terça-feira, 15 de setembro de 2009

O FALO DO PRIAPOS versus O FALO DO BORDALO

O falo do Priapos
Há muitos, muitos anos, reza a História, Dionísio ao chegar vitorioso de várias batalhas que travou nas Índias, foi recebido apaixonadamente por Afrodite, dessa "comemoração calorosa" nasceu Priapos. Mas, há sempre um mas, nas histórias de amor, Hera cheia de ciúmes, fez não me perguntem como, um determinado "trabalhinho" para que a criança nascesse deformada, como resultado, Priapos tornou-se dono de um pénis de um tamanho muitíssimo exagerado. A mãe, não sei se contente ou descontente, mandou-o estudar em Lampasaco e aqui, devido à sua libertinagem ( coitado!) tornou-se um símbolo de terror e de repulsa, no entanto uma epidemia abateu-se sobre a população local e de imediato, todos pensaram que eram culpados dessa calamidade, pois tinham ostracizado um deus, para minimizar esse efeito nefasto, passaram a adorá-lo, considerando-o deus da fertilidade ( só podia!)

O falo de Bordalo
O falo do nosso grande Bordalo tem uma origem totalmente diferente. Bordalo é (foi) um mortal que nasceu no séc.XIX, mais precisamente em 1846, o seu falo é muito novinho, foi moldado pelas suas mãos, é artesanal, ainda não viveu o tempo suficiente para se tornar grande e consequentemente histórico, não justifica sequer a passagem de um paquete pelas Caldas, sairia caríssimo ao erário público, pois ter-se-ia que abrir um canal de passagem, qualquer coisa como o Canal de Corinto. É evidente que tem o seu valor como todas as coisas artísticas, como todas as que estão em fase de crescimento, daqui por uns milhares de anos os turcos virão certamente apreciá-lo mas sem precisarem de navio. Jamais se pode é dizer que a história ( recuso-me a escrever estória) das Caldas tem carraças, pulgas, piolhos ou afins, isso é insultar o nosso património cultural e esse sim merece muito respeito.

As conclusões a tirar sobre as semelhanças e as diferenças, entre os dois falos citados, ficam como "trabalho de casa" para aqueles que têm paciência para me ler.
E por favor, não me batam se disse algo errado, não sou historiadora...

Nota: Se por acaso algum dos leitores de hoje, me visita pela 1ª vez, tome em atenção que o post de hoje está a dar continuidade ao de ontem, e que foi escrito propositadamente, para dar resposta a um comentador anónimo ( embora eu lhe veja a pontinha do rabinho )

7 comentários:

  1. Mãe... O que se passa contigo??? Cada vez que abro o teu blog só vejo coisas que quando eu era pequenina tu não me deixavas ver... E que agora mostras aos teus netos... Começo a ficar preocupada... Amanhã vais mudar de assunto, certo?

    ResponderEliminar
  2. Agora já entendo porque a Ana Rita tem uma enorme tendência para pintar tudo em cor-de-rosa.
    Pensei que era alguma homenagem a Pantera da mesma cor mas afinal o caso é mais complicado.
    Como a mãe dela não a deixava ver “coisas” em pequenina ficou com uma visão muito suave da vida, digamos uma visão cor-de-rosa.
    E quanto aos netos nestes novos tempos eles já chegam ao jardim infantil com uma “bagagem cultural” que a Ana Rita nem aos 80 anos vai ter!
    Não sei qual vai ser o tema de amanhã mas proponho, desde já, que mude o nome deste blogue para: BEIJINHOS DO BORDALO (eu não disso no Bordalo!)
    Eu também partilho o desejo que este blogue mude de assunto mas não pelas razões que assistem à Ana Rita. No meu caso é mais um desejo em que se fale noutro tipo de “”peças pois não tenho nenhum interesse no material aqui exposto.
    No caso da Ana Rita deve ser mais por questões métricas que a levam a comparações nebulosas que a deixam muito triste.
    Estou a achar tão interessante este blogue que vou de seguida recomendar, vivamente, a sua visão a um determinado Engenheiro.
    Isto aqui está a ficar muito melhor que lá no reino do Mano Vegetal.
    E agora vou ficar por aqui.
    Estou cansado. Para quem tem um exame de Português técnico feito a um domingo e por fax é um grande esforço escrever tanto.
    Desculpem os erros mas pelo que falam os jornalistas nos noticiários da TV não consigo aprender mais.
    E deixei de frequentar bibliotecas desde que li aqui um “poste” sobre o assunto. A MA proibiu-me, determinantemente, de me cultivar!

    TGV ops!... TJB o Enteado Pedrado

    ResponderEliminar
  3. Ana e Jorge
    Quem "pirou" foram vocês! Ainda não é desta que me levam para um asilo! Pobres e infelizes crianças que resultaram em indivíduos traumatizados pela (des)educação que vos foi dada em crianças que má mãe e madrasta tiveram, estou comovida de tal modo que as lágrimas assomam aos meus olhos com peninha de vós...LOL
    Ana quem segue as recomendações do Dr. Quirino Aires sobre educação sexual das crianças? Eu não! E os meus netos, que eu saiba, não vêem o meu blogue ( por enquanto é certo).
    Para ambos os manos, fiquem sabendo que os "falos" de que falo são obras de ARTE ( há outros que também podem ser, mas esses não têm cabimento aqui)
    Ambos visionaram mal a coisa... e mais não digo
    Bjs embrulhados ( não sei se merecem )

    ResponderEliminar
  4. Arte, pois, pois!
    O Freud explicava isso.
    Enfim carências!
    (Pudera com tanto namorado...virtual.

    ResponderEliminar
  5. Augusta
    Cada um sabe de si e Deus sabe de todos...
    Tem assim tantos namorados virtuais? Dá Deus as nozes a quem não tem dentes eu tenho um que me dá água pela "barba" (dele).
    Freud explicava, disse bem, mas já não explica...
    Volte sempre que até teve graça!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tinha lido este post... rrsss não sei se gostei mais do texto, se dos comentários! lol... espero que os familiares voltem sempre! (excluindo os netos claro)beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  7. Que dilema querida Eva! Se estivesse no seu lugar preferia os comentários, o texto não é muito criativo. Veja o que eu "aturo" e, aproveito para a informar que, o "bando" não está completo...
    Beijinhos também para si!

    ResponderEliminar