terça-feira, 10 de agosto de 2010

PSEUDOLALIA

Quem de entre nós não conhece um mentiroso compulsivo?
Tenho uma amiga que o é! Como todos os que lidamos com ela o sabemos e as mentiras que conta não prejudicam ninguém, têm a ver com a sua própria vida, dizemos que ela é muito “criativa” e nunca a desmentimos, damos-lhe o devido desconto. De certo modo até lhe achamos graça. Muitas vezes reconta acontecimentos do passado, que diz que se passaram com ela, esquecendo-se que nós sabemos a origem da história que, normalmente, se passou com uma de nós.

Acontece que a mentira compulsiva resulta de um vício de mentir, a pessoa mente por mentir, perde a noção do que é a verdade, “vive” as suas mentiras. Alguém com este vício está doente, sofre de pseudolalia, a doença da mentira.
Como qualquer outra maleita, esta pode atingir patamares muito elevados de gravidade, podem surgir graves distúrbios de personalidade, o indivíduo pode acabar por perder a noção do real e passar a viver num mundo diferente do mundo dos que o enquadram.
Há hipóteses de cura desde que as pessoas que sofrem de pseudolalia , tenham a noção dela e se queiram tratar. A psicoterapia, feita por um psicólogo ou um psiquiatra, dá uma ajuda mas muitas vezes tem que ser acompanhada com o recurso a medicamentos.

Gia Carneiro Chaves (psicoterapeuta) afirma sobre este assunto: “o vício de mentir é um acto inconsciente e perante a mais simples situação, a fuga à verdade brota espontânea e como uma repetição compulsiva» e salienta: «Os indivíduos afectados por este vício perdem, em certa medida, consciência da doença que vão adquirindo, pois a diferenciação que fazem entre o real e o imaginário é gradualmente menor. (…) Sentem a falta de confiança dos que vivem em seu redor, o que os desespera amargamente, sentindo-se vítimas incompreendidas; e uma raiva incontida quando confrontado com a verdade, que já não entendem, fá-los soltar a mola da violência»


Pelo que acabei de expor verifica-se que um mentiroso compulsivo pode, em determinadas circunstâncias, tornar-se VIOLENTO!

39 comentários:

  1. Ai MAri Tere e quanto sofredores de pseudolalia andam por aí? a começar pelo governo e a acabar no governo dando a volta "vai-se" (como se diz por aqui)lá ter a eles aos pseudolalaicos. kis :):)

    ResponderEliminar
  2. Querida Avogi está na altura de os mandar "tratar compulsivamente"...:):):)Não vão a bem, vão a mal... coletes de força para eles:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  3. Olá, de blog em blog vim aqui, li, gostei e vou passando por cá...pode ser não pode?

    bjo

    ResponderEliminar
  4. O que não falta por aí são mentirosos (compulsivos ou não), que nem sempre reagem bem quando são desmentidos... Mas a minha mãe sempre diz, que se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Muita gente deve sofrer dessa doença. Concordo com a AVOGI, lol, o problema é que eles nem sabem o que dizem! Um psiquiatra para o Governo, já!
    Contrariar uma pessoa dessas? 'Jamais'

    ResponderEliminar
  6. Tenho para mim, Maria Teresa, que existe muita gente a sofrer de pseudolalia. Já estou como a AVOGI, esses são os piores que pessoas como a sua amiga, até lhe achamos piada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha pensado nisso; aliás posso conhecer pessoas com hábitos de uma mentira ou outra, mas nunca levados a extremos.
    Quanto a algumas mentiras "piedosas", quem nunca as usou que lance a primeira pedra.

    ResponderEliminar
  8. ...e compulsivos, digo eu, com referência ao 1º comentário. :-)

    Um conheci eu que passava sistemáticamente os fins-de-semana em Paris, Londres, Nova Iorque ou Rio de Janeiro.

    (Depois metia mais um vale para ter dinheiro para o autocarro, prova evidente que as coisas por Nova Iorque estavam caras...)

    ResponderEliminar
  9. Querida Autora de Sonhos passe sempre que puder e quiser, a entrada tem uma porta porque houve alguém que me "obrigou" a colocá-la, mas há muito que não fica ninguém da parte de fora. Seja bem-vinda!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  10. Querida Anira o que a sua mãe diz está certo, apanhados são, mas não têm noção disso e arranjam outra mentira para tentar tapar a primeira.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida C*inderela um psiquiatra só? Coitado! Não conseguia dar conta do trabalho, mesmo que o fizesse 24 horas por dia:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Querida Manuela é triste mas é verdade há tanta mentira por aí mas não saem da boca de mentirosos compulsivos, mentem para tirar proventos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  13. Querido Pinguim, há mentiras e mentiras...todos já pregámos a nossa...mas os mentirosos compulsivos são casos "extremos", chegam com isso a destruir a própria vida familiar.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  14. Querido Carapau caríssimas... A minha amiga também exagera muito sobre lugares onde vai e sobre as pessoas que lá estavam, os cavalheiros são sempre loiros, altos e espadaúdos, ela é sempre a mais bem vestida,...Viajo bastante com ela e esse tipo de homens nunca vi, devem fugir de mim! Será?:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Esta é uma doença mais vulgar do que se julga, as pessoas perdem a noção e são mentiras após mentiras, de modo incontrolável. E quantas vezes não convivemos com pessoas assim e julgamos que são apenas más pessoas? Nem sempre se reconhece a doença e esse é o problema.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por este post, certamente irá alertar e ajudar muitas pessoas! :)

    ResponderEliminar
  17. Querida Rita o seu comentário veio enriquecer o meu texto.E espero que tal como diz alerte alguém...
    Obrigada por ter passado por este cantinho, será sempre bem-vinda!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Uiiiiiiiiiii conheço meia dúzia.

    ResponderEliminar
  19. Querida S* safa! Ao menos têm vontade de se tratarem?:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Maria Teresa
    muito obrigado por me dar a conhecer a doênça de que sofre o nosso 1ºministro mais os seus esbirros.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  21. Querido Gaspar eu vou mais longe, abria mais o leque...há muitos outros que também estão muito doentes, o pior é que não admitem que o estão e por isso não se tratam:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  22. Isso de alto, loiro, espadaúdo e de olhos azuis deve ser comigo!
    Só que não me lembro nada dessa tua amiga...
    :-)

    ResponderEliminar
  23. E pá! Se o nariz crescesse mesmo, não cabiam todos no Congresso Nacional, em Brasilia. hehehe

    beijos e que calor, hein?

    ResponderEliminar
  24. Querido Carapau e és uma alta patente militar ou um juiz conselheiro? Então estás "tramado" nunca a vais encontrar:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  25. Querida Pitanguinha por terras lusas?
    Sonho que vai haver um dia em que o nariz vai crescer a todos os mentirosos que há por cá. Será que para não cairmos no mar invadiríamos a Espanha?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  26. maria teresa, querida maria teresa, nem sei como te agradecer. É que (e não fui só eu, segundo alguns comentários que li) finalmente sei do que sofre a nossa sociedade (a divisão fica para quem a quiser fazer: política, etc., etc.) é isso, é a Pseudolalia. Eureka, finalmente!
    E não têm cura, porque segundo afirmas: "Há hipóteses de cura desde que as pessoas que sofrem de pseudolalia , tenham a noção dela e se queiram tratar."
    Ora bem, a ser assim, nada a fazer!
    Beijinho SEM embrulho.
    P.S. Obrigadinha, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  27. Querida Teresa não tens que "obrigadar" estou cá para me "iluminar" e transmitir aos outros essa "iluminura":):):):)
    Estamos "tramados"!!!!!
    Beijinhos (des)embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. E como dizer a uma pessoa que ela sofre dessa doença e que tem de se curar?

    ;)

    beijinhos
    Sofia Jorge

    ResponderEliminar
  29. Querida Sofia isso depende da intimidade que há entre o "doente" e quem detecta a doença e da personalidade do mesmo ... (que pode não aceitar a realidade)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Não tenho muita pachorra para essas pessoas geralmente afasto-me.
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. Querida Lilá(s) isso pode fazer-se quando as pessoas não estão "ligadas" a nós...
    Já voltou? Vou dar-lhe um contacto meu.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  32. Querida Maria Teresa,

    Sua amiga até pode ser inofenciva,ter graça enfim como voce descreve...mas eu tenho um defeito(ou virtude)que não suporto mentiras nem falsidades e se alguêm mente mesmo que seja meu amigo/a e até seja sobre sua vida,desde que eu me apreceba,não consigo,é mais forte que eu,deixar passar ao lado.
    Não consigo mesmo....muito menos passar por parva(na mente dessa pessoa é sempre isso que somos para elas).
    Devemos assumir as coisas,tal e qual elas somos.
    Depois isto cá para nós...passou a haver muitas "doenças"...até o simples acto de roubar é considerado uma doença!Enfim....

    Bjinhos cheios de luar

    ResponderEliminar
  33. Querida Moonlight a situação não é tão linear como pode parecer, ela não nos goza, tenho a certeza, ela vive as histórias que conta, ela não é uma vulgar mentirosa, ela encarna a mentira.
    Temos estado de certo modo a brincar com o caso, mas existem muitas pessoas assim e o problema é mesmo muito grave, há casos em que os indivíduos com o vício da mentira deixam de entender o mundo onde vivem
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Não posso dizer que nunca tenha mentido, seria hipócrita, mas compulsivamente? isso, já não faz parte de mim e só a aceito se, motivado por doença. Para mim, a vida só faz sentido com a verdade e, quer queiramos ou não, a mentira, acaba sempre por se descobrir.
    Sou da opinião da intervenção médica e de quem convive com a pessoa, por bem, prestar ajuda fazendo-a ter noção da realidade, que não é a dela. Não se confunda os que vivem, por mal, com a mentira, comparado com os que o fazem em consequência de uma enfermidade.

    Querida Maria Teresa,
    Feliz o teu Post.
    Tema de grande pertinência.

    bj...nho

    ResponderEliminar
  35. Olá Maria Teresa.
    Sei bem do que fala.
    E se bem que uma mentirinha inofensiva não faz mal a ninguém ( e todos nós já pregámos uma "peta"), já os caso que refere é bem mais grave.
    Não lhe conhecia o nome, apenas os comportamento e os efeitos de alguém que neste momento julgo estar no patamar mais alto da doença. Sou obrigado a contactar com essa pessoa, numa altura em que a realidade distorcida passou a ser o dia a dia. Torna-se tanto mais complicado quando no mundo imaginário da pessoa, as pessoas que a rodeiam não fazem parte dele.

    ResponderEliminar
  36. Querido Sérgio todos nós, por uma razão ou por outra, fugimos uma vez ou outra, um bocadinho à verdade, às vezes para não magoar... mas uma mentira pode fazer muito mal... e as omissões também. Terça-feira a minha filha fez-me uma pergunta, eu disse-lhe a verdade e estou arrependida, esteve quase toda a tarde a chorar.
    Mentir por doença pode ser terrífico, tanto para o que está doente como para quem está a seu lado.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  37. Querido Mike o meu texto é mais dedicado a esses casos. Eu e alguns comentadores brincámos um bocadinho com os pinóquios do nosso pequeno mundo, mas o assunto pode ser bastante sério. As pessoas não podem ser excluídas, nem abandonadas, mas a "situação" é muito complicada, muito grave mesmo.
    A pessoa de que fala não está a proceder a nenhum tratamento? Em caso de resposta negativa há que incentivá-la a isso, é difícil mas não impossível.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  38. Conheço alguns que sofrem dessa doença mas, como diz, desde que não prejudiquem ninguém, até lhes acho alguma piada. creio que um deles - a quem há muitos anos chamamos Picwick- nunca se terá apercebido da razão da alcunha...

    ResponderEliminar
  39. Querido Carlos há mais gente com esta doença do que se supõe...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar