quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MENU

Cenário CASCAISHOPING- JERONYME Coffee shop

-Por favor (eu peço sempre por favor, nos tempos actuais deve ser “pecado”) quero uma tosta de frango com cogumelos e um refrigerante de maçã… (com a mão direita, não costumo apontar com o dedo, desde pequenina que me dizem que é feio, indico o placard dos menus, colocado junto ao tecto). Quanto devo?
-Quatro euros e noventa e cinco?
-Quatro euros e noventa e cinco, mas no placard diz quatro euros e cinquenta!
- Não quis o café!
- Explique-me, que não estou a perceber…ao não querer o café estou a dar lucro à casa e sou penalizada por isso, pagando mais quarenta e cinco cêntimos?
-Não pediu o menu!
- Não pedi o menu? Aquilo não é o menu (volto a indicar o placard)? Se é assim então sirva-me um café embora eu não o vá tomar
-Não posso! Não pediu o menu
-Então traga-me o Livro das Reclamações!


Chega outra empregada:
-Vou explicar-lhe quando vai ao McDonald…
-Não vou ao McDonald
(não é exactamente assim, mas escapou…)
-Se pede um menu, paga um preço…se pedir os componentes (esta palavra é minha, já não me lembro da que foi usada)
tem que pagá-los um a um…
-Eu pedi o menu mas prescindi do café!
-Não pediu o menu pediu uma tosta e um refrigerante!
-Desisto! Quero o Livro de Reclamações…
- São quatro euros e cinquenta, quer que ele (o empregado que primeiro me atendeu) lhe tire o café?
- Acho melhor não, seria um desperdício … eu não bebo café, por isso o dispenso!
- Peço desculpa mas o rapaz não entendeu bem, blá, blá, blá…., se no lugar do café quiser um descafeinado, ou um chá é só pedir!
Está aqui o Livro de Reclamações!

*Para além de não haver serviço às mesas e ter que ser eu a levar a bandeja (os parentes não me caem na lama, mas os patrões cada vez poupam mais na mão de obra)


O QUE FIZ EM SEGUIDA? O QUE FARIA CADA UM DE VÓS NO MEU LUGAR?

54 comentários:

  1. Há sítios onde eu me recuso a entrar, portanto essa situação não aconteceria comigo. Em situações semelhantes (que podemn ocorrer em muitos locais), em geral, retiro-me sem mais conversa.

    ResponderEliminar
  2. A boa educação é uma virtude em vias de extinção nos dias que correm. O melhor a fazer nestes casos é pedir tudo e depois deixar lá o café para quem o quiser beber... E depois o moço devia ser um bocadinho burro, como a Teresa não disse "quero o menu" ele não percebeu... Cada vez é mais difícil viver em sociedade, essa é que é a verdade...

    ResponderEliminar
  3. Ainda diz "por favor"? Que coisa mais antiquada! Agora diz-se: " Ó tu ai, estou cá há 20 segundos à espera, comé?" ;)
    Educação está em completo desuso, vide uns "morangos com açúcar", por exemplo...
    Essa cena que descreve é tão caricata que parecia coisa de "apanhados"! Infelizmente são as subtilezas (ou será "estupidezas") do novo dia-a-dia.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Maria Teresa, eu escreveria (explicaria), no livro de reclamações o absurdo da situação. As moças e moços que lá estão, só fazem o que lhe mandam e nem questionam, coitados.
    Fico curiosa, por saber se reclamou por escrito!

    Beijinhos, minha querida.

    ResponderEliminar
  5. Que situação irrisória! Realmente o atendimento prestado em muitos estabelecimentos deixa muito a desejar.

    Obrigada pelo seu comentário :)

    ResponderEliminar
  6. Querido Carapau isso era se não estivesses a salivar por uma tosta de frango com cogumelos:):):)
    Beijinhos sem embrulho para ti!

    ResponderEliminar
  7. Querida Stiletto ele não percebeu e ficou mesmo sem perceber...porque eu expliquei muito mais em pormenor do que descrevi aqui...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  8. Querido Catsone a falta de educação que impera por todo o lado é horrível...não sei se é por já ter uma idade em que pago "meio bilhete", mas há alturas que até me apetece "chorar" por coisas que oiço ...
    O rapaz não percebeu o porquê do meu reparo, eu esforcei-me em explicar (mais do que explanei aqui) mas não valeu a pena...Ou então sou eu que estou a perder qualidades:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Querida Manuela as pessoas que estavam a atender eram pouco educadas...e trataram-me com uma certa rudeza até eu pedir pela primeira vez o Livro de Reclamações (eu encurtei o diálogo).
    Existiu uma 3ª pelo meio, que falava para mim como se eu fosse uma tontinha, achou que me podia gozar, com um sorriso de escárnio que todos já vimos.
    Não reclamei por escrito porque cheguei ao que queria...e decidi que ia perder o meu "latim" e o meu tempo, a 3ª percebeu bem a "tolice", talvez passem a ser mais cuidadosos
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  10. Querida Rita já tenho saído de alguns locais exactamente por esse motivo, sou uma pessoa educada, gosto de ser tratada como trato os outros.
    Não tem que agradecer o seu texto está maravilhoso.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Pobrezita, nem te soube bem a tosta!
    Nessas situações, e em alguns casos, tenho pena de quem dá a cara.
    Não há nada, mas nada, que justifique a má educação, só que eles não tiveram outra. Quem lhes dá emprego tem obrigação de lhes dar formação adequada: de como bem servir, de como se comportar perante o cliente, etc., etc.
    Num país com este sistema escolar, com uma escola de onde os alunos saiem pouco menos que analfabetos, o que esperas?
    Tenho por lema o seguinte: acima daquele que está na base há um responsável, acima deste um outro, e assim até ao topo da hierarquia. A responsabilidade maior não será das chefias intermédias?
    Lembro-me de aqui há tempos, numa determinada esplanada, o empregado que me atendeu ser um adolescente. Timido, torcia as mãos e dizia perante o meu pedido: "comecei hoje, não sei bem como é!"
    Com esta política de formação, o que está na base da pirâmide só por sorte será um bom profissional.
    Beijinho SEM embrulho.

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria Teresa, teve uma paciência de avó, sem duvida!!!
    Seja qual for a sua decisão de certeza que foi a sensata.
    Aquele abraço doce
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  13. *
    não sei o que faria,
    porém, uma reacção poética,
    não seria, certamente . . .
    ,
    brisas serenas,
    ficam,
    ,

    ResponderEliminar
  14. Querida Teresa a tosta soube divinalmente, eu não me irritei, eu tentei explicar como é que eles deviam "funcionar" porque eu não estava errada... caso contrário não tinha insistido tanto.
    É evidente que isto tudo tem como base uma falta de formação ... mas também há quem não se esforce por aprender ou tentar entender...e isso faz-me muita confusão.
    Escrevi este texto de uma forma um pouco irónica mas, na verdade, senti uma certa impotência em não ter conseguido entrar na "cabeça " daqueles dois seres, que só decidiram tomar a atitude correcta quando eu tomei uma atitude "aparentemente" repressiva, pedir pelo Livro de Reclamações. :):):)
    Beijinhos (des)embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querida Sairaf eles acabaram por fazer o que era correcto e eu não escrevi nada no Livro de Reclamações, mas não me senti muito bem por ter sido "obrigada" a pedi-lo.
    Beijinhos embrulhados para si! (Leia abracinho cheio de ternura)

    ResponderEliminar
  16. Querido Poeta, este episódio de poético não teve mesmo nada... Poética foi depois a minha atitude, a placidez com que saboreei a tosta, a ler umas páginas de um livro que tinha carregado comigo.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Olá Maria Teresa,
    Maldade!!!
    Tosta de frango com cugumelos e refrigerante de maçã...(estou a afogar-me com tanta água na boca,GLUP...)
    Pois...dificil pensar com o estomago vazio, mas, talvez anulasse o primeiro pedido, e pedisse o MENU, e oferecia o café ao empregado mais "simpático" visto que ao troféu de mal educados havia muitos pretendentes...

    Bjs dos Alpes para si

    ResponderEliminar
  18. Querida Amiga!

    A falta de "formação", para não dizer de educação, de certas pessoas, é sempre complicada... Como conheço a minha paciência, teria certamente feito um longo "discurso" no Livro de Reclamações e, dependendo do meu estado de espírito, ou oferecia o café à Gerência ou ía comer a outro sitio.
    As pessoas, independentemente do emprego que tenham devem ser sempre educadas e não há desculpas para indelicadezas.
    Beijinhos da
    Fátima Lourenço

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que ali , a esse restaurante nunca mais iria. Que se governem mas nunca com o meu dinheiro

    ResponderEliminar
  20. Querida Flor o meu primeiro pedido estava correcto, apenas omiti o café porque não bebo e não podia ser anulado, porque quando o empregado me disse quanto devia, já tinha registado a conta ...
    Estou a ver que simplifiquei muito o meu relato:):):) Foi uma cena para o cómico, tanto mais que enquanto tentava explicar a minha dúvida, eu não deixei de ter o meu ar simpático (querem ver que eles pensavam que eu os estava a gozar):):):)
    Foi uma cena absurdamente caricata...
    Mas saboreei a tosta e o sumo...sem café (mas paguei o café) e poupei 45 cêntimos:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Querida Fátima :):):) que desperdício oferecer o café à gerência! Qual gerência? Parece-me que aquela shop está em autogestão.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querido Luís não tenho ideia de lá voltar mas ... se o fizer explico tudo muito devagarinho e peço o café que depois deixo ficar no tabuleiro:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  23. Eu não desistiria de lavrar o meu protesto no LR, embora saiba que como o assunto foi resolvido a favor do cliente, aquilo vai parar ao cesto do lixo.

    ResponderEliminar
  24. Cara Maria José
    Temos de pedir sempre o menu...rsrsrs
    Este país está transformado num imenso manicómio...!!!
    Bjs
    G.j.

    ResponderEliminar
  25. Depois de pedir o Livro de Reclamações, eu escreveria nele. E nunca mais voltaria a tal sítio... Ainda bem que a tosta não perdeu o sabor! (e eu também peço "por favor"...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  26. Será que vale a pena a boa educação?!
    Será que Carlos Queiroz é que sabe como falar...
    para obter resultados?!

    ResponderEliminar
  27. Maria Teresa,

    A formação dada aos empregados é "compartimentada", a educação de alguns deles é de "shopping"... ficamos assim com a sensação de um país a "desfazer-se" de triste, não é?

    Beijinho, muito embrulhado
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Já me aconteceu algo do género e como não tenho paciência nenhuma para essas coisas, nem dou conversa... viro costas imediatamente e vou ao lado.

    ResponderEliminar
  29. Querem ver que foi saborear outra tosta?
    Isto não é uma Sr.ª D.ª Avó, é uma ave voadora!
    Uf, que canseira!
    Bem, bom proveito...
    Beijinho SEM qualquer embrulhinho.

    ResponderEliminar
  30. Minha querida Maria Teresa,

    Uuuuuuuuuuufa!!!
    Cheguei mesmo a pensar que o mal era meu quando tambem me acontece dessas coisas e por acaso até no mesmo sitio...mas enfim agora fiquei bastante contente:))))
    O problema afinal é mesmo da criadagem...!
    Minha querida descontraia...eu digo-lhe o mesmo que uma amiga diz para mim;
    Tu é que complicas!
    Ora ora eu...?
    Fez-me bem saber que afinal não sou unica!!:)))

    Bjinhos cheios de luar

    ResponderEliminar
  31. Ia comer a outro lado por serem gatunos.


    Não servirem à mesa não há problema, hoje em dia é quase sempre assim. Agora essa de ser mais caro sem ser menu já conhecia... querem obrigar-te a pedir aquilo mesmo que não queiras. :P

    ResponderEliminar
  32. Eu????
    Dizia simplesmente...
    - Só um momento, que vou ao carro buscar dinheiro...esqueci-me da carteira...
    E NUNCA MAIS VOLTAVA!!!!
    eheheh...

    Bons lanches amiga!
    Beijo

    ResponderEliminar
  33. Querido Carlos e perdia o meu tempo? Nãoooooooo!!!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  34. Querido Gaspar as pessoas não ouvem...se me tivessem ouvido com atenção, o que só fizeram depois de eu pedir o LR por duas vezes, certamente teriam compreendido, porque acredito, que no fundo, não devem ser tão "burrinhos" assim...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  35. Querido Rouxinol a agressividade e o insulto abrem muitas vezes o "caminho", mas eu não gosto de ir por aí...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  36. Querida Anira o ser-se educada traz muitas compensações, quantas vezes vejo pessoas por detrás de uma caixa e afins, com um ar tristíssimo e apenas uma palavra "diferente" da minha parte lhes faz abrir um sorriso...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  37. Querida Magy umas pessoas não foram preparadas ou não têm perfil para estar em contacto com o público, outras estão-se "nas tintas"... não há padrões nem definições bem explícitas e todos nós, de uma maneira ou de outra, acabamos por ser cúmplices neste fingir que as relações humanas são as "correctas"
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  38. Querido Salvador eu tenho um defeito que já confessei aqui, sou muito teimosa, sou "chata como o caraças" quando me apetece, de tal modo que sei que, por vezes, até sou socialmente um pouco inconveniente, torno-me uma lapa que ninguém consegue sacudir e já muitos e bons tentaram...mas tenho um lado de humildade, ao ver que estou errada fico arrependida e peço desculpas sentidas.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  39. Querida Teresa :):):)saboreei nos entretantos, vários tipos de tostas...não sonhas os voos que faço, picados, rasantes, mais ou menos, menos ou mais, etc e tal...
    Beijinhos (des)embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  40. Querida Moonlight quando contei ao meu filho esta "anedota" ele contou-me uma que se passou com ele num dos restaurantes do Frango da Guia com uma salada, que é de chorar às lágrimas... eu guardo a história para a contar um dia destes.
    Estas situações caricatas acontecem mais vezes do que se supõe...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  41. Querida S* o não servirem à mesa é-me indiferente, quando quero ser servida sei onde me dirigir e crê que não pago muito mais por isso. Na realidade, com todas estas simplificações de serviço, os postos de trabalho vão diminuindo e os patrões continuam a ter os mesmos lucros ou até talvez mais...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  42. Querido Afonso :):):) aqui está uma solução na qual nunca pensei!Boa dica!
    Bem-vindo a este cantinho, volte sempre que puder, será muito bem recebido.
    beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  43. Normalmente quando peço menus nunca bebo o café que está incluido e ainda não me aconteceu tal coisa! Era o que faltava pagar por uma coisa que não consumi. Alguns restaurantes cobram o pão mesmo sem o termos tocado! Neste caso é dizer: já que pago, embrulhe que eu levo para casa. Quando há muita 'troça' e burrice pelo meio o melhor é mesmo pedir o livro de reclamações que a estupidez passa logo.

    Bjokas*

    ResponderEliminar
  44. Querida C*inderela eu não quis pagar menos do que o preço que estava indicado, aliás paguei ...eu prescindia era do café, não do preço que este pudesse representar. O que eu não quis foi pagar mais, porque ao não quer o café eles diziam que não era menu, logo tinha que pagar "peça à peça" o que acrescentava ao preço do menu 45 cêntimos...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  45. O atendimento ao público não é assim tão simples.
    Com isto não estou a querer desculpar o empregado atenção,mas é sempre díficil agradar a toda a gente.
    Eu não pediria o livro de reclamações por 45 centimos.Apenas não voltava lá.
    Just my opinion!
    **

    ResponderEliminar
  46. Querida Claúdia penso que não percebeu a lição a tirar do texto que escrevi. É evidente que o problema não está nos 45 cêntimos, está na atitude "ignorante" dos empregados de balcão que deviam estar noutro emprego. Nem todos os clientes são fáceis eu sei...mas os empregados têm que estar preparados para os saber "domar", se me é permitido o uso deste verbo.
    Eu falhei por não ter registado a queixa! Não se reclama por "dinheiro", reclama-se por mau atendimento, há muito boa gente que precisa de emprego e não o tem...
    Possivelmente até lá posso voltar mas não usarei a palavra prescindir, porque deve ter sido ela que os "confundiu"
    Bem-vinda a este espaço, volte sempre que quiser e puder porque será sempre recebida com simpatia e franqueza de opinião.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  47. Só hoje consegui tornar-me seguidora(problemas de internet ou mesmo do blogger não sei).
    Sim eu percebi o que quiz dizer,ao escrever a minha opinião não quiz por em causa a lição do seu texto.
    O mau atendimento melhora-se,mas realmente é preciso que os próprios empregados se apercebam dos erros que cometem(já percebi que não foi o caso).
    Voce teve razão para se queixar,mas há pessoas que pura e simplesmente não teem e fazem a vida dos empregados um inferno só porque sim.
    Beijos para si!

    ResponderEliminar
  48. Querida Claúdia obrigada por ter voltado! E por querer ser minha seguidora, espero ser merecedora dessa dádiva.
    Eu mesma muitas vezes "alinho" em coisas em que não devia, por uma questão de comodidade e sei que faço mal, porque uma "repreensão" dada na altura certa, pode vir a melhorar as situações.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  49. Que coisa mais ridícula.
    Sabes o que me apetece? Ir a esse sítio e pedir o mesmo que tu e depois ver o preço; e se a situação for a mesma, "pinto a manta"!!!
    Eu sou muito bom até certo ponto, mas quando encontro gente estúpida como esta, "passo-me".
    Podia contar-te dois ou três episódios parecidos que se passaram comigo, mas noutra altura será - apenas te digo que não se ficaram a rir...

    ResponderEliminar
  50. Oi mariateresa
    interessante que quando nos acontece algo desagradável temos receios de "barracos"que é como chamamos aqui quando soltamos o verbo porque pode parece má educação e se nada fazemos, ficamos com raiva pela omissão e aceitação .
    o livro de reclamaçoes é a melhor atitude , fica registrado lá pra sempre.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Maria Teresa,a sua história faz-me lembrar uma outra que se passou comigo à pouco tempo.
    Encomendei por telefone uma pizza (na Telepizza) que fui levantar à loja. Ao telefone disseram-me que era 7,95. Quando a fui levantar disse que era uma garrafa de coca-cola. Pediram-me mais 5 euros pela bebida. Apontei para o preçario que mostrava "pizza+cola por 9 euros". A explicação é que não tinha pedido ao telefone e que por isso a bebida não fazia parte da encomenda, logo não podia usufruir da bebida.
    Reclamei. Aproveitei para incluir mais alguns maus serviços anteriores, mas que me pareciam inofensivos.

    ResponderEliminar
  52. Querido Mike não há dúvida que há qualquer coisa que não "bate certo", penso que não é estupidez é falta de "querer pensar".
    Fez muito bem em reclamar, acredite que neste momento também já penso que devia ter preenchido o LR.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  53. Teve toda a razão em reclamar e fez bem em pedir o livro de reclamações porque resolvem logo tudo num instante, chamam a gerência e saímos de lá com o nosso assunto tratado, normalmente eles estão á espera que as pessoas desistam por cansaço, paguem e esqueçam o assunto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  54. Querida Olga "quem cala consente". Cada vez mais penso que devemos reclamar quando há atitudes menos correctas,talvez assim as pessoas comecem a tentar ser um bocadinho melhores.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar