terça-feira, 18 de outubro de 2011

UMA CARTA


Todos os meses, numa determinada semana e num determinado dia, eu e mais 9 amigas encontramo-nos para almoçar, salvo uma ou outra excepção o local é sempre o mesmo,  nem sempre estamos as 10, vai quem pode.
Há cerca de um ano numa dessas “festarolas”, o almoço prolonga-se pela tarde e divertimo-nos imenso com as nossas novidades, as nossas conversas e até os nossos problemas, recebemos via empregado de mesa a carta que anexo. 





Quem a tinha enviado tinha sido um cavalheiro que estava na sala e não era dirigida a nenhuma de nós em especial. De imediato descobrimos quem tinha sido o “ousado” ( viemos mais tarde a confirmar com o empregado). Numa mesa perto da nossa estavam vários homens ligados à música, à escrita, à igreja,… muito conhecidos do público em geral.
O autor desta carta foi o escritor António Lobo Antunes.
Estavamos só 8, duas de nós ficaram escandalizadas, consideraram o acto como uma falta de educação, as restantes fartaram-se de rir e alinharam na proposta de se enviar uma resposta "à altura".
O que responderia cada uma de vós (e porque não cada um, pois a carta podia ter sido escrita por uma senhora com as devidas adaptações) ?
Aceitam o desafio? 

22 comentários:

  1. rs rs rs não sei se responderia...
    Sou mais tímido que o autor do bilhete.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. "adoraria poder venerá-la mais recatadamente", olhe que de timido não tem nada e pessoalmente não gosto de pessoas descaradas" AAHAHH. Lançou a rede para ver quem apanhava, malandro.
    Estou curiosa com a vossa resposta.

    bjokas

    ResponderEliminar
  3. MARI TERE
    nem preciso de te dizer o que responderia pois como tu alinho nessas loucuras. Claro que lhe dari ao numeor de telemóvel o numero do sapato do busto da anca e do pescoço. até a quantidade de açucr que costumo colocar na chávena de chá. e porque não? que mal há?
    kis .=)

    ResponderEliminar
  4. Ó Maria Teresa! Então o Lobo Antunes? Ai o malandreco, que ainda mexe...

    ResponderEliminar
  5. Querido Paulo não estarás a exagerar um bocadinho?
    Não me parece que o autor do bilhete que é um escritor muito conhecido seja, normalmente, muito tímido:):):)
    Chuac!!!!

    ResponderEliminar
  6. Querida C*inderela foi uma brincadeira, uma graçola que deu para nos rirmos...Ele não se estava a dirigir a nenhuma de nós em especial:):):)
    A nossa resposta segue no próximo post:):):
    Chuac!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Querida Avogi que pena não pertenceres a este grupo, há alturas que só dizemos "disparates" e a maior parte de nós tem "problemas" de "caixão à cova".
    É uma terapia de grupo que fazemos:):):)
    Chuac!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Querido Carlos ficámos com uma mostra da letra dele:):):) Se mexe!Tinha-se casado no dia anterior pela igreja, tenho feito uma "briguinha" com os jornalistas...Temos testemunhas, o Vitorino estava presente (e outros mais).
    Chuac!!!!

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria Teresa,

    Obrigada pelas lindas palavras que me deixou na minha pintura da qual por acaso também gosto, embora as mesmas não tenham a qualidade que eu não sou capaz de lhes dar. Comecei aos 70!!!!Sem técnica. O que sai, sai como sai!! Quero dar-lhe os parabéns pelos lábios lindos com que recebe os seus visitantes.
    Um abraço amigo.
    Adelaide

    ResponderEliminar
  10. Senhora D. Maria Teresa:
    Nunca esperei que a Senhora publicasse semelhante coisa. A Senhora diz que foi o Dr. António que escreveu o bilhete e nisso tem razão. Mas a Senhora também já sabe há muito que fui eu que lhe pedi a ele para o escrever, pois tem mais estudos do que eu e mais palheta e sabe o que diz (nem sempre, é verdade, mas para o caso presente isso não interessa). Tive ocasião de uns dias mais tarde lhe ter contado isto, a Senhora até ficou meio confusa, mas depois entendeu tudo. Só nunca aceitou tomar o tal chá a sós comigo, para eu a poder venerar como manda a sapatilha.
    Agora veja lá o meu espanto quando vejo publicado no seu blog, para que todos possam ler e gozar, o tal bilhetinho. A Senhora brincou com os meus sentimentos e eu fiquei muito triste. Daí estas palavras bem amarguradas, que ditei ao Sr. Carapau, para que ele as pudesse prantar no seu blog, de que eu sou assíduo leitor, fica já agora aqui mais esta confissão.
    Apesar de tudo continuo a venerá-la, ainda que infelizmente não como eu gostaria, isto é, com uma chávena de chá entre nós os dois.
    Continue a contar com os meus serviços no restaurante e onde mais a Senhora precisar.
    Deste que a venera,
    Carlos

    ResponderEliminar
  11. Querida Adelaide vamos ficar com a troca de galhardetes por aqui?:):):) Caso contrário levaríamos às lágrimas os nossos comentadores:):):)Tal como a Adelaide já não tenho idade para andar a dizer que gosto de coisas que não gosto, por isso lhe afirmo, com muita ternura, que se vá habituando às minhas "críticas":):):)
    Seja qual for a nossa idade estamos sempre a tempo de iniciar aquilo que nos apetecer...
    Chuac!!!!

    ResponderEliminar
  12. Querido Carlos como foi possível não o ver à mesa do Dr. António? Estava mascarado de Vitorino? Ah! Já percebi! É o empregado de mesa que conhecemos com outro nome! Além disso, deve ser alguém com uma memória muito fraca, não se lembra de um pormenor importantíssimo da carta que devolvemos, caso contrário não continuaria a insistir na chávena de chá entre nós os dois.
    A minha vaidade ficou alimentada, até hoje não sabia que tinha sido a eleita (uma entre oito é um excelente lugar de destaque).
    Carlos fico encantada por ser alguém que se dá com toda a gente embora seja tímido...entre um douto escritor e um mero Carapau vai uma enorme distância:):):)
    Ri às lágrimas:):):)
    Chuac!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Ora, até que foi uma tentativa de aproximação muito educada... porque não? :)

    ResponderEliminar
  14. Querida S* também achei isso:):):) Porque não responder?:):):)
    Chuac!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. MARIA TERESA, a linguagem do bilhete está meio fora de uso, mas por isso mesmo se destaca. Educadíssimo esse senhor! Fico imaginando esse recado no palavreado de hoje e me dá vontade de rir,pois ficaria bem mais ousado.

    Paloma

    ResponderEliminar
  16. Querida Paloma o senhor que escreveu esta carta é um escritor muito conceituado no nosso país, domina na perfeição a escrita...as condições em que a carta foi escrita foi de pura brincadeira e provocação:):):)No palavreado de hoje talvez começasse por: Ó minha! Queres vir até minha casa tomar uns copos...":):):)
    Chuac!!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Bemmmmm :) Esta carta é uma HOMENAGEM ao Universo Feminino (mesmo que representado por 8 ilustres elementos!)! Que bem entendo ALA, que continua a surpreender-me agradavelmente...através desta alegada 'timidez' :) Aguardo a continuação (a resposta, sff) deste post :)) Até lá, Beijinho Desembrulhadíssimo, símbolo deste Verão...desinibido!!!

    ResponderEliminar
  18. Querida Tela que boa surpresa!Andamos um pouco "afastadas", caminhos paralelos suponho eu! Foi um momento de brincadeira que não se esquece, tanto mais que há a prova manuscrita:):):)
    A resposta será revelada no próximo poste, até lá...Chuac!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Maria Teresa
    Adorei vir aqui!
    Não conheço pessoalmente o Escritor LOBO ANTUNES, mas já li alguns dos seus livros, o que pode ir dar ao mesmo. Se já antes gostava do seu (dele) fino humor, passei a gostar mais ainda...
    Que cena divertida. Imagino o quanto as amigas se divertiram. Isto sim, é VIDA!
    Bjs
    G.J.

    ResponderEliminar
  20. Querido Gaspar este é um documento que fica para a posteridade, neste momento não está em meu poder, ele é disputado pelas 8, incluindo as duas que ficaram muito "ofendidas" e que acharam "horrível" ter-se dado resposta:):):)
    Beijinhos embrulhados para si!

    ResponderEliminar
  21. Fantástica história!!! E que espírito, o do escrito!
    bjs

    ResponderEliminar
  22. Querido Tio o humor fino do Lobo Antunes...ele estava muito exuberante, talvez por se ter casado pela igreja na véspera e ter tratado tão mal os jornalistas:):):)
    Chuac!!!!!!

    ResponderEliminar