Nas termas da Curia encontrei um oásis!
Para além do edifício principal,
do móvel estrategicamente colocado, repleto de frasquinhos devidamente etiquetados, com mostras de cálculos renais eliminados por pessoas “importantes”, encontrei uma mata frondosa e jardins com pinceladas coloridas pela diversidade das plantas que por lá habitam. Por este oásis passeei com um staff, condensado numa só pessoa, amiga, anfitriã, guia, fotógrafa, … Relaxámos, conversámos muito, conversas sérias baseadas no modo como duas pessoas de gerações diferentes vêem o mundo (descobri que não era tão diferente assim, temos muitas afinidades), encontrámos cantinhos "escondidos" na natureza que nos rodeava e deslumbrava.
Atravessei uma gruta
Posei numa ponte e observei o lago que ela atravessava
Vi no lago um casal de patos a "brincar"
Posei numa ponte e observei o lago que ela atravessava
Vi no lago um casal de patos a "brincar"
Admirei o lago e vi-o de diferentes locais, a minha amiga fixou o que os nossos olhos admiraram
Um passeio a não perder, as termas oferecem tratamentos terapêuticos para doenças como a gota, cálculos renais, insuficiência renal, infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.
Deitando fora as doenças, pois estamos todos zangados com elas, fiquei a saber que por lá podemos usufruir de zonas de merenda, de campos de ténis, de um circuito de manutenção. Nos jardins e na mata podemos fazer uma leitura sem interrupções que quebrem a concentração e porque não namorar? Namorar à beira do lago, onde se podem fazer passeios de barco ou de “gaivota”, num banquinho semi-escondido pela vegetação densa, com a pessoa indicada o que, infelizmente, não foi o nosso caso, ... ficou o conhecimento de um local ideal...
E mais! Fiquem sabendo que por lá há diversão nocturna!
As três primeiras fotografias foram retiradas da net.
À minha amiga agradeço a paciência que teve em aturar-me e pedir-lhe desculpa pelas fotos que escolhi para ilustrar este post, ela cedeu-me imensas, não sei se escolhi as mais indicadas.
Muito bonita a música, não é ? Tal como a sua simpatia :)
ResponderEliminarBeijinho embrulhado .
Mas que sítio mágico...
ResponderEliminarQuerida Natália muito obrigada pela sua visita, penso que muita simpatia também existe por aí...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida S* o local é lindo e repare que não ia com um "amante", nesse caso penso que o veria ainda com mais "paixão".
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Ah, esqueci-me de lhe dizer uma coisinha. Adorei as suas fotos , é muito bonita :)
ResponderEliminarBeijinho embrulhado :)
Foi num desses recantos mágicos que os meus olhos se cruzaram com os da minha noviça... Posso, portanto, dizer que já fui aí muito feliz.
ResponderEliminarBem, esse passeio foi memorável!...
ResponderEliminarDe facto a Curia é um local fabuloso, super agradável e, pelos vistos, o grupinho de amigas usufruiu de tudo "comme il faut", o que muito me apraz registar.
Ah, e muito prazer em conhecer a amiga maria teresa! Não é que tem um ar super, super janota?! Só fiquei tristinha porque estava à espera de te ver com um daqueles já famosos chapéus. Enfim, fica para a próxima!
Beijinho SEM embrulho.
Amiga,
ResponderEliminarVoltei a visitar o teu espaço e confesso que fiquei maravilhada com as fotos do local escolhido para as tuas férias.
Se as fotos são tuas ou da net pouca importância tem. O que vale mesmo é tudo o que dizes, a amizade encontrada e o descanso que deves ter sentido por aquelas paragens.
Beijosssssss
(Querido) Padre Confessor como eu o invejo...
ResponderEliminarA inveja é pecado capital por isso lhe peço perdão...
Beijinhos embrulhados na suas reverendas mãos!
Querida Teresa foi muito agradável, foi excelente, "afastei-me" completamente da minha realidade presente, encontrei a paz que precisava e que sozinha teria sido mais morosa de encontrar...
ResponderEliminarNão vais ficar sem resposta, um dia destes publico (aliás já pubiquei algumas) uma fotografia minha actual, enchapelada!:):):)
Beijinhos (des)embrulhadas para ti!
Querida Tite não foram exactamente férias, foi antes um retiro de três dias na companhia de pessoas muito "generosas", fizeram quase o impossível para que eu me sentisse bem...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Mas MAri Tere diz-me tu ó amiga onde ficam essa termas de Curia? sabes eu sou de campo (uma forma de chamar as pessoas que não sabem muito)por isso nao sei onde ficam. Poderás tu dizer? é que eu sou "avoada" (hihi ri-me com a palavra)e tenho d escrever onde ficam para posterior visita. kis :)
ResponderEliminarQuando nos sentimos bem, é como se estivéssemos de férias. Afinal o que são férias? Confesso que estou completamente esquecido. Meu tempo anda sempre tão ocupado que, quando me lembrar de férias elas já não existem. Só tenho pena que minha querida mulher não possa desfutar uns dias sem nada para fazer. Beijos . João
ResponderEliminarOlá Maria Teresa
ResponderEliminarFico feliz que tenha estado na CURIA.
Andei por lá há uns anitos atrás e também adorei!
Gostei de tudo, mas especialmente desse enorme e bem tratado lago, dos barquinhos disponíveis, da zona dos tratamentos e da fabulosa sala de refeições.
Bjs
G.J.
Estive lá em Junho, no Palace, a ecrdar os tempos da minha infância. Gostei muito de reviver aqueles tempso.
ResponderEliminarA próxima paragem termal será em Vidago, cujo hotel acabou de reabrir e do qual também guardo boas memórias.
Que belas sugestões de locais a visitar, Maria Teresa! Estou aqui a pensar: "Eu quero, eu quero!"*
ResponderEliminarMaria Teresa,
ResponderEliminarMas que lugar mais lindo! Aqui no Brasil também temos algumas "estações de água", como as chamamos, e sempre que podemos ir, voltamos revigoradas!
As fotos da amiga estão ótimas! Gostei de conhecer a Maria Teresa!
beijinhos,
neli
Olá Maria Teresa!
ResponderEliminarQue excelente local para tratar da saúde, nomeadamente, namorar e não só!
Um beijinho
Renato
Tudo muito belo!
ResponderEliminarÓtima semana!
=D
Querida Avogi ficam mesmo lá no sítio onde estão desde que os romanos descobriram as nascentes e lhes deram o nome de "Aqua Curiva"...pertencem ao concelho da Anadia, distrito de Aveiro. Prepara-te para a viagem...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti "melher"!
Querido João sem me querer meter na tua vida porque é que a tua mulher não pode dispor de uns dias para os dois? Este local é um sítio muito calmo, onde se respira sem pressas...Todos temos direito a uns dias de "fuga"!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Querido Gaspar um local com imenso potencial para dar "uso" à sua fantástica capacidade de captar o que o rodeia.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querido Carlos nunca estive alojada no Palace mas neste dia visitei-o, gostando imenso do que vi, conhecia-o pelo que os meus pais contavam, pela décadade 50 eram frequentadores, nós ficávamos com a avó materna...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida Adek "querer é poder", quanto mais não seja passe por lá um dia com o marido e namorem muito... Vai valer a pena!
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Querida Neli ir-se ao encontro da tranquilidade quando ela está em perigo, através de uma fuga que até pode ser uma prosa ou um poema como tão bem sabes escrever, é uma "arma" poderosa a que todos devemos ter direito...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Querido Renato concordo! Mas onde está o namorado?:):):) Fez-me rir...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Com o calor que se tem feito sentir, um passeio assim sabe "ás mil maravilhas", e com a companhia ideal é "ouro no azul".
ResponderEliminarSomos um País riquíssimo em termas, mas nem sempre bem aproveitadas.
Tudo de bom.
Beijinhos
Bom dia Maria Teresa,
ResponderEliminarum dia de cada vez e os dias voltarão a ser iluminados.
Vejo que passeou por sítios repletos de muita história.
Aquele abraço doce
Com carinho e admiração
Sairaf
Querida Juliana obrigada pela tua visita!
ResponderEliminarUma óptima semana também para ti!
Beijinhos embrulhados!
Querido Aflores as termas estão a ser reactivadas e ainda bem, verifiquei que para além de serem um espaço de tratamento, também são espaços de lazer muito interessantes.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Querida Sairaf é exactamente isso, um dia de cada vez, embora com alguns planos já estabelecidos até finais de Setembro...logo se verá se os consigo realizar ou não.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Li, vi, pensei e cheguei a esta conclusão: fizeste o levantamento de todos os lugarzinhos escondidos, apetecíveis e tentadores...
ResponderEliminarEnfim, uma eterna romântica num local todo ele respirando romantismo...
Aqueles lagos, para mim, têm uma água pouco própria e ainda por cima doce...
Querida Amiga
ResponderEliminarlugares magnificos, esses por onde andou.
Pela descrição até dá vontade de lá ir e aproveitar as suas sugestões, será que mudou para guia turistica e não disse nada :).
Está com óptimo aspecto e continua com o mesmo espírito jovem.
Beijinhos
Fátima Lourenço
Querido Carapau eu sou uma romântica...acredito em histórias de amor com finais felizes, estilo "e foram felizes para sempre!"
ResponderEliminarAquele lago como deves saber é artificial...mas é enorme e tem umas margens muito bonitas.
Beijinhos embrulhados para ti!
Querida Fátima gosto muito de observar e de "sentir" os lugares que visito, depois gosto muito de partilhar ... sempre fui assim, já não tenho idade para mudar.
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Muito bem , criou um laço de amizade com um animal :)
ResponderEliminarBeijinho embrulhado , querida Teresa .
Querida Natália e embora fosse uma aranha, tratava-a por Napoleão, todos cá em casa sabiam de existência dela...a minha filha detestava-a
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para si!
Parece que estiveste num paraíso...
ResponderEliminarQuerido Pinguim, para mim foi um paraíso...
ResponderEliminarBeijinhos embrulhados para ti!
Maria Teresa,como já lhe disse, gosto muito da Curia(Segredo), parte da nossa lua-de-mel foi passada, nesse fantástico hotel ;)
ResponderEliminarQuerida Manuela um lugar perfeito para tal, embora não tenha nada a ver com isso, "arrepio-me" quando sei de casais que vão de lua-de-mel para a Jamaica e outros locais afins... deixando de comprar imensas coisas necessárias para o dia-a-dia, quando há lugares bem perto tão bonitos, tão românticos...
ResponderEliminarEu passei a minha lua-de-mel no Vimeiro (28 dias)há 44 anos e foi inesquecível...
Beijinhos embrulhados para si!