sábado, 12 de setembro de 2009

CAGATÓRIO

Com este pequeno apontamento estou a iniciar a distribuição dos beijinhos embrulhados que trouxe para os amigos, os conhecidos, os seguidores e os menos amigos. A família já foi agraciada.

Cagatório público foi o termo usado pela guia turca, que falava espanhol, quando nos mostrou as latrinas (sanitas) públicas usadas pelos habitantes de Éfeso, durante a visita que fizemos aos vestígios grandiosos desta antiga cidade da qual não se sabe a idade, sabe-se sim que 2 000 anos A.C. já existia. A nossa curiosidade levou-nos a perguntar o termo usado em língua turca e soubemos que se escreve "hella" e se pronuncia com um "h" bem expirado.
Os meus netos ficaram deliciados com o termo e eu um pouco preocupada, estou com medo de ser chamada aos respectivos locais de ensino, frequentados por eles, acusada de ser uma "desviadora" de menores. Riscos que uma avó tem que aceitar do alto da sua proveta idade, podendo sempre defender-se jurando, sem fazer "figas", que está a ficar senil.

5 comentários:

  1. Gosto da seu sentido de humor!
    No caso de precisar eu posso servir de testemunha abonatória.
    V.P.

    ResponderEliminar
  2. Se estás senil vais para a mitra! Eu já te rogei pragas! Foi uma triste ideia... Os teus netos não param de pronunciar esse triste palavrão... Anda aqui uma pessoa a esforçar-se para os educar e tu só lhes sabes ensinar asneiras... Agora a falar a sério: e eles cagavam (ups!) ao ar livre, à frente uns dos outros? Bjs (já desembrulhados!!!)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Vasco pela sua disponibilidade, pelo comentário que vejo a seguir, devo precisar do seu testemunho.

    Ana Rita
    Até agora a palavra mais feia que tinha ensinado, aos meus netos, no parecer deles, tinha sido sputnik, já me estava a sentir uma fraude, esta veio mesmo a propósito, não tenho a culpa que os espanhóis a utilizem vulgarmente (será?).
    É claro que evacuavam em público, ao mesmo tempo que conversavam , quiçá discutiam política (local adequado), só que tinham telhado LOL.
    Parece que a educação que te dei falhou no que diz respeito a vestígios histórico e às escavações arqueológicas...

    ResponderEliminar
  4. Gostei do seu blogue... e penso voltarei mais vezes!!
    Essa do estar a ficar senil é uma boa ideia :)
    Um beijo e continuação de bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Eva pelas suas amáveis palavras.
    Quando chegamos a uma determinada idade, como é o meu caso, todas as justificações são apropriedadas e estã ao nosso alcance, é só querermos inventá-las....
    Beijo amigo

    ResponderEliminar