domingo, 29 de agosto de 2010

VELEJANDO

Eis-me com o amor da minha vida, no Verão de 90, partindo para um pequeno passeio pelo mar, ao longo da costa algarvia, no veleiro o Leãozinho.

Olho para esta fotografia e revejo o João, homem introvertido e muito teimoso, enquanto eu fui sempre a favor dos óculos escuros, ele sempre os detestou e fazia esta cara franzida, que muitos pensavam ser fácies de quem estava zangado.
Os nossos corpos estão próximos embora sem se tocarem, para a direita do banco corrido havia muito espaço não precisava de estar tão perto de mim (eu cortei parte da fotografia, para nos centrar) não estamos em pose, foi tirada sem que déssemos por isso, vejo-me a levar a minha mão esquerda ao seu rosto, quase sem me mexer, sem me virar, e num gesto suave acariciar-lhe a barba, como resposta ele baixaria lentamente a cabeça e depositaria um beijo na minha nuca, um beijo leve, terno e breve… Tantas vezes em situações semelhantes esse gesto se repetiu…
Para os tempos actuais em que os homens e mulheres se depilam integralmente, ele deve parecer um “homem das cavernas”, … o meu homem, que nesta época até tinha o cabelo curto…
Independentemente das batalhas que travámos juntos mais de 30 anos (casados estivemos 40), contra uma doença que destrói famílias, tenho muitas saudades dele!


Foi um dia inesquecível…Connosco estava a nossa filha, com os seus verdejantes quase 16 aninhos e aquele que viria a ser o nosso genro.
Tomámos banhos de sol, sentimos os salpicos da água salgada no rosto e o beijar doce e suave da brisa marinha, mergulhámos, namorámos e pescámos à linha.
Eu “isquei” um peixe que parecia enorme antes de sair da água e que, mesmo que grande fosse, de imediato foi devolvido ao seu meio ambiente.

Adoro o mar e por alguns já naveguei, não tanto como gostaria, mas o suficiente para me sentir feliz nas viagens que fiz.


Quando olho para fotografias como esta, que imortalizam momentos, considero-me grata à VIDA por tudo o que de bom já me permitiu viver…

48 comentários:

  1. Resumindo... que viva la vida enquanto somos felizes para mais tarde recordar!

    Beijinhos solidários

    ResponderEliminar
  2. Maria Teresa, é tão bom ter momentos inesquecíveis, na nossa vida! São estas memórias que nos dão alento, nos alturas em que estamos menos bem. Eu, ainda estou a viver dias idênticos, aos que a Maria Teresa relata aqui e sinto-me tão feliz!

    Beijinhos, minha querida.

    ResponderEliminar
  3. E viva Joseph Nicéphore Niépce (que raio de nome)que com a fotografia nos permitiu avivar memórias.

    ResponderEliminar
  4. Querida Tite cada vez me sinto melhor por ter sabido, num passado distante,aproveitar bem quase todos os momentos bons da vida e continuo a pensar que é maravilhoso olhar-se para o "ontem", mas não se viver dele, nem nele...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  5. Querida Manuela temos que saber aproveitar todas as hipóteses de sermos felizes, a felicidade não é uma linha contínua, vem em pequenos segmentos, não acredito que haja alguém que se sinta sempre feliz, pode estar alegre, mas feliz não me parece.
    São quase 5horas da tarde e ainda não fiz a minha cama, quando ia executar essa tarefa fui convidada a fazer algo de muito mais agradável e fui...e agora estou a espreitar as mensagens, esperando que talvez algum duende ou uma fada me tenha arrumado o quarto...
    (e quem ler este comentário fica a pensar que eu sou uma dona de casa desmazelada:):):))
    Minha querida está também nas nossas mãos continuar a manter esse "estado de graça", não aos mesmos rituais, não ao rotineiro, não à monotonia... Bastam os imponderáveis com que a vida nos surpreende!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  6. Querida Noviça espero que já tenha algumas memórias para a ajudarem a concretizar um sonho que sei que tem. A propósito tem visto o Padre Confessor? A Madre Superiora certamente que sim ... mas não lhe confie os seus anseios, sem querer fazer fofoca ela anda muito "afoita", cautela!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  7. Jamais poderei dizer que estive casado 40 anos com alguém... e tenho pena!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tem razão, Maria Teresa, são esses momentos, que ao longo do navegar pelos nossos mares, nos fazem estar gratos à vida.
    Tivemo-los, temo-los e contamos continuar a te-los, mesmo que amanhã, para ela ou para mim, não passem de uma doce recordação.
    Olhei para a foto e senti um carinho grande,pelo casal que ali está, como se de velhos amigos se tratasse, ou familiares chegados.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Só te digo isto: Que lindo!!!!
    Obrigado por partilhares estes bocadinhos da tua vida.

    ResponderEliminar
  10. Momentos bons são ótimos de recordar.
    Lindos dias viveram.
    A foto está bela , o mar como testemunho ... rs
    adorei.
    boa semaninha , fique bem
    mitos abraços

    ResponderEliminar
  11. maria teresa,
    Amores (raros) que acompanham vida fora, a existência de alguns eleitos.
    Fico feliz, tão feliz por ti!...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Querido Luís mas já teve os seus amores! Cada pessoa tem um modo diferente de estar perante a vida a dois. Nem tudo foi bom como deve calcular e "não fomos felizes para sempre"...houve grandes momentos de felicidade e são esses que gosto de recordar.
    Os meus pais chegaram a fazer 65 anos de casados e foram um casal muito unido e muito feliz...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Querido Carlos encontro em si e na senhora que partilha a vida consigo, um eco daquilo que se passou comigo e com o meu companheiro de vida, nem tudo são rosas, nem tudo são espinhos...mas foram momentos "nossos"!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  14. Querido Pinguim se "sabes" coisas menos boas porque não hás-de saber as mesmo muito boas?
    Eu é que tenho que agradecer a todos por me ouvirem...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querida Lis muito obrigada pelas suas belas palavras.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  16. Querida Teresa o amor dos meus pais foi muito mais bonito, não tiveram os problemas que nós tivemos, que nada tinham a ver com facto de nos amarmos, chegaram a comemorar 65 anos de casados.
    Já muito velhinhos via-se a capacidade sedutora que emanava da minha mãe e o prazer que isso dava ao meu pai...Ficávamos todos tão enternecidos quando os observávamos...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Mari Tere
    bonita foto. e como és bonita, poça!!!
    e que boa pernoca caramba. pronto já dei marmelada suficiente mas fui verdadeira. gostei destas tuas palavras . sinceras verdadeiras. 40 anos? eu vou a caminho dos 33.
    realmente é verdade a linha nao é recta há sempre muitas curvas , mas o que interessa é a meta. kis E boa semana de...descanso

    ResponderEliminar
  18. Só o nome do barco é que não era feliz. Ficaria muito melhor "Aguiazinha"... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Encantador texto! como é bom na vida termos momentos inesquecíveis para recordar com tanto carinho.
    Beijos e obrigada por este delicioso momento de leitura

    ResponderEliminar
  20. Querida Avogi :):):) a pernoca continua boa mas não é tão gordinha assim...na foto está num plano "avançado".
    O meu durou 40 porque a senhora da foice surgiu no caminho e encurtou-o.
    A semana vai passar muito depressa, eu sei! Estou em preparativos para uma nova fuga...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  21. Querido Rafeiro, seu..., seu..., seu benfiquista...!!!:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querida Lilá(s) quem agradece sou eu por ter paciência para ler o que vou debitando no écran do computador. Faço-o com a necessidade que sinto de transmitir aos meus netos quem fui...quem fomos e aproveito para o "gritar" para o "espaço".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Tenho dificuldade em comentar posts destes. Já em anteriores situações disse isto mesmo.
    Por isso pego-lhe pelo ponto que a mim me "doi". Aquele em que anzolaste um peixinho pela beiça e depois devolvete-lo ao mar.
    Ao fim deste tempo todo acabei por saber quem foi.
    Ainda tenho a cicatriz do anzol...
    Bjo. (a pesar disto tudo) :-)

    ResponderEliminar
  24. Querido Carapau mistério desvendado ao fim de 20 anos...eras tu! Não fui eu que te soltei, foram as mão cuidadosas e treinadas de um dos tripulantes! Ainda "t´alembras", fantástico!:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Recordar é viver! Adorei esse dia, com 16 aninhos acho que a minha felicidade era em linha recta :) Acho que o papá ia adorar este post... Kisses!

    ResponderEliminar
  26. Sabe, quando revejo fotos assim antigas, em que estou tão feliz com situações que já não fazem parte da minha vida, digo sempre baixinho: "esta não era eu".

    beijos Maria Teresa e é viver cada momento como se fosse...

    ResponderEliminar
  27. Querida Ana achavas... mas na realidade não é! Mas em compensação conforme "leva" também traz, tens os teus filhos numa idade linda! (são um pouco para o "endiabrado" mas não se pode ter tudo)
    Tu deves ter mais fotos deste dia, eu só tenho esta.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Querida Pitanga já não fazem mas fizeram...e foram elas que nos "ajudaram" a continuar a trilhar o caminho da vida...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  29. são estes simples e inesquecíveis momentos que tornam a vida única
    bom preservá-los quer na memória quer em imagens cheias de ternira como esta
    um beijo

    ResponderEliminar
  30. Mais muma Fantática história de AMOR!!!
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  31. Pequenas histórias de uma vida cheia!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  32. Embora às vezes provoque dor, recordar momentos em que fomos felizes é muito bom!

    ResponderEliminar
  33. Percebe-se que os dois protagonistas do retrato são amantes, confidentes, amigos. Há união em todos os pormenores, e amor por todos os cantos (Já para não falar da sua descrição no texto). Adorei! Mesmo quando algo acaba, nada nos tirará as memórias, que serão parte de nós para sempre!*

    ResponderEliminar
  34. Querida Amiga!

    Que bom que seria se a Vida fosse sempre um mar de rosas!...mas, tal como o mar a vida é traiçoeira e as rosas embora sejam belas, também têm espinhos;por isso, há que aproveitar os bons momentos de felicidade que nos proporciona.
    Ainda bem que há fotos que "imortalizam" esses momentos,que servem, por vezes, para recordar e nesta foto demonstra um ar Feliz.:):)
    Beijinhos da
    Fátima Lourenço
    Fátima Lourenço

    ResponderEliminar
  35. Querida Uminuto guardar as memórias boas e saber "usá-las" quando é necessário, é algo que tenho feito e tem resultado muito bem...
    Com as más cortei "relações":):):) o que não quer dizer que não tenham existido.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Querido Gaspar faz parte da minha história de vida!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Querida Anira posso ter esse prazer, tive uma vida bem cheia, não me orgulho de algumas coisas que fiz mas não me arrependo.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  38. Querido Carlos Barbosa estas recordações causam uma dor suave, nem sei se lhe posso chamar dor...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Querida Adek todos nós temos um traçado de vida que se entrecruza com outros traçados, às vezes nos cruzamentos há engarrafamentos, há nós, mas estamos lá...vivemos todos esses momentos.
    Já o tenho dito, vou repetir: conheço o meu passado, vivo o meu presente e aguardo serenamente o meu futuro...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  40. Querida Fátima o que dizes é bem real!
    A felicidade de vez em quando entra-me pela porta dentro, eu nunca fecho essa porta...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  41. Que linda história!!... aquela barba deu-me cabo do coração.
    O seu esposo era sem dúvida um homem muito charmoso!!
    Abraço enorme
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  42. Querida Sairaf eu sabia, eu sabia! Agora percebe, não percebe a minha atracção por tal?:):):) Por isso eu percebo tão bem a sua!!!:):):)
    Beijinhos embrulhados para si! (leia abracinhos cheios de ternura)

    ResponderEliminar
  43. Adorei esta sua publicação Maria Teresa. Aqui existe amor, carinho e muitas recordações. As pessoas podem partir mas os bons momentos nunca se esqueçem. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Querida Olga é isso mesmo...e são essas recordações que me trazem de novo momentos de felicidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  45. Que ternura de texto Teresa.
    Faço-lhe um pedido se me permite, a idade está no BI e não na cabeça, na sua não está certamente.
    Obrigado por partilhar connosco este pedaço de amor por quem a acompanhou parte da sua vida. Por estes dias é coisa rara.

    ResponderEliminar
  46. Querido Ergela na verdade ainda não sinto que o tempo já passou por mim, a Mãe Natureza tem retribuído o amor e o cuidado que lhe dedico.
    Obrigada pelas suas gentis palavras.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  47. A pequena historia desta senhora ...resume com toda a perfeicao a verdade do ser humano. Quando a melancolia nos invade. Mesmo chorando sentimos a felecidade acoitar-nos o corpo e é entao que a alma foge do corpo. ...Oferecer os meus parabéns a este resumo de quarenta anos. É muitopouco.Alias.O amor nao pode comprar-se. Nao pode emprestar-se. O amor esta resumido maravilhosamente nesta linda historia.

    ResponderEliminar
  48. Querido Anónimo não sei quem é mas isso talvez nem importe...pode separar-nos uma curta ou longa distância, sinto que sentiu o que "sinto" quando uma certa melancolia me invade e quero manter vivos momentos de felicidade de que fui protagonista.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar