quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A MENORAH

Todos os que seguem o meu blogue há já algum tempo, sabem que no mês de Junho fiz uma fuga até Toledo e arredores, falei nela nos textos “Breve Apontamento”, “Campo de Criptana”, “Puerto Lápice”, “Carta a Dulcineia” e “El Toboso”. Da cidade de Toledo não falei na devida altura, o tempo foi passando, sempre o tempo também em fuga, fui escrevendo sobre outros temas, outros lugares e Toledo foi ficando bem escondida, no fundo do gavetão das minhas memórias. Por causa de um post publicado pelo Carapau, a semana passada, o número 7 veio-me à memória e com ele relembrei a Menorah.

Porquê a Menorah?

Em Toledo visitei duas sinagogas numa delas “A Sinagoga do Trânsito”, na qual existe um Museu Sefardita instalado em salas anexas ao grande salão da Sinagoga, cheguei à triste conclusão de que sou uma completa ignorante da História do povo judeu.
Como seu símbolo saltou-me à vista a Menorah de 7 braços. Quis aprofundar o meu conhecimento sobre ela, que é um candelabro, um suporte para luzes. A História afirma que a primeira foi esculpida para o Tabernáculo no Deserto por Bezalel, artista artesão, de acordo com o que lhe foi pedido por Moisés. O Livro Sagrado afirma que a forma e a decoração da Menorah, são a concretização de uma inspiração divina. Neste Livro em Êxodo 25:31/40 pode ler-se: “O Senhor disse a Moisés: Farás um candelabro de ouro puro e o farás de ouro batido, com um pedestal e sua haste, … seis braços sairão dos seus lados, três de um lado e três do outro…” Este candelabro seria apenas uma imagem das verdades celestiais, como foram reveladas a Moisés quando estava para construir o tabernáculo.

Que verdades são estas, que estarão escondidas na Menorah?
Esta Menorah (na actualidade tem 9 braços) é formada pelos seguintes elementos: uma base, um eixo central, seis braços (três de cada lado do eixo) e 12 esferas (situadas nos braços). Tive e tenho curiosidade em conhecer o significado dado pelos homens da Antiguidade, com base divina ou não, destes elementos.

O que “descobri”?
A base é tríplice e representa os 3 elementos como eram considerados na Antiguidade: AR, FOGO e ÁGUA.
O eixo central representa DEUS, como ser único e com tudo ligado a ELE.

A partir daqui embati numa parede complicadíssima de simbologia em que se fala nos 32 caminhos da Sabedoria da Criação (os 10 algarismos e as 22 letras do alfabeto hebraico perfazem os 32) e não entendi nada de nada, nadinha mesmo…

Como sou uma chata até para comigo mesma, não vou desistir… e aproveito para fazer um apelo: alguém é conhecedor deste assunto?

E o culpado disto tudo é o CARAPAU que me fez relembrar vários “factos” relacionados com o número 7…

32 comentários:

  1. Obrigado Amiga pela Lição.
    Gostaria de ajudar, mas sou muito pequenino para isso.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da história do candelabro. Parece ter lógica. Também sou um analfabeto nas coisas dos judeus.

    ResponderEliminar
  3. Querido Gaspar há certos temas em que as pessoas não gostam de tocar, mas crendo-se ou não num ser supremo, elas fazem parte da História do Homem. Ainda hei-de conhecer todo o simbolismo da Menorah, continuo a gostar de aprender.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  4. Querido Luís tenho andado a ler uns livros sobre a sua História e estou a "ver" o encaixe de certos factos que se passam na actualidade.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  5. Mas para que dá atenção a um carapau? pois vê lá o que aconteceu tudo por causa de um carapau.. MAri Tere toma lá tu cuidado com os carapaus...kis :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Avogi este Carapau é tão divertido que não resisto aos desafios dele:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Eu não percebo nada desses assuntos, mas adoro Toledo, e o Tejo ali aos seus pés...

    ResponderEliminar
  8. Conheço a história do povo sefardita muito pela rama... Para uma leitura leve e interessante, de romance histórico, aconselho "O Último Cabalista de Lisboa", de Richard Zimler - a história do "pogrom" que ocorreu em Lisboa, no reinado de D. Manuel II. A simbologia judaica é riquíssima, e também gostava de a conhecer melhor...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Querido Pinguim também eu, também eu... mas vou dar-te um "desgosto" o Tejo está muito poluído!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  10. Querida Anira obrigada pela dica, entretanto comecei por algo ainda mais básico pelo "Judaísmo para todos" de Bernardo Sorj.
    Gosto de simbologia, talvez por completar o "meu lado" da matemática que sou, independentemente da religiosidade que esses símbolos possam ter ou não.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Que gosto de História, isso é inegável. Contudo, ainda tenho muita coisa para aprender, como já aprendi, hoje, no teu Blogue.
    A explicação do candelabro está bem explicada e cativante.

    Quanto ao satisfazer a tua pergunta, nada posso fazer. Não sei, mas vou ficar atento que apareça alguém que desvende esse assunto.

    bj...nho

    ResponderEliminar
  12. Eu desconfio sempre quando um Deus manda fazer coisas em ouro. A vida está cara, sabias?

    ResponderEliminar
  13. Querido Sérgio a História é um mundo infinito, comparativamente com o tempo que temos à nossa disposição para a ir conhecendo, é fascinante ler as diferentes versões de um mesmo facto histórico...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  14. Querido Rafeiro se foi um Deus que mandou ou não fazê-la "moi" não sabe, não assisti, não me podem chamar para testemunhar... mas esta Menorah existe ou existiu e há quem diga que se encontra "escondida" no Vaticano:):):)
    A vida está cara? A vida está na cara? Mais um mistério para eu desvendar...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Já me estou a ver pendurado num dos braços do candelabro a ser crucificado...
    Mas tenho as costas (lombo) largas, aguento qualquer coisa. Até a tua amiga AVOGI parece disposta a atear o lume por baixo.
    Tenho de me precaver... :-)

    Quanto ao Menorah e ao assunto central do post, sou um ignorante bem comportado.

    ResponderEliminar
  16. Querido Carapau a Avogi é mesmo amiga do peito... não quer que eu me afogue nas águas profundas por onde te passeias. Se tens bom lombo não sei porque nunca te vi, nem mais gordo nem mais magro, mas na realidade disseste que eras alto, loiro, espadaúdo e com olhos azuis e fizeste-o "publicamente" num comentário sobre a mentira compulsiva, não estou a desvendar segredos...
    Quanto a seres bem comportado, não sei! Não!:):):)Depende do conceito de bom comportamento!:):):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  17. Toledo é um verdadeiro Museu onde encontramos compêndios de História Viva

    ResponderEliminar
  18. Adorei Toledo. Visitei as sinagogas, a imponente Catedral, a casa do pintor grego com os impressionantes retratos dos apóstolos, a fortaleza.

    Do povo judeu sei muito e lamento ainda mais o que Israel está fazendo aos palestinianos, povo tão semita quanto ele.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  19. Querido Carlos já estive em Toledo por três vezes e continuo com muito para ver, só a Catedral tem "matéria" para dias...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Querida São bem-vinda a este cantinho! Diz que sabe muito sobre o povo judeu mas ficou por aí...
    O que os israelitas estão fazendo aos palestinianos e vice-versa todos sabemos (mas não são todos os judeus, nem todos os palestinianos) ... mas a sua História? Saberemos assim tanto?
    O que eu sei é que o judaísmo secular e humanista, que nos tempos modernos orientou pensadores, cientistas, artistas e activistas judeus, de Freud a Einstein, de Modigliani a Chagall, de Kafka a Roth, está actualizado e estas pessoas não invocavam livros sagrados nem mandamentos divinos para afirmarem uma identidade judaica, nutriam-se da história e da cultura judia, dos seus dramas psíquicos e existenciais, de laços particulares de solidariedade, quando os judeus foram perseguidos, e de revolta, quando agiram sem sensibilidade diante do sofrimento dos outros.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. As coisas que eu aprendo ao vir até este teu cantinho! Só lamento não poder dar uma ajuda na tua "busca". Mas, não tenho dúvidas que a Maria Teresa (que se diz chata) vai conseguir. E aí...eu aprendo mais um pouco ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Querido Aflores devagar se vai ao longe e eu sempre me dediquei à "investigação", nem que vá falar com um rabi, deve haver um por aí...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro Toledo e estive lá em Janeiro, mas infelizmente não visitei a Sinagoga de que nos fala...mas certamente que quando lá voltar irei fazê-lo, até porque adoro História ;)
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  24. Querida Rita normalmente as pessoas visitam a Sinagoga de Santa Maria La Blanca, foi utilizada a partir do século XV como igreja, quartel e armazem de mercadorias, tem um espaço muito bonito, os seus pilares, capitéis, arcos e medalhões estão maravilhosamente trabalhados e bem conservados. No seu espaço fazem-se exposições, concertos e outras actividades afins.
    A de que falo neste post é diferente tem um museu permanente muito interessante de se ver...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  25. Desde há muitos anos que desejo comprar um Menorah de sete braços, só para pôr as velas com as cores do arco-íris(não confundam com a bandeira, porque a essa falta-lhe uma cor e também ninhuém tinha nada a ver com isso), mas não consigo fazê-lo, só porque ele está no símbolo da MOSSAD, que é dos S.Secretos mais perigosos.
    Credo! Ainda por cima hoje é sexta-feira 13.

    ResponderEliminar
  26. Querida Anfitrite e o que tem o dito cujo a ver com as calças? Fiquei sem perceber mas também não devia ser para ser percebido!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  27. Desculpe mas não é difícil entender, apesar de me ter expressado mal.
    Como é eu que eu consigo conciliar ter na minha casa um Menorah e as respectivas velas, que para mim tem um valor místico especial, pois cada cor tem o seu significado, e ver na minha mente o emblema da MOSSAD, sabendo o mal que eles andam fazendo pelo Mundo, inclusive infiltrados entre os Palestinianos, para lançar a confusão(é pouco) e pensar na faixa de Gaza e no muro da Cisjordânia e no que os colonos têm feito com o apoio deles. Não se esqueça, todo o obstinado consegue os seus objectivos, se não vira fanático perigoso. E infelizmente, está tudo ligado.

    ResponderEliminar
  28. Para me tornar mais clara: é como orar na frente de um crucifixo, em forma de cruz gamada, e com Cristo lá pregado.
    Não leve a mal a minha rudeza, porque eu sou muito sincera e sofrida, mas tenho gostado de ver a jovialidade dos seus comentários por aí...

    ResponderEliminar
  29. Querida Anfridite o meu comentário ao seu foi para dar por finda uma polémica que me pareceu que queria levantar. Não a conheço mas pelo que diz é alguém muito sofrida, precisa de desabafar mas não lhe parece que fugiu ao meu texto? Eu quero epenas descodificar a simbologia da Menorah e respeito-a como respeito a cruz e outros símbolos religiosos, porque sei que todos devem ter a liberdade de acreditarem e respeitarem os simbolos que quiserem...Para além disso tento equilibrar os comentários para que não saia daqui nada que desrespeite quem quer que seja.
    O que não pode é considerar a MOSSAD, como representante de um povo e querer mostrar que os Palestinianos são todos mártires...
    Se quiser falar mais sobre o assunto e elucidar-me sobre muitas situações que é natural que eu desconheça, faça-o para o meu e-mail que vem indicado aqui no blogue. Trocarei ideias e impressões consigo sem qualquer "travão".
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  30. bom dia achei muito bonito, e fiquei de certeza forma contente. ao perceber que as pessoas buscam de alguma forma sobre nossa cultura judaica.
    conheci esse site por acaso.
    mais humildimente talvez possa dar uma palavra chave para encontra essa resposta.
    acredito que se perguntaram por que não da a resposta logo. e seria fácil mais a menorah perderia seu grau maior de importancia. para raça humana. a menorah esta em sua vida todomomento mais por desconhecimento as pessoas olham mais não vem nada. mais posso da uma caminha, ele élongo , mais após passa esse primeira fazes ,não será a mesma pessoa com certeza.1º passo aprender e ser livre em todos os sentidos de pensamento.sem conceitos morais, culturais e religiosos. a menora e mais que religião.
    2º passo tudo esta interligado. você vê a menorah na rua, na sua casa em todos os lugares.
    3º PASSO : NÓS JUDEUS TEMOS 613 LEIS, AGORA DESCUBRAM. QUANTOS ORGÕES TEMOS EM NOSSO CORPO, E QUANTOS OSSOS
    4º QUANTOS DIAS DA SEMANA, QUANTOS DIAS TEM O ANO E POR QUE NO OCIDENTE TEM BI SEXTO.EO NORTE AQUI ESTA AO CONTRARIO.
    5ºAS LETRAS HEBRAICA TEM VALOR , E CADA LETRA TEM UM SIGNIFICADO PRÓPRIO NUMA POTENCIA. ASSIM NASCI A NOTA MUSICAL. DÓ, RÉ MÍ FÁ SÓ, LÁ SÍ EM CLAVE DE SOL.
    6º POR QUE EXISTE EM ALGUMAS RELIGOS OS CALICES.

    7º POR QUE EM TODOS OS PAIS , OU CIDADE TEM OBELISCOS.

    A MENORAH É O MAIOR SIMBOLO DE TODOS OS EXISTENTES NA TERRA, PARA TODOS OS POVOS OU RELIGIÃO.NÃO CONFUNDA SÍMBOLO COM ALEGORIA.
    SÍMBOLO É UM MAPA QUE SÓ PODE SER VISTO POR OLHOS E MENTE LIVRE SÓ ASSIM PODERA ENCONTRA ESSA RESPOSTA.
    UM EXEMPLO PRATICO. A MENORAH ESTA PRESENTE NO SIMBOLO DO VASCO DA GAMA, NA BANDEIRA DO BRASIL, NA BANDEIRA DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS.
    E EM TODAS AS NAÇÕES EXISTENTE NO MUNDO.
    NO LIVRE DE GENISES SITA DUAS ARVORES. UMA DA VIDA ATÉ HOJE GUARDADA,E A OUTRA DO CONHECIMENTO.
    NA ARVORE DA VIDA EXISTE UM ANJO COM UMA ESPADA FLAMIGELA PROTEGENDO.

    NO CEMITERIO JUDAICO SÓ UM TIPO DE CLASSE JUDAICA QUE PROTEGIA A MENORAH É ENTERRADO SEPARADO DOS OUTROS.
    SE VOCÊ NÃO TIVEREM ACESSO AO CEMITERIO JUDAICO, VEJA O FILME JORNADA NAS ESTRELA, DR ESPOC. OLHE AS MÃO .

    EU SOU SEFARADIM ESSE SÍMBOLO E MUITO USADO PELOS JUDEUS SEFARADIM.


    ESPERO HUMILDIMENTE TER DIRECIONADO VOCÊ PARA TRILHA, DA QUI PRA FRENTE É INDIVIDUAL ESSA BUSCA.

    BOA SORTE A TODOS

    ResponderEliminar
  31. MINHA QUERIDA ANFITRITE,

    EU ENTENDO SEU PENSAMENTO SOBRE A SEXTA FEIRA 13.

    MAIS MINHA QUERIDA, ESSE MITO SURGIU DE UMA FORMA HISTORICA TRAGICA NA EUROPA. DESSE DIA EM ENTÃO POR RAZÕES QUE GOSTARIA SE VOCÊ ACHA QUE DEVER ENCONTRA AVERDADE.
    EU POSSO MOSTRA O CAMINHO PARA VOCÊ ENCONNTRA, SE VOCÊ ACHA QUE SERÁ UTIL PARA VOCÊ SABER A VERDADE OK.
    BUSCO SOBRE OS ESCOTEIROS, QUEM FOI SEU CRIADOR, QUAL O SEU SÍMBOLO, E QUEM FOI ESSE HOMEM QUE MORREU DIA NUMA SEXTA FEIRA 13. NA ÉPOCA SEU REI TINHA EM SEU NOME A BELEZA.

    ESPERO QUE DEPOIS DE ENCONTRA A VERDADE, PASSE A SER PARA VOCÊ NÃO MAIS UMA ALEGORIA DE MÁ SORTE, MAIS SIM UM SÍMBOLO DA IGNORANÇIA AINDO DO SER HUMANO PELO FANATISMO E PODER . SOBRE OS MAIS FRACOS E POBRES.

    E VERA MINHA QUERIDA AMIGA QUE ATÉ HOJE, AINDA QUEM GOVERNA OS PAIZES SÃO, CLERO, REI E CAVALHEIROS.

    BEIJOS E BOA SORTE.


    MEU NOME: DG

    ResponderEliminar
  32. BOM MINHA QUERIDA FALA SOBRE O MOSSAD.
    FIQUEI SURPRESO, QUE PESSOAS SE PERGUNTEM QUEM É O MOSSAD.

    1º RESPOSTA. SIM MINHA AMIGA ANFITRITE, VOCÊ TEM RAZÃO QUANDO FALA SOMO TODOS NÓS EU JUDEU E MEUS PRIMOS ARABES, E TAMBÉM O JUDEU RELIGIOSOS, E O MUSULMANO NOMADIS. O MAUS DE NOSSA TERRA SÃO OS CLERO , DIRIGINDO OS REIS E ORDENANDO OS CAVALHEIROS. O MEU POVO DE AMBOS OS LADOS, SOU JUDEU DE PAI E MÃE,MAI OS MEUS PAIS NASCERAM EM PAISES ARABES, MINHA PATRIA ASSIM COMO DE MEUS PAIS. MINHA MÃO , EGIPICIA, MEU PARA ARABIA SAUDITA HOJE,

    NÃO SOOU A FAVOR DESSA GUERRA NO ORIENTE POR E ISSO HOJE FAÇO OUTRA COISA . MEU POVO IRMÃO DE AMBOS OS LADOS INOCENTES. O POVO NÃO SABE NA VERDADE O QUE SE PASSA NO MUNDO REAL E VERDADEIRA. VEJA O FILME MATRIZ. SERÁ UMA PEQUENA A MOSTRA DE COMO FUNCIONA NA REALIDADE.

    MINHA QUERIDA BEIJINHO.SOBRE O MOSSAD.
    SIM UM SERVIÇO SECRETO ISRAEL.
    HOJE ISRAEL UM PAIS NOVO, MAIS COM UM CONHECIMENTO EM GUERRAS MILENAR.
    O MAIOR SERVIÇOS SECRETO DO MUNDO, HOJE O MOSSAD
    E O BRAÇO FORTE DA CIA, SIM ESTADO UNIDOS,ESCOT INGLATERRA E OUTROS PAISES DA EUROPA COMO PORTUGAL E INTERPOL.

    A PAPAEL PRINCIPAL DO MOSSAD É TERRORISMO. ANTECIPA AS AÇÕES TERRORISTA.

    O QUE TEM HAVER A MENORAH COM MOSSAD, TUDO.
    VOU LIDA A BASE . DAQUI PRA FRENTE É SUA BUSCA PESSOAL. O CAMINHO DO MOSSAD É O KRAV MAG TEM TUDO HAVER COM A MENORAH.

    MINHA QUERIDA BEIJINHO ESPERO QUE ESSA PEQUENA DICA POSSA AUXILIA VOCÊ EM SUA BUSCA.
    MAIS ESTEJA CIENTE QUE ALGUMAS COISA , VOCÊ NÃO TERÁ ACESSO, A MENOS QUE CONHEÇA ALGUÉM NO GOVERNO DE SEU PAIS.
    COMO INTERPOL, OU SIRP UM ORGÃO EM PORTUGAL.
    MAIS MINHA AMIGA ESPERO QUE POSSA TER AJUDADO ATÉ ONDE MEU CONHECIMENTA CHEGA. EU TAMBÉM NÃO SEI MUITO PARA LHE FALAR. SÓ ATÉ AQUI.
    BEIJOS E BOA SORTE

    DG

    ResponderEliminar