domingo, 12 de dezembro de 2010

IDOSO OU VELHO

A propósito destas duas palavras, idoso e velho, que o dicionário indica como tendo o mesmo significado, recebi um e-mail de que gostei bastante. Nele vinham indicadas várias diferenças, do acordo com o ponto de vista como uns e outros encaram a vida. Vejamos se sou capaz de as reproduzir:

IDOSO ou VELHO, ambos atingiram o Inverno da Vida!

IDOSA é uma pessoa que ainda sonha, que ainda aprende, que pratica exercício físico, que preenche um calendário onde contempla o amanhã, que se sente feliz por ainda viver uma vida produtiva e por ter adquirido alguma experiência, é uma ponte entre o passado e o presente.
O IDOSO renova-se todos os dias, coloca os olhos no horizonte onde o sol desponta e a esperança renasce, tem planos, aprecia a vida, moderniza-se, gosta de interagir com os jovens, procura compreender a sociedade actual, leva uma vida activa cheia de projectos.

No IDOSO as rugas são bonitas porque foram esculpidas pelo sorriso!


VELHO é uma pessoa que perdeu a joavilidade, dormita, não se interessa por aprender, no seu calendário só existem ontens, carrega como um fardo o peso dos anos, transmite pessimismo e desilusão, para ele não existe ponte entre o passado e o futuro, apenas existe um fosso.
O VELHO tem saudades e sofre com a aproximação da morte, estagna no tempo, fecha-se numa concha e recusa a modernidade, adormece sobre o vazio da sua vida e as suas horas são destituídas de sentido.

No VELHO as rugas são feias porque foram esculpidas pela amargura!

IDOSO e VELHO são duas pessoas que até podem ter a mesma idade cronológica mas têm idades muito diferentes na alma e no coração.

Eu sou IDOSA!

Nota: Parte do texto foi adaptado do e-mail que recebi e o original vinha com indicação de autor desconhecido.

49 comentários:

  1. Em demografia não se aplica o termo idoso porque, segundo uma professora que eu tive,todos nós desde que nascemos ganhamos idade. Somos todos idosos,lol.
    Gostei dessa distinção e tendo em conta o que li e pelo o que eu vou conhecendo da maria teresa aqui no mundo virtual não diria que é velha porque tem um espirito muito alegre e jovem e procura sempre ocupar sempre o seu tempo com novas viagens e com pessoas de quem gosta.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  2. Uma linda idosa cheia de brilho no olhar!!!
    Adorei conhecê-la!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida C*inderela "cientificamente" tem toda a razão também é uma idosa:):):)
    Eu no meu perfil digo que "a pouco e pouco irão sabendo mais acerca de mim", sem dúvida que aqui me tenho "desnudado".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Querida Gata Verde é com imenso prazer que a vejo neste meu/nosso cantinho, é muito bem-vinda!
    Obrigada pelas suas gentis palavras, a "adoração" é mútua:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. Teresinhamiga

    Eu também sou IDOSO, portanto não me sinto VELHO. A arraia miúda éke tem razão: velhos são os trapos. E também sou avô de quatro malandros e uma malandra e tenho muitíssimérrimo prazer e honra nisso.

    Amiga

    Chego aqui e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos como atrás disse, não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação. Mas sou também alegre, bem disposto, brincalhão, adoro viver assim, adoro a minha família.

    Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E, já agora, que te tornes minha (per)seguidora. Não é pedir muito… Obrigado

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    NB – Peço-te desculpa por este comentário ser tão longo; mas tenho de referir que é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.

    ResponderEliminar
  6. Querido Henrique és bem-vindo!
    Obrigada por deixares um comentário com palavras tão agradáveis, não te deves preocupar com a extensão do que escreves, o espaço é todo teu e dos outros comentadores.
    Esta troca de opinião e de parecer é que dá um certo sentido à existência deste blogue.
    Claro que te vou (per)seguir, nem faria sentido se assim não fosse.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Maria Teresa, esta é a diferença entre o idoso
    e o velho. Eu sou idosa e as rugas consequência
    dos anos bem vividos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. E os meus joelhos e os cigarros não me deixam andar de bicicleta.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de conhecer esta distinção que faz todo o sentido. No meu trabalho encontro velhos e idosos, é, realmente, uma grande diferença. Eu espero envelhecer como idosa e não como velha.

    ResponderEliminar
  10. Querida Paloma pode ser idosa, ter rugas mas sei que é uma romântica, o romantismo e os sonhos fazem-na ser alguém que gosta de viver e consegue transmitir isso, basta ir ao seu blogue e ouvir o "seu" Júlio Iglésias:):):)
    Beijinhos embrulhados para si

    ResponderEliminar
  11. Querido Paulo marotos dos joelhos, quanto aos cigarros...maroto do Paulo que não os consegue largar.:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Stiletto já está a envelhecer, quer queira quer não, por isso vá treinando para quando chegar ao Inverno da sua vida, continuar a senti-la como algo para o qual vale a pena acordar todas as manhãs:):):)
    Conheço pessoas da sua idade que são muito velhas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. A janela da vida apresenta-se, a mais das vezes, de cortina corrida.
    Abri-la é dar com o sonho. Quem nele entra é idoso, quem dele se arreda é velho!
    Ainda não sei bem o que é o Inverno da vida, talvez porque mantenha sempre acesa a lareira que dentro de mim tenho, com a ajuda preciosa da minha alma gémea.
    As rugas, pois!
    As últimas dores, diz-me o espelho, deixaram mais uma encostada à raiz dos cabelos, duas ao conto dos olhos, e, provavelmente, outras mais sob a barba agasalhadas. Não me preocupam. Há dias em que até me aparecem como um sorriso de criança. E, para além do mais, são minhas, imenso trabalho me deram a construir!
    Ah, e o cabelo?!
    Disse-me um neto: "as tuas barbas brancas e o teu cabelo cinzento, são muito bonitos, avô."
    Sou um idoso!
    Um abraço, Amiga Maria Teresa.

    ResponderEliminar
  14. Volto para lhe dizer que no blogue de uma amiga,há um concurso de contos de Natal. Também para lá mandei um trabalho meu.
    Quer dar um espreitadela e votar, se lhe aprouver?
    http://licas-ontemehoje.blogspot.com/
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Eu nem sou idoso nem velho, sou um cota (se acreditar nos badamecos que deram espaço para eu entrar no comboio). Mas que se lixe a idade, eu quero é divertir-me!

    Um beijo para SI. :D

    ResponderEliminar
  16. Querido Rafeiro isso pensas tu! És idoso pois então, não "haveras" de ser...
    Penso que o SI é uma sigla (SUA IDOSA):):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Querido Carlos o Inverno da vida é quando os cabelos ficam da cor da neve...eu que ainda poucos cabelos brancos tenho a tentar dar esta explicação.
    Como sempre um comentário bem recheado de ternura, de gentileza, de sensibilidade,...
    Publiquei o segundo que agradeço porque pode haver alguém que passe por aqui que também esteja interessado.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Faz o seu sentido... ser velho, mais que um estado físico, é um estado de alma. E a Maria Teresa não é velha nem aqui nem na China!

    ResponderEliminar
  19. Isso de idade tem muito que se diga. Quantas vezes já encontrei em shopping amigas de escola que usam a frase; "quando eu era jovem". E eu digo: o que?????? Olha pra nós, mulher!Lembra da nossa mãe com a nossa idade? Agora olha para nós. Tens a tua agenda vazia pra semana? Não. Foste à praia neste domingo? Sim. Usas jeans e gostas do U2? Sim. Tens saúde para ir onde e quando quiseres? Então não me venhas falar de velhice.

    Ah, esqueci! Ainda namoras? Evita rugas! hehehe

    ResponderEliminar
  20. Eu não sou velho, ou cota (detesto esta palavra), nem mesmo...idoso; apenas estou um pouco gasto, o que é normal!!!

    ResponderEliminar
  21. E pronto, eis-me a "espernear"! Ainda não percebi: será "defeito ou feitio"? Adiante!
    Há uma tendência generalizada de considerar velho ou idoso (sim, sim, são coisas diferentes!) aquele que atinge o "limite do prazo", ou seja, quando com 65 anos tem direito ao desconto não sei de quê, (3.ª idade), quando aos 80 "e tais", vai parar (ou antes!) ao tão afamado """Lar""" (4.ª idade), quando aquele que ultrapassa os 90/95 (5.ª idade) começa a ter novos direitos, ou seja, a notícia da sua longevidade.
    Partindo deste principio, concluímos que é considerado "velho/idoso" aquele que a Sociedade entendeu por bem classificar dessa forma, agrupando-o.
    Muito bem! Pegando nas palavras da menina maria teresa, embora concordando o mais possível com as ditas, permito-me perguntar se isto será, tão assim, tão a "preto e branco"?
    A idade, se bem que o decorrer dos anos vá deixando a suas marcas bem visíveis, está sobretudo na cabecinha, no espirito de cada um. Quantos de nós já não fomos confrontados com pessoas muito mais novas, mas com um espírito tão amargo, tão derrotista, tão sem sonhos, sem projectos, sem ambições, pessoas tão vazias de força, de alegria que são umas autênticas velhas - até no facies - com caras marcadas, cabelos que embora negros são baços, gente que não anda, mas se arrasta por falta de força anímica.
    E aquele que com idade já avançada e que é agrupado no rol dos velhos, sê-lo-á porquê? Independentemente da cabecinha, outros factores há que podem produzir esse efeito. Que condições de vida? Que QUALIDADE de vida? Que motivações?
    Beijinho SEM QUALQUER embrulhinho.

    ResponderEliminar
  22. Querida S* deve calcular como pensei em si quando li o e-mail que motivou este post e quando o escrevi...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Querida Pitanga eu lembro-me da minha mãe com a minha idade tinha uma vida muito mais "folgada" e de folia do que eu, ainda tinha e teve marido (o meu pai que conduziu e bem até aos 88 anos e que por moto próprio o deixou de fazer) que a levava para tudo que era sítio, eram muito independentes e aventureiros.
    A minha mãe já depois dos 80 anos ia à praia e vestia fato de banho... Não ia ver os U2 mas eu também não, gosto mais de ouvir música clássica:):):)
    E agora vou parar porque a minha mãe não era o protótipo das mães da geração dela:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querido Pinguim todos temos idade, todos somos idosos, eu prefiro ser idosa do que gasta,...safa!:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Terezoca andar a "espernear" é feitio, é necessidade de exercício físico, tens que ir a umas matinées dançantes:):):)
    As diferentes faixas etárias que citas são estereótipos, o que aliás sabes perfeitamente.
    Continuamos de acordo, há jovens na casa dos 20 que são "velhos" mas não os idosos que aqui foram citados.
    É evidente que este texto não é um estudo aprofundado sobre a longevidade, a velhice, a juventude,... é um texto até bastante aligeirado, para ser lido com agrado, até com um sorriso nos lábios...
    O que torna algumas pessoas "velhas" tem muitas e variadas fontes, para além das que citaste há também as do foro psíquico, as intrínsecas ao próprio ser.Para além do estado depressivo que qualquer um de nós pode ter, em determinada altura da sua vida, há as psicoses...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  26. A minha avozinha sempre me disse que "velhos são os trapos", isto porque eu gostava de a provocar e chamar de "minha velhota" lol
    E como em quase tudo, tinha razão, enquanto a doença não lhe roubou a vontade de viver, foi uma mulher vibrante, sábia, requintada, depois envelheceu, de facto, mas era pesado o fardo que carregava...
    Eu iria mais longe ainda que a Maria Teresa, não gosto muito da palavra "idoso", eu chamar-vos-ia "experientes", aquele lugar em que a sabedoria e a serenidade se encontram.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Olá Maria Teresa,
    Tenho muito carinho por ambos, Idoso e Velho.

    E gosto muito de si!

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  28. Querida Mariana uma opinião válida...um modo ternurento de ver aqueles que já viveram uns largos anos:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Querida Flor eu sei que tem, é uma senhora com uma sensibilidade pouco usual.
    Fez-me rir, com essa "declaração" pública, eu também gosto muito de si, ficamos emm igualdade de circunstâncias ...:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Li com muita atenção! Volto.

    Bjinho desembrulhado...

    :)

    ResponderEliminar
  31. Minha querida
    Não desconhecia estas definições de Idoso e velho... mas, na minha humilde opinião considero que estes utilizam-se de forma dissemelhante quando pretendemos teorizar sobre o tema... Assim sendo, o processo "envelhecer" estaria condenado à estagnação que define "Velho"!!!??? E como sabemos assim não acontece, uma vez que é um processo dinâmico característico do ciclo de vida do ser humano. A mim, pessoalmente, não me choca chamar Velho a um idoso e vice-versa...embora reconheça a sua conotação negativa na nossa sociedade. Mas esses significados nós atribuimos de acordo com os nossos juizos de valor, que nem sempre são os mais adequados.
    Gostava tanto de chamar "o meu querido velhinho" ao meu avô e ele bem que gostava... Não soaria de igual forma se lhe chamasse idoso, não concorda?
    Esta é a minha opinião pessoal (embora existam autores que a defendam). Como referi lá atrás, aquilo que ressalvou no seu blog é válido, sim...
    bj com estima por alguém que, a julgar pelo que escreve, não envelhece porque possui a faculdade de ver a beleza (cf. Montaigne)

    ResponderEliminar
  32. Para mim ambos significam sabedoria e o máximo respeito.
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  33. A vontade de viver de ainda poder realizar sonhos é que faz com que sejam jovens pessoas que assim fazem, existem inúmeros jovens que já são velhos, porque desistiram de descobrir de sonhar e de conquistar.
    Amei teu blog, por isso sigo-te.

    ResponderEliminar
  34. ..e eu espero que o meu espírito nunca envelheça ao ponto de me tornar "velha"
    beijinho e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  35. Cara MARIA TERESA
    Eu penso realmente que nós nunca seremos VELHOS...rsrsrs
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  36. Não me convence essa diferenciação, Maria Teresa.
    E, sinceramente acho muito mais bonita a palavra velho do que idoso. Pessoalmente, alinho no velho.

    ResponderEliminar
  37. Velhos são os trapos e a idade é a q vai no espirito e nisso a Teresa é uma jovem!!

    ResponderEliminar
  38. Querida Eli volte quando puder, cá estarei à sua espera com um bolinho de chocolate e/ou uma sandes bem recheada de carnes saborosas:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Querida CF tenho que lhe agradecer ter colocado em palavras o seu pensamento sobre a semântica (e não só) das palavras que usei no título deste post... É evidente que, por detrás disso, há todo um "estar" na vida que por razões múltiplas "separam" as pessoas.
    As palavras são meros arranjos de letras que por sua vez são símbolos. Saber usá-las com ternura, amor, carinho, raiva, ... é que faz a "diferença".
    As "qualidades" e "defeitos" que coloquei no duo, velho ou idoso, foram descrições extremadas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  40. Querida Autora discordo de si quando fala de sabedoria, muitas pessoas, que já que estão há muito no caminho da vida, não aprenderam nada, pelo contrário, com o passar dos anos foram desaprendendo.
    Quanto ao respeito concordo consigo, mas não só dirigido aos mais velhos, todo o ser humano tem direito ao respeito e o dever de respeitar.
    Infelizmente este direito e dever anda muito arredado da nossa realidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  41. Querida Janaina estamos em sintonia, penso do mesmo modo...:):):)
    Obrigada pela visita, volta sempre serás bem recebida!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  42. Querida Uminuto faço votos para queo seu desejo seja cumprido.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  43. Querida Patty e vai ser...tenho a certeza:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  44. Querido Gaspar tenho a sua opinião:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  45. Querido Carlos não concorda com a "arrumação"?
    Não sente que há pessoas que envelhecem com "boa disposição" e outras passam o "resto da vida em queixumes"?
    Isto acontece noutra idades também, mas eu no texto referia-me a quem já percorreu um caminho de vida com muitos quilómetros.
    Velho ou idoso são meras palavras e têm o significado que lhe queremos dar.
    Lembrei-me de "preto", de "ceguinho", de tantas outras que são tomadas como tendo um significado ofensivo...uma "treta":):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  46. Querida EC vai ser uma maravilhosa idosa ...:):):) Ou qualquer outro nome que queira usar.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  47. Há pessoas que com pouca idade já são velhas... Tudo depende da atitude!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  48. Querida Anira não tenho dúvidas nenhuma nisso, mas é triste ... não sabem aproveitar os pedacinhos bons!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar