segunda-feira, 22 de abril de 2013

PETRA


A Petra, uma das minhas amigas de 4 patas, partiu ontem à noite, dela e dos seus e meus amigos já neste cantinho "falei"!
No seu papel de espia
Quem gosta de animais, principalmente daqueles que convivem connosco, sabem bem o que se sente quando partem e das saudades que ficam. Saudades que se vão diluindo com o passar dos dias e com outras ocorrências da vida. Com esta partida isso vai acontecer mas, simultaneamente, um alívio imenso é sentido por mim, era uma pastora alemã que sofria de epilepsia (doença bastante vulgar nesta raça) , embora cuidadosamente medicada, tinha ataques violentíssimos precisando, algumas vezes, de ajuda veterinária pois feria-se com alguma gravidade. Entretanto, com o avançar da idade apareceu-lhe displasia da anca, tinha que tomar analgésicos, mesmo assim havia dias em que a andar arrastava as patas traseiras e via-se-lhe o sofrimento nos olhos.
Partiu! Deixou os meus netos chorosos! Eu fiquei um pouco triste! Este ano pela altura das férias dos seus donos, o meu serviço de babá de cães, terá menos um elemento. O Freddy  (o mijão) e o Ruca (o ciumento) ficaram sem a sua protetora! Para mim vai ser mais fácil, não há a “prisão” dos medicamentos e os "outros" posso trazê-los para ficarem comigo, escuso de ficar em casa da minha filha.
Já não precisarei de fingir que ela era ferocíssima, fechando-a no canil, quando alguém desconhecido, encarregue de algum serviço, entrava na propriedade, Ela conhecia bem todas as deixas dessa cena! Eu puxava-a pela coleira, ela olhava para mim, talvez pensando; esta está tola, eu sou tão obediente, basta dizer-me “casa” que eu vou sem ser preciso agarrar-me!
Era muito dócil, muito cuidadosa com as crianças e com os outros dois cães, muito mais pequenos do que ela.
Para os meus netos esta é o primeiro animal de que se despedem, vai marcá-los, mas será sem dúvida uma lição de vida!

26 comentários:

  1. A Petra estava, sem dúvida, a perder qualidade de vida.
    Terá sido melhor assim.

    Causa desconforto emocional.
    Sei como é.

    A foto está engraçada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Observador é como diz, fica-se com um certo desconforto emocional, que vai passar ...Já aconteceu tantas vezes no passado! Sempre tivemos "amigos animais"!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  2. Só uma pessoa portadora de um bondoso coração gosta de animais e respeita-os como seres vivos que são, os mesmo merecem viver com toda dignidade, ele vivem para os seus protetores, mostram ao longo da vida seu enorme sentimento de amor pela(s) pessoa(s) que os estimam.

    Encantado com o seu coração cheio de bondade.

    ag

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido A. Gomes muito obrigada pelas suas reconfortantes palavras.
      Espero que tenha gostado deste meu,nosso cantinho, volte sempre que puder será bem recebido!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
    2. Olá Teresa,
      Obrigado por me receber bem aqui neste seu cantinho extremamente agradável, quando assim é, por aqui me vou manter.
      Faça o mesmo pelo meu canto das fotos, hoje tenho uma nova foto do meu Algarve.

      ag

      Eliminar
    3. Querido António que bom ter essa opinião, fico contente!
      Já vi que se dedica à fotografia, "trabalho" em que eu sou uma nódoa, não podemos ser perfeitos (neste caso eu):):):)
      Vou passar por lá sim! Muito obrigada!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  3. Infelizmente também já passei por muitos momentos desses... um dos que mais me marcou, foi ver um cão ser atropelado quando atravessava a rua para ir ter comigo, quando eu estava a chegar a casa depois de um período longo de ausência.
    São momentos muito dolorosos, por isso aqui fica o meu abraço solidário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Carlos que "situação" marcante a sua, felizmente comigo nunca aconteceu nada parecido, deve ser duplamente doloroso. Todos e foram muitos, os meus amigos de 4 patas (gatos e cães)partiram por doença e velhinhos, sem grande sofrimento, somente a Petra que era dos meus netos e dois gatos meus tiveram que ter ajuda veterinária, seria crueldade deixá-los a sofrer tanto e por pouco tempo mais.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  4. Tivemos três cães enquanto eu crescia, um rafeiro, O Fiel, os seguintes pastor-alemão, o Wolf e o Tuiqui. Deviam poder viver mais tempo e bem.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gábi é muito bom ter-se pelo menos um animal como parte da família, eles dão-nos lições de vida!No entanto quem , mesmo gostando muito deles, não tem tempo para os "acarinhar", nem outro tipo de condições, não os deve ter.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  5. é doloroso, sim , mas quando chegam a esse estado critico mais vale que se lhes acabe o sofrimento . Já tive muitos cães e vi muitos partirem , sempre junto de mim.
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Green temos feito as mesmas "viagens". Concordo em absoluto consigo!
      É interessante saber como sentem e pensam as pessoas que gostam de animais, todos sofrem de algum modo com a sua partida, eles marcam-nos com a sua amizade, a sua dedicação, a sua fidelidade,...
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  6. A pior coisa que me aconteceu neste tipo de situações, relacionadas com animais domésticos, foi quando tive que tomar a decisão de pegar no meu gato de estimação, o Boris e de o levar ao veterinário para o matar, pelo sofrimento que estava a ter. Enquanto esperava pela minhavez, o gato na sua caixa não prava de miar, adivinhando o que lhe ia acontecer; e eu sabia que se o encarasse, voltava para trás. Consegui ganhar coragem e não olhei para ele, mas ainda hoje oiço os seus miados.
    Por isso compreendo bem tudo o que dizes e sentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João, se as minhas células cinzentas ainda estão a funcionar razoavelmente, eu creio que conheci o Boris, aliás lembro-me de me dizeres que ias arranjar outro amiguinho para o(a) outro gato que tens e até falámos na grande tristeza que tinhas,compreendi-te também perfeitamente.
      Como a Petra vivia em casa da minha filha embora quase todos os dias eu estivesse com ela ( para além do tempo de férias dos donos em que coabitávamos)eu não assisti ao finalmente que aliás se deu no Hospital Veterinário da Várzea.
      Todas estas situações são "confusas", as crianças estão chorosas, mas todos nós em crianças também os vimos desaparecer e fomos tendo, outros e mais outros, embora todos eles nos marcassem de forma diferente.
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  7. Nasci numa aldeia, vivi lá bastantes anos, vou lá com frequência, sempre tratei com animais e sempre os tratei como animais. Com respeito, mas eles "ali" e eu "aqui". Tenho portanto um relacionamento diferente do que as pessoas da cidade têm para com eles. O meu tratamento é mais do tipo palmada no lombo e "tás porreiro pá ?" e menos de salamaleques. Eles tratam-me de igual modo. Nem eu lhes admitia falta de respeito nem eles me admitiam que os mascarasse de óculos escuros e chapelinho... :))
    Percebo a tua mágoa e perda, mas já vi morrer muitos cães, gatos, burros e outros. Enterram-se no quintal e, de alguns deles, conto histórias.
    Nem de propósito, há minutos passei por uma carrinha "toda pinoca" que dizia "Funerais animais". Estava parada junto a uma clínica veterinária, certamente algum bicho que se tinha ido abaixo das canetas e ia "fazer um serviço". Lembrei-me do que diriam certas pessoas da minha aldeia se lhes contasse isto...
    Desculpa o tom de brincadeira (umas vezes) que usei,não é de maneira nenhuma para "gozar" com os teus sentimentos, mas é a minha maneira de "entender" estes casos.
    Bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Carapau (não te devia chamar querido mas seria discriminação)
      Estás-te vingando do comentário que escrevi no teu blogue...ainda me estou a rir rsrsrsrsrsrs.
      Não exageraste nem um pouquinho na história, pois não? Em criança não sentiste necessidade de "conversar" com um "amiguinho" de 4 patas? Alguma vez sentiste a serenidade que dá o ronronar de um gato aninhado no nosso colo?
      Estou "panfia" (tradução "mais do que espantada")
      Para peixe és pouco sensível,logo tu que levas montes de beijinhos das marmotas e afins, nos opérculos, ainda hoje li que uma te "viu" em sonhos (...) e mais não digo:):):)
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Querido Mar muito obrigada, muitas vezes, a falta de palavras diz muito e podemos interpretar essa falta como nos agradar mais!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  9. Quando vivem perto de nós, afeiçoamo-nos... é sempre uma perda.

    Bjokas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Anira exatamente mas...há quem não entenda!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  10. Quem gosta de animais entende muito bem essa dor, mesmo sem conhecer a Petra fico triste! ela deixou de sofrer e isso dá forças para acalmar a saudade dos que gostavam dela. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lilá (s) sei como gosta de animais, por isso também sei que compreende que estejamos tristes e que venhamos a lembrarmo-nos dela...
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  11. nfelizmente na vida nada é eterno e isto é bem doído querida..

    Um abraço sincero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cristal sem dúvida que dói um pouco!
      Bem vinda a este cantinho! Muito obrigada pela sua visita, volte sempre, será bem recebida!
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  12. Lamento, sei que custa tanto perder um amiguinho de quatro patas, são como familia.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  13. Querida *C*inderela há imenso tempo que não a visito mas não me esqueci de si! "Assisti" ao seu mestrado e aos preparativos para o seu enlace...
    Tenho que começar a colmatar esta falha mas o meu leitor de blogue não me dá a sua existência, tenho que ver o que se passa!
    Obrigada pelo seu "consolo", sei que gosta muito de animais, penso que é a "menina" que da janela do seu quarto observava cavalos!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar