quinta-feira, 3 de novembro de 2011

GÉNIO


Durante a minha longa vida de docente contactei com muitos e variados tipos de alunos, alguns excepcionalmente bons, mas apenas um génio, o Miguel . Com a idade de 10/11 anos tinha uma cultura vastíssima, era muito educado, muito interessado por tudo, …



Nas minhas arrumações, tenho andado a eliminar certas recordações, não faz sentido deixá-las para serem outros a fazê-lo, entre elas estava este desenho com dedicatória, oferecido no final do ano lectivo, em inícios dos anos 70, por esse aluno.

Fez-me bem este “reencontro”…


P.S.:
1-A dedicatória diz: "À minha professora de Matemática do 1ºano como que em recordação das regras de dividir potências que só depois de me explicar 2 vezes compreendi.
À sua paciência, 
                                  Miguel"
2- O desenho está de pernas para o ar, um efeito "diferente", recuso-me a colocá-lo direito não vá tudo sumir.


24 comentários:

  1. Engraçado MARI TERE eu tb guardo essas grandes preciosidades. Há alunos que nos tocam por vários motivos.
    Ainda há pouco tempo falei cm uma antiga aluna que está a trabalhar em NY, é designer de moda. O facebook tem destas coisas: faz-nos encontrar pessoas.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  2. Querida Maria Teresa, sabe o que me chamou à atenção neste seu ternurento post? A frase "tenho andado a eliminar certas recordações, não faz sentido deixá-las para serem outros a fazê-lo". Tenho de fazer o mesmo. ;)

    ResponderEliminar
  3. Querida Avogi quem foi professor(a) por paixão tem belas e preciosas recordações. Eu continuo a ter ligação com alguns alunos, hoje já são pais de gente crescidinha:):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Querida Manuela eu faço isso sem dor,com muita ternura, com muito reviver. Vi a minha mãe fazê-lo e brincámos com o "feito". Para mim e para o meu irmão era-nos indiferente, desconhecíamos o significado, o poder de algumas fotografias, cartas,... para quê ficar para lixo, assim foram destruídos com carinho...
    Há no entanto documentos, livros, fotos, objectos,...que têm uma história de gerações (como a caixa de rapé da minha bisavó, não se ria, ela "snaifava" rapé, tenho que a mostrar e escrever um post sobre esta minha bisavó que ainda conheci(:):):)
    Do que me fui lembrar!:):):)

    ResponderEliminar
  5. MARIA TERESA, essa postagem está me fazendo refletir bastante. Sim, voce está mais do que certa. Mas,guardamos pequenas coisas que têm um significado muito grande.Fica tão dificil nos desfazermos. Porém, tentarei seguir seu exemplo,muito válido.
    Beijos
    Paloma

    ResponderEliminar
  6. Querida Paloma não destruo tudo de uma vez...num dia dou uma "olhadinha" e faço uma separação...passados uns dias volto ao mesmo...Os meus pais faleceram há 6 anos e eu ainda não desfiz totalmente o dossier onde tenho arquivados todos os documentos relativos a gastos, durante os últimos 3 anos de ambos, embora tenha acordado com o meu irmão fazê-lo... Tenho necessidade de ler papel a papel,documento a documento,...por isso é tão moroso.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  7. Mas que bonito... hoje em dia seria mais complicado ter assim alunos educados e inteligentes. É de uma falta de respeito atroz.

    ResponderEliminar
  8. Querida S* também tive alunos(as) muito "maus", principalmente quando fui responsável por cursos nocturnos (adolescentes e adultos sem noção do que é seguir regras, alguns até com passagem pelas malfadadas casas de "correcção").
    Estou aposentada há pouco tempo, ainda apanhei estas "últimas levas"...
    Tenho muitas histórias para contar, umas com sucesso outras sem ...
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  9. Cara Maria Teresa
    Sei bem o que estes simples, mas autênticos gestos representam para quem os recebe.
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  10. Sendo amigo de vários professores, posso dizer que não têm vida fácil... A postura de muitos dos alunos é de um desinteresse alarmante, já para não falar na falta de educação que se reflecte em ofensas de todo o género. Eu também guardo com carinho boas recordações de alguns dos meus professores com quem, infelizmente, não tenho tido muito contacto. E o melhor que levamos é isso mesmo... as recordações dos que nos foram queridos.

    ResponderEliminar
  11. "A Setôra Maria Teresa é uma pessoa muito porreirinha, a malta gosta bué dela e eu também".

    Assim rezaria o papel que hoje darias à luz do blog, se porventura eu tivesse sido teu aluno.
    Como isso foi impossivel, agora só dando-me lições em cursos de adultos. Ou recebendo... :)
    Bjo.

    ResponderEliminar
  12. Às vezes tb me dedico a essa tarefa de remexer no baú e fico surpreso com as descobertas.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  13. Amiga
    É tão bom (re)encontrar estes tesouros...se os guardamos é porque o seu significado era profundo! Acho que isto faz parte do que somos e de como os outros nos vêm...direi que podem ser os nossos espelhos aos olhos dos outros...e que bom reler essas leituras :)
    bjs e reconhecimento merecido...diso não tenho dúvida pela forma envolvente como fala desse pedaço da sua vida

    ResponderEliminar
  14. Querido Gaspar "remoço" ao mexer nestes pedaços de vida!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  15. Querida Ale muito obrigada!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  16. Querido Senhor Geninho o que diz tem muito de verdade mas...não são só os alunos os culpados, eles são frutos de pais permissíveis, de uma sociedade que está no estado que está, de alguns professores...
    Eu ainda me relaciono com alguns, para além dos afectos que ficaram, o facto de ter sido sempre professora na freguesia que habito em Lisboa, permite frequentes contactos.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  17. Querido Carapau eu respondo: O menino não sabe falar português? Repita comigo por favor: A senhora doutora não é nada porreirinha, a senhora professora gosta muito do que faz, gosta muito de todos vós mas quer respeito...entendido? E esse respeito também passa por falarmos língua de "gente civilizada"!...
    Tenho mais coisas parecidas mas esta é de um garoto com um QI elevadíssimo mas muito fácil de "domar", é um génio, é conhecido!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  18. Querido Carlos felizmente consigo, no meio de tarefas muito diversificadas, ir mexendo nas caixas com recordações, com várias finalidades, a primeira cito-a no texto do poste:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  19. Querida CF as coisas que guardo nem sempre são muito importantes, confesso que sou uma coleccionadora de "tudo", tenho que aprender a "disciplinar-me" embora saiba que "burra velha não aprende línguas":):):)
    Beijinhos embrulhados para si

    ResponderEliminar
  20. É por causa destas "coisas" que é tão gratificante ser professor, apesar de tudo...

    ResponderEliminar
  21. Querido Pinguim mesmo nos dias de hoje voltava a ser professora...Foi uma PAIXÃO!
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  22. Querida professora,
    Enquanto estudei tive uma professora de quem não gostei tive muitas que não gostei nem desgostei...mas tive algumas que foram muito importantes e de quem gostei muito muito e nunca as esquecerei.
    Gostei delas, pela paciência, sentido de humor, sentido de justiça, disponibilidade e sabedoria.
    Como não me lembro se lhes dei a entender o quão importantes elas foram deixo aqui estas palavras como pequena homenagem a quem como tu ensinou com paixão.
    xx

    ResponderEliminar