segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DESILUSÃO

Há bem pouco tempo um amigo dedicou-me flores, fiquei muito sensibilizada pelo gesto, gosto de flores, gostei destas flores, destas orquídeas…Descobri que as flores podem não ser sinónimo de real amizade, porque muito pouco tempo depois a suspeição instalou-se entre nós.
No meu mail apareceram vários anexos aparentemente enviados por ele, que ao serem abertos mostravam cerca de 240 imagens “minhas” (não todas minhas como pessoa, mas com figuras e imagens de família e do blogue, umas reconheci, outras não). Sou muito inexperiente em informática,mas sei que se conseguem fazer muitas manipulações a partir de pequenos dados. Fiquei surpeendida e verdadeiramente assustada com esta “remessa”. Tenho obrigação de proteger os mais pequenos de uma “exposição pública”. Procurei uma justificação para o que estava a suceder, ele negou que o tivesse feito mas, … também não acreditou que eu as tivesse recebido. A minha palavra foi posta em causa, não houve resposta às explicações e provas de como não estava a inventar nada. Estou arrependida, isso sim, de ter reenviado os anexos recebidos, porque se um amigo duvida de outro, depois de haver um desmentido, a amizade cai por terra, as justificações não devem ser precisas. Acredito que não tenha sido ele a enviá-las, uma vez que diz que não o fez, mas continuo a não encontrar uma justificação para cá as ter.
Estou magoada e triste mas a vida traz e leva! Infelizmente, cada vez mais, estou a habituar-me a que me leve...


Algum de vós que me lê, com muito mais conhecimentos informáticos do que eu, conhece uma razão que justifique este facto de aparecerem anexos que não são enviados de origem?

21 comentários:

  1. Eu não tenho explicação, mas já me aconteceu mais do que uma vez abrir um documento que não tem nada e ao andar para a frente acontecer exactamente isso... Acho que não deves ficar nem magoada nem triste... Se alguém duvida da tua palavra não merece a tua amizade (ainda que virtual) e ponto final! Agora, não vale a pena fazeres uma tempestade num copo de água! Ai, ai, só não vou aí dar-te uma palmadinha no rabiosque porque está a chover a potes! Beijinhos infom@ticos (seja lá isso o que fôr!)

    ResponderEliminar
  2. eu não a consigo esclarecer teresa... aliás, nem consegui perceber muito bem o que se passou!

    fique bem!

    beijinhos para si! ;)

    ResponderEliminar
  3. Sou um leigo auto didacta em informática; tem chegado para o que quero, mas ainda não cheguei ao ponto de te ser útil neste caso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, não percebo mesmo nada desse asunto, também sou um zero à esquerda em informática, para ajudar a esclarecer essa dúvida. É muito triste quando existem situações de desconfiança entre amigos, mas talvez possam esclarecer mais tarde essas dúvidas. É verdade, que cada vez mais nos vamos desiludindo com as pessoas, eu própria sofri uma grande desilusão com uma amiga há muito pouco tempo e se me contassem, eu diria que era impossível acontecer... mas aconteceu. Eu teria sempre muito cuidado no que diz respeito a fotos na Internet(eu, não tenho nenhuma em lado nenhum), principalmenbte de familiares, netos e assim, nunca divulgaria em sites públicos, precisamente pela possibilidade de manipulação de terceiros. Essa situação que descreve, se acontecesse comigo, nem sabia como reagir. Mas a desilusão na amizade, é terrível, doi mesmo, independentemente de explicações ou pedidos de desculpa mais tarde, e compreendo-a perfeitamente... Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Querida Ana Rita tens toda a razão mas sabes como sou, não gosto de arranjar confusões, gosto dos assuntos convenientemente tratados.Confio bastante nos outros e apenas o que peço é que confiem em mim. Não sou daquelas pessoas que deixo de falar num assunto só para não me incomodar. Para além de ser cobardia é também falta de educação.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Querida Lebasiana nem eu consigo...mas que as fotografias me chegaram em anexo e eu as consegui reenviar para a minha filha disso não tenho dúvidas nenhumas, tenho-as no mail, não apaguei nada. Muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Querido Pinguim eu hei-de descobrir o que aconteceu, vou deixar passar estes dias de Carnaval e vou ao informático que me apoia para ele analisar o caso. Muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  8. Querida Eva eu tenho as minhas fotos sem ser em locais públicos, estão arquivadas em locais próprios, se isto não me tivesse acontecido eu talvez não acreditasse, o que eu não posso suportar é que me digam que "não acreditam nem deixam de acreditar" que isso me tenha acontecido...
    Nas fotos há pormenores até de blogues que sigo, é estranhíssimo. Por exemplo, lembra-se do artigo que o Loquaz Falacioso escreveu sobre o piano (no tema Preto e Branco)aparece-me a foto da imagem que ele pôs...Aliás aparecem duas fotos de sexo que eu nunca tinha visto sequer, por isso não podem pertencer ao meu computador...
    Estou bastante incomodada com o assunto e acredito que quem mandou o mail não tenha enviado os anexos mas que eles estão lá, estão...
    Este post no fundo foi mais um desabafo... e para que conheçam um pouco mais de mim.
    Quando tenho dúvidas não me calo, a não ser que a pessoa em questão "não me diga nada", o que não foi o caso.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia (espero eu...o vento é muito forte por estas bandas).

    Quanto ao post...como diria o outro, "esta história está mal contada", mas a opinião que tenho relativamente ao que li, prefiro fazê-lo por mail. Pode ser?

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  10. Gostava de ajudar, mas os meus conhecimentos de informática não chegam para tanto... Parece-me uma situação estranha, como se alguém tivesse acedido ao seu pc e tivesse misturado muitas fotos...não? Mas é triste quando aqueles que pensávamos serem nosso amigos não acreditam em nós...
    Quando souber o que aconteceu, se puder diga, pois na net estamos todos um pouco expostos...e a sua experiência pode ajudar alguém.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria Teresa,
    Posso assinar por baixo do comentário da sua Ana Rita Gomes? (até temos um nome em comum, lol)
    AH, mas sem a parte da palmadinha no rabiosque...
    Quem duvida não merece amizade, e ponto final!
    Mas infelizmente há sempre uns "fura" amizades ainda que virtuais. E isso dóóóiiiii que dói... mas passa...
    Bjs dos Alpes...

    ResponderEliminar
  12. Bom dia amiga.
    Eu ñ entendo infelizmente,mas o fato é q hoje a coisa está bem complicada.
    Eu ñ reenvio nada justamente por medo.
    Mas dizem que quando vc reenvia para alguém este reenvio carrega algumas informações suas eu já ñ sei dizer ao certo se é verdade.
    Ñ fica assim ñ ok.
    A verdade sempre aparece,ninguém engana todo mundo o tempo todo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Querida Maria Teresa
    Não posso ajudar porque não percebo muito de informática, só o básico.
    Em relação à amizade, amigo que põe em causa a palavra de outro amigo, tem de repensar os seus valores.

    ResponderEliminar
  14. Oi as vezes são virus que leva para teus contatos os anexos para coplicar outras máquinas não te preocupa isso acontece e as pessoas devem entender, paz no seu coração.

    ResponderEliminar
  15. Não lhe sabia responder, mas pedi a um amigo que me ajudou a descobrir a origem de uns comentários anónimos, que me dissesse se isso é possível e a respposta ( com muitas explicações técnicas pelo meio) foi sim. Portanto, o seu amigo pode estar mesmo inocente...

    ResponderEliminar
  16. Talvez seja possível. Já tive um indivíduo que dizia que eu lhe andava a enviar insultos. Fê-lo com tanta insistência que julgo haver alguém interessado em fazer-se passar por mim, para me desacreditar e ofender um terceiro.

    Não sou grande perito nesta matéria, mas desconfio que pode haver possibilidades de manipulação. Há que ter cuidado.
    1bj

    ResponderEliminar
  17. Querida Maria Teresa

    Na minha modesta opinião já tem acontecido serem enviados mails automaticamenbte para toda uma lista de endereços sem que o remetente o tenha feito. Existe um vírus que provoca essa situação.

    Quanto ao conteúdo desses mails, por vezes incómodos e desadequados, são fruto do mesmo vírus que provoca uma propagação em cadeia.

    Mas esses conteúdos nada têm a ver com as pessoas envolvidas... essas imagens aparentemente terão sido reunidas por intervenção humana, eventualmente mal intensionada e aí... coitado do vírus que culpa não tem.

    Em resumo... propagação não desejada de mails é possível pela presença de um vírus... manipulação de imagens pessoais só com intervenção humana maldosa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. A TODOS A QUEM NÃO RESPONDI INDIVIDUALMENTE MUITO OBRIGADA! E AOS OUTROS TAMBÉM! SENTI APOIO DA VOSSA PARTE E ESTOU ESCLARECIDA.
    ALIÁS ALGUNS DESSES ESCLARECIMENTOS ESTÃO PATENTES NOS COMENTÁRIOS QUE ME FIZERAM.
    O DESABAFAR CONVOSCO FOI UMA CATARSE PARA O QUE SENTI NO MOMENTO, PENSO QUE NINGUÉM GOSTA QUE DUVIDEM DA SUA PALAVRA.
    DOU O ASSUNTO POR ENCERRADO!

    ESTOU PRESTES A MOSTRAR-VOS COMO ME MASCAREI E COMO POSSO VIR (OU NÃO) AINDA A MASCARAR-ME. O CARNAVAL AINDA NÃO ACABOU, AMANHÃ HÁ MAIS!!!!!!
    QUE SÃO PEDRO FECHE AS TORNEIRAS E DEIXE OS QUE GOSTAM DE FOLGUEDOS DIVERTIREM-SE SEM APANHAREM UM VALENTE RESFRIADO! EU VOU FAZÊ-LO!
    BEM-HAJAM! E…BEIJINHOS EMBRULHADOS PARA TODOS COM ALGUMA “PIMENTA” (É CARNAVAL)!

    ResponderEliminar
  19. É isso mesmo, bola para a frente! Quero espreitar a(s) mascara(s) =)

    beijinho carnavalesco!

    ResponderEliminar
  20. Uma pessoa que dúvida da outra não é realmente amigo. É uma situação chata na qual eu não posso ajudar muito.
    às vezes aparecem email com virus que dizem que têm imagens nossas mas é só para nós abirmos e apanharmos o virús. Se no caso da Maria Teresa as fotos são mesmo pessoais o caso já é mais grave porque alguém consegue ter acesso aos seus ficheiros. Sei que há pessoas especialistas em pc que conseguem entrar nos pc's dos outros! Caso já tenha enviado fotos por email mude a password porque alguém poderá ter descoberto a senha.
    Espero que a situação se resolva.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  21. Provavelmente já nem lerás este comentário, mas a verdade é que só agora vi o post.
    Não percebi bem o teu problema. Suponho que tudo isso se passou por mail. Se assim foi, o que posso dizer é que já recebi muitos em nome de pessoas de quem tenho o endereço e que não foram mandados por essas pessoas. Em geral o sistema (estou a falar do hotmail) avisa que é perigoso abri-los. E nunca os abro e mando-os para o lixo.
    Isto tem a ver com o que o Vickor escreveu- virus.
    E mais não sei.
    Por estar já atrasado, não precisas de responder a este comentário.

    ResponderEliminar