terça-feira, 17 de agosto de 2010

A MINHA PRAIA

Esta é a praia que frequento desde a minha idade adulta, nela “ontem” os meus filhos pequenotes brincaram, tal como os meus netos hoje brincam…Gerações que cruzam os mesmos caminhos e brincam de modo semelhante.
“Ontem” observava, nas estações que não eram Verão, os meus filhos com o cabelo ao vento, correrem ao longo do areal com um cão ao lado. Imagem que irradiava alegria de viver, ternura e ingenuidade… Eu corria atrás deles, enquanto o pai ficava placidamente sentado, muito bem sentado, numa cadeira a ler o jornal…

Na areia desenhávamos corações, qual deles o maior, uns a englobar outros, às vezes a cruzarem-se. As setas e os pingos de sangue apareciam neles como que a adivinhar os sangramentos que ao longo da vida todos iríamos sentir…
Como gostava de passear pelo areal, com longas túnicas muito leves e deixar que o mar me as molhasse! Que bom que era sentir o tecido molhado colar-se às pernas ainda ágeis…

Sonhava olhando-o e deixava que a brisa levasse esses sonhos ao encontro dos meus amores… Quando este enorme senhor estava zangado e revelava a sua ira, trazendo até mim as suas ondas revoltas, eu acalmava e deixava-me transportar para um mar de tranquilidade…

Hoje ainda sonho mas um sonhar diferente, hoje passeio mas numa passada mais lenta, já não desenho corações na areia… sento-me placidamente, muito bem sentada, numa cadeira a ler um livro do qual, de vez em quando, levanto os olhos e observo os netos e outras crianças a brincarem nas poças de água que o mar, o mesmo mar generosamente, vai deixando para trás, na sua eterna viagem do vai e vem das marés…

34 comentários:

  1. O mesmo mar... outra pessoa?
    (bonita praia... Sudoeste alentejano/algarvio?)

    ResponderEliminar
  2. Bonito texto que me trouxe também esse cheiro de maresia e de corridas a chapinhar na água.
    Os meus filhos cresceram e nós hoje vamos à praia para fazer uma caminhada apanhando o sol e a maresia.

    ResponderEliminar
  3. A praia é linda, como o texto.
    Estou curioso: que praia é?

    ResponderEliminar
  4. Querida Teresa!

    Regressei!

    antes de fazer um comentário a este seu post...ainda é a minha resposta a música que me deixou no post 5 bloguistas e 5 videos: mãe é mãe é o estarmos sempre presentes em todos os sentidos, em todos os momentos...porque somos assim mães únicas que olhamos para as nossas crias como se estas fossem sempre pequenas a necessitarem do nosso colinho e miminho e também o gostarmos dos seus miminhos e abracinhos. Mamma é: estamos aqui! Sou eu e tu, és tu e serás sempre tu mas ao mesmo tempo somos um!

    Voltando ao que escreveu...desde que o meu filho nasceu que passamos férias no mesmo sitio e com os anos a passar (14) vamos vendo a "evolução" do seu crescimento assim como a forma como passeamos na areia, o fugirmos das ondas, as brincadeiras que temos em conjunto!
    Espero que um dia seja como com a Teresa,...o continuar a sonhar, o passear na praia e especialmente o levantar de olhos para espreitar as brincadeiras dos netos!

    jinhos muito especiais para si! e mais uma vez obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Maria Teresa, além de ser muito bonita geograficamente falando, a sua praia, está cheia de memórias passadas e presentes, muito agradáveis.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querido Padre Confessor sinto-me nos céus por ter gostado! Quando o posso ir visitar ao Convento na presença da Madre Superiora como convém.
    Beijinhos para si e a sua benção:):):)

    ResponderEliminar
  7. Querido Salvador nada disso! Uma praia do Concelho de Sintra.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Querido Luís quando somos mais ou menos da mesma geração, temos recordações similares e que bem qua sabem esses passeios calmos ao fim da tarde.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Querido Pinguim quanto "pagas" para te dizer?:):):)Digo-te mas não é agora, vou deixar um pouco de suspense...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  10. Querida Canhota regressou, que bom! Espero que tenha vindo bem descansada, que as suas férias tenham sido maavilhosas e aproveitadas ao segundo, para enfrentar mais um ano... eu vou de férias para Itália no início de Setembro (é feio eu dizer isto a quem trabalha porque eu estou sempre de férias):):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Manuela tantas memórias e todas muito agradáveis... excepto uma em que o mar nos quis levar, mas isso é outra história...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  12. Posso ir à tua praia? Levas-me contigo?

    ResponderEliminar
  13. Bonito texto e optimas recordações!
    Também estou aqui a puxar pela cabeça a ver se descubro que praia é essa....mas, não chego lá!
    xx

    ResponderEliminar
  14. Querida AGM claro que levo ... e depois tu tiras-me ( e não só a mim ) milhentas fotografias, combinado?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querida Papoila pertence ao concelho de Sintra:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  16. Cara MARIA TERESA
    Nem imagina como me faz bem ler estes seus belíssimos escritos.
    Obrigado
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  17. Querido Gaspar nem imagina como me faz bem ver os seus belíssimos documentos fotográficos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. pois Mari Tere
    por aqui as praias sao de pedra e por isso os meu filhos têm as pernas calejadas de correrem pelos calhaus e eu atrás deles aos tropeções. Mas nem por isso deixaram de brincar e saltar o pior era cair em cima das pedras. depois apareceram as praias de areia...preta e eles vinham até mim pretos panados e prontos para irem à frigideira. ao desppois surgiram as praias de areia falsa , nao , a areia nao é falsa as praias e´que sao de uma falsidade tremenda.estas sao recentes e sao da altura das minhas netas. e digo-te eu madeirense de gema detesto areia e ter areia entre os dentes e entre a placa dentaria Por aqui as praias sao de agua morna (cá para mim está sempre fria). para sabres da veracidade do que te digo está na hora de vires até cá. kis :)

    ResponderEliminar
  19. Linda a praia, nós mudamos ao longo do tempo e adaptamos-nos às novas situações da vida.
    Bjocas
    Pattt

    ResponderEliminar
  20. Que bem me soube ler este texto! na minha adolescencia também corri nessa praia, tinha sonhos, muitos sonhos...só alguns realizei, em breve vou voltar até lá, preciso sentir a areia nos pés, deve ser a mesma sensação.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. OLÁ TERESA!

    É mesmo assim como diz.
    Também tenho lembranças muito felizes da praia onde tinha casa,onde vi as minhas filhas crescerem e brincarem,onde sonhei grandes projectos para o futuro,onde as minhas filhas encontraram os amores das suas vidas...
    Agora tudo continua,minha neta também já brinca na mesma praia,só que eu...sou carta fora do baralho.....
    É dificil....digo muitas vezes :a vida tem de continuar de outra maneira!
    Beijs.HELENA

    ResponderEliminar
  22. Oi materesa
    Também tenho uma praia assm como a tua , da infância onde levava meus filhotes.São as melhores lembranças.
    É bom demais sentir essa vai vem das marés , lindo texto , lindas imagens .Adorei .
    abraços kirida

    ResponderEliminar
  23. Querida Avogi deixas-me sempre espantada com o teu discurso:):):) E quando por aqui as pessoas levavam o tacho para a praia e comiam coelho guisado com a areia a entranhar-se na comidinha, saboreá-la devia ser uma delícia...nunca provei felizmente.
    Está nos meus planos ir à Madeira sinto-me na obrigação de ir (mas não é só por isso)ainda não sei é quando pode ser. Quando for aviso-te, posso lá deixar perder a oportunidade de te conhecer:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  24. Querida Patty também frequento outras, mas esta está cá sempre, tenho o meu Refúgio perto dela.
    Por isso a vejo de certa forma imutável, embora com alguma modificações muito pontuais.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Querida Lilá(s) então conhece-a bem...as rochas cobertas de vida e não despidas dão um toque de diferença... por aqui a poluição ainda está afastada... Venha cá estarei para a "orientar"!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  26. Querida Helena nunca somos cartas fora do baralho, podemos ter outros objectivos de vida, podemos ficar impedidas de fazer determinadas coisas, mas fora do baralho não...somos a carta mais importante do baralho, somos o jocker...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Querida Lis vejo que despertei recordações semelhantes às minhas em muitas de vós, fico feliz por isso, porque relembrar a tempo da infância das nossas "crianças" só nos pode trazer um sorriso ao rosto...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  28. Adorava explorar as praias, apanhar conchinhas, passear na areia... tão bom...

    ResponderEliminar
  29. Querida S* nesta praia, quando a maré está baixa, apanham-se percebes, mexilhões, lapas e polvos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. Olá Maria Teresa,
    O mesmo Mar...
    outras praias...
    aquela saudade...que se entranha em mim como grões de areia... que me transporta não sei bem pra onde...como areia movediça...fecho os olhos e ainda sinto o sabor do sal na brisa que desaparece lentamente...

    Bjs (nostálgicos) dos Alpes...

    ResponderEliminar
  31. Querida Flor o mar, sempre o mar...a atracção que dele emana ...ou não fossemos nós descendentes de um "povo marinheiro"...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  32. Gosto muito dessa praia, mas as rochas e a temperatura da água tiram-me quaisquer veleidades de um dia lá tomar banho.

    ResponderEliminar
  33. Querido Carlos a praia não tem só rochas, na zona da Concheira há piscinas naturais...quanto à temperatura da água é tudo uma questão de hábito, as praias a norte têm temperaturas da água bem mais baixas e mais vento.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar