terça-feira, 30 de abril de 2013

NAMOROS

A I. com metade da idade que tem hoje

Há alguns meses, enquanto o sol nos visitava, numa esplanada de um café da aldeia que me acolhe, esporadicamente há 37 anos, debaixo de dois plátanos, tratados de modo a crescerem só para os lados e ligados entre si, eu e a minha neta I., conversávamos, conversa de mulheres, como costumo dizer,…
Não prometo que o diálogo tenha sido exatamente assim, não ficou gravado, mas vai ficar escrito na sua essência.

-Ó vó, sabes que há muitos namorados na minha escola?
-Sim? E tu namoras? (eu sabia que ela dizia que namorava o G. e que este tinha “ocupado o lugar” de outro G.)
-Ó vó, não é isso, são muitos outros!
-Quais outros?
-Olha a professora (?), namora com o professor F!
-Como é que sabes?
-Vi-os de mãos dadas! Mas a “não sei das quantas” gosta do “não sei dos quantos”, o (?) gosta da (?) (…) e a D. e a A. gostam do G.
-Do G.? Mas esse não é o teu namorado?
-Pois é! Mas eu enfrentei-as (sic) …

A minha cara que se tinha mantido com um esgar de seriedade, perdeu-o totalmente, dei uma sonora gargalhada que fez virar a cabeça a todos os que estavam na esplanada, foi incontrolável…

A conversa não ficou por aqui mas eu cheguei ao "ponto" a que queria chegar.

A  I. anda no 1ºciclo numa escola pública e vai lá ficar mais uns aninhos, vejo-a como uma criaturinha que ainda há pouco deixou de usar fraldas, achei este “enfrentei-as” como um marco que, enquanto tiver memória, nunca mais esquecerei.

20 comentários:

  1. Conversas de crianças onde a sinceridade marca pontos.

    A foto, ainda que com alguns anos, mostra uma I. bonita e sorridente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Observador na atualidade ela está um bocadinho diferente, deixou de ter o rostinho redondinho mas continua sorridente e bonitinha, quando não amua :):):)
      As crianças são de uma espontaneidade que nos toca e nos dá lições.
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  2. Hummmm, cheira-me que "sai" à Avó...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João rsrsrsrsrsrs. Vou defender-me, na idade dela eu não namorava, também não havia rapazes na escola e nunca fui de andar "pendurada" aos segredinhos com as amiguinhas. Na adolescência namorisquei com o Vasquinho do qual já falei aqui no blogue,namorei um Francisco 5 anos, eu em Lisboa, ele em Viana do Castelo, o qual troquei pelo meu 3ºnamorado com quem vim a casar. Foram namoros muito platónicos,com o Francisco gastei e ele também uma "pipa de massas",todos os dias nos escrevíamos e víamo-nos de vez em quando, o último foi, como é evidente, menos platónico e sem cartas de amor (apenas bilhetinhos e já depois de casados)!
      Achas que fui muito namoradeira? Eu penso que não!Continuo a ser imensamente romântica, a idade não me tirou a capacidade de querer amar, tu sabes!
      Confesso que gosto de "namoriscar" e namorisco, mas "são mais as vozes do que as nozes"!:):):)
      Beiijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  3. :)

    A vida, o tempo... quase tudo passa depressa, como os namoros ;) :)

    Essa neta e essa avó, são o máximo!
    :)

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Aflores tu é que és o máximo, admiro-te bastante!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  4. "De pequenino se torce o pepino" e ela vai treinando para quando tiver que "enfrentar" outras maiores :))))Corajosa a tu a netinha querida!!!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Papoila espero bem que ela saiba enfrentar, com honestidade outros "desafios" que a vida lhe vai dar!
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  5. :) gosto tanto desta inocência infantil. Super práticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida S* "não cobices aquilo que não é para ti" foi quase isso!
      E "arrumou" o caso:):):)
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  6. Gostei muito desta conversa entre Avó e Neta. No fim também me ri! Também sou avó e gosto de conversar com os netos e a neta (só tenho uma). Tento dar-lhes conselhos da experiência que adquiri com o andar dos anos. Eles ouvem, às vezes sem paciência, e, depois, o que entrou por um ouvido sai pelo outro! Todos eles têm que fazer as asneiras que nós também fizemos. A vida é como um passo de magia ! >3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adelaide já meti a "martelo" na minha cabeça que, por vezes, não vale a pena tentar fazer vê-los certas coisas...para aprenderem precisam mesmo de "experimentar"!
      As experiências de vida são cíclicas, repetem-se, na sua essência nas várias gerações. E estamos sempre a aprender:):):)
      Beijinhos embrulhados para si

      Eliminar
  7. "São mais as vozes que as nozes" e "dá Deus nozes a quem não tem dentes" creio que não se aplicam a ti. Assim sendo, a neta tem a quem sair, assim "enfrente" ela a vida que vai ter pela frente.
    Uma da mesma idade conheço eu que ainda há dias me disse que também "enfrentava" elas e eles, acrescentando mesmo que era bem capaz de lhes mandar uns pontapés nos...nas "balls" (a eles já se vê, ainda que algumas também parecem tê-las).
    (E consegui escrever isto tudo sem me rir... :)))) vingo-me agora).
    Bjo. com nozes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Carapau a vingança serve-se fria...aguarda que arrefeça mais um bocadinho. Estou a rir-me porque voltei a ver a cena da "leitura sentado num banco", numa das praças citadas que passou a uma rsrsrsrsrsrsrs.
      Gostei do beijo com nozes mas já agora também podiam vir com um bocadinho de chocolate!
      Deixa lá que essa menina também promete! Ainda bem que são assim, desde que aprendam a controlar-se, ninguém lhes faz "o ninho atrás das orelhas"
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  8. Prova que já sabe lutar por aquilo que quer. O que só pode ser bom, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mammy espero que este "lutar" se estenda por outras "coisas" :):):)
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  9. Conversa interessante entre duas mulheres de diferentes idades.
    Admiro a relação aberta entre avós e netos.
    ag

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido António eu também gosto de esta relação aberta mas nem sempre é fácil... :):):)
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  10. Quem sai aos seus... não é Maria Teresa?
    Deliciosa conversa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lilá(s) eu também era "malandreca" (ainda sou:):):))
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar