terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CARTAS, POSTAIS E AFINS

A quadra natalícia, mas não só, sempre foi propícia, até muito antes de me conhecer, ao envio de cartões, postais, missivas, cartas… a formularem desejos de saúde, felicidade, paz, amor,… à família, aos amigos e aos conhecidos. Este uso está muito diluído neste século XXI, o desenvolvimento tecnológico, quase retirou o prazer de se receber um escrito à mão, com letras gordas, magras, elegantes, rebuscadas, desenhadas, indecifráveis,…
Eu tenho uma grande colecção de postais antigos idênticos ao da figura que fui buscar à Internet, preenchidos com as letras dos meus avós maternos, dos meus pais e de outros familiares mas, estão guardados em Lisboa, não os tenho aqui comigo. Isso não me impede de recordar, mais ou menos, algumas frases, algumas pouco originais para os dias de hoje, mas que na época era o must do romantismo. "Todas as cartas de amor são ridículas" afirmou o Poeta.
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos
******
A minha avó materna nasceu em 1893 e o meu avô cinco anos antes…
“Minha querida, no brilho dos seus olhos, encontrei resposta para o bater descompassado do meu coração. Amanhã por esta hora, voltarei a passar por aqui, talvez a consiga vislumbrar, através do ondular diáfano das cortinas do seu quarto”
“ Minha musa inspiradora, dos meus lábios saem poemas dedicados à suavidade da sua pele, à pureza da sua alma, ao brilho dos seus olhos,” ( e não sei que mais…)
Há postais com “escritos” mais normais ou “anormais”, depende do ponto de vista, a saber da saúde de alguém, a dar novidades sobre outros. Algumas das pessoas lá citadas não sei quem são.
Por vezes, escuto a minha voz a repetir pausadamente cada uma das palavras escritas e sinto-os a todos, vivos dentro de mim! Continuo a amá-los, um amor sereno, pleno, sem sobressaltos!

Esta carta e outras, imortalizam a letra do meu pai. O sobrescrito está dirigido a uma tia minha que faleceu poucos anos depois. Nesta data os meus pais ainda não eram casados, o meu pai tinha 20 anos e a minha mãe 12. Eu ou o meu irmão, retirámos o sêlo para as nossas colecções, por isso o sobrescrito está rasgado. A parte em branco aparece a proteger a morada do meu nascimento

Durante muitos anos o remetente escrevia-se na parte de trás do sobrescrito.


Palavras de amor escrita pela mão de quem nos ama … que tal?Hum…! Não vos “sabia” bem?
Não vos apetece escrever um bilhetinho com a vossa letra?
Então aproveitem esta quadra que atravessamos e escrevam…

32 comentários:

  1. Eu ainda tenho guardadas algumas cartas de amor...
    E tenho bem guardadinhos aqui no PC os primeiros mails que troquei com o Déjan, está a fazer precisamente 3 aninhos.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  2. A tecnologia tirou-nos o prazer de receber um belo postal de Natal! Os telefones, os telemóveis, a internet vieram substituí-lo! A propósito, já viste o postal de Natal que te mandei para o email? :) Mas se quiseres escrevo-te um com a minha letra e mando-te pelo no correio! Beijinhos ilustrados!

    ResponderEliminar
  3. Querido Pinguim eu tenho algumas cartas de amor manuscritas, mas muito poucas, o meu marido não era muito de escrever. As cartas de amor que tenho guardadas são de familiares próximos.
    No PC tenho guardados também alguns mails muito bonitos, mas que infelizmente não passaram disso...há muita mentira na blogosfera.
    Mas tu e o Déjan, por aquilo que tenho "observado", são um caso sério, para além de um amor "sereno" e responsável, há muita cumplicidade, sem exibicionismo e sem falsos pudores.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Querida Ritinha parece que não nos vemos há muito, mas só passaram 8 horas e daqui por umas sete, voltamos a ver-nos. Vi sim, o teu lindo e infantil postal...Mas se me quiseres escrever um com a tua letra podes fazê-lo, com duas condições: não me pões a chorar e escusas de gastar dinheiro no sêlo, dás-mo em mão.
    Quanto às cartas de amor, não falas nela, mas eu sei que tens muitas...O teu marido escrevia-te todos os dias ( que enjoo, baaah)!
    Aqui só há beijinhos embrulhados, os outros dou-tos pessoalmente.

    ResponderEliminar
  5. agora é mais sms e mails... mas o meu namorado e eu, no inicio do namoro escreviamos cartas um ao outro!
    Agora deixamos bilhetinhos pela casa...vai dar ao mesmo, não vai?

    No Natal continuo a escrever postais! Acho mais bonito que um sms...

    ResponderEliminar
  6. Querida Lia, guarde bem essas cartas porque um dia, espero que daqui a muitos anos, elas serão para ambos uma doce recordação, um ternura vinda do passado... E vai ver como até sorrirá da vossa ingenuidade e da vossa exaltação!
    Há quem seja apologista de que não se deve olhar para trás, eu não "vivo disso", nem costumo dizer "no meu tempo é que era bom", porque o meu tempo é o de ontem, o de hoje e o de amanhã, por isso revejo tudo aquilo que me deu momentos de felicidade, de prazer, de alegria,...pois foi exactamente tudo isso, com outros menos bons, que ajudou a moldar a pessoa que hoje sou com defeitos e virtudes.
    Faz muito bem em escrever pela sua mão esses postais, eles são testemunhos "vivos" da sua existência, são reais.
    Beijinhos embrulhados para si!

    PS- Penso que não leu a minha MEMSAGEM NATALÍCIA, se não o fez, quando tiver um bocadinho, por favor, vá até lá.

    ResponderEliminar
  7. Olá querida Maria Teresa!!
    Antes de mais queria desejar-lhe um Feliz e Santo Natal junto daqueles que lhe dão um sorriso enorme e que lhe preenchem a alma e a memória com muitas recordações.
    Felizmente tenho a sorte de ainda escrever cartas, fico tão vaidosa quando as recebo, significa que vou encher a minha caixa de memórias com postais, cartas e fotografias enviadas por amigos que se encontram longe.
    Fiquei a devorar as cartas que aqui colocou, fizeram o meu pensamento voar. É lindo ver que naquela altura o amor era algo tão cuidado, como uma flor que está num vaso e necessita de agua e outros bens essenciais à sua sobrevivência, para que possa crescer forte e saudável.
    Tudo de bom são os meus votos.
    Abraço grande e com muito ternura
    Sairaf

    ResponderEliminar
  8. Na Inglaterra sempre se cultivou mais o mandar postais manuscritos pelo correio por tudo e por nada..., principalmente no Natal, que aqui nunca foi muito popular, agora menos claro mas tenho pena. Tenho a certeza que a minha mãe tem todas as cartas de amor do meu pai guardadas(mas nunca li), mas desconfio que ele já não sabe das dela,rrrrsss. Eu não sou de guardar cartas de antigos amores, apenas do presente...e desse tenho ainda todos os mails...
    Votos natalícios no meu blogue... beijinho

    ResponderEliminar
  9. Mas que caligrafia refinada a emoldurar sentimentos de igual jaez!

    Dantes é que era...

    Bom Natal!!!

    ResponderEliminar
  10. Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, paz e harmonia. Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria Teresa

    Simplesmente uma delícia.

    Costumo dizer que um livro, uma fotografia, um postal, uma carta nunca se deveriam deitar fora...

    É a vida vivida que sempre espelham.

    Bejinhos.

    ResponderEliminar
  12. No inicio ainda escreviamos cartas de amor, mas com o passar do tempo esta prática caiu no esquecimento. E já há muito que também não recebo cartas de familiares agora é tudo via email e sms.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa,

    Belissimo o teu post. Muito bem estruturado!

    Que teu Natal seja repleto de luz... daquela que acendemos por dentro e que a tudo irradia em forma de sentimentos.


    Beijos...
    AL

    ResponderEliminar
  14. Não há dúvida, as pessoas não são todas iguais. Durante a vida escrevi muitas cartas e recebi muitas cartas. Entre elas havia também cartas de amor. Ridículas, como disse o poeta. A essas cartas recebidas, que guardei, fui juntando umas folhas de papel onde ia rabiscando coisas. Isto até aos 21/22 anos. A partir daí a epistolografia e os outros papeis foram diminuindo e acabaram por parar. Tinha uma mala cheia de papelada, já parecia o F. Pessoa e a sua arca. Um dia reli aquilo quase tudo, muitas coisas não tinham interesse, as outras eram muito pessoais. Fiz uma fogueira e queimei tudo.
    E fiquei com a sensação que tinha arrumado umas coisas da minha vida.
    Como vê Maria Teresa, cada um é como cada qual.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  15. Tenho uma amiga que, apesar de desejar boas festas por sms, todos os anos envia um postal de Natal pelo correio...Nos últimos anos, é o único que recebo em papel, mas por isso mesmo tem um sigificado especial...assim como as dúzias de cartas manuscritas que tenho dos meus amigos...

    ResponderEliminar
  16. E logo o Álvaro de Campos, o meu heterónimo preferido! Os mails tiraram alguma da graça às mensagens de amor...Mas não toda.

    Que bom deve ser poder conservar esses "teosuros do coração"...

    Beijinhos e Bom Natal!

    ResponderEliminar
  17. O que as novas tecnologias nos fazem...já quase não se enviam cartões, ou cartas de amor, muita gente nem sabe já escrever um endereço no envelope...
    Foi bom ler este texto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Sempre tão bom quando partilha connosco estas memórias! Feliz Natal, Maria Teresa!*

    ResponderEliminar
  19. Ui, se apetece, querida Maria Teresa! Escrevo muito, manuscrito, normalmente, escritos que ninguém lê...ideias, projectos, pensamentos expressos no meu bloquinho, espalhados aqui-e-ali, espalhados como os meus pensamentos. BEIJOS DESEMBRULHADOS.
    A Tela

    ResponderEliminar
  20. Natal.Desejo que haja um nascimento de felicidade em cada minuto da tua vida:) Beijinhos

    Pj

    ResponderEliminar
  21. Que a alegria do Natal
    ilumine os corações
    trazendo a todos um sorriso.
    E que a esperança que esta data
    nos traz, transforme em
    realidade todos os seus
    sonhos de alegria.

    ResponderEliminar
  22. Querida Maria Teresa;
    Eu ainda sou do tempo ;=) de receber postais escritos à mão. Ainda os guardo todos religiosamente numa pasta, assim como cartas de amigas/os espalhados por esse mundo fora.
    Adorava recebe-las! Era uma alegria que só visto!
    E esta parte de já não as receber, (visto que foram substituídas por um email ou pela webcam)é um pouco triste, porque não tem aquele cunho pessoal, da escrita à mão.
    Beijinho grande* minha sempre "louca" Maria Teresa*

    ResponderEliminar
  23. Querida Sairaf, vejo que está muito animada e isso dá-me imenso prazer assim como a ternura que me dedica.
    Eu adoro ter memórias, minhas e de quem me antecedeu no ramo familiar. Memórias que me fazem sorrir e sonhar.
    Espero que nesta quadra natalícia, e não só, se sinta muito bem junto dos que ama, e que a amam. Que em 2010 encontre a concretização dos seus sonhos.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Eva é um “cultivo” tão pessoal, dando a noção da importância que temos para outros e que os outros têm para nós.
    Acredita que tenho escritos lindos dos meus antepassados, mas meus, nem por isso…Tenho os tais recadinhos no espelho.
    Estamos numa sociedade com valores diferentes, não os quero sequer comparar, sei que sou feliz por poder usufruir destes “segredos” do passado.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Rouxinol a caligrafia do meu pai foi assim até quase aos 90 anos, depois disso deixou de saber escrever, mas isso é outra história.
    Eu penso que hoje “também é” mas de outro modo…
    Todas as épocas têm coisas boas e coisas más, eu que já passei por algumas delas, anos 60, 70, 80, …e antes, procurei aproveitar o melhor de cada uma.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Sereia, admiro a sua alegria esfuziante e a sua crença inabalável no AMOR.
    Obrigada minha querida! Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Vicktor, a tua sensibilidade está latente em tudo,…Obrigada amigo!
    Beijinhos embrulhados para ti!
    ******
    Querida C*inderela, tente voltar a fazê-lo o seu filho quando for “grande”, vai certamente sentir uma ternura muito grande quando as ler…
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido A.S. sem ficar surpreendida, verifiquei que pelas “mãos” de poeta, saiu uma frase que me tocou bem fundo.
    Que 2019 te traga uma enorme inspiração para nos continuares a brindar com a tua tão rica poesia.
    Obrigada!
    Beijinhos embrulhados para ti!
    ******
    Querido Carapau, ainda bem que não somos todos iguais! Que horror! Seria uma monotonia! Mas também não somos assim tão diferentes, eu queimei montes de cartas de amor e estou bem arrependida. Antes de conhecer o homem com quem casei, namorei(???) dois rapazes, mas não ao mesmo tempo, ambos me escreveram imensas cartas, principalmente o segundo, que pouco depois de começarmos a namorar, foi para Viana do Castelo…
    Por respeito ao homem que amei verdadeiramente, o pai dos meus filhos, queimei-as. Estupidez pura! Eram plenas de ingenuidade e hoje seriam a delícia dos meus filhos…
    Destruí-las não arrumou nem desarrumou nada. Todos os dias renasço a partir do que fui…
    Esta quadra está a “roubar-lhe” a sua costela humorística e requintada? ( Linda frase não é?)
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Anira, eu também continuo a receber cartas e postais manuscritos, mas em muito menor quantidade.
    Não há dúvida que os e-mails são mais práticos mas, falta-lhe qualquer coisa…
    Beijinhos embrulhados para si!
    PS. Irei ver o miminho prometo
    ******
    Querido Tio, estamos em sintonia! Também gosto muito de Pessoa debaixo desta máscara.
    Sabe porque consigo ter estes tesouros e outros? Nasci e vi até me casar, numa casa enorme com sótão… lá eu, o meu irmão e os meus primos, descobríamos autênticos tesouros, que nos davam um prazer enorme…
    Obrigada! Se poder leia a minha MENSAGEM NATALÍCIA
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Lilá(s), obrigada pelas suas palavras…
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Adek, acabaram os exames?
    Prometo partilhar mais memórias, não me falta material Lol
    Por favor, veja se pode ver a minha MENSAGEM NATALÍCIA.
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querida Tela e eu não dei já por isso? Faz muito bem , vai descongestionando a alma…
    Por favor, veja se pode ler a minha MENSAGEM NATALÍCIA
    Boa viagem de regresso!
    Beijinhos embrulhados para si!
    ******
    Querido Pjsoueu andaste desaparecido mas voltaste e muito bem.
    Agradeço os votos natalícios e desejo que em 2010 consigas concretizar todos os teus sonhos.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida Invisível, a moderação dos comentários, tem destas coisas, quando comecei a responder aos outros comentadores ainda não tinha visto o seu comentário, é uma sortuda, vou escrever um só para si!
    Não é tão bom tê-los sempre "à mão" sem ter que abrir uma maquineta, que às vezes até se avaria, e poder mexer neles...
    Vou dar-lhe a si e aos demais que me seguem, mais uma prova da minha loucura ( os meus filhos também me chamam isso muitas vezes...)Aguarde para ver fotos dos placards que tenho na minha sala de trabalho ( vulgo escritório) de Lisboa.
    Se puder leia o que escrevi na minha MENSAGEM NATALÍCIA.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Passei para deixar os meus votos de boas festas e um beijo** :)

    ResponderEliminar
  26. Maria Teresa, foi muito bom ter encontrado vc aqui, obrigado pela visita e simpatia.
    A casa é sua (as casas) e o prazer está em recebê-la.
    Um beijo do teu amigo, ZC

    ResponderEliminar
  27. Querida Lu*a muito obrigada! Para si tudo de bom também!
    Se puder leia o meu post MENSAGEM NATAlÍCIA, escrita a semana passada.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  28. Todos os anos mando postais de Boas Festas "à moda antiga" :o)
    Como não tinha a tua morada...ficam aqui os meus votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!. :):)

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  29. Querido Aflores a intensão conta muito.
    Obrigada! Retribuo os votos ...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  30. Querido Zé Carlos, obrigada pela simpatia...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  31. Se me sabia bem? Se sabia!! :). Mas tenho de encontrar o meu amor primeiro :).
    As cartas não eram só cartas. Eram poesias!!
    Lindo, o post!

    ResponderEliminar