quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

E SE...?

E se em Portugal exixtissem leis como estas? O que sucederia?


19 comentários:

  1. o nosso país seria muito mais "cívico"! ;)

    jocas

    ResponderEliminar
  2. Elementary my dear maria teresa (acabei de ver o filme, pronto!). Não me parece que mais portugueses perderiam a casa... simplesmente, acabava-se muito rapidamente com certos comportamentos "anti-sociais". Este tipo punições extremas e desajustadas, tem sido muito usadas ao longo da história. Que são eficazes, devem ser!Mas evidentemente... essas medidas, seriam um atentado aos direitos fundamentais dos cidadãos... nada que importe ao governo Chinês, não é verdade? Achei piada ao urinar e cuspir na rua ser pontuado mais baixo que atirar lixo...mesmo assim, muitos portuguese respeitáveis chegavam rapidamente aos 20 pontos em muito menos que dois anos!!(Se calhar... em muito menos que um mês)E já agora... uma polícia de bons costumes a passar coimas do tipo ASAE (sei lá, chamemos-lhe Instituto para a Higienização de Portugal), que dizem? Se calhar, não era má ideia... :) beijinhos limpinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que sucederia.
    Sei que vim para este País há mais de 20 anos e das primeiras lembranças que tenho é de perguntar à minha mãe "porque é que as pessoas aqui são tão porcas?". Ele era lixo, escarro e urina em tudo quanto era sitio. Felizmente as coisas estão muioooo melhores, ou então sou eu que já estou tão habituada que nem reparo!!

    ResponderEliminar
  4. Vamos a contas:
    1 mijinha.................3
    3 cuspidelas..............6
    Atirar lixo pela janela...7
    Outra mijadinha...........3
    Total...19 pontos (e continuo com a casa).
    2 anos depois volto à mesma.
    Não está nada mau. O pior é se não arranjo lugar para estacionar o bólide da foto.
    Bora lá aos jogos!

    ResponderEliminar
  5. Não sei se funcionaria, mas precisar, precisávamos...
    A ideia da Eva do Instituto da Higienização de Portugal, é excelente! Para as coimas já temos a ASAE e as Finanças!

    ResponderEliminar
  6. Atitudes cívicas incorrectas ou menos apropriadas "esbatem-se" com punições deste género...Mas só se "dissipam" com uma eficaz pressão social no sentido da mudança de práticas.

    Planeta M

    ResponderEliminar
  7. Penso que o civismo e o comportamento individual, são tão subjectivos como dependentes da sociedade.
    Não esperemos nunca viver num mundo perfeito e que agrade a todos, perderia-se toda a piada daquelas caras que as pessoas fazem quando ouvem alguém arrotar ou vêem alguém escarrar no chão,ou então a cara daquelas pessoas que fingem não ouvir ou ver tais situações...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  8. o que sucederia????? o nº infindável de _________(não digo a palavra, pois é feia) a serem multadas, simplesmente adorava que isso acontecesse!!!!!!!

    jinhos

    ResponderEliminar
  9. Interroguei-me sobre a mesma questão, quando li a notícia online...e "nós por cá", como seria? Atrevo-me a pensar que talvez possemos um bocadito mais felizes, se fossemos todos mais educados, mais civilizados, mais respeitosos...tolices que me passam pela cabeça ;) BEIJO GRANDE

    ResponderEliminar
  10. Cá para mim, o mesmo que acontece actualmente com os cocós dos cães em jardins e passeios: muito poucos respeitavam!
    Por outro lado... Também nunca pensei que a proibição de fumar em locais públicos fechados pegasse e a verdade é que resultou!
    Nada como experimentar...

    *beijinho

    ResponderEliminar
  11. Acho que o número de sem-abrigos iria aumentar drasticamente! Ou então acontecia como com a lei do tabaco, as pessoas refilaram tanto, mas acabaram por acatar e não se está muito melhor agora num café onde a atmosfera está limpa?

    ResponderEliminar
  12. Tudo isto pode muito bem ser considerado útil à educação cívica do povo, estou de acordo; mas o que me faz confusão é que isto é na China, um país onde os direitos humanos deixam muito a desejar.
    Penso que, dentro dos limites da decência e do recato, será preferível não ser tão rigoroso , mas ter as garantias de direitos humanos que eles não possuem.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa:

    Infelizmente, penso que se uma Lei semelhante fosse aprovada em Portugal, o próprio nome do País teria que mudar. Provavelmente para "Darfural" ou "Portufur", na medida em que seriam tantos os deslocados e sem tecto que se abriria uma crise humanitária com direito a campos de refugiados e tendas de campanha em plena planície alentejana (para caberem todos). Enfim... SIC ITUR IN URBEM.....

    ResponderEliminar
  14. aumentava em flecha o numero de sem abrigo...era a desgraça!

    ResponderEliminar
  15. Li esta notícia pela primeira vez, na sala de espera do Hospital D. Estefânia, onde aguardava, com alguma ansiedade, o resultado da consulta que estava a ser feita à minha neta. Fiquei serena quando soube o que se estava a passar.
    Já com esta notícia não aconteceu o mesmo, fiquei incomodada, senti a falta de liberdade das pessoas mas simultaneamente a necessidade, infelizmente, que muitos de nós temos para sermos travados na nossa falta de civismo.
    Se por um lado repudio um estado repressivo, por outro, interrogo-me se tal não será necessário para disciplinar os maus hábitos, a falta de higiene, a falta de respeito, … publicamente notória na nossa sociedade.

    Agradeço a todos o vosso testemunho, todos valiosos … Sinto que este é um problema bastante sério que nos afecta a todos, mas desconheço a solução, sei que passa por uma consciência cívica que deve ser aprendida em casa e na escola. Mas como?
    BEM-HAJAM !

    Beijinhos embrulhados para todos!

    ResponderEliminar
  16. LOLOL, muito radical mas se calhar é o remédio sento eheheh.

    ResponderEliminar
  17. Querida C*inderela quem sabe? Talvez!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Querida Maria Teresa!

    Sabe qual foi o problema deste País? Foi a falta de uma revolução cultural, que fizesse com que Portugal deixasse de ser um País 3º mundista, na maior parte dos actos dos seus cidadãos!

    Beijinho civilizado!

    Renato

    ResponderEliminar
  19. Querido Renato o seu ponto de vista é uma achega para a visão deste problema.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar