quarta-feira, 4 de julho de 2012

ROTUNDAS


Por altura da Páscoa fugi até ao sul de Itália, iniciei o passeio em Nápoles e visitei toda a Costa  Amalfitana, andei por caminhos “normais” e pasme-se só encontrei duas rotundas! Soltei gritos de espanto!
Esta introdução foi para vos dizer que andei pela “sola e pelo salto da bota”, aconselhar-vos o passeio, não ligarem muito à educação dos italianos, caso contrário andam sempre a chamar-lhes mal-educados (há muitas excepções, como felizmente, não podia deixar de ser) e para vos falar das nossas rotundas (sem conotações políticas).
Mais do que é costume tenho passeado de carro e não só, pelo nosso país, por estradas e estradinhas e, em tudo que é “sítio” encontro uma rotunda, com um enorme, um médio ou um pequeno diâmetro. Parecem ervas daninhas, nascem a uma velocidade estonteante e, por vezes, de tal modo “tão bem sinalizadas”, que quem fica tonta sou eu por ter que as circundar mais do que uma vez.
Rotunda  das Pirâmides (em Mirandela)
Por acaso, apenas por acaso (estou numa de humor negro, não quero insultar ninguém, esta lei é diferente noutros países europeus), conhecem muito bem a lei que rege o modo como se circula nas rotundas  e se sai dela? Acontece que eu conheço-a mas estou arrependida de a conhecer, sou bastantes vezes “buzinada” ou insultada porque faço tudo como manda a lei, ainda não me bateram e espero que não o façam porque, talvez o perito do seguro também não a conheça e decida que eu é que sou culpada. Um motorista de táxi (onde ia como passageira) errou, sem saber que estava a errar, apitou à condutora que procedera correctamente. Quis tirar meças comigo quando tentei, apenas tentei, explicar-lhe como era a lei, mas a cabeça dele era muito dura e a minha muito frágil.

Desafio: Como é que se deve proceder?

Não se coíbam de comentar, até me podem chamar maluca se quiserem, eu continuarei a chamar-vos queridos porque vocês o são!

E VIVA PORTUGAL O PAÍS DAS ROTUNDAS!!! 

18 comentários:

  1. ahahah Não vale a pena bater com água mole em pedra dura, porque às vezes não fura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida S* pelo menos não fura logo rsrsrsrsrsrs
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  2. circular por dentro até à saída, e sempre tendo em atençao que quem muda de faixa perde a prioridade
    kis .=) minha muito querida MARI TERE

    ResponderEliminar
  3. Querida Gi parece-me que estás um bocadinho "baralhada":):):)
    Na Madeira há muitas rotundas?
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Sobre rotundas duas palavras:
    1-Em janeiro deste ano publiquei um post sobre rotundas. Como na altura estavas em periodo sabático :) não o leste. Recomendo-to. :)
    2-Conheço uma rotunda onde normalmente estaciona um pronto socorro, tantos os acidentes que por ali se dão. O homem já descobriu ali uma mina de oiro, muito mais lucrativa que a extração do mesmo no Alentejo (onde também há rotundas).
    3- E a "maravilha" de algumas obras de arte que decoram as rotundas?

    Bjo.

    ResponderEliminar
  5. :) Atrevo-me, cá vai:
    1- circular na faixa pretendida, ie; 2ªfaixa = 2ª saída, 3ª faixa = 3ª saída da rotunda.
    2 - após passar a saída anterior à pretendida, aproximar cautelosamente da direita, para sair na próxima.
    3 - Não esquecer: tudo com muito jeitinho!!
    Baralhados(as)?! Também eu, detesto rotundas: comigo, é tudo a direito :)))

    Beijinhos Desembrulhadissimos, apesar deste início de Julho tão xoninhas :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana quem se atreve chega longe e chegou lá mas muito sumariamente:):):), há rotundas que só têm uma ou duas vias, como é que é???
      Eu também concordo consigo, tudo a direito...e lá vou eu! Mas nas rotundas cumpro, neste momento só tenho seguro contra terceiros:):):)
      Tenho saudades de muitas pessoas e de muitas coisas (está incluída, nas pessoas evidentemente:):):))mas o tempo impede-me de gozar em pleno determinados planos.
      Neste momento estou a fazer o papel de "mamã" dos meus 3 amiguinhos de 4 patas, a Petra está muito em "baixo" (para além de várias mazelas, está mais velha do que eu)
      Beijinhos embrulhados para si e boa praia!

      Eliminar
  6. Querido Carapau estou quase a apresentar a tese de doutoramento que andei a "engendrar" nesse tal ano sabático, não divulgo é o assunto dessa tal tese.
    Vou espreitar esse post, vou verificar se escreveste alguma coisa que se aproveite,se sim passo a recomendá-lo, se não ainda vou pensar no que irei fazer-te:):):)
    O homem tem olho, é como mandar uma criancinha brincar com uma fisga perto de casas todas envidraçadas e montar perto uma vidraceira, não sei porque me lembrei desta agora,as crianças já não brincam com fisgas, talvez seja devido ao adiantado da hora, reminiscências do passado.
    Passando adiante, algumas dessas obras de arte têm em mim um efeito perverso, ou me dão vontade de vomitar ou de chorar ou então pior ainda, parti-las à martelada... Estou a ficar violenta, o que é muito raro acontecer, porque será???
    Beijinhos embrulhados para V. Exª!

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Teresa

    As rotundas têm algumas virtudes. Foram criadas precisamente para evitar acidentes, já que quem circula tem prioridade sobre quem entra, por outro lado foram inventadas para dar algum volume de trafego dentro das localidades com menos população. A questão que me parece estar a causar alguma confusão, prende-se com o facto de neste país andar tudo com (ou quase tudo) com amnésia e toda a gente se esquecer dos piscas. Quem entra na rotunda e sai na primeira saída, deve dar pisca para a direita, todos os restantes quer vão na faixa da direita como na da esquerda devem dar pisca para a esquerda, só quando forem sair é que se deve dar pisca para a direita.

    Espero não ter sido maçador.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido António têm algumas virtudes mas são em número excessivo, há muitos casos em que surgem no meio da estrada, em estradas do lá vai um! Para além deste número completamente despropositado em relação à nossa dimensão, o que me "aflige" é aquilo de que fala também, o não se saber "piscar", a falta de civismo, em escalada,da nossa sociedade.
      Maçador? Nunca! Gosto de o ver por aqui, eu que raramente passo pelo seu, não me aparece na lista de leitura e o tempo vai passando e diluindo a memória.

      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  8. Eu conduzo nas rotundas com muita atenção e sem mudanças bruscas de faixas; nunca tive problemas mas já mandei muitas vezes à merda gente completamente passada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido João se não procedesses assim não eras tu rsrsrsrsrsrsrs
      Beijinhos embrulhados para ti!

      Eliminar
  9. Na verdade somos rotundas políticas
    pescadinhas de rabo na boca

    O país ainda não descobriu
    a diferença
    alternativa alternância

    Lá chegaremos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Mar tenhamos esperança! Dizem que ela é a última coisa a morrer, eu espero que seja mentira, antes de morrer quero ver "alguma coisa":):))
      Beijinhos embrulhados para si!

      Eliminar
  10. Eu adoro rotundas! Elas servem de ponto de referência. "Olha, me encontra na segunda rotunda às dez". "Ontem te vi circulando na rotunda próximo ao Pingo Doce. Eras mesmo tu"? ou ainda "Se não vais ter comigo à rotunda dos Bombeiros...nunca mais te apago o fogo".hehehe

    Sabias que vinha algo assim, não sabias???

    Beijos pitangueiros.

    ResponderEliminar
  11. Querida Pitanga um enooooooorme viva à rotundas, as tuas, que me fizeram soltar uma gargalhada.
    Era escusado teres mandado o comentário em duplicado, eu ainda estava a rir com o primeiro rsrsrssrsrsr
    Beijinhos embrulhados para ti pitangueira marota!

    ResponderEliminar
  12. Agora quem ri sou eu. hehehe

    Quanto ao duplicado, eu nunca sei quando foi ou não. O Google também anda em duas fases lá em casa.

    Bom fim de semana. Aqui, com praia.

    ResponderEliminar
  13. Querida Pitanga continuas em duplicado, és uma grande Mulher mas sempre a valer por duas não exageres, olha esse coraçãozinho que não pode trabalhar tanto, tem que se resguardar:):):)
    Se me queres meter "inveja" enganaste...eu aqui também estou com praia mas não na praia rsrsrsrsrsrs.
    Obrigada por TUDO!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar