terça-feira, 22 de setembro de 2009

O ESQUELETO

Na sequência do dente só podiam ser os ossos todos

O texto que se segue foi escrito por mim a 2 de Março de 2009, fazendo parte do meu " O VOO DAS PALAVRAS".

Que dia divertido, não só por me lembrar o dia do nascimento, há 117 anos, da minha avó materna , mas pela tarde que passei com a Ana Rita. A tarde não! Estaria a mentir, o trabalho executado nesta tarde.
Durante largos meses do ano passado eu e a Ana, alternadamente, fomos comprando uns fascículos que traziam peças de um esqueleto para montar. Esqueleto esse que seria oferecido ao meu neto mais velho, quando ele entrasse para o 1º ano, facto que veio a acontecer em Setembro. Ele é um menino um pouco introvertido mas, muito curioso em relação ao seu corpo e às Ciências da Natureza em geral. Como boa pedagoga que sempre fui, decidi que a montagem do dito, fosse feita por ele com a minha ajuda.
Algures num malfadado dia dei início à "obra". Horror dos horrores, a irmã também quis ajudar, depois de várias tentativas falhadas e demoradas que conduziram somente à colocação dos dentes nos maxilares, confesso com vergonha que desisti, o que é absolutamente anormal, desistir não faz parte do modo como enfrento as dificuldades.
Os dias, as semanas, os meses foram passando até que hoje, motivada com a ameaça da Ana que, proclamava bem alto, lhe apetecia deitar "aquilo" tudo fora, mesmo tendo custado a módica (???) quantia de mais de 200 euros, decidi-me "hoje ou nunca" mas com ajuda sem ser de criancinha.
Dito e feito depois do almoço as duas deitámos mãos à obra! E que obra!
Aqui começa o "começo", levámos três horas a rir! A montagem da parte óssea foi mais ou menos bem sucedida, os órgãos my God, nunca tinha visto tantos e tantas vezes pelo ar. Da bexiga nem se fala, não queria entrar no sítio certo, nem espremida, os intestinos depois de encaixados desencaixavam e ficávamos com o intestino delgado para um lado e o intestino grosso para outro. Os disparates que dissemos foram duma comicidade só vista, sentida e ouvida, rimo-nos tanto mas tanto, que não sei como não molhámos as cuequinhas, situação falada que deu origem a mais risadas.
Quando o "monstrinho" ficou apenas nas minhas mãos, para lhe encaixar a bacia, o que fiz confesso, usando um martelo, estava farta de andar à caça de vísceras, a Ana começou a folhear alguns fascículos e na sua douta sabedoria sobre o tema sexualidade, achou que o dedicado aos órgãos genitais era pornográfico, muito me ri!!!
Quando dei o meu labor por findo, a minha filha com muita ênfase, alto e bom som, leu o que vinha escrito no fim das instruções de montagem:"Desejamos que te tenhas divertido a montar o Corpo Humano e que tenhas aprendido muitas coisas com ele". Foi o fim da picada, consegui praguejar, logo eu que "odeio" quem pragueja.
Surgiu-nos então um pequenino problema: Como levar o simpático (?) corpinho para casa dela, um corpinho com 1m e 25cm de altura? Depois de alguma discussão ficou decidido, vai no meu carro mas não hoje, o que quer dizer que tenho este simpático senhor, todo descarnadinho, na minha sala de jantar.
Uma trovoada, seguida de uma forte chuvada, livrou-me de mais trabalhos, as criaturinhas pequenas não puderam vir ver o lindérrimo trabalho realizado. Ufa! Ainda bem! Teria um "fanicoque faniqueiro" se voltasse a ver órgãos voando pela minha sempre arrumada sala de jantar.

Montar outro corpo humano jamais ( lido à francesa)!

Nota: Actualmente o Senhor Tomás está sem as vísceras abdominais, e há um "suspense" imenso, será que dou o dito por não dito e volte à operação de remontagem? Cá entre nós, vou esperar mais uns aninhos, entretanto o J. cresce e até lá aprende a montá-lo! Saida elegante?

10 comentários:

  1. Ahahaha! O corpo humano é uma verdadeira odisseia:P

    ResponderEliminar
  2. Já não me lembrava daquela "espero que te tenhas divertido a montar..." Rimo-nos como umas madalenas perdidas para não chorarmos! Já tinhamos tido uma "cena" parecida na Fnac, no dia anterior ao nascimento do João por causa daquele livro, lembras-te? (Ainda não tive coragem de mostrá-lo aos meus filhos!!!) Um dia podias escrever no blog esse episódio. Pois a bexiga e o intestino cairam... e incharam... e continuam por encaixar... Quando é que estás disponível?!

    ResponderEliminar
  3. Isso parece-me ter sido uma aventura... No meu tempo montavamos dinossauros. :P

    ResponderEliminar
  4. Também eu já "obriguei" os meus queridos pais a montar um bicharoco desses! Mas acho que não foi assim tão complicado, pelo menos não tenho memória disso... =)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Deve ter sido bonito, deve...pelo menos deu para rir e bem!
    E ficará para mais tarde recordar, como foi o caso de hoje:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Deviam ter filmado!!!! Muito engraçada e um bom momento entre mãe e filha.

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  7. Pobre esqueleto......mas pelo menos ficaram aptas a montar qqr construção pedagogica!
    Fui lendo e imaginando......e ri-me!
    Um abraço e bom descanso

    ResponderEliminar
  8. Eu já ando com várias peças muito gastas, será que me podem dispensar algumas do Senhor Tomás?
    Não sei se me vão servir mas com eu também já estou todo meio desencaixado não deve haver problema!
    Atenção domingo não mudem só as moscas!...

    ResponderEliminar
  9. rrrsssss Desconfio que este post foi para desencorajar quem fizesse planos para lhe pedir ajuda a montar qualquer coisa... realmente, julgo que deve ter sido bem sucedida!! :)))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todos pela visita, estou disponível para vos ajudar a montar o que quer que seja, o Senhor Tomás é que jamais vai contar comigo

    ResponderEliminar