segunda-feira, 13 de setembro de 2010

YO SONO TORNATA!

Como todos sabem, viajante sofre! Observem só as pedrinhas das calçadas que os meus delicados pés tiveram que palmilhar…

Stanco ma felice!

Gostei imenso da viagem! Medieval, barroco, gótico, renascentista, neoclássico, neorenascentista, neomoderno (esta palavra parece que não ouvi) …foram designações que me martelaram a cabeça toda a semana que passou, fui uma excelente aluna e usei todos os meus sentidos, isso vos garanto, nessa aprendizagem…


Alguns imponderáveis aconteceram, mas o que seria se não tivessem acontecido? Não podia dizer mal de nada! E isso seria como que uma catástrofe para a minha índole latina!
Quando l´ aereo è atterrato, já com as rodas deslizando sobre a pista o “meu” piloto “decidiu” meter travões a fundo, como a inércia é muito marota, sofri uma projecção para a frente e não tive tempo de ter tento na língua, um “raios o parta!” saiu-me intempestivamente ( palavras feias para se dizerem, quero acreditar que anda por aí um vírus malicioso que me atacou e que me leva a praguejar, neste caso se fosse ouvida seria uma tragédia, nem quero pensar no que teria acontecido se o piloto fosse atingido pela minha praga, … vade retro Satanás)
“Alguns (a maioria) italianos são encantadores”, fizeram-me sentir “em casa”, são seres “maravilhosamente” mal-educados, carrancudos, impacientes, …
Um “festival” de luz , som e água premiou-me em Modena, sob a forma de um trovoada e chuva torrencial que há muito não tinha o prazer de sentir…

Em Ferraro ( a cidade italiana que mais bicicletas tem per capita, para além da fábrica do Ferrarizito) e noutras cidades também, os italianos que se deslocam em bicicleta, fazem-no como formigas cujo formigueiro sofreu uma hecatombe. Miracolo! Não vi nenhum atropelamento, mas vi muitas “fintas”, tipo “tenho que me desviar da investida do touro”


E para continuar a sentir-me "em casa", o cheiro delicioso, perfumado, aquele tipo de odor que penetra e se instala nas delicadas narinas de quem o inala, sentiu-o em muitos locais. Que aroma incomparável é o da urina envelhecida! E porquê? Quase não encontrei “serviços” públicos. Para se aliviar as bexigas marotinhas, tinha que se ingerir qualquer coisinha que enchia mais a dita ou que dava uma ajudinha para um alargamento de “cinturinhas”. Nada de juízos precipitados! Eu não fiz chichi na rua, posso jurar!

Ho molto da dire ma oggi sono qui! (Há muito para dizer mas hoje fico por aqui!)


Mi manca tutto questo e il nostro angolo. (Tive saudades de todos e deste nosso cantinho)


UNA BUENA SETTIMANA A TUTTI! (Uma boa semana para todos!)

35 comentários:

  1. ciao Maria Teresa,
    Ma belissimo!

    Grazie mille, anche a lei buona settimana.

    "Baci" dos Alpes

    ResponderEliminar
  2. Miele di Fiori, grazie, sono molto felice di essere vicino a tutti di nuovo!
    Baci avvolto per voi!

    ResponderEliminar
  3. Sei il benvenuto!
    Tutti sentiva la tua assenza, ma sappiamo che era per una buona causa. Ora dobbiamo mettere in su con voi dopo le vostre avventure.
    E sarà difficile tornare a scrivere in portoghese, e quindi questo commento nella lingua di Dante.
    Per quanto riguarda le urine, è meglio non parlarne ...
    Bacio di benvenuto!

    (Para o caso de ainda parlares e entenderes um pouco de português, fica sabendo que devemos ter andado na mesma escola de italiano!)

    ResponderEliminar
  4. Ora seja V.ª Senhoria muito bem vinda!
    Mas, explica lá, porque é que te acontecem sempre "desgraças"?! Nem a travagem do aviãozito foi normal, nem o S. Pedro viu que andava ali uma turista de truz, nem os italianos viram o charme que passava perante eles para se tornarem mais delicados, nem as criaturas todas das redondezas fizeram xixi no sitio devido, nem as pedras irregulares se comportaram como tal visitante merecia, ou seja, transformarem-se numa passadeira vermelha, enfim, não há direito. Sai uma "ave voadora" de casa para ser tratada assim...
    Beijinho distruibuidos por MONTES de embrulhos.
    P. S. (Nada de confusões, leia-se POST SCRIPTUM). Quando é a próxima viagenzita??? Estou "esfalfada"...

    ResponderEliminar
  5. Caro Marchese vi ringrazio per la parole de benvenuto.
    Baci avvolto per voi!

    ResponderEliminar
  6. Cari Sgombro ricordiamo di cortometragge nella scuela che sia frequentar a Fironze. L´insegnate aveva i baffi, ho pensato che era il nostro segreto in modo she nom sareble mai rivelare. Grazie per il bacio di benvenuto!
    Baci avvolto per voi!

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresa foste a minha salvação! Começava a ficar com os neurónios fundidos a escrever este italiano tão correcto, Dante ficaria encantado comigo, talvez me contratasse para lhe corrigir os escritos.
    Eu bem mando o meu séquito na frente para "abrir" caminho à recepção que me deviam fazer mas são uns incompetentes.
    Pois...pois, não sei como te dizer... mas no próximo sábado vou "fugir" novamente mas cá dentro...por enquanto ainda não digo para onde, embora haja quem já saiba:):):)
    Sou uma ave de arribação ... estou "condenada" a andar bastante no laréu:):):)É cá um cansaço! E as recepções às pessoas Vips como yo já não se fazem como antigamente...um horror!
    Baci avvolto per voi!

    ResponderEliminar
  8. Maria Teresa, bem-vinda!!
    Não é preciso comentar em italiano, não?!
    Descanse e depois conte mais que eu já tinha saudades suas!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Sii più dolce!
    Sgombro ... chiamerà il Papa, io sono ancora Carapau.
    Capito?
    (Toma e avvolta!) :-)

    ResponderEliminar
  10. Carapau (mais scombro que sgombro)13 de setembro de 2010 às 19:44

    Claro que é "sgombro" não "scombro", ainda que já esteja a ficar mais scombro que sgombro.
    Baci desavolto!

    ResponderEliminar
  11. Querida Manuela estou mesmo cansada...tenho a mania de que sou mais jovem do que aquilo que sou e vou a todas...estou sempre na primeira fila para entrar na "festa".
    Amanhã vou entrar em força nos meus "entretenimentos"...:):) E vou visitar todos os meus amigos virtuais, hoje tenho dedicado o tempo à família.
    Obrigada pelas suas boas vindas!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Damn la donna che pensa che ora lui sta bene e parla solo italiano. Tu pensi solo tu, ti pare? Ci vuole, so che questo linguarejar parlare più che bene (lo dice il mio amico Dr. Gluglu).

    Se qui è stato quello di attaccare con latino puro che anche i campi ... Mi piace campus, in effetti.

    Bacio

    ResponderEliminar
  13. Querido Carapau isto de revelares o nosso segredo do nosso conhecimento de escolinha deixou-me muito traumatizada...Comecei a ficar sgombrada!
    Toma e avvolta uns beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Querida AGM o que escreveste foi:Porra, a mulher que pensa que agora ele está bem e só fala italiano. Você acha que só você, você acha? É preciso, sei que este linguarejar falar muito bem (diz o meu amigo Dr. Gluglu). Se aqui era pau puro com campos Latina que ... Eu gosto do campus, na verdade. Beijo
    Gosto muito de ti mas o Dr. Gluglu está a dar comigo em doida ou mais doida...:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Ai isto agora é assim?

    Ho molto da dire ma oggi sono qui!

    ( fraldas, pá, fraldas!)

    ResponderEliminar
  16. Seja bem-vinda!
    Ui essa calçada assusta mesmo!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  17. Amica carrisima:

    Prima di tutto, un buon rientro! Mi è veramente piacuto il viaggio che ha fatto. Poi, e questo mi ha veramente colpito, Lei è stata proprio nella mia seconda citta, che spero gli abbia piacuto da matti (con la speranza che abbia preso una pizza al taglio da dal Grotino oppure un gelato da K2). Io, invece, parto oggi per un´altra picola avventura. Spero di avere più notizie dell suo soggiorno iltaliano, sopratutto in quello che rispetta all´Emilia romagna. A presto! Mi raccomando!!!!
    `
    Ultima cosa: Il cavalinno rosso nasce a Maranello.... proprio vicinissimo a.....M...

    ResponderEliminar
  18. Benvinda, querida!

    Fiquei feliz de saber que a Maria Teresa aproveitou bastante esta viagem, e que tudo correu bem!

    Uma beijoca,

    Neli

    ResponderEliminar
  19. Querida Red esta cabeça já "foi", porque não me lembrei das fraldas? Tinha resolvido o problema de uma amiga que porta sim, porta sim, tinha que visitar a casinha:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  20. Querida Anira, felizmente que as calçadas não eram todas assim...:):):)Muito obrigada pelos votos de boas vindas!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querido Disse não me atrevo a responder-lhe no italiano do Dr.Google:):):)Muito obrigada pelos seus votos de boas vindas.
    Vou procurar relatar algumas sensações que tive ao visitar alguns dos locais e deixar testemunhos de acontecimentos que me divertiram...
    Em Génova comi uma piza na Gruta e um gelado numa casa que não dizia o tradicional "gelados artesanais", dizia qualquer coisa como "antigamente"...
    Quanto à fábrica da Ferrari fui enganada...a guia disse-me que a fábrica era em Ferrara e eu acreditei, mas fica tudo mais ou menos perto não fica?
    Espero que a sua pequena/grande aventura seja tão "saborosa" como esta minha.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querida Neli muito obrigada pelos seus votos de boas vindas.
    Regressei feliz sim! Mas sinto que voltar ao nosso ninho é sempre um motivo de um enorme prazer.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Já estou a imagina-la com o seu charme sem igual, de chapéu na cabeça a pedalar por as ruas desse belo lugar.
    Vejo que trouxe inúmeras memórias, repletas de doçura.
    Com muito carinho
    Aquele abraço quente
    Sairaf

    ResponderEliminar
  24. Já não vinha cá há muito tempo. Que saudades desta duas descrições maravilhosas e bem humoradas!!!!!
    Beijinho enorme!!

    ResponderEliminar
  25. Com aquele tipo de calçada só mesmo com botas da tropa, e mesmo assim já vi trincheiras mais encolhidas! Quanto às fintas, senti isso na pele em Roma, em que os tipos não param nas passadeiras, apenas abrandam e se desviam!

    beijocas!

    ResponderEliminar
  26. Olá Querida Maria Teresa!

    Esta coisa do Google e derivados, que traduzem tudo e mais alguma coisa, mesmo que a tradução, por vezes, não seja completamente a que é, dá nisto!!! Todo o mundo a parlar italiano, como que querendo evidenciar os seus "dotes" linguisticos e de poliglotas!

    Como dizia o outro "Enfim é a vida"!!!

    Centrando-me no post que a Dona Maria Teresa elaborou e transmitiu para todos, devo dizer, sinteticamente, que gostei e que veio revelar aquilo que eu já tinha visto e apreciado aquando da minha estada em Itália! São bicicletas e motorizadas que são como "vespas" quando esperámos pela abertura do sinal verde, algures num semáforo de Florença, de Milão ou de outra!

    Mas gostava muito que fosse abordado o lado histórico da viagem, que é sem dúvida o reviver a disciplina de História que demos no liceu e que quando visitamos esta zona de Itália, podemos voltar à adolescência, mas seguramente "vemos" a História que estudamos!

    Um beijinho com muita história,

    Renato

    ResponderEliminar
  27. Tirando essas pedrinhas chatas (mas amorosas) parece ter sido uma viagem e tanto. :)

    ResponderEliminar
  28. Querida Sairaf a pedalar também eu gostava! Só não o faço aqui porque as estradas, por onde gostaria de andar, são muito perigosas para executar tal proeza. Por incrível que lhe possa parecer o único chapéu que usei foi o de chuva...
    Fui a Verona à casa onde viveu "Julieta" e vi a varanda de onde ela "enviava" beijos doces a Romeu...
    Beijinhos embrulhados para si! (Leia abracinhos ternos)

    ResponderEliminar
  29. Querida Mariana eu tenho passado pelo seu cantinho mas ele tem estado vazio...Ainda não o espreitei desde que voltei de Itália, espero que tenha renascido!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Querido Rafeiro, felizmente nem todo o piso foi assim, ele até é muito bonito e muito antigo.
    Os automóveis não dão passagem aos peões e passam sinais vermelhos com muita frequência. Conclusão só conseguimos atravessar descansados quando a rua está mesmo livre...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  31. Querido Renato o Dr. Google dá muito jeito para brincarmos um bocadinho, eu diverti-me imenso...:):):)
    Quanto à História "a ver vamos"...aprendi e relembrei muita coisa, mas eu não sou propriamente um Compêndio:):):)Não sei se o saberei fazer, transmitir as minhas sensações, disso talvez seja capaz.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  32. Querida S* e não é que as pedrinhas são mesmo bonitas? Estão muito polidas e até brilham...
    Gostei do passeio sim! Vi coisas que enchem a "alma" e descansam o corpo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  33. OI mariateresa
    Que viagem maravilhosa hem? claro quenem tudo sai totalmente a contento ,perderia todoa a graçanao?
    origens latinas voce? gostei de saber ... rs
    quanto as pedrinhasão lindas mas destroem qualquer pé e de salto nem pensar !
    abraços , que bom q voltou!

    ResponderEliminar
  34. Querida Lis felizmente que nunca andei por lá de saltos altos:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar