terça-feira, 29 de junho de 2010

MENTES A DESCOBERTO

Quantos de vós já ouviram falar em neuromarketing?
O neuromarketing é filho de um casamento entre a neuromedicina e o marketing, “nasceu” por volta de 1990 e o seu estudo e implementação é financiado por grandes empresas como a Coca-Cola, a General Motors, a Ford, a Kodak e outras…
O marketing que tanto nos agride, pode ser definido, de uma forma muito simples, como sendo um processo para levar um produto ao seu consumidor, sob a forma de publicidade e de “demonstradores” devidamente treinados. Na actualidade, tem um enorme aliado, a ciência que estuda o comportamento de quem consome. Através do estudo das reacções neurológicas a determinados estímulos fica a conhecer-se a lógica do consumo, esta lógica permite perceber os desejos e as motivações das pessoas. Surgiu assim um novo conceito o neuromarketing.
Através da ressonância magnética e da tomografia computorizada, já se consegue ver como determinadas funções cerebrais (memória, raciocínio, emoções) são activadas perante um estímulo. Com este conhecimento o caminho da mente de um consumidor fica a descoberto e os conhecedores deste processo ficam a conhecer os “desejos” dos potenciais consumidores mesmo antes deles mesmos estarem conscientes do que desejam.
Resumindo o neuromarketing informa as empresas do modo como o consumidor reage cerebralmente em relação ao cheiro, à cor, ao sabor, à embalagem de determinado produto, … Os publicitários puderam deixar para trás os estudos subjectivos, as meras impressões e as estatísticas.
E nós consumidores ficámos à mercê deste processo de actuação, ficámos fragilizados e somos “empurrados” por imagens ou afins, que de um modo invasivo nos conduz ao consumo.

Para além dos que fazem estes estudos e os publicitários, temos aquilo a que chamo os “profissionais no terreno”, aqueles que têm artes para nos levar a comprar o que nem sempre estamos a precisar muito. Eles resumem o seu modo de actuação a uma sigla A.I.D.A. (Atenção, Interesse, Desejo, Acção).
Depois de nos despertarem a atenção, eles têm que nos manter interessados e fazem-no de um modo simpático e amigável, falam muitas vezes, nos seus próprios problemas. Ficamos abertos a desejarmos o “objecto” que nos está a ser impingido e aí os bons profissionais falam nas pessoas importantes que já adquiriram o produto, em como o stock é limitado, …
Chega a altura de passarem à acção e fazem-no com muita subtileza com perguntas tipo gostaria mais de outra cor? Quer que volte na próxima semana?
O pagamento pode ser facilitado sem juros!
(…)
Conheço uma marca de aspiradores em que o “vendedor” actuou exactamente desta maneira.
Para além desta experiência tive outra há bem pouco tempo que passo a relatar:
Há cerca de 15 dias recebi em minha casa um destes promotores, promovia uma bomba filtro de água. Embora não pareça, muitas vezes tenho imenso que pensar e que fazer de modo que, ao telefone, ao ouvir uma voz feminina a dizer-me “que era a não sei das quantas” da verificação da qualidade da água da zona eu nem meditei, disse logo: envie o técnico! O pobre coitado, que até tinha uma excelente apresentação, decidiu (com o meu consentimento é certo) invadir-me a cozinha pequeníssima com um aparelhómetro (aquilo a que o demonstrador chamava filtro) razoavelmente grande para as dimensões do desgraçado do meu lava-loiças e respectiva bancada, ainda por cima quis copos e mais copinhos transparentes, dois jarros e água fervida (a ferver estava eu por dentro) e decidiu fazer experiências que não eram mais do que a electrólise da água (usou-a na água fervida, na água da torneira e na água engarrafada) enquanto a água da torneira passava pelo tal aparelhómetro. Quando ele me começa a falar que o “tal” retinha vírus através duma dupla membrana “não sei das quantas” eu tive que fazer um esforço enorme para não me rir. O aparelho “monstruoso” para o tamanho da minha cozinha, que está a precisar de obras urgentes, custa a módica quantia de 18yy euros se ficar instalado sobre a bancada (não sei é como depois conseguia cozinhar) ou 16yy euros se ficar por baixo do lava-loiça que por acaso, nesta casa, até é uma “pia”. Podia pagar em “n” prestações, tinha garantia vitalícia e ofereciam-me um colchão…
Eu fingi que engolia tudo desejosa que o fulano levasse toda aquela parafernália para longe da minha vista…
Socorro! Poupem-me! Livrem-me destes “neuromarquetistas” da banha da cobra… Descobriu-me a mente uma ova!

Nota:
1-Este processo é bastante complexo e tem enormes aliados, nomeadamente os nossos cartões de crédito, os nossos cartões de desconto de grandes espaços comerciais, … através deles vão ficando registados milhares de dados para estudo dos técnicos treinados para fazerem estudos de mercado…
2-Obrigada querido A.A.S. por teres despertado a minha curiosidade para esta nova forma de nos levar ao consumo, o neuromarketing. Sem este teu “espicanço” eu nunca pensaria em tal e este post não existiria.

24 comentários:

  1. Olá minha cara amiga Maria Teresa.
    É uma satisfação muito grande eu estar presente, nesse momento, a usufruir desse belo texto. E é com imensa alegria que eu lhe informo que ...
    eu vim fazer uma visita; não vim vender nada.

    Desculpe a brincadeira. Realmente os vendedores precisam ter um dom de convencimento muito grande (o que eu decididamente não tenho).

    Me impressionou esse assunto. Não o imaginava.
    Enquanto lia, ficava pensando:
    - Estariam os políticos aqui no Brasil a utilizar dessa metologia, para nos imputar uma ex-guerrilheira no comando do País?

    Ela que nunca foi eleita sequer síndica de prédio?

    Seria atrevimento lhe solicitar informações ao seu amigo sobre essa possibilidade? Se confirmada, eu preciso postar isso no blog, para tentar alertar mais algumas pessoas do perigo a que estamos submetidos.

    Um abraço e uma ótima semana.

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  2. Querida Maria Teresa, não é que há dois meses eu passei pela mesma experiência? Pois o demonstrador super simpático, demonstrou-nos por a+b (copos e copinhos) que a água que consumiamos, sem o dito filtro, tinha um aspecto nojento de um acastanhado, horripilante (a dita electrólise). O mais notável, é que o meu querido marido com as demonstrações , já estava meio convencido. Claro que não ficámos com a dita bomba filtro de água, porque: 1º - O preço era uma exorbitância; 2º - Instalava-se o dito filtro e saiam as panelas, da cozinha! 3º - Já trabalhei em publicidade e marketing e sei de alguns truques que nos induzem a comprar determinada coisa, mesmo não servindo para nada.
    Beijinhos minhotos

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  3. Cada dia a publicidade é mais agressiva e nem sabemos como fugir-lhe.Acabam por nos mostrar que não são eles que nos vendem mas nós que os queremos comprar porque são úteis e bons e que até nos fazem falta.
    Mais tarde a verdade mostra-nos como estávamos enganados.........tarde demais.......

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  4. Querido Zergui esteja à vontade, aqui também se brinca! Sem uma pequena brincadeira, o que seria da vida? Brrrrrr, monótona qb!
    Penso que quem tem jeito e conhece as técnicas do euromarketing consegue "vender" tudo, desde que a "vítima" não tenha defesas. Nós não nos apercebemos mas a nossa mente é influenciada todos os dias por "notícias" aparentemente inofensivas mas muito "trabalhadas".
    Há na realidade estudos médicos que comprovam através dos métodos de diagnóstico que citei a alteração das ondas cerebrais.
    Este assunto é muito complexo mas apaixonante.
    Tanto em política,... como na arte de sedução ele pode ser aplicado e é muito perigoso, torna-nos robots, somos marionetas nas mãos de gente menos escrupulosa...
    Posso dar-lhe mais informações mas vou fazê-lo através do mail, não prometo é ser já hoje.
    Conseguiu encontrar o modo como se formam os buracos cársticos (Guatemala)? Enviei-lhe uma "pista".
    Beijinhos embrulhados para si!

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  5. Querida Manuela a água potável que bebemos tem que ter sais minerais dissolvidos, caso contrário beberíamos apenas moléculas de água, o que não será de todo aconselhável. Com a electrólise esses sais são separados, tornam-se visíveis...
    É evidente que, por vezes, há falhas no tratamento da água que chega às nossas casas mas isso acontece muito raramente.
    Os sais minerais que existem na água dependem muito da região. Na nossa Estremadura as águas têm bastante calcário.
    Beijinhos embrulhados para si!

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  6. Querido Luís é exactamente isso! E quem subsidia esses estudos? As grandes multinacionais que, por sua vez, vão crescendo à custa da mão-de-obra barata dos povos menos "desenvolvidos" e de todos nós que nos deixamos influenciar.
    Beijinhos embrulhados para si!

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  7. Estranho casamento este, que vicia, cria dependencias e gera apetites insaciáveis...

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  8. Sabes do que mais gostei? Do pormenor da oferta dum colchão!
    Deve estar implícito nela aquele ditado : "quem boa cama fizer nela se deitará".
    Eu não dou muitas oportunidades para me "venderem o peixe" ( de peixe, sei eu umas coisas :-)), mas com um colchão de oferta, não sei não...
    Bom resto de domingo e muita água não filtrada!
    (E agora vou ali ao lado responder a uma pessoa que me quer "vender" um produto...)
    :-))

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  9. Querido Rouxinol é uma técnica moderna de marketing,é um modo de consultar as preferências dos consumidores, verificando os "produtos" que despertam mais atenção...E isto não acontece com a mera marca de sabonete ou perfume, acontece com os carros topo de gama, com o imobiliário, com as propriedades,...com as antiguidades!
    Beijinhos embrulhados para si!

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  10. Querido Carapau, isto é mesmo verdade, só faltou ele pedir para ver a minha cama e comparar o meu colchão com a amostra que trazia...
    Ainda por cima, ia dizer uma coisa...mas já não digo!:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

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  11. Querida Maria Teresa, é sem dúvida interessante este texto sobre o neuromarketing. Somos bombardeados de forma agressiva, com as mais diferentes ofertas, quer seja pelo telefone, quer pelo correio e nos e-mails. Felizmente, já estou acautelada e já consigo filtar e cortar pela raiz, embora tenha pena das pessoas coitadas, tentam fazer algum trabalho, se calhar foi a saída que tiveram em termos de emprego.
    Mas, é demais esta invasão da nossa vida, e aínda por cima com asneiras do tipo da que aqui contou, " uma membrana que filtra os vírus ".
    Também quizeram maracar comigo esses senhores do teste água, mas o meu marido disse-me logo que por certo me queriam vender algum filtro...
    ficou por aí mesmo!

    Tenha uma boa e excelente semana.
    Beijinho

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  12. Querida Saozita não é qualquer um que consegue aplicar a AIDA, tem que ser alguém com bastante poder de persuasão.
    As abordagens pelo telefone, quanto a mim, têm outro cariz, são um pouco diferentes...
    Beijinhos embrulhados para si!

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  13. Boa informação.
    Eu como sou um mau feitio, não atendo publicidade.Gosto de enviar os envelopes RSF cheios de papeis recortados de sacos de cimento. jornais, guardanapos usados etc.
    Quando toca o telefone para publicidade, adoro. Fico na conversa dizendo que estou muito interessado, faço imensas perguntas ,dou muitas respostas peço que me expliquem muito bem e, depois dou a nega dizendo que a empresa onde trabalha é muito rica, pois dá-se ao luxo de gastar tanto dinheiro em telefonemas e, quanto a resultados,nicles.

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  14. Querido João és mesmo "mau feitio":):):).
    Pelo telefone também faço umas "marotices" mas não vou tão longe... dou pouca conversa, tenho coisas mais interessantes para fazer.
    Beijinhos embrulhados para ti!

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  15. Eu estou estudando Marketing.. e infelizmente é tudo um "plano" para levar as pessoas a comprar.
    Eu própria que estou tirando marketing, odeio os inqueritos de rua, e os telefonemas constantes para aderir a propagandas enganosas, é preciso ter muito cuidado.

    Muito interessante o post.

    beijo*
    Fique com os anjos

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  16. Querida Joanne como é que as multinacionais venderiam tanto se não conhecessem em "profundidade" os "gostos" dos potenciais consumidores?
    Beijinhos embrulhados para si!

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  17. se há coisa que nunca conseguiria ser era vendedora de produtos, que em geral as pessoas não querem... É preciso estar bem atento para não sermos levados na onda do consumismo desenfreado, só porque sim!

    Bjokas

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  18. Este post é muito interessante e sem dúvida uma ajuda para estarmos atentos à forma como são utilizados (no pior sentido) os nossos impulsos, não só na publicidade mas nas relações interpessoais. Obrigado.

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  19. Querida Anira estar-se atento e não ter vergonha de dizer, não quero!
    Beijinhos embrulhados para si!

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  20. Querido Fd as pessoas que estão muito "dentro" desta nova técnica de markting, são normalmente bastante inteligentes e com uma agressividade não visível, tornam-se "perigosas" nas relações interpessoais, têm tendência a tornar os outros "fantoches" e têm prazer nisso. Nem todos serão assim, há quem saiba separar um método de estudo e de actuação, da sua vida privada.
    Beijinhos embrulhados para si!

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  21. maria teresa,

    Como foi cair numa dessas!!!!
    Aqui recebo telefonemas com essa conversa da treta 1001 vezes ao ponto de tanto eu, como o meu marido, já nem tolerarmos a conversa que vem do outro lado da linha. Mal eles/elas dizem que andam a estudar a qualidade da água eu digo logo que sim mais que também e desligo.

    Era o que me faltava!!!!! Já basta o controlo que hoje em dia nos fazem através das nossas pesquisas na net. Esses malandões que defines aqui como neuromarketiers não nos larga a porta para saber o que gostamos e o que precisamos.

    Até quando poderemos navegar sem nos obrigarem a comprar o que eles querem vender?

    Beijosssssss

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  22. Querida Tite caí e não caí, acabei por me divertir... tive que tomar uma atitude quando percebi do que se tratava. Coloquei dúvidas na eficácia da tal membrana que não deixa passar os vírus, mas ele convicto (ou a fingir)citava vários nomes,optei por não lhe falar nos meus conhecimentos de física e de química... deixei-o falar e passei a observá-lo...tinha uma vantagem era um bonito homem,com idade para ser meu filho!:):):)
    Penso que o problema maior não está nestes fulanos, está na publicidade que nos entra pelos olhos dentro, só não a vemos se andarmos de olhos fechados.
    Beijinhos embrulhados para ti!

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  23. Já tinha lido qualquer coisa sobre esse assunto. O que é certo é que o marketing ligado ao consumo está a tornar-se cada vez mais inteligente levando as pessoas a desejarem algo que não lhes faz falta. Incute desejos e as pessoas que o paguem! É preciso ter muito cuidado.

    Bjokas +****

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  24. Querida C*inderela este tipo de markting é muito perigoso se for "manejado" por pessoas sem escrúpulos até na vida do dia-a-dia são pessoas que aprenderam a "controlar" as mentes de quem os rodeia.
    beijinhos embrulhados para si!

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