domingo, 15 de agosto de 2010

SERÁ MALDADE?

Há quem quando se apercebe que um familiar, amigo ou um mero conhecido se encontra bem, está em paz, procurando a harmonia e o bem-estar, tão necessário à vida de todos nós, invista como um touro selvagem, tentando minimizar, destruir, conspurcar, rebaixar, … tudo o que o segundo vai construindo passo a passo, degrau a degrau, uma vezes num ritmo mais lento, outras num ritmo mais acelerado, mas caminhando sempre em direcção a um lugar onde haja alegria, compreensão, afectos, força para ultrapassar as inesperadas vicissitudes com que a vida sempre nos vai presenteando, …Será que só se sentem pessoas, quando os que os rodeiam estão tristes, magoados, revoltados? Porque sentem esta necessidade de agredir?

O que será que as leva a procederem assim?

Não sonharão? Não almejarão alcançar vivências sem dores, sem medos, sem inseguranças?

Quantas vezes me interrogo e me debruço sobre este assunto! Fico meditando mas não encontro resposta ou a resposta que gostaria de encontrar…

São normalmente cobardes porque atacam pessoas frágeis, pessoas com uma capacidade de resistência diminuta.
Quando as encontro no meu caminho, depois de as tentar compreender e não ver sinais de mudança, voto-as ao ostracismo… mas será que procedo da melhor maneira? É que há laços que não se podem quebrar com muita facilidade…

EU GOSTO DE VER OS OUTROS FELIZES! SEJAM FELIZES!

30 comentários:

  1. Primeiro parabenizar pelo aniversário do blog , é sempre motivo de alegria lembrar como começamos e angariamos as amizades, umas ficam outras vão, mas todos tem um valor especial e mesmo sem visualizar cada rostinho parece que os conhecemos quando entramos em seus sítios e teclamos como faço agora.
    Sue "beijinhos embrulhadinhos" fui percebendo lá na Oficina do Victor ( que nos deixou orfãs) rs e sempre queria iniciar um papo mas deixava pra depois até que aconteceu rsrs
    Gosto de vir aqui , suas viagens , seus passeios ,seus contos , seu humor sério e leve me agrada sempre.
    E quanto ao tema de hoje , devo confesar que tenho tão poucos amigos e os que tenho são leais felismente, nao sinto muito essa necessidade que eles têem de ver a tristeza alheia até porque quando, e se os encontrarem os afasto imediato, nao permanecem.
    O domingo hoje está bastante frio e gostoso pra se aconchegar na cama até tarde, rs
    Deixo um abraço desejando qe sua semana seja próspera.
    beijinhos como os queira

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Teresa
    conheço infelizmente, alguns destes exemplares, há uma coisa que sei, são normalmente pessoas com vidas muito "pobres" sem felicidade e sem alegria! A felicidade e alegria dos outros é para eles uma afronta e por isso reagem com essa violência de que fala. Combatê-los é fácil, basta ignorar os ataques e ser ainda mais feliz (mesmo chorando por dentro), isso acaba com eles e afasta-os.

    Beijos
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  3. Querida Lis a senhora que adora poesia e que sabe sempre encontrar um "figura" que conjugue bem com os poemas que vai escolhendo... para além disso sabe fotografar e assim do lado de lá do Atlântico tive contacto com mais esta amiga...
    Tenho saudades do Vicktor vou enviar-lhe um e-mail para saber como está a decorrer o projecto "misterioso" em que anda metido.
    Votar ao ostracismo as pessoas maldosas... em princípio sim, eu sou capaz de o fazer, eu faço-o, mas há pessoas muito frágeis incapazes de tomar uma atitude dessas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria muito obrigada pelo seu testemunho, eu sei que esse é um caminho, eu já tive que seguir esse caminho, mas há pessoas tão dependentes que ficam totalmente derrubadas... e para se voltarem a erguer sofrem muito...
    Ninguém tem o direito de destruir seja o que for, muito menos outro ser humano.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. *
    amiga,
    se os beijinhos não resolvem,
    desembrulha-te dessas pessoas, o
    negativismo é bem pior que a inveja !
    ,
    marés de felicidade, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  6. São perguntas às quais também gostava de conhecer as respostas, pois não encontro nada que justifique certas atitudes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Maria Teresa, nesta fase da minha vida já não tenho paciência para certo tipo de pessoas; quando deparo com esse tipo que descreve, no início dou-lhe o benefício da dúvida - pode ser uma fase má que estão a atravessar - mas se descubro que é feitío, afasto-me. Dantes sofria um pouco...agora ao fim de dois dias, já nem me lembro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Querido Poeta eu costumo fazer mais empacotá-las e depois despacho-as... mas nem todas as pessoas que amo têm a mesma força que eu... e é muito doloroso vê-las sofrer.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  9. Querida Rita justificação era aquilo que eu gostava de encontrar...E tenho como resposta: maldade!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  10. Querida Manuela eu também não tenho muita paciência para elas, e tomo uma atitude semelhante à sua, mas há quem não se consiga "desligar" com facilidade...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Eu sinceramente nao ligo a essas pessoas tenho mais com que me preocupar, mas há feitios que nao mudam nem À estalada. kis :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Avogi que bom não ter "entrado" na tua vida ninguém assim, que tivesse "atacado" um dos teus "amores"...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  13. Porque a maior parte das pessoas acredita piamente no ditado "o mal comum é meia alegria". Umas bestas, é o que elas são...

    ResponderEliminar
  14. Realmente há pessoas que não entendo... será que só pisando outros, se sentem melhor consigo próprios? Felizmente até hoje não me cruzei com muita gente assim...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  15. Querido Rafeiro essa é nova para mim...Acertaste no alvo tenho quase a certeza:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Querida Anira a mim também não fazem grande mossa, como já referi em respostas anteriores mas fico "incomodada" por ver outros a sofrerem com isso...e muito.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Há gente muito mesquinha no mundo...

    ResponderEliminar
  18. Mas quem não tem desses "amigos"?
    Votá-los ao ostracismo é mesmo o melhor caminho. Essas pessoas curiosamente, lidam mal com o desprezo que se lhes dá e sendo assim é mesmo dar uma "bofetada com luva" a essas hipócritas criaturas.

    ResponderEliminar
  19. Há..há pessoas que adoram espeszinhar ou outros para se sentirem realizados no seu "Ser". Nos dias de hoje, nem os mais chegados são respeitados.
    Eu também não tenho resposta para tal, mas tento assimilar, rápidamente, e procuro responder com a aprendizagem de todos os dias...Fazer-me de parvo e ignorar essa pessoa. Se responder, sou tão baixo como ela e não é isso que sou ou quero.
    Se nos dói o coração por não darmos o tal "tabefe"...dói, mas a pessoa, com o nosso ignorar, sente, indirectamente, o "tabefe" e fica muito mais incomodada.

    Esta é a minha maneira de ser, o que não quer dizer que seja a melhor. Habitualmente, sou eu que fico bem.
    Ninguém é mais importante que eu. Tal como eles,
    também sou um ser humano e isso é que conta.

    bj...nho

    ResponderEliminar
  20. Eu cá continuo com a minha opinião,que vale o vale, vivemos numa sociedade de MONOS EMOCIONAIS, que se alimentam de desgraças e histórias tristes, só...

    ResponderEliminar
  21. Querida S* infelizmente há e parece que cada vez mais, mas de vez em quando temos que levar com eles em cima, directa ou indirectamente...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Querido Pinguim tens razão ... mas na vida real essa atitude nem sempre é fácil de se tomar, infelizmente.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. Parece-me que é o sentimento da inveja que provoca tudo isso. Os portugueses são invejosos (os outros não sei, haverá os que são ainda mais e os que o são ainda menos). No meu dia a dia reparo que a maior parte da reacção das pessoas é ditada pela inveja (pelo dinheiro, pelo emprego, pelo tipo de vida, pela beleza, pelo cabelo loiro, pelos olhos azuis, pelo/a namorado/a, pelo ordenado, pela posição, pelo carro, pelas vitórias do clube dos outros, pelo poder, até pelos tomates do vizinho, isto claro, se forem ambos agricultores).
    Claro que este sentimento da inveja resulta da incapacidade de não conseguir atingir o que o "outro" atingiu e da falta de honestidade em reconhecer essa falta de capacidade.
    Então há que denegrir o outro, dizer mal, atacá-lo se possível (sobretudo se for mais fraco) e por aí fora...
    O desprezo e às vezes um bom murro nas ventas resolve o caso.
    Curiosamente nunca senti que ninguém me quisesse atingir, o que também me leva a concluir que há alvos mais fáceis do que outros.
    Ou então é por não ter cara de boa rês, ou ainda pior, por não ter nada que seja invejável.

    ResponderEliminar
  24. Querido Sérgio o que dizes está correcto... mas há pessoas muito "frágeis" em que essa "libertação" é muito difícil de se fazer...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Autora gostei do nome "monos emocionais" são mesmo isso! Talvez seja impressão minha mas parece-me que cada vez proliferam mais...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querido Carapau pensas que a inveja é a base da "maldade"? A meu ver pode ser, mas também há "maldade" gratuita, um espezinhar, um desprezo ... apenas pelo prazer de diminuir os outros e de os ver em sofrimento.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  27. Às vezes ainda viceja, aqui e ali, essa erva daninha chamada inveja...

    Infelizmente há cada vez mais...

    ResponderEliminar
  28. Querido Rouxinol não é só a inveja ... é mais do que isso, é a consequência da inveja e de outras deformações morais: a maldade!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  29. Infelizmente, parece-me que a maioria das pessoas se comporta assim. É uma característica tuga pouco recomendável.

    ResponderEliminar
  30. Querido Carlos uma característica que devia ser bem penalizada... mas onde pára a justiça?
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar