terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÚSICAS DO MUNDO


Fui a um concerto na Gulbenkian inserido no tema generico MÚSICA NO MUNDO e comecei a ficar consertada!
Assisti ao “Yair Dalal” * um grupo de 5 artistas que, usando   instrumentos musicais pouco usuais, presenteou-nos com a tradição musical judaica da Babilónia (Iraque): música sacra, instrumental e cânticos de Bagdad e Jerusalém.
*Yair Dalal (homem que deu nome ao concerto) é um músico muito conhecido a nível mundial, tem muito trabalho publicado, trabalho esse que reflecte um enorme valor musical na música clássica e árabe.
A história do porquê da partilha musical feita por este homem é muito interessante, cada cântico em si enriquece os nossos saberes…aprendi!
Para além das suas realizações musicais , Dalai é um pacifista, luta pela remoção das barreiras ideológicas entre as diferentes culturas mundias, com incidência, nas existentes entre Judeus e Árabes.
Gostei imenso do que vi e ouvi!
Ouvi sons que me fizeram lembrar a música cigana, a dança do ventre,… o casamento, a glorificação, as peregrinações, a misericórdia, o perdão…
Tive pena de não entender a língua e da não existir tradução (o que descodifiquei em termos de historial foi à posterior). Um dos cânticos foi feito em aramaico.

Nunca tinha visto espectadores, na Gulbenkian, sairem antes do espectáculo terminar, mas aconteceu, em pequenas levadas, e ao longo da apresentação, sairam cerca de 60 pessoas ( o grande auditório estava cheio) penso que o fizeram por uma questão de discriminação apenas, lamento que haja no meu país quem não saiba separar o “trigo do joio”, que não saiba apreciar a Arte pela Arte.

A minha companhia dormitou (poucas vezes, mas fê-lo)! E eu interrogo-me:
Seria por estar comigo?
Seria porque a idade não perdoa?
Seria porque o concerto não lhe agradou?
Seria por qualquer outro motivo?

22 comentários:

  1. Penso que é uma falta de respeito para com os artistas sair-se da sala a meio de um espectáculo, mesmo que não se esteja a delirar com o que está a assistir...
    Enfim, é o Portugal que temos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Mammy para se ir a este tipo de espectáculo os bilhetes são comprados com bastante antecedência, todos devem ter uma ideia do que vão ver, ou não terão? Fiquei um pouco confusa!
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  3. Querido Pinguim espero que tudo tenha corrido como merecem...e como sonharam.
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  4. Maria Teresa, talvez a tua companhia também quisesse levantar e ir embora. Não o fez por educação, mas não resistiu e adormeceu. Nem sempre os espetáculos correspondem à nossa espectativa. Nem sempre agradam a todos da mesma maneira. No cinema, quantos se levantam e vão embora, enquanto outros se emocionam? Numa sala onde há um artista no palco, é que fica meio indelicado.

    Beijos pitangueiros.

    ResponderEliminar
  5. Querida Pitanga a minha companhia foi porque faz o mesmo quando se senta a ver um programa na televisão, não pode estar sentado, não pode estar só a "observar":):):)
    Quanto aos espectadores o motivo pareceu-me outro, teve a ver com o facto dos artistas serem judeus, mais tarde foi comentado...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  6. Não pode estar a observar???? Ó meu Deus do céu! heheheheheheh

    ResponderEliminar
  7. Querida Maria Teresa, eu nunca sairia a meio de um espectáculo ao vivo, por uma questão de educação para com o artista. Já em relação à sua companhia, se for como o meu marido, é porque a idade não perdoa e eu passo cada vergonhaça! :P

    ResponderEliminar
  8. deixa pra lá minha amiga MARI TERE o mê senhor ressona nos espectáculos vai daí nao vamos ou ele nao vai. Até nso filmes de acção ele ressona e cabeceia. Vergonha.
    kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Querida Pitanga tem que estar a fazer alguma coisa, a pregar um prego, a regar,...rrrrsssss
    Beijinhos embrulhados:):):)

    ResponderEliminar
  10. Querida Turista era uma frequentadora assídua deste tipo de espectáculos e afins (digo era porque de há uns 3 anos para cá "ausentei-me" mais, agora estou a voltar) e nunca tinha visto uma "debandada" assim. Cheguei, embora muito pontualmente (lembro-me da Ópera de Pequim), a ter vontade de o fazer mas só o faria se me estivesse a sentir muito mal fisicamente.
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  11. Querida Avogi e o teu senhor é muito maia novo:):):) Homens que não podem estar "parados":):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  12. MARIA TERESA, eu jamais sairia no meio de um espetáculo ou de um filme, mesmo que não estivesse agradando. Acontece apenas de ficar decepcionada.

    Abraços
    Paloma

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa, pára de explicar que cada vez fica pior. "Pregar um prego"???? hehehehhe

    ResponderEliminar
  14. Querida Paloma talvez a sociedade esteja a mudar e se está, francamente, não gosto deste tipo de mudanças...
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar
  15. Querida Pitanguinha e se for descascar uma fruta, está melhor?rrrsss
    Chuac!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Já saí a meio de uma peça de teatro, mas era mesmo má e só o fiz no intervalo, e de filmes, por razões parecidas, mas muito silenciosamente e já adormeci no meio de bons filmes e com boa companhia, numa altura em que estava muito cansada e a ter de dormir pouco (mas dormi também muito silenciosamente).
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  17. Querida Gábi as pessoas são livres de saírem...mas devem fazê-lo como fez, durante o intervalo, com uma certa descrição para não incomodar ninguém, não foi o caso. O adormecer não me parece que incomode, a não ser que se "atirem" para o ombro de alguém que não conheçam:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  18. Minha querida
    no que diz respeito às artes, ou se gosta ou não...acho que existem pessoas mais sensiveis a algumas formas de arte do que outras! Eu, por exemplo posso gostar de um quadro, mas não percebo nada disso. Sei que gosto e pronto! lol
    O ter adormecido...pode ser tanta coisa que não pela sua companhia. Tenho a certeza.:)
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Querida CF para mim "Arte pela Arte" é a noção de que a arte deve ter como objectivo principal, proporcionar prazer estético, alheando-se de quaisquer outros fins ou valores...ora como sabemos o valor estético depende da sensibilidade de cada um de nós, dos olhos que a apreciam, ouvem, vêem,..Eu não gosto da pintura da Paula Rego, fico chocada com a agressividade das "figuras" (é evidente que não conheço todos os quadros dela)no entanto ela está muitíssimo bem cotada como uma fazedora de Arte.
    A minha companhia adormeceu porque já não é novato e quando está parado e bem sentado, pimba os olhos vão-se fechando:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  20. Eu estava aqui a pensar em tantas coisas ao ler o post e os comentários, que não sei se me hei-de portar bem, se mal, se assim assim.
    (Pausa para me decidir).


    (Já decidido).
    Creio que já fiz de tudo em espectáculos. Já me emocionei,já chorei, já ri, já me chateei, já aplaudi, já assobiei, já dormi, já acordei (senão ainda lá estava), já me enganei, já fui enganado, já entrei, já saí, já gostei , já desgostei, já, já já...
    E já aprendi que quando vou assistir a uma coisa por "obrigação/boa educação/aguenta que é serviço" e para não correr o risco de adormecer (o que é bom) e ressonar (o que não fica bem), levo sempre o meu tricozinho, o meu crochezinho, a camisolinha de malha que ando a fazer agora para o inverno e assim me aguento sem fazer má figura e sem perder o meu precioso tempo.
    Sim porque, aqui para nós, há certos espectáculos que nem com muito molho de tomate se engolem. :)
    Beijo sem chuac para não acordar os que dormem o sono dos justos.

    ResponderEliminar
  21. Querido Carapau uma resposta "à tua altura":):):)
    Até pensaste! E pensaste tão bem que em poucas palavras disseste muito!
    Não fazes mantinhas, nem cachecóis? :):):)
    Beijinhos embrulhados para ti!

    ResponderEliminar