quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AMANTE

Numa tarde quente deste verão, mais precisamente no dia em que completava mais um ano de vida terrena, em volta de uma mesa, com duas amigas, saboreando apetecíveis e deliciosas tentações geladas, surgiu na amena cavaqueira a palavra amante. Eu amo esta palavra, sou amante de “amante”. Fui contestada, esta contestação apoiava-se na carga pejorativa que ,nos dias de hoje, carrega. Não me convenceram, continuo a amar “amante”.
Porquê esta fixação numa palavra que até levou a uma “discussão” entre amigas?

AMANTE é alguém que ama, que sente amor por outro, que é apaixonado, que é enamorado. Haverá outra palavra, no campo das emoções, que tenha um significado mais romântico? Talvez exista mas a mim não me ocorre.

Daniel Sampaio na sua obra “A razão dos avós” a dada altura escreve: “(…) uma amiga minha diz (ao comparar as avós de antigamente com as actuais) que não há comparação, porque as avós de hoje têm amantes e não estão em casa à espera dos maridos(…)." Nada de falsas interpretações, ela não diz que têm ao mesmo tempo um marido e outro homem que amam, não se aplicando aqui o sentido pejorativo do termo.
A minha citação anterior, vem ao encontro de um desejo muito meu, muito íntimo que vou partilhar convosco, gostava de ter um amante. Que bom seria ter um ombro onde apoiar a minha cabeça, uns braços que me envolvessem num amplexo pleno de ternura, de amor e de desejo. Embora já seja avó, primeiro sou mulher, mulher sonhadora, mulher romântica e atenção …sou viúva.

Na minha essência sou uma amante intemporal e “infiel” amo as crianças, as flores, os livros, os animais, os sabores, os cheiros, os sons,….e por vezes, até aqueles que não merecem ou não querem ser amados.

AMO INCOMENSURAVELMENTE A VIDA!

10 comentários:

  1. :)Em inglês, a palavra LOVER tem um sentido totalmente diferente...nem lhe é dada semelhante atribuição pejorativa, apesar de ter associada carga sexual. Em si, a palavra é usada em situações que não a do adultério. A expressão "my lover" pode significar tão só "o meu amor" e assim é que está correcto, ou seja aquele que me ama... Pois Maria Teresa, tem toda a razão. Não dizemos que somos amantes da ópera? Amantes da música? Amantes da natureza? Amantes da poesia? Pois sejamos também amantes da palavra AMANTE !! beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. MUITO OBRIGADA POR ESTE SEU COMENTÁRIO. PERFEITO!
    Beijinhos (des)embrulhados!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho linda a palavra amante. É sedutora, misteriosa e é bonita escrita à mão.

    Gostei!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Adorei o seu texto porque a palavra amante é tão rica, tão completa que dar-lhe um sentido pejorativo é um crime.
    E a assciação a adultério já era, nestes tempos em que é muito in ter um conjugue e um(a) amante...dum lado a fachada do outro o afecto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Uff, já temia o pior, mas afinal não, felizmente ;)))
    O que é a vida sem uma pontinha (grande) de mistério, sedução e romance? E essa palavra representa tudo isso!!!
    Adultério, que palavra tão dura... mas acabam de me dar uma ideia para um post.

    ResponderEliminar
  6. Meus queridos ( desculpem a familiaridade do trato mas a virtualidade tem esta "virtude")"quase nos 50", "JS" e "Tio do Algarve", estou tão contente por concordarem comigo, com testemunhos tão bonitos, sobre o que sinto sobre o enorme significado da palavra amante que nem podem imaginar... Se não tivesse uma auto-estima no local certo, estaria à beira de uma "depressão" de tal modo fui "agredida", já quase me sentia um caso para tratamento intensivo a fim de recuperar o "bom senso".
    Agora um pouco mais a sério, obrigada pela vossa visita e por terem contribuido com a vossa opinião. Voltem sempre!
    Beijinhos (des)embrulhados para todos!Escolham a qualidade!

    ResponderEliminar
  7. Aberta ao amor se o que afirmas é real e não fruto de uma imaginação sonhadora.
    Espero que os teus desejos se realizem!
    VP

    ResponderEliminar
  8. Tropecei com o seu blogue e despertou-me imediatamente a atenção; é que eu sou também um grande amante da Antiguidade Clássica.

    Continue a surpreender-nos com a sua rica temática.

    ResponderEliminar
  9. Demóstenes obrigada pela sua visita!
    Vou voltar ao tema porque tenho ainda muito para contar. Não propriamente aquilo que se encontra numa qualquer enciclopédia mas aquilo que aprendi no local.

    ResponderEliminar
  10. Eu amo ter a oportunidade de usufruir da vida em pleno...

    ResponderEliminar