terça-feira, 29 de dezembro de 2009

GULA

O que a GULA pode fazer a uma pacata mãe de família muito bem comportada, um exemplo que todos deviam seguir (não acreditem muito nisto, sou eu a armar em boa), EU!
Ora ouçam atentamente! Uma grande, enorme amiga de infância, da qual presentemente ouço apenas o silêncio da sua ausência, gostava muito de “receber em casa”, era uma pessoa muito divertida, que adorava pregar partidas, para seu próprio gozo. Num dia em que dava um desses jantares em que eu, como de costume, brincava com ela às cozinheiras, ela avisa-me que a partida desse dia já estava a postos e disse-me o que era, sem especificar muito bem.

Tanto quanto me lembro, o jantar correu maravilhosamente e o convívio foi óptimo.
Finalmente, depois de todos os convidados se terem despedido, com os agradecimentos habituais, as promessas de retribuição e os elogios do costume (bem merecidos, devo acentuar), eu fiquei para ajudar a dar um jeitinho na “arrumação” da contenda comensal e pergunto-lhe: “então quantos provaram a comida do Phebinhos?” O Phebus era o cachorro dela como já devem ter deduzido. “Comeram tudo disse-me ela!” Rimo-nos perdidamente! Voltei a perguntar-lhe: “ E o que foi que puseste?” “Uns biscoitos de chocolate, na mesa dos doces!” Guinchei a rir! Os nossos maridos e ela, pensavam que eu tinha enlouquecido, não percebiam onde estava, nessa afirmação, a graça… Muito custo, pois a vontade de rir era imensa, os meus interlocutores já riam também, sem saberem bem porquê, lá fui explicando…

Vocês já descobriram? Acredito que sim! Eu devo ter sido a “convidada” que comi mais biscoitos de chocolate para cão naquela noite.

Isto é GULA ou não? Devo dizer-vos que há cães com muita sorte! Os biscoitos eram deliciosos!

35 comentários:

  1. Maria Teresa
    desculpa a franqueza: que vergonha! ehehehe...
    Eu tenho esse pecado, mas curiosamente, não por doces, pois podia perfeitamente viver sem eles; mas para mim a gula não é ser guloso, mas sim gostar de comer: é-me difícil resistir a uma feijoada de chocos, a um bom prato de tripas(ou dobrada) e a um suculento cozido à portuguesa.
    Ai se a minha médica de família lê isto - estou tramado!!!
    Beijinhos e bom apetite...

    ResponderEliminar
  2. por acaso há uns biscoitos com um aspecto apetitoso mas nunca tive coragem de experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Lá diz o povo com a sua ancestral sabedoria: «nunca digas que desta água não beberei!...»

    Mas que há cacchorros com sorte, isso há!

    ResponderEliminar
  4. Acho que também me desatava a rir... :D

    ResponderEliminar
  5. Pois eu por mais que uma vez, e sempre por pura distracção ou extremo cansaço, já provei iguarias caninas. E nem eram más de todo...

    ResponderEliminar
  6. Bem se tinham bom aspecto, de certeza eu seria a melhor cliente...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. A gula é sem dúvida o meu maior pecado! Mas não sei se seria facilmente enganada com biscoitos para cães! Ups, é melhor estar calada antes que me queiras pôr à prova! O melhor é começar já a dieta!
    Só mais uma coisa: que saudades do Phebus... Lembraste uma vez que ele ficou connosco e eu ia com ele à rua e levava um caderninho para apontar as vezes que ele fazia chichi e cócó :). E saudades da M.O., minha madrinha por sinal! Beijinhos gulosos!

    ResponderEliminar
  8. Querida Maria Teresa

    Bolinhos e chocolate? Ai não que os não comia mesmo com um sabor especial no crocante...

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. A Gula não é o meu maior pecado de certeza absoluta, pois eu sou daquelas que quando inventarem uns comprimidos que substituem a comida serei a primeira a aderir aos mesmos.Mas eu falo nisto em relação a comida pois quanto aos doces já posso dizer que tenho um bocadinho o pecado da "gula" pois se existe algo que gosto é de doces, e que doces é gosto...imensos como por exemplo doces de ovos, doces com figo e amêndoas, todo o tipo de doces conventuais...ai meus Deus!!!! são demais, chocolates, aqui de certeza também comeria alguns do Phebinhos...
    Para terminar não gosto de comer pois não gosto de quase nada mas por incrivel que pareça adoro cozinhar e aqui vou usar o pecado da vaidade, segundo dizem cozinho muito bem! Apesar de não gostar de comer e de quase nada gostar, gosto muito de cozinhar pratos que até nem gosto, pois a familia e os amigos não tem culpa...
    Também não gosto de queijo e se existe algo que gosto de fazer é comprar queijo acho o máximo, apesar de achar "intragável" os cheiros que alguns emanam.

    beijinhos embrulhadinhos!

    ResponderEliminar
  10. Outro momento hilariante, pela forma como foi descrito! E, já agora, a ração para cão é boa, só convém não abusar :-) Beijo Desembrulhado

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria Teresa!

    Já que lhe deu para postar os pecados do ser humano, o que até acho muito bem, e referir esta engraçada partida, sem se esquecer de referir que "é uma pacata mãe de familia",acabou por não dizer se deram ao Phebus um doce d'ovos ou don rodrigo!

    Mas diverti-me com este seu post!

    Um beijo do,

    Renato (Tripeiro com alguma gula)

    ResponderEliminar
  12. Lolol, quando não sabemos o que estamos a comer caí melhor, eheheh.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa o Phebus não lhe vai perdoar tê-lo privado dessa "delícia"!
    Bom Ano
    Abraço
    VS

    ResponderEliminar
  14. Teresa infelismente agora não comia,porque estou com um problema nos intestino,mas se não sobese secalhar comia mesmo não gostando muito de bolos de checolate,so checolate sim,mas já 3 anos não sei o que é sabor dele
    Bem um bom Ano de 2010 para ti e com boas ideias
    Beijinhos
    Graça

    ResponderEliminar
  15. Querido Rafael, muito obrigada pela sua visita ao meu/nosso cantinho. Não percebi o que quis dizer.
    Volte sempre é benvindo!
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******

    Querido Pinguim, que lata! Eu preciso de ter vergonha e tu gostas de te empanturrar com feijoada, tripas, cozido e eu com umas meras bolachinhas de chocolate, sou criticada, snif!snif! … Não sei se não vou fazer queixinhas à tua médica de família, não sei não! Ainda vou pensar!
    Beijinhos embrulhados para ti!
    ******
    Querida Lia, não custa nada experimentar, matar não mata certamente.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Rouxinol o povo tem sempre razão! Terá?
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida PR`` não tenha sequer dúvidas, foi uma situação perfeitamente caricata.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Disse pode gabar-se de uma coisa, de que nem todos, se podem gabar e eu também… Em casa da Ana Rita há sempre muita ração, lá existem três cães, a comida de lata de que a Petra gosta muito, cheira melhor que alguma comida comprada já feita, para “animais humanos”
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Lilá(s) não eram iguais aos bolinhos da figura, tinham “bom ar” pareciam smarties mas rijinhas, e com a cor e o sabor de chocolate não muito doce.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Ana Rita, como me conheces bem! Não me tentes!
    Se me lembro! Estavas “em estágio” para vermos se sabias cuidar de um cão, ficaste aprovada, por isso “ganhaste” a Kitty.
    Beijinhos embrulhados para ti!
    ******
    Querido Vicktor, exactamente! És “cá dos meus”!
    Beijinhos embrulhados para ti!
    ******
    Querida Canhota, estou salivando, doces conventuais… Eu gosto de comer e de cozinhar e quando digo cozinhar não é o trivial, são alimentos e pratos “bem trabalhados”, já não o faço praticamente, a vida encarregou-se de me ir retirando os comensais e, actualmente os amigos mesmo que seja eu a convidar, preferem ir a restaurantes…
    Adoro queijo, presunto, enchidos, … tudo o que os nutricionistas proíbem. Mas, não sou pessoa de comer muito. O pior mesmo é a tentação pelos doces.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******


    Querida Tela só não tenho material para a Luxúria, para os outros todos tenho, mas nem todos divertidos.
    E fica registada a sua opinião sobre a ração para cães.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Renato a sua pergunta é pertinente mas não faço a mínima ideia do que comeu o Phebus, comeu bem certamente, a dona dele adorava-o e tratava-o com muito cuidado. Lembro-me que comia bolinhas de carne picada crua, que eram metidas em papel de prata no congelador e que lhe eram dadas como se fossem um gelado e ele adorava.
    O “pacata mãe de família” é um pouco, “a modos que” provocatório…
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida C*inderela se cai melhor ou não, não sei! Mas que me soube bem, sei!
    Uma amiga minha na China garantiu que nunca comeria sopa de cobra. Outra amiga que estava lá a viver, temporariamente, ofereceu-lhe canja, ela comeu e bisou, está mesmo a ver o que era? Sopa de cobra… e ela só soube depois de a comer e saborear.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Vítor perdoou certamente, ele era nosso hóspede muitas vezes, quando os donos viajavam e gostava muito de nós, pudera! Tratávamo-lo como um hóspede vip. Do que ele nunca se apercebeu e isso talvez não me perdoasse era que quando o descrevia dizia, entre outras coisas, que ele tinha os olhos vesgos, sofria de halitose e tinha as patas tortas…
    BOM ANO DE 2010!
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Graça lamento que estejas doente mas certamente, 2010 vai trazer-te grandes melhoras e aí sim, poderás comer de tudo, incluindo chocolates.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. "Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."
    Ai q fome amiga.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  17. Querida Sereia lindo pensamento e o novo ano está quase a chegar.
    Fome de quê? De chocolates?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Sou uma pecadora, confesso!
    Ainda por cima, arrependo-me quase sempre depois ;)

    *Beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. Querida Arisca, temos que ter "classe" a pecar, pecamos e não nos devemos arrepender... Eu disse isto? Não! Deve ser engano!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Hmm acho que um dia vou experimentar os do meu cão xD

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Bem, se tinham bom aspecto e bom sabor... eu também seria uma boa "cliente"!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  22. Maria Teresa, passe lá no meu cantinho...tenho um miminho para si:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Diga lá a marca dos biscoitos Maria Teresa!!!
    LOOL LOL

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  24. Querida Menina e porque não? Depois diga-nos a sua opinião.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Anira, claro que tinham, caso contrário não os tinha comido... mas não fui a única, não fui eu que os comi todos, outros comensais também o fizeram, mas nunca soube quem.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querida Charlotte passarei, obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida JS neste momento não sei, mas já andei a ver se os via, hei-de descobri-los... a não ser que tenham deixado de os fabricar o que não acredito.
    Esta história já se passou há muitos anos, como pode ver pelo comentário da Ana Rita, o Phefus ia lá para casa quando ela era pequena, cerca de 10 anos, ele ainda sobreviveu mais uns 4 ou 5, a Ana tem 35, faça-lhe as contas...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Se é mesmo para pecar, pequemos então. Talvez assim:
    Bacalhaus: assado no forno, à Bráz, à Zé do Pipo,à Gomes de Sá, à Lagareiro. (Antes petiscamos uns bolinhos do Gadus Gadidae).
    Um arroz de polvo (malandrinho) com filetes do mesmo octópode.
    Passemos à Lampreia: um arrozinho da dita ou/e à Bordalesa?
    Pronto. Concedo ainda que a contragosto: uns jaquinzinhos fritos com arroz de tomate. Nâo? Preferem açorda? Arroz de grelos?
    Vamos às carninhas, aquelas que elevam o colesterol mas também a auto-estima, dilatam os estômagos e sabem mesmo a pecado. "A carne é fraca". É? Será? Ora vejamos:
    Arroz de cabrito no forno, com o chibinho a acompanhar. Não gostam? Pode ser à moda de Monção? Não? Então à moda de outro qualquer sítio, desde que seja do Minho...
    Sarrabulho? Pesadote? Só provar. Isso, assim pouquinho.
    Rojões? Venham (sem tripa enfarinhada que isto não é gente para gostar disso...).
    Mais não? Mas então é gula ou é só garganta?
    Vá, venham essas tripas à moda do Porto, mas como manda a sapatilha. Com tudo:com folhos, favos e touca. E mais a mãozinha de vitela bem aviada e mais a chouriça de carne, a orelheira, o toucinho entremeado, presunto, salpicão, carne da cabeça de porco, com vossa licença, frango, pode ser mesmo galinha, venha ela,bom feijão manteiga. E não esqueça a salsa e louro, se gostarem. E o belo arrozinho para acompanhar. Bem feitinho tá bem?
    E agora que tal um ensopadinho de borrego? Vai? salte um ensopado para esta mesa! Bom? Está muito bom.
    Chega?
    Ainda não? Ah! Isso é mesmo gula da boa. Direitinha para o inferno. Quem? Esta posta de carne mirandesa ali para aquele fogo forte. É só pôr e virar e já está.
    Pronto. Isto foi prá sossega.
    Doces? Não? Acho bem. Fica para a próxima...
    Vai um digestivo? Como?
    Se ainda sobrou bacalhau? Acho que sim. Vou perguntar. Já venho.
    (Olha onde eu vim parar...)

    ResponderEliminar
  29. Querido Carapau estou cheia até ao "gargalo", o meu tubo digestivo não tem um centímetro por preencher e, como todos sabem, começa na boca e termina no.....Mas mesmo assim talvez ainda conseguisse comer uns docinhos...
    Que "grande contribuição"! Viva a genuína comida portuguesa!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  30. Já me ri com a sua história, mas deviam ser bons a sério, ou não teriam tanto sucesso!!
    Se a gula é um dos meus pecados ou não, não sei bem. Se gula for comer muito, não é, mas se for comer mais com os olhos do que com a barriga, já é um bocadinho.
    Uma delícia de história :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Olá querida Maria Teresa,
    ao menos a gula foi gostosa!! ahahah
    Perdoe-me mas ainda não parei de rir ;)
    Abraço e bom ano
    Tudo de bom são os meus votos
    com ternura
    Sairaf

    ResponderEliminar
  32. Querida Nirvana a vida, por vezes, já nos dá tantas ralações, que se não nos rirmos com estes episódios amalucados, ficamos todos "cinzentões".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. Querida Sairaf, é claro! Para ser pecado tem que saber bem! Mas penso, só para nós as duas, que isto não foi gula!
    Obrigada pelas suas palavras ternas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Biscoitos de chocolate ja e mais comigo, rssss. Quer dizer, nunca provei de caes, mas devem ser bons...:)) Partidas destas tem a sua graça...

    ResponderEliminar