isso é que é o importante.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. É um livro muito à frente, lol. Ainda não tinha conhecimento desse tipo de livros tão educativos :P

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  28. Querida C*inderela, continuo a rir...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. RRRRRRRSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSssssssss
    tá tudo dito!! :)))))))
    uma curiosidade, a minha filha nasceu a 3 de fevereiro, lá perto....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Querida Eva, a sua filha é uma aquariana como o meu neto e o meu filho, são "irmãos" astrais...
    Quem gosta de falar neste assunto é a "quase nos 50" que anda arredada deste cantinho, por causa das gripes, tem tido imenso trabalho...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  31. Amigas, sou professora do 1ºciclo e mãe de três crianças lindas (2 meninos de 7 e 4 anos e 1 menina de 2 anos). Na escola já usamos este livro "A mamã pôs um ovo" há muito tempo, até para desmistificar algumas ideias erradas que os meninos trazem de casa. Compreendo que é difícil falar de alguns assuntos com os nossos filhotes, mas não podemos dizer-lhes que é a cegonha que trás os bebés de França...Este livro utiliza essa caricatura dos pais, daqueles que em vez de responderem às dúvidas legítimas dos filhos, com verdade (sempre com conta, peso e medida, claro), preferem despachar a conversa com "tu nasceste pk a mãe comprou um comprimido para engravidar no chinês..."- Por favor! Esta frase foi dita a um aluno meu do 2º ano, que tem agora 8 anos e ainda acreditava nessa história, pois tinha sido a mãe a dizer. Li-lhes este livro e eles iam fazendo caretas, pois a maioria percebeu logo que os pais estavam a enganar os filhos com todas aquelas histórias fantásticas de onde tinham vindo os bebés. Fui-lhes mostrando as imagens e eles estiveram sempre com muita atenção. Alguns vinham mais bem informados de casa do que outros, falámos sobre o nome verdadeiro 'das coisas': pénis, vagina, testículos, espermatozoídes, etc. e eles gostaram muito dessa aula. No final, elaborámos um cartaz enorme com alguns desenhos que eles próprios fizeram sobre a forma como os bebés nascem e escrevemos algumas frases que eles próprios escreverem. Ficou maravilhoso! Sem tabús, com imaginação, muito bom-senso e verdade! Afinal os 'heróis' da história eram os filhos que ensinaram os pais. E, nesse dia, ao jantar, muitos dos meus alunos ensinaram aos seus pais uma grande lição: respondam-me com verdade, porque eu com verdade vos questiono. Na minha 2ª gravidez li este livro ao meu filho que na altura tinha quase 4 anos. Fi-lo de uma forma mais simples, pois a idade era outra, mas ele sentiu-se esclarecido e isso é que interessa. Bjkas

    ResponderEliminar
  32. Cara Anónima cada uma terá os seus motivos e a liberdade para escolher um livro ou outro, usar este ou aquele.
    Pessoalmente este foi o pior livro que até à data encontrei para iniciar crianças numa "verdadeira" educação sexual. As gravuras são péssimas e o texto ainda pior e voga-se num mar de fantasia que conduz a erros, começando logo pelo título da obra.
    A educação sexual não pode estar desligada dos diferentes modos como as diferentes espécies se reproduzem.
    Obrigada por ter visitado este cantinho e volte, volte sempre, que será bem recebida.
    Beijinhos sem embrulho para si!

    ResponderEliminar
  33. Compreendo as suas palavras, mas gostaria de saber o que entende por "verdadeira" educação sexual. É que sexualidade não é só falar de reprodução ou sexo...é falar de afectos, de amizade, de respeito e até de higiene e auto-estima. Como é evidente, as aulas de Educação sexual não se limitaram a ler esta história e já está. O livro, muito pelo contrário, não induz a erros, apenas revela as 'histórias' k os pais contam às crianças e este livro faz das crianças os heróis, os mais espertos, pk no fim, são eles, através dos seus desenhos, k explicam aos pais como nascem os bebés. Conversámos muito sobre as imagens e, por acaso, até as acho muito apropriadas às idades dos alunos do 1ºciclo. É claro que para um 3º ou 4º ano já usaria outro livro como o Tchim e nascimento, Plim. Gostaria, já agora de saber, qual o livro que considera mais apropriado para abordar a sexualidade com crianças até aos 8 anos, mais ou menos, pois presumo que deve ter investigado imenso, pois se este foi o pior até à altura... Nas aulas de Educação sexual só nos interessa abordar na perspectiva dos humanos, a reprodução de outras espécies fica a cargo das aulas de Estudo do Meio.

    ResponderEliminar
  34. Se realmente está interessado(a) a saber o que realmente sei, penso e experimentei sobre a "Educação Sexual" na escola e sobre o livro em questão escreva, por favor, para o meu mail, sem anonimato, que procurarei dar-lhe as informações que busca, caso contrário é pura perda de tempo seu e principalmente meu.
    Agradeço a sua presença neste "nosso" cantinho.

    ResponderEliminar